Viseu, uma das maiores cidades do centro de Portugal, já ganhou o galardão de cidade com melhor qualidade de vida. Distingue-se por ser atrativa em várias esferas, desde a económica, social ou cultural.

A população gosta de morar em Viseu e, naturalmente, vão surgindo um conjunto de atrações em diversos níveis, que ajudam a manter o nível de satisfação.

E, no que toca à dança, Viseu também oferece um conjunto diversificado de opções para toda a população. Seja um dançarino ou um mero iniciante, encontrará um espaço onde poderá aprender e também trocar conhecimentos. Encontra modalidades para todos os gostos, desde salsa, tango, ballet, jazz, contemporânea, rock n´roll, dança do ventre, sapateado, entre outras. Irá, com toda a certeza, encontrar a aula de dança que tanto quer realizar, mas que por circunstâncias da vida tem vindo a adiar… Isso mesmo, não precisa mais de deixar enterrado este sonho antigo.

Em termos gerais, a oferta passa por aulas de dança pontuais, cursos regulares, aulas particulares, aulas em grupo, enfim, uma diversidade de opções. Para encontrar estas aulas pode pesquisar por escolas, associações, coletivos, ginásios ou aulas particulares. Irá certamente encontrar o curso ideal!

Continue a ler e descubra todos os lugares para tirar cursos profissionais de dança em Viseu.

Benefícios para a saúde física e mental
Está provado que a dança traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física! | Fonte: Unsplash

Está no Porto e não sabe onde aprender a dançar?

Onde tirar cursos de dança gratuitos em Viseu

Na cidade maravilhosa de Viseu, encontra diversas opções acessíveis de cursos de dança: de cursos livres, aulas pontuais, passando por workshops, aulas com diversas durações e formações completas anuais.

Se tem interesse pelo jazz poderá ir ao encontro do grupo de Dança Jazz da Casa do Povo de Vila Nova de Paiva. Este grupo vai participando em diversos eventos e festivais de Portugal. Regra geral, como existe uma associação por trás, a mensalidade costuma ser muito acessível. Entre em contacto ou vá diretamente à casa do povo para saber mais informação. Informe-se sobre como participar, se existe mensalidade, os horários, o nível de iniciação, etc.

Outro local onde poderá procurar é na Enérgica AJV, uma entidade, sem fins lucrativos, fundada em 2010, em Viseu. O Ateliê de Dança decorre na sede desta associação e tem inscrições abertas para ballet clássico, hip hop, jazz e afro. Tem disponíveis 3 níveis: iniciados, intermédios e avançados. Tal como o exemplo apresentado acima, trata-se de uma associação e, regra geral, as mensalidades costumam ser bem mais ajustadas.

Se mora noutra cidade de Portugal, saiba onde aprender a dançar.

Por fim, tal como em qualquer município, vão existindo pontualmente eventos e festivais relacionados com a dança. Para não perder uma única oportunidade, aconselhamos a que siga alguma agenda online de Viseu para estar sempre em cima do acontecimento. Pode ficar com atenção especialmente no Dia da Dança, que se celebra a 29 de Abril. É quase certo que irá encontrar alguma atividade relacionada.

Não espere mais e comece a dançar! Sabia que até pode perder peso? Não precisa apenas de praticar desporto duro num ginásio ou alterar radicalmente a sua dieta. Dançar é uma das formas mais prazerosas de emagrecer, sem precisar de sofrer!

Sabia que em Lisboa, existem inúmeras opções para aprender a dançar de graça?

Algumas aulas de dança Viseu particulares

Hora de aprender a dançar
Não adie mais o sonho da dança. Está na hora de finalmente aprender a dançar  | Fonte: Unsplash

Se, apesar de tantas opções gratuitas na cidade decidir seguir um curso regular numa escola ou estúdio de dança particular em Viseu, opções não faltam. Deixamos apenas algumas sugestões, mas deverá ir aos respetivos espaços para saber mais informações e assim tomar uma decisão mais consciente e ponderada.

Kizombas&Ritmos Latinos – Viseu

Esta escola deixa um convite a todos os apaixonados pela dança para desfrutarem de uma experiência com a magia da Kizomba e Ritmos Latinos. Existem aulas experimentais para que todos os interessados possam experimentar gratuitamente e verificarem se gostam do ambiente e do estilo de dança. Umas aulas de dança muito animadas, sempre num ambiente descontraído, é a proposta desta escola de Viseu.

Academia de Dança de Viseu – Escola de Bailado Giselle Brites

Localizado a 500 metros do Fórum de Viseu, a Academia de Dança de Viseu aposta nas seguintes modalidades:

  • Ballet Clássico (4/5 anos)
  • Dança Jazz e Moderno
  • Hip-hop
  • Dança do Ventre / Indiana
  • Sapateado
  • Dança Africana
  • Fauná
  • Kaduro;
  • Kizomba
  • Semba
  • Danças de Salão (Latina e Clássica),
  • Aulas particulares para noivos

Para além de toda esta oferta, a Academia de Dança de Viseu é a única escola/academia de dança do distrito que pode qualificar professores nesta área. Para quem pretende seguir uma carreira na dança, deve consultar todo o conteúdo programático desta escola. Terá um acompanhamento de proximidade e também poderá realizar os exames de dança em qualquer área/estilo na academia.

Pedro&Fernanda

A Escola de Dança em Viseu, Pedro&Fernanda, conta com várias modalidades:

  • Danças Afro-Latinas
  • Danças de Salão
  • Tango Argentino
  • Dance Kids
  • Latin Kids
  • Hip-Hop
  • Capoeira
Danças urbanas são moda!
Tipos de danca urbanas são cada vez mais procuradas em todo o país. | Fonte: Unsplash

Os formadores têm larga experiência em dança e estão vocacionados para lecionar as diferentes modalidades. Outra possibilidade para aprender num ambiente completamente relaxado e descontraído.

Orfeão de Viseu

O Orfeão de Viseu é uma instituição cultural e recreativa que se constituiu em 29 de Maio de 1929, na cidade de Viseu, com o objetivo de ocupar os tempos livres dos viseenses, através do cultivo da arte e da música. Entre muitas outras atividades, de momento, na Academia de Dança, disponibilizam as seguintes modalidades:

  • Ballet clássico
  • Dança contemporânea
  • Danças latinas
  • Danças de salão
  • Hip Hop
  • Kizomba

As aulas de dança surgem numa parceria com a Escola de Artes de Viseu. Visite esta instituição para obter mais informações.

Escola de Dança – Lugar Presente

Esta escola disponibiliza ensino artístico especializado de dança. Tem um curso de iniciação (do 1º ao 4º ano – supletivo), curso básico (5º ao 9º ano – articulado) e curso secundário (10º ao 12º ano – articulado).

Para além disso, a escola apresenta cursos livres desde a pré-iniciação, a partir dos 3 anos de idade, até às turmas avançadas. A oferta educativa tem como objetivo proporcionar aos alunos um ensino de qualidade nas suas múltiplas vertentes - técnica, artística e humorística - num trabalho integrado na comunidade local.

Nos cursos livres, o aluno decide o regime de frequência e as disciplinas que pretende frequentar em cada ano, podendo abranger várias técnicas de dança e teatro. Desta forma, poderá escolher o seu percurso formativo, a partir das técnicas mais formais e sistematizadas, expressivas ou livres.

StreetGymn

A Streetgymn tem mais de uma década de existência! Especializou-se em Ginástica e Dança para Todos. Consiste, em conjugar esquemas gímnicos coreografados, recorrendo à música e a objetos do quotidiano.

Esta modalidade aplica-se, de forma distinta, a diferentes faixas etárias:

  • Ginástica/ Movimento Expressivo para bebés dos 9 aos 36 meses;
  • Ginástica/Dança para crianças dos 4 aos 10 anos;
  • Ginástica/Dança para jovens dos 11 aos 17 anos;
  • Ginástica/Dança para adultos a partir dos 18 anos;
  • Ginástica/Dança Sénior;

A sua evolução decorreu de um processo natural de aprendizagem bem como da conjugação de sinergias dos seus fundadores. A introdução da modalidade de ginástica na dança, como técnica complementar, enriqueceu a Streetgymn. As duas fundiram-se como modalidade única, utilizando as técnicas específicas de treino e de dinâmica da ginástica e da dança.

A Streetgymn criou novas formas de apresentação coreográfica, em que o principal objetivo é a fusão entre os estilos, criando-se fluidez, graciosidade, dinamismo, rigor e autoconfiança no trabalho desempenhado.

Enfim, como acabou de comprovar existem muitas aulas de dança Viseu para poder escolher com tranquilidade.

O Funchal também é uma cidade repleta de opções para os amantes de dança.

Faça aulas de salsa ou outro estilo de dança em Viseu com um professor particular!

Quem nunca sonhou em ter aulas de salsa particulares no seu apartamento? Fique desde já a saber que este ou outro tipo de dança é possível.

Dança com professor particular
Descubra o seu estilo de dança preferido com um professor particular em casa! | Fonte: Unsplash

Mora em Faro e está à procura de uma escola de dança?

As aulas de dança particulares têm muitas vantagens para os futuros dançarinos. Além de serem geralmente mais baratas do que as aulas de grupo tradicionais, as aulas em casa permitem um acompanhamento real do aluno numa atmosfera mais tranquila e mais descontraída.

Alguns professores ainda oferecem os seus serviços à distância através de aulas de dança on-line!

Por meio de uma webcam, o aluno pode corrigir o posicionamento do seu corpo e aprender novos passos de dança. Em apenas algumas sessões semanais, o aluno já consegue perceber um progresso real e passa de um nível iniciante para um nível intermédio com o conselho especializado do profissional da dança.

Já vivemos numa era digital e, por isso, não deve temer estas novas formas de ensino. Só trazem vantagens para a sua vida! Desde logo a otimização do tempo que proporciona, já que não precisa de pegar no carro ou num transporte público para chegar à sua aula. Poderá também ajustar o horário da aula ao seu estilo de vida. Numa academia ou estúdio normal de dança, precisa de se adaptar a um horário de funcionamento já pré-determinado. Finalmente, ganha toda a privacidade que merece para ir desenvolvendo e progredindo nesta modalidade, com o acompanhamento de proximidade de um professor.

No Superprof, o preço médio de uma aula de dança é bastante acessível.

Mais de 92% dos nossos Superprofs oferecem a sua primeira hora de aula gratuitamente. Esta é uma oportunidade para o estudante testar esta nova arte e avaliar o seu nível, bem como as suas expectativas. Muitos professores experientes e com uma boa formação oferecem os seus serviços na nossa plataforma.

Por que não fazer uma primeira aula de dança gratuita para desenvolver as suas habilidades artísticas enquanto esculpe o seu corpo?

Os moradores de Coimbra também têm várias opções.

Precisa de um professor de Dança ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.