Entre muitas outras coisas, Lisboa é sinónimo de música e dança. Capital cultural, reúne artistas dos quatro cantos do mundo que procuram manifestações, expressões e muitas outras formas de arte.

A maior cidade de Portugal, concentra uma comunidade diversificada de imigrantes que trouxeram todas as suas culturas e tradições. É possível, por isso, encontrar diferentes estilos de danças e absorver todo o conhecimento cultural destas trocas comunitárias. Um universo rico está mesmo à sua espera.

Se estiver na capital lisboeta, sugerimos que esteja atento aos vários festivais de dança e de música, apresentações e manifestações de rua.

Por tudo isto, Lisboa é o lugar ideal para aprender e descobrir novos passos de dança, seja em centros culturais, escolas, associações, iniciativas públicas e estúdios privados de dança...

Quer saber como dançar? Descubra em que estrutura pode ter aulas para aprender o seu estilo favorito e inscreva-se numa aula de teste. Não vai querer largar a dança nunca mais!

Desde jazz ao zumba, do tango ao hip hop, do sapateado às danças de salão… Escolhas é o que não irão mesmo faltar.

Lisboa é eclética e irá acolher de braços abertos! Saiba onde ter aulas dança Lisboa!

O Porto também é uma cidade repleta de opções para os amantes de dança.

aprenda como dançar e será mais feliz
Aula de dança faz bem ao espírito. | Fonte: Unsplash

Faça aulas dança gratuitamente em Lisboa

Tal como em todas as cidades portuguesas, deve estar em primeiro lugar com atenção aos diferentes eventos que vão acontecendo na cidade. Existem inúmeras agendas da cidade que poderá encontrar gratuitamente online e selecionar até pela categoria de dança.

Destacamos o evento Passaporte da Dança, que todos os anos apresenta mais de 180 aulas de dança, gratuitas e abertas, dirigido a todas as faixas etárias. Existem aulas para todos os gostos, desde ballet ou sevilhanas, dança do ventre ou tango, passando pelo dancehall, semba, street jazz, salsa, kizomba, sapateado ou kuduro. Se é um “pé de chumbo”, está na altura de sacudir a poeira. O objetivo principal é fomentar o gosto pela dança, no seu mais amplo espetro, e promover a sua prática contínua e mais regular. A única regra é mesmo dançar! Basta realizar a inscrição online, escolher a aula que pretende e aparecer.

Siga a página da Swing Station, no Facebook, e acompanhe este fantástico projeto! A Swing Station promove a música e as danças vintage americanas desde 2007. Com sede no Lisboa Ginásio Clube, surgiu pelas mãos da americana Abeth Farag.

Todos os meses, em diferentes pontos da cidade de Lisboa, a Swing Station organiza sessões de dança para descomprimir e carregar baterias. Pode combinar com alguns colegas e praticar os passos e as técnicas que se aprendem em aulas.

De vez em quando, a escola também é aberta gratuitamente para todos os que desejam experimentar! Faça aulas dança!

Todos os estilos de dança em Lisboa
Na capital de Portugal, poderá encontrar todos os estilos de dança! | Fonte: Pexels

O objetivo deste projeto passa por levar as danças Vintage Americanas e a sua alegria para todos os cantos do país.

Também o convite do Tango4Fun não deixa margem para dúvidas: “Se sabes andar, podes dançar tango”. Por isso, toca a deixar as desculpas de lado e aventure-se no tango argentino. Todos os meses, o Tango4Fun vai abrindo as portas a quem desejar aprender a “conduzir e ser conduzido”. Depois da aula, poderá continuar a dançar com quem bem quiser…

A Associação Trópico de Dança, situada em Paço de Arcos, abre as portas todos os domingos aos jovens entre os 13 e os 25 anos que não sabem dançar. Poderá iniciar-se no Kizomba, Salsa, Danças de Salão, Europeias e animações para festas. Não precisa de realizar qualquer marcação. Basta mesmo aparecer para ter uma tarde de domingo bem divertida, entre as 19h00 e as 20h00.

Como já conseguiu verificar, em Lisboa tem um mundo de possibilidade para começar a dar uns passos de dança. Chega de desculpas! Se está a ler este artigo é porque já tem interesse nesta modalidade e agora é só mesmo começar.

Sabia que em Coimbra existem inúmeras opções para aprender a dançar de graça?

Alguns cursos profissionais de dança

DNA dos Lisboetas
Música e dança são elementos incorporados no DNA dos Lisboetas! | Fonte: Pexels

Se já tem em mente qual é o estilo de dança que pretende e prefere ter aulas particulares, então deverá começar a pesquisar por alguns cursos profissionais de dança. Normalmente, todas as escolas deixam que as pessoas possam experimentar gratuitamente a primeira aula para ver se gosta do ambiente e se adapta.

Marque algumas aulas em diferentes estúdios para depois poder tomar uma decisão mais consciente e ponderada.

Encontre a sua maneira de movimentar o seu corpo em Viseu.

Deixamos aqui algumas sugestões de escolas e estúdios de dança em Lisboa para que possa começar a praticar:

Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo

Nascida em 1872, a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo oferece danças desportivas de salão, salsa e sevilhanas. Esta é a sua principal atividade, desde os anos 70, quando se começaram a realizar algumas competições entre equipas de Lisboa e do Porto. Hoje em dia, garantem que possuem os melhores praticantes de dança desportiva em Portugal. Os professores são altamente credenciados a nível internacional e têm conquistado diferentes prémios e reconhecimento. Não existe qualquer limite de idade e poderá frequentar aulas de grupo, particulares ou de casal.

Jazzy

Na Jazzy, poderá encontrar mais de 40 estilos de dança dispersas por 3 escolas de dança (Almada, Saldanha e Santos). A escola divide as danças em 4 categorias: danças urbanas; danças sociais; danças clássicas e kids.

Destacam-se os estilos que poderá encontrar:

  • Afro House
  • Alongamentos
  • Bachata
  • Barra de chão
  • Breakdance
  • Dança clássica
  • Dança Contemporânea
  • Dancehall
  • Dancehall Female
  • Flexibilidade
  • Floorwork
  • Girlie
  • High Heels
  • Hip Hop
  • Hip Hop Fusion
  • Hitting
  • House
  • Jazz
  • Kizomba
  • Kizomba Urbana
  • Kuduro
  • Krump
  • La Hip Hop
  • Latin Groove
  • Locking
  • Pole Dance
  • Pop Dance
  • Popping
  • Salsa
  • Salsa Roda Casino
  • Sapateado
  • Semba
  • Street Jazz
  • Tribal Fusion Belly Dance
  • Waacking

Como pode ver, o difícil é mesmo saber por onde começar… Poderá experimentar gratuitamente a primeira aula no estilo que pretende.

Encontre um professor de dança
Transforme-se numa estrela de palco com cursos profissionais de dança. | Fonte: Unsplash

Academia Danças do Mundo

Na Academia Danças do Mundo encontra um espaço de convívio e aprendizagem num ambiente descontraído e confortável. Localizado mesmo no centro de Lisboa, no Arco do Cego, tem as condições ideais para se iniciar na Salsa, Rock N’ Roll; Bachata, Kizomba, Forró, Danças Sociais ou Son Cubano. Destacamos ainda que poderá encontrar uma aula destinada a quem perdeu a esperança: a Pés de Chumbo. Ou seja, se tem menos confiança, fique desde já a saber que para si também existe esperança. Existe ainda uma Dança Sénior para os mais velhos.

Stage Center Maiolle

Localizada em Campo de Ourique, a Stage Center Maiolle é uma escola de dança e artes de palco que pretende sensibilizar, educar e formar crianças, jovens e adultos através do ensino artístico. Esta escola abriu em 2017, pelas mãos de Kelly Maiolle, bailarina, professora, coreógrafa e produtora. No seu corpo docente, apresentam um conjunto de profissionais experientes e certificados.

Nas aulas para adultos e adolescentes, poderá encontrar Lyrical Jazz, Ballet, Contemporâneo, Broadway Jazz, Burlesque, Ritmos Latinos, Bollywood, Dança Oriental e Danças de Salão. Já para as crianças e jovens, as aulas disponíveis são Ballet, Jazz, Hip Hop, Baby class e Contemporâneo.

FullOut Dance Academy

A FullOut Dance Academy é uma escola de dança e ginástica que abriu em 2007 e que apresenta várias modalidades. Localizada no centro de Lisboa, encontra diversos horários de segunda a sábado e um ambiente agradável para descobrir um novo mundo de movimento e som. Esta academia pretende terminar com o stress e propõe que realize as pazes com um dia-a-dia. Tudo, claro está, por causa da dança. Nos quatro estúdios que a escola tem pode aprender ballet, jazz, salsa, hip hop, danças de salão e kizomba. Os preços variam, de acordo com a modalidade pretendida.

Conheça várias opções de escolas de dança para aprender a mexer-se!

Dance Spot

Localizado nas Amoreiras e no Campo Grande, a Dance Spot é outro estúdio em Lisboa onde poderá aprender Ballet, Contemporâneo, Dança Jazz, Jazz Moves, Lyrical Jazz, Sapateado, Barra de Chão, Sevilhanas, Flamenco, Dança Oriental, Hip Hop, Salsa, Bachata e Danças de Salão. Também existe um conjunto diversificado de aulas para os mais novos.

Destacamos que também existem aulas de formação de professores que poderá frequentar se pensar numa carreira de docente.

Dance Factory Studios

“O que nos move é a paixão por dançar, por ensinar, por mover montanhas e levar a dança mais longe”, lê-se no site do Dance Factory Studios. Podem aprender-se diferentes tipos de dança, desde Kizomba, Bachata, Belly Dance, Tango Argentino, Pode Dance, entre outros.

Também responsável pela organização de diferentes eventos e workshops, este estúdio poderá ser a sua porta de entrada para um novo mundo repleto de som e movimento.

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar em Faro?

Estivemos a apresentar algumas associações, escolas e estúdios onde poderá entrar no mundo da dança. No entanto, queremos também reforçar que poderá aprender qualquer modalidade que deseja através de aulas online no Superprof.

Poderá encontrar um bom professor para aula de zumba, de balé ou de forró no Superprof e ter uma aula completamente orientada na sua casa, no estúdio do professor ou mesmo online. Super simples, cómodo e rápido!

Mora no Funchal e está a procurar uma escola de dança?

Precisa de um professor de Dança ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.