A dança está ligada a Portugal. De Norte a Sul do país são inúmeras as escolas de dança, associações e outras instituições público e privadas que dinamizam a aprendizagem dos mais diversos estilos de dança. Ou seja, têm muitos lugares onde poderá aprender ou aperfeiçoar os seus passos de dança em território português.  

Descubra onde ter aulas de dança nas grandes cidades de Portugal! 

Como aprender a dançar no Porto? 

Existem muitas possibilidades diversas na segunda maior cidade do país. Tenha especial atenção ao Dia Internacional da Dança, no dia 29 de Abril, onde irá encontrar algumas maratonas de dança de vários estilos musicais. Se pretende aprender as danças de salão, vá ao Clube de Dança de Salão do Porto. 

Está à procura de uma aula de dança em Lisboa?

Nos últimos tempos, o Porto tem assistido a uma explosão de interesse pelo tango argentino! Pesquise pela Equipa no Tango, dos professores Gladys y Oscarpara aperfeiçoar este estilo musical. Já no que toca às Danças de Salão, esteja com atenção à Associação do Porto de Dança Desportiva, que tem realizado um ótimo trabalho nesta área.  

Trabalhar na área da dança
Já pensou em trabalhar na área da dança? Encontre uma profissão que traga alegria pessoal e a todos os seus estudantes! | Fonte: Pexels

No caso de pretender entrar para uma escola de dança e seguir um método de ensino mais estruturado, apresentamos algumas sugestões:  

Sociedade Filarmónica Alunos de Apoloencontrará danças desportivas de salão, salsa e sevilhanas. Encontra aulas de grupo ou particulares.  

Academia de Dança Buenavistaencontra diversos estilos de dança: danças de salãodança do ventrebachata sensualbody movementballet clássicocha-cha-chadança contemporâneadança jazzdança do ventre; forróquizombalady stylingsalsa cubanasalasembatango argentino.  

Academia Pedro Sousa: disponibiliza aulas de danças de salão, ballet, jazz, teatro musical e dança do ventre. 

Dance4Ua sugestão desta escola passa pelo quizomba, hip-hop, bollywood ou dança contemporânea. Encontrará diferentes níveis de ensino.  

Global Dança: na área da dança, encontram diversas opções como babies dance, teen dance, danças de salão, jazz, hip hop, salsa, bachata, quizomba, entre outras.  

APAM – Associação para a arte e movimentotambém nesta instituição poderá encontrar as seguintes aulas: ballet adultos; ballet adultos; repertório clássico/pontas; dança contemporânea; dança jazzbarra no solo; ballet workout e pilates. Também as crianças têm à disposição várias possibilidades.  

Como aprender a dançar no Porto é muito simples!

Onde fazer aulas de dança Lisboa? 

Também em Lisboa, aconselhamos a que esteja com atenção à agenda cultural. O grande evento “Passaporte da Dança” apresenta, todos os anos, mais de 180 aulas de dança completamente gratuitas. Todos os meses, poderá participar nas sessões de danças vintage americanas organizadas pela Swing Station em diferentes pontos da cidade.  

Para quem procura aulas de dança no Funchal, saiba que existem muitas academias disponíveis. 

Se tem maior interesse no tango, então pode frequentar a aula gratuita promovida pelo Tango4fun todos os meses. E que tal preencher o seu serão de domingo, com uma aula de quizomba, salsa ou dança de salão promovida pela Associação Trópico de Dança? É isso mesmo, todos os domingos, entre as 19h00 e as 20h00, a única regra é mesmo aparecer.  

Tal como já conseguiu comprovar, em Lisboa, opções é o que mais existem, seja qual for a modalidade pretendida.  

No caso de preferir tirar um curso particular, mais estruturado, poderá procurar na Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo, Jazzy, Academia Danças do Mundo, Stage Center MaiolleFullOut Dance Academy, Dance Spot, Dance Factory Studios. 

São muitas as oportunidades para ter aulas de dança Lisboa. 

Academias e estúdios de dança em Portugal
Portugal está cheio de academias e estúdios de dança. Com tanta oferta, só tem mesmo de dar o primeiro passo! | Fonte: Pexels

Que tipos de dança pode aprender no Funchal? 

Para quem mora no Funchal, também pode ficar com a certeza que estará repleto de opções. Deixamos algumas opções para começar a dançar nesta bonita cidade:   

Open Dance Madeira – Academia de Dança 

Se o seu gosto passa pelas danças latinas, então deverá visitar esta academia! Poderá experimentar as seguintes aulas: Salsa Cubana, Bachata, Rueda de Casino, Danças de SalãoMerengue, Tango Argentino, KizombaBelly Dance e Aulas Privadas.  

Associação de Dança e Artes da Madeira (ADAM) 

Nesta associação, poderá encontrar alguns espetáculos de dança, mas também algumas modalidades: aulas de ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, hip hop e alongamento. 

Em Faro, encontra uma grande oferta formativa de aulas de dança.

Escola de Dança do Funchal 

Com um ensino orientado para os mais novos, esta escola recebe crianças desde os 3 anos até ao ensino secundário que procurem uma formação na área da dança, teatro e cantoTem disponíveis aulas de ballet, dança – só rapazes, contemporâneo e técnica de pontas.  

Academia de Dança 4Dance 

A proposta dos professores Patrícia e Pedro Rainha são as danças de salão; chachacha; samba; rumba; pasodoble e jive. Para além disso, nas danças de salão clássicas, poderá aprender valsa vienense; valsa inglesa; tango; slowfox e quickstep. Dentro das danças latinas, poderá aprender a salsa; merengue e bachata.  

São muitos os tipos de dança que têm à disposição no Funchal! 

Saiba em que escola de dança se pode inscrever em Coimbra 

Está em Viseu e não sabe onde aprender a dançar?

Para os moradores de Coimbra ou visitantes, as opções no campo da dança também são consideráveis e poderá ficar com alguma tranquilidade, caso deseja dar os primeiros passos ou aperfeiçoar a técnica.  

Pásion 

Orientada por Vasco Giraldo, a Pásion, dispõe de uma equipa de profissionais totalmente credenciada para levar a dança e os seus benefícios ao maior universo possível de pessoas.  

Fame Dance Academy 

Esta escola está de portas abertas para todos os que gostam dos ritmos afro-latinos, como salsa e bachata ou ritmos africanos, como quizomba e semba 

Alice Cruz Dança 

A professora Alice Cruz apresenta as seguintes modalidades de aulas: dança criativa; dança contemporânea; dança clássica; barra chão e progressing ballet technique 

Escola de Dança Arte e Corpo 

Num ambiente super relaxado, poderá praticar as modalidades de ballet, ballet adultos, barra de chão, contemporâneo, dança criativa, jazz e repertório clássico.  

Escola de Dança Rita Grade 

No pavilhão União de Coimbra e com a orientação da professora Rita Grade, poderá ter aulas de ballet, dança contemporânea e dança criativa a crianças, jovens e adultos. 

Estúdio de Dança PA 

Também com grande experiência em Ritmos Afro-Latinos, nesta escola poderá aprender a dançar Bachata, Salsa, Kizomba e Chá-chá-chá. 

Onde fazer aulas de dança em Viseu? 

Viseu é outra cidade de Portugal que tem enraizada a dança no seu ADN. Prova disso, são as imensas escolas de dança que existem na cidade. Deixamos algumas sugestões:  

Kizombas Ritmos Latinos – Viseu 

Olhando para o próprio nome, é a magia do Kizomba e Rimos Latinos que poderá encontrar nesta escola de Viseu. Poderá ir a uma aula experimental para ver se gosta do ambiente e do método de ensino.  

Academia de Dança de Viseu – Escola de Bailado Giselle Brites 

São muitas as modalidades que poderá aprender nesta escola, desde o ballet clássico; dança jazz e moderno;hip-hop; dança do ventre/indiana; sapateado; dança africanafaunákaduro;quizombasemba; danças de salão (latina e clássica). Destacamos também que esta escola pode qualificar professores na área da dança.  

Pedro&Fernanda 

Nesta escola poderá inscrever-se para aprender danças afro-latinas;danças de salão; tango argentino;dance kidslatin kidship-hop e capoeira 

Orfeão de Viseu 

No Orfeão de Viseu, existe uma Academia de Dança onde poderá encontrar as seguintes modalidades: ballet clássico; dança contemporâneadanças latinas; danças de salãohiphope quizomba.  

Escola de Dança – Lugar Presente 

Se procura o ensino artístico especializado de dança, então esta é a opção certa! Encontrará um curso de iniciação (do 1º ao 4º ano – supletivo), curso básico (5º ao 9º ano – articulado) e curso secundário (10º ao 12º ano – articulado). 

Para além disso, a escola apresenta cursos livres desde a pré-iniciação, a partir dos 3 anos de idade, até às turmas avançadas 

StreetGymn 

Nesta escola com mais de 10 anos de existência, encontrará Ginástica e Dança para Todos. Consiste, em conjugar esquemas gímnicos coreografados, recorrendo à música e a objetos do quotidiano. Esta escola criou novas coreografias, onde o principal objetivo passa pela fusão de estilos.  

Como acabou de verificar, agora é só escolher qual a escola de dança que pretende.  

A dança contribui para o bem-estar e gera alegria
Sabia que está provado que a dança contribui para o bem-estar e gera alegria? | Fonte: Pexels

Coimbra também é uma cidade repleta de opções para os amantes de dança.

Como aprender a dançar em Faro? 

Os moradores do distrito de Faro também não precisam de se preocupar. Escolas e academias de dança são o que não faltam por aqui! Facilmente irá aprender a dançar. Por isso, se também anda à procura de uma modalidade nesta zona, siga algumas das nossas recomendações:   

Academia de Dança de Albufeira 

Extremamente conhecida graças aos prémios que vai arrecadando nas diferentes competições, a oferta passa pela dança clássica, técnica de pontas, dança carácter, sapateado, dança contemporânea, dança acrobática, barra chão ou hiphop 

Escola de Dança de Lagos 

Procura por aulas de dança contemporânea, dança oriental ou ballet? Então esta é outra opção que deverá ponderar!  

Academia de dança Cristiane Vieira  

Mais voltada para o ensino artístico, a Academia de dança Cristiane Vieira, apresenta aos seus alunos aulas de dança contemporânea ou de ballet clássico. Também são realizadas aulas de preparação para exames da RoyalAcademyof Dance.   

Splash Escola de Dança 

Na Splash encontra vários estilos de dança num ambiente muito relaxado e tranquilo. Os alunos costumam participar em várias competições nacionais e internacionais.  

Escuela Cubana de Dança 

Na Escuela Cubana de Dança, a melhor terapia natural passa mesmo pela dança. Esta escola desafia qualquer aluno a encarar a vida com alegria. Vá a uma aula experimental! 

CDA - Companhia de Dança do Algarve 

Nesta companhia, encontra aulas regulares de dança clássica, dança contemporânea e dança educativa. 

Academia de Dança do Algarve 

Se o seu interesse passa pelo hip hop, então deverá ponderar a Academia de Dança do Algarve! Esteja também com atenção aos inúmeros eventos que esta escola promove pelo Algarve.  

Dançar traz mais amigos
Ao entrar para alguma academia de dança, poderá criar novas relações de amizade e abrir os seus horizontes sociais! | Fonte: Pexels

Associação Recreativa e Cultural de Músicos (Faro) 

Orientada pela Marina Bona, a proposta é a realização de aulas de Dança Contemporânea. Os elementos que se trabalham nestas aulas são a musicalidade, técnicas de chão (floorwork), improviso, flexibilidade, criação de coreografias, interpretação teatral, identidade própria nos movimentos, autoconhecimento, entre outros.  

Academia de Salsa do Algarve 

Sempre com o objetivo de promover a dança na comunidade, nesta academia poderá ter aulas de salsa, quizomba ou bachata na Sociedade Recreativa dos Artistas Farenses. 

Aprenda a dançar com um professor particular  

Seja qual for a modalidade de dança que pretenda aprender, saiba que a solução também pode passar pela contratação de um professor particular.  

Aulas particulares trazem imensas vantagens
Ter aulas particulares de dança traz imensas vantagens. | Fonte: Pexels

Esta forma de aprendizagem é valorizada por estudantes que procuram aprender de forma célere e eficaz. Na realidade, ao realizar estas aulas personalizadas, poderá ter sempre o acompanhamento de um profissional que irá realizar todas as correções necessárias enquanto irá relaxar num ambiente muito tranquilo 

Em qualquer cidade ou vila de Portugal, existe um conjunto de profissionais da dança que vão ensinar a sua paixão verdadeira aos alunos, seja qual for o seu objetivo. Poderá querer mesmo aprender uma dança ou simplesmente treinar mais um pouco antes de uma apresentação de dança.  

No Superprof, o valor médio que terá de pagar por uma aula é muito acessível! Também reforçamos que a maioria dos professores oferece a primeira aula gratuitamente. Pode aproveitar esta oportunidade para analisar as suas próprias expectativas, o nível de dança em que se encontra e o método de ensino do próprio professor para ver se se adapta.  

Ballet, dança contemporânea ou sapateado? Seja qual for a modalidade, os Superprofs explicam com grande pormenor todas as suas especialidades e os seus perfis online, bem como todo o percurso profissional.  

Não espere mais para marcar a sua aula de dança. Sabia que esta modalidade é tão poderosa que em muitas doenças associadas ao foro psicológico é usada como terapia?   

Levante os seus pés no chão e encontre no Superprof, o seu professor ideal. A dança é uma arte que irá trazer mais alegria e cor à sua vida! 

Precisa de um professor de Dança ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.