A cultura está presente em todos os cantos do concelho de Faro! Um centro efervescente que reúne artistas de todo o país e também internacionais. Faro é o lugar ideal para aprender a dançar e se tornar um coreógrafo experiente!

Seja para conhecer a dança, aprender a dançar rock ou descobrir novos estilos musicais, existem muitas estruturas em Faro dedicadas ao ensino de arte cénica e de uma maneira completamente acessível.

Independentemente do seu nível de dança, do seu estilo preferido, se prefere uma escola particular ou um centro cultural, os profissionais de Faro vão ensinar a mexer o seu corpo ao ritmo da música em apenas algumas sessões.

Se mora em Faro, vai passar uma temporada ou apenas uns dias, mas quer aproveitar para dançar, acompanhe-nos neste artigo com toda a informação útil sobre dança nesta bonita cidade de Portugal.

Descubra como aprender a dançar em Faro!

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar no Porto?

Como aprender a dançar gratuitamente em Faro

Aprendar a dançar gratuitamente
Poderá aprender a dançar gratuitamente ou com preços muito acessíveis. | Fonte: Pexels

Está a procurar por uma aula de zumba em Lisboa?

Em Faro, irá encontrar diversas opções acessíveis de cursos de dança: desde cursos livres, workshops, aulas pontuais ou com diferentes durações e formações completas anuais.

A Escola de Dança de Lagos vai promovendo alguns workshops com valores muito acessíveis para quem se pretende iniciar. Mas não é só esta escola a desenvolver eventos. Esteja atento à agenda cultural para ir acompanhando todas as novidades e eventos gratuitos que vão surgindo ao longo do ano. Regra geral, a câmara municipal, as juntas de freguesia e as várias associações culturais vão organizando e promovendo alguns eventos de dança.

Por exemplo, esteja com atenção ao espetáculo “Dança Solidária”. Trata-se de um espetáculo de dança e música. Estas duas artes são representadas nas mais diversas formas e estilos, através do empenho e dedicação de vários artistas convidados.

Coimbra também é uma cidade repleta de opções para os amantes de dança.

Sair à noite e dançar
Gosta de sair à noite para se divertir? Que tal aprender a dançar para melhorar nas suas prestações noturnas? | Fonte: Pexels

Está em Viseu e não sabe onde aprender a dançar? Veja os nossos professores!

Aprenda diferentes tipos de danca em escolas particulares

Se, apesar das opções gratuitas e eventos que vão surgindo na cidade, decidir optar por um curso regular numa escola ou estúdio de dança particular, opções não faltam! Desde já, apresentamos uma seleção para ajudar a optar pela opção que mais se ajusta ao que está à procura. Pode aprender diferentes tipos de dança.

Academia de Dança de Albufeira

Esta academia é muito conhecida na cidade e vai conquistando alguns prémios em competições nacionais e internacionais. Nesta escola poderá praticar dança clássica, técnica de pontas, dança carácter, sapateado, dança contemporânea, dança acrobática, barra chão ou hip hop. Esteja com atenção também aos vários workshops que esta instituição vai organizando.

Escola de Dança de Lagos

Disponibilizam aulas de dança contemporânea, dança oriental ou ballet. Os alunos estão divididos por níveis de aprendizagem. A escola também participa em inúmeras competições.

Academia de dança Cristiane Vieira

A Academia de dança Cristiane Vieira situada em Loulé, no distrito de Faro, é uma escola de ensino artístico, que tem como objetivo oferecer aos seus alunos uma formação consistente e específica no domínio da dança.

Nesta escola é possível ter aulas de dança contemporânea ou de ballet clássico para crianças, jovens e adultos. Também são realizadas aulas de preparação para exames da Royal Academy of Dance.

Splash Escola de Dança

Localizada também no distrito de Faro, em Vila Real de Santo António, a Splash Escola de Dança ensina vários estilos de dança, organiza espetáculos e leva todos os alunos à participação em concursos nacionais e internacionais. Esta escola orgulha-se de criar campeões. A primeira aula é gratuita e sem compromisso!

Escuela Cubana de Dança

Para a Escuela Cubana de Dança, dançar é mesmo uma das melhores terapias naturais. A escola desafia qualquer pessoa com interesse, a experimentar uma das aulas e aprender a encarar a vida com um sorriso. Garantem que ninguém se irá arrepender… Encontrará aulas de salsa cubana, orientadas por Rosel Pérez.

CDA - Companhia de Dança do Algarve

Na Companhia de Dança do Algarve, existem aulas regulares de dança clássica, dança contemporânea e dança educativa.

Academia de Dança do Algarve

A academia de dança do algarve tem 9 polos de formação de hip hop em várias localidades, das quais se destaca Faro. Esta academia promove imensos eventos ao longo de todo o ano, desde aniversários a galas temáticas, workshops ou showcases.

Seguir carreira na dança
Já pensou em seguir carreira na dança? Faro é uma cidade repleta de opções para quem gosta de dançar. | Fonte: Pexels

Associação Recreativa e Cultural de Músicos (Faro)

Nesta associação poderá ter aulas de Dança Contemporânea com Marina Bona. O curso tem como objetivo introduzir os aspetos básicos da dança contemporânea de forma coletiva e criativa, num ambiente de acolhimento e liberdade. Através de diversos exercícios e coreografias, as aulas visam trabalhar corpo, alma e mente, com o intuito de ajudar no desenvolvimento das pessoas artisticamente, criativamente e fisicamente.

As aulas trabalham musicalidade, técnicas de chão (floor work), improviso, flexibilidade, criação de coreografias, interpretação teatral, identidade própria nos movimentos, autoconhecimento, entre outros. Têm como valores: coletividade, experimentação, afetividade, liberdade e respeito às individualidades.

Existem muitas outras opções de dança para quem mora em outras cidades de Portugal.

Academia de Salsa do Algarve

Esta academia tem como objetivo promover a dança na comunidade. Encontrará aulas de Salsa, Kizomba e Bachata em Faro, na Sociedade Recreativa dos Artistas Farenses.

A Academia de Salsa do Algarve proporciona aos amantes das danças latinas um espaço onde podem aprender, praticar, divertir e conviver.

Se gosta de dançar apesar de pensar que é um “Pé de chumbo”, a escola garante que com determinação e entrega pode alcançar este objetivo. A escola assegura esta aprendizagem, através de um programa e experiência de ensino de mais de uma década.

Estas são apenas algumas das sugestões para aprender a dançar em Faro. Entre em contacto e peça para experimentar uma aula gratuitamente para conhecer o método de ensino e verificar se gosta do ambiente vivido.

Mora no Funchal e está à procura de uma escola de dança?

Tenha uma escola dança na sua própria casa com um professor particular

Para aprender merengue, salsa bachata ou dança latina, por que não contratar um professor particular?

Acessórios apropriados para a dança
Antes de começar seu curso, certifique-se de adquirir os acessórios apropriados para o seu estilo de dança. | Fonte: Pexels

Esta modalidade de ensino é particularmente apreciada por estudantes que querem progredir de forma rápida e eficiente. Na verdade, realizar aulas particulares de dança permite um acompanhamento regular e personalizado enquanto desfruta de uma atmosfera amigável, muito mais relaxada do que nas aulas em grupo.

Para além disso, só terá vantagens na sua vida. Poderá marcar uma aula na sua casa e evitar o tempo que perde no trânsito. Irá também ajustar esta nova modalidade a todos os seus horários e rotinas, não necessitando de sacrificar nenhuma das outras atividades do seu dia-a-dia. Enfim, começar a dançar será algo super positivo e não trará qualquer stress à sua vida, bem pelo contrário!

Está mais do que provado que dançar é bom e faz bem. Aliás, a dança ajuda a ser mais saudável, melhor aluno e mais feliz. Os investigadores garantem que se dançar duas vezes por semana, notará logo diferenças no seu dia-a-dia: com maior tranquilidade e menos stress; mais energia; e no caso de ser estudante, até os resultados da escola podem ser bem melhores! Isto aplica-se a qualquer estilo de dança, onde não existe nada de certo ou de errado. Desde zumba, ao ballet clássico, hip hop ou danças de salão. Vale tudo. O que importa mesmo é que dance, sem se importar com o que os outros possam dizer ou pensar.

Em Faro, centenas de dançarinos profissionais e experientes propõem ensinar a sua paixão aos alunos, seja com o objetivo de fazer uma aula teste, relembrar uma coreografia ou treinar antes de uma apresentação de dança!

Para fazer aulas particulares em Faro, os alunos podem procurar nos seguintes locais:

  • Anúncios de aulas privadas de dança em universidades ou estúdios de dança;
  • Classificados on-line de aulas de dança (Superprof...);
  • Aulas de dança on-line com um professor via webcam;
  • Aula de dança clássica, aula de zumba e outras danças com aulas particulares oferecidas por escolas de dança, etc.

No Superprof, o preço médio de uma aula de dança é muito acessível! Vale lembrar que a maioria dos professores oferece a primeira aula gratuitamente. É uma ótima oportunidade para avaliar as suas expectativas como aluno, o seu nível de dança e o programa proposto pelo profissional.

Hip hop, afro, sapateado, ballet... Os Superprofs explicam em detalhe as suas especialidades nos seus perfis on-line, bem como a sua formação e experiência.

Que tal tornar-se o futuro Michael Jackson? Ok, não é muito bem seu estilo... Ou que tal a próxima Ana Botafogo?

Solte os seus pés do chão, mergulhe em Faro e encontre o seu professor ideal!

A dança é uma arte que liberta!

Existem também muitos professores de dança em Coimbra.

Precisa de um professor de Dança ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.