Com uma população de quase 215 mil habitantes, o Porto é a segunda maior cidade portuguesa. Nos últimos anos, tem crescido imenso especialmente na área turística. São cada vez mais os turistas que querem conhecer tudo o que esta maravilhosa cidade tem para oferecer. Hoje em dia, o Porto é um centro de vários movimentos culturais e artísticos, onde diferentes artes e disciplinas se cruzam.

Em 2018, o Porto acabou por ser eleito a segunda melhor cidade para si viver no Mundo. Tem a vantagem de ser uma cidade muito mais barata para se viver, comparando com Lisboa. Para além disso garante uma melhor qualidade de vida, especialmente nas esferas da saúde, educação e segurança. Também tem conquistado diferentes galardões na área dos negócios e turismo.

Maior sonho mundo da dança
Qual é o seu maior sonho no mundo da dança? | Fonte: Pixabay

A prática da dança tradicional no Porto sofre muitas influências do folclore da região. As origens de muitas danças nesta cidade e mesmo em Portugal acabam por se perder no tempo. Os mais populares exemplos de danças típicas são o Vira, a Chula, o Corridinho e o Fandango. Estas danças são constituídas por uma coreografia animada ao som de palmas, batidas, guitarras e acordeões. Muitas destas danças refletem as tradições de namoro e sedução de cada região e são executadas com grande alegria e exuberância. Podemos citar o Festival Internacional de Folclore do Porto que reúne vários grupos de Portugal e de outros países.

Independentemente do seu nível de dança, do seu estilo preferido, se prefere uma escola particular ou um centro cultural, os professores portuenses vão ensinar como deve mexer o seu corpo ao ritmo da música em apenas algumas sessões. Facilmente encontrará uma escola de dança Porto.

Em escolas, associações ou aulas particulares, irá com certeza encontrar as suas aulas de dança! Seja qual for a sua motivação, desde procurar um momento para relaxar e se libertar do stress, ou mesmo seguir uma carreira profissional, está no momento de começar a praticar.

Descubra todos os lugares para aprender a dançar em Portugal…

Tire um curso de dança gratuito no Porto

No Porto, encontra diversas alternativas acessíveis para tirar um curso de dança.

Especialmente deve prestar atenção aos vários eventos e festivais que vão sendo organizados na cidade, especialmente durante o Verão.

No Dia Internacional da Dança, que se celebra a 29 de Abril, o município do Porto costuma organizar algumas maratonas de dança, de onde se destacam o zumba, afrodance, fit-brasil, hip hop ou danças orientais. Por isso, coloque esta data na sua agenda e quando se estiver a aproximar deste dia realize uma pesquisa para ver a programação.

O Clube de Dança de Salão do Porto, por exemplo, é um espaço a onde se pode dirigir para aprender as danças de salão.

Se tem algum interesse pelo tango argentino, então prepare-se que tem existido uma explosão no Porto, nos últimos anos. Destacamos a Equipa no Tango, dirigida por Gladys y Oscar, profissionais argentinos com mais de 30 anos de experiência.

Dançar, dançar, dançar.. é a palavra chave para sorrir!
coreografias de dança infantil ou para adultos a qualquer momento. | Fonte: Unsplash

Também deverá merecer a sua atenção, o trabalho desenvolvido pela Associação do Porto de Dança Desportiva, que tem como objetivo único a promoção da Dança de Salão em Portugal, criando condições que proporcionem o bem-estar de todos os dançarinos.

Como poderá verificar, existem muitas opções onde poderá praticar a dança que gera um maior entusiasmo. Para um curso de dança gratuito ou de custo muito reduzido, procure informar-se junto da sua junta de freguesia, associações e coletivos. Este tipo de instituições que não são particulares, apresentam um leque diversificado de opções para quem tem menor disponibilidade financeira.

Sabia que em Lisboa, existem inúmeras opções para aprender a dançar de graça?

Tenha aulas zumba particulares e de outros tipos de dança

Encontre a sua maneira de movimentar o seu corpo no Funchal.

Tem à sua disposição várias opções na cidade do Porto, desde danças mais calmas às mais mexidas. Gosta de aulas zumba? Ou prefere outro tipo de dança?

Caso prefira frequentar um curso normal numa escola ou estúdio de dança particular no Porto, apresentamos as seguintes sugestões:

Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo
É uma das instituições mais antigas do Porto. Nascida em 1872, apresenta danças desportivas de salão, salsa e sevilhanas. Está aberta a participantes de qualquer idade. Poderá frequentar aulas de grupo, mas também particulares.

Academia de Dança Buenavista
Localizada mesmo no centro da cidade, na Rua Sá da Bandeira, esta academia apresenta as seguintes aulas:

  • danças de salão
  • dança do ventre
  • bachata sensual
  • body movement
  • ballet clássico
  • cha-cha-cha
  • dança contemporânea
  • dança jazz
  • dança do ventre
  • forró
  • quizomba
  • lady styling
  • salsa cubana
  • sala 0n1
  • salsa 0n2
  • semba
  • tango argentino

Esta academia é muito dinâmica e organiza com regularidade vários eventos e workshops, trazendo para a cena portuense vários professores de renome nacionais e internacionais.

Liberade de aulas particulares
A liberdade de praticar aulas particulares: horário, metodologia, progressão e ritmo. | Fonte: Pixabay

Academia Pedro Sousa
Criada em 1995, na Academia Pedro Sousa poderá encontrar aulas para pessoas de qualquer idade. Esta academia está ainda presente em diversas cidades de Portugal. Poderá encontrar aulas de danças de salão, ballet, jazz, teatro musical e dança do ventre. Para além destas aulas, poderá também participar em diversos eventos que são organizados por esta instituição.

Dance4U
Kizomba, hip-hop, Bollywood, dança contemporânea são apenas algumas das danças que poderá aprender. Existem diferentes níveis de ensino para que se sinta confortável. Esta escola assume-se como a primeira escola de dança em Portugal a utilizar o conceito de "Costumer Experience". Ou seja, o principal objetivo passa por oferecer aos alunos a melhor experiência enquanto "clientes".

Global Dança
Criada em 2005 pela Liliana Guedelha e Carlos Guedelha, é especializada no ensino da Dança, Teatro e Música. Na parte da dança apresenta várias opções como babies dance, teen dance, danças de salão, jazz, hip hop, salsa, bachata, quizomba, entre outras.

APAM – Associação para a arte e movimento
Responsável pelo Festival de Dança de Viana, a APAM apresenta diferentes modalidades. Nas aulas para jovens/adultos poderá encontrar:

  • Ballet Adultos
  • Ballet Adultos – Programa RAD
  • Repertório Clássico/Pontas
  • Dança Contemporânea
  • Dança Jazz
  • Barra no Solo
  • Ballet Workout
  • Pilates

As crianças têm à sua disposição:

  • Ballet
  • Contemporâneo
  • Moderno Jazz
  • Barra no Solo
  • Iniciação à Dança
  • Hip Hop
  • Teatro Musical

Para além disto, são também responsáveis por organizarem vários eventos e workshops ao longo do ano dedicados à dança.

Existem também muitos professores de dança em Coimbra.

Onde aprender um curso de dança diferente no Porto?

Se está à procura de um curso de dança diferente na cidade do Porto, então temos uma sugestão que guardamos.

O Hop Dance Studio é a escola que convida todos os dançarinos revivalistas a passarem um momento alegre e cheio de energia!

No início, esta escola começou pelo Lindy Hop, uma dança que surgiu entre 1920 e 1930, no Harlem em Nova Iorque, como uma mistura de outras danças: o Breakaway, o Charleston e o sapateado. Ele é dançado ao som principalmente de swing das big bands.

Mais tarde, abriram as aulas de Authentic Solo Jazz, Tap (sapateado), Shag e o Balboa. Todas estas modalidades têm em comum o swing, um estilo de música que surgiu no seio da comunidade negra norte-americana, nas primeiras décadas do séc. XX.

Mas se procura um estilo mais lento, não se preocupe. Nesta mesma escola encontrará o blues, sempre acompanhado por vozes quentes e suaves do estilo de música com o mesmo nome.

Com excepção do sapateado, onde precisará de uma concentração e dedicação maiores, todos os outros podem ser dançados com uma maior improvisação e liberdade…

Se ainda tem dúvidas, mantenha-se com atenção porque o Hop Dance Studio organiza com muita regularidade aulas práticas ao ar livre no Porto, com entrada gratuita a quem pretenda saber mais. E se tiver mesmo com inspiração, poderá ainda vestir-se com o dress code da época.

Viseu também é uma cidade repleta de opções para os amantes de dança.

Faça aulas de dancas latinas ou outro tipo com um professor particular no Porto!

Aulas de dança de acordo com a sua disponibilidade
Pratique aulas de danças de acordo com a sua disponibilidade! | Fonte: Pixabay

As aulas de dança particulares têm muitas vantagens para os futuros dançarinos. Esta modalidade de ensino é particularmente apreciada por estudantes que querem progredir de forma rápida e eficiente. Na verdade, fazer aulas particulares de dança permite um acompanhamento regular e personalizado enquanto desfruta de uma atmosfera amigável, muito mais relaxada do que nas aulas em grupo. Enfim, poderá finalmente ter aulas de dancas latinas no Porto por que tanto aguardava!

Alguns professores ainda oferecem os seus serviços à distância através de aulas de zumba ou outras danças on-line! Por meio de uma webcam, o aluno pode corrigir o posicionamento do seu corpo e aprender novos passos de dança. Em apenas algumas sessões semanais, o aluno já consegue perceber um progresso real e passa de um nível iniciante para um nível intermediário com o conselho especializado do profissional da dança.

No Superprof, o preço médio de uma aula de dança no Porto é acessível a qualquer pessoa.

Mais de 92% dos nossos Superprofs oferecem a sua primeira hora de aula gratuitamente: esta é uma oportunidade para o estudante testar esta nova arte e avaliar o seu nível, bem como as suas expectativas. Muitos professores experientes e com uma boa formação oferecem os seus serviços na nossa plataforma.

Por que não fazer uma primeira aula de dança gratuita para desenvolver as suas habilidades artísticas enquanto esculpe o seu corpo?

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar em Faro?

Precisa de um professor de Dança ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.