Coimbra é uma cidade universitária, localizada bem no centro de Portugal. Neste grande centro urbano e cultural, estão sempre a acontecer eventos. Também a nível empresarial, a cidade concentra um conjunto interessante de negócios.

No que toca à dança, como não poderia deixar de ser, Coimbra também apresenta opções para todos os que se interessam por esta forma de arte.

Saiba desde já que dançar faz mesmo bem à saúde e cada uma das modalidades tem vantagens muito próprias. É um excelente modo de se manter em forma e é adequado a qualquer faixa etária. Tudo isto, para além de ser extremamente divertido. Geralmente, a dança está apenas associada a algum momento de diversão, mas ao dançar está a exercitar todo o seu corpo e também a mente. Destacamos os benefícios físicos e psicológicos:

  • Fortalecimento do sistema muscular
  • Diminui o desenvolvimento da osteoporose
  • Melhora o sistema cardiovascular
  • Ajuda a manter um peso ideal
  • Ativa e oxigena o cérebro
  • Melhora a auto-estima
  • Melhora a auto-confiança
  • Promove a socialização

Depois de conhecer todas as vantagens da dança, está no momento de começar a dançar em escolas de dança Coimbra. Há muitas opções para aqueles que desejam começar a estudar alguns passos e para quem deseja aprimorar o seu conhecimento em dança. Escolas, centros culturais, associações e professores particulares estão ao seu alcance. Pode ser a sós, com par ou mesmo em grupo.

Para ter aulas de dança Coimbra, possibilidades não faltam! Essencialmente, saia de casa e dance, divirta-se, passe um momento de pura excitação.

Aqui estão algumas opções para fazer aulas de zumba, de ballet, ou de outras danças em Coimbra...

Se mora em outra cidade de Portugal, também existem outras opções.

Onde estudar dança de graça em Coimbra

Aulas de dança Coimbra
Está à procura de uma aula de dança? Em Coimbra poderá encontrar! | Fonte: Pixabay

Em Coimbra, encontra diversas alternativas acessíveis de cursos de dança: de cursos livres, aulas pontuais, passando por workshops, aulas com duração intermediária, etc. Enfim, existe todo um conjunto de possibilidades para todos os gostos e níveis. Basta que pesquise muito bem os locais, peça recomendações e dê o primeiro passo. Confira a nossa seleção:

Aulas de Dança em Coimbra

Trata-se de um grupo público, criado no Facebook, para a população de Coimbra, onde pode aprender a dançar com as aulas online. Pode juntar-se a esta comunidade online e ter acesso a aulas completamente gratuitas.

Abril Dança em Coimbra

Este evento realiza-se todos os anos em Abril. É assim que a dança contemporânea liga as duas margens do rio Mondego, num festival que reúne, em Coimbra, o melhor da dança. “Abril Dança em Coimbra” pretende todos os anos envolver a cidade, mobilizando vários espaços, parcerias, formas de expressão.

Embora, não vá encontrar aulas de dança, poderá assistir a um conjunto de espetáculos notáveis que vão certamente inspirar a sua criatividade e incentivar a dar os primeiros passos de dança.

Trata-se de uma coprodução entre o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco.

Para além deste grupo e deste grande evento em Coimbra, deverá seguir atentamente as notícias locais porque de vez em quando surgem eventos completamente gratuitos de iniciação às aulas de dança. Também deve procurar junto das associações e coletivos por algum tipo de iniciativas dentro desta área.

Sabia que no Porto, existem inúmeras opções para aprender a dançar de graça?

O ballet
O ballet é uma modalidade que vai conquistando sempre cada vez mais alunos ao longo dos tempos. Fonte: Pixabay

Tenha aulas de hip hop ou outros estilos em algumas escolas de dança particulares

Está em Lisboa e não sabe onde aprender a dançar?

Sabemos que se pretende realmente investir na dança e levar com maior seriedade este desejo, nada como participar num curso completo. Neste tipo de ensino será orientado por um profissional que acompanhará o percurso e poderá ensinar de um modo eficaz e rápido. Deste modo, também irá conseguir medir o seu progresso ao longo do tempo, assistindo a um rápido crescimento.

Poderá ter aulas particulares ou de grupo. Na dança, é muito comum encontrar aulas de grupo porque a própria natureza da modalidade exige que exista um par. Mas se prefere também começar a sós com o professor, também existem opções.

O mais importante é que não desista do seu sonho e procure mesmo aprender ou melhorar algum tipo de dança.

Caso prefira frequentar um curso regular numa escola ou estúdio de dança particular em Coimbra para ter uma aula de zumba, aulas de hip hop, de ballet ou outra dança, confira algumas das nossas sugestões:

Pásion

Criada em 2005, a Pásion é uma Escola de Dança orientada pelo professor Vasco Giraldo. Tem como principal objetivo e desafio levar a dança, com todos os seus benefícios, a um universo cada vez maior de pessoas, proporcionando-lhes um ambiente divertido, familiar e saudável. Esta escola refere que dançar é excelente para tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade corporal e fortalecer o sistema cardiovascular, para além de queimar as calorias. Também desenvolve a auto-estima, o equilíbrio emocional e promove o relacionamento social.

Na Pásion, é valorizado o profissionalismo e a evolução no ensino. Por isso, dispõe de uma excelente equipa, que com dedicação conjuga a técnica e a eficácia com a boa disposição, dinâmica e a alegria.

Fame Dance Academy

Localizada em Coimbra, na Fame Dance Academy não é necessário trazer par para praticar uma das seguintes modalidades:

- Ritmos Afro-Latinos (Salsa, Bachata, etc.);

- Ritmos Africanos (Kizomba, Semba, etc.);

Fundada por Pedro Pinto, esta escola já existe desde 2006! As aulas têm horários acessíveis e pós-laborais.

Alice Cruz Dança

A professora Alice Cruz, Mestre em Ensino da Dança (ESD), abre as portas do seu espaços para apresentar as seguintes danças:

  • Dança Criativa
  • Dança Contemporânea
  • Dança Clássica
  • Barra Chão
  • Progressing Ballet Technique
Viver na ponta dos pés
Ballet porto ou em qualquer cidade do país. | Fonte: Unsplash

Escola de Dança Arte e Corpo

Fundada em 2017, a Escola de Dança Arte e Corpo garante que torna as crianças mais felizes. É num ambiente familiar e descontraído, ainda que organizado e disciplinado, que apresenta as modalidades de ballet, ballet adultos, barra de chão, contemporâneo, dança criativa, jazz e repertório clássico.

Soma já diversos prémios e galardões conquistados em várias competições de dança.

Escola de Dança Rita Grade

Tal como o próprio nome indica, esta escola é ministrada pela professora Rita Grade, no Pavilhão União de Coimbra, que dá aulas de ballet, dança contemporânea e dança criativa a crianças, jovens e adultos

A escola tem uma parceria com a Casa das Artes Fundação Bissaya Barreto, Centro Social Torres do Mondego, Escola de Antuzede, Externato João XXIII, Instituto Educativo de Lordemão.

Estúdio de Dança PA

Este estúdio desafia-te a aprender a dançar. Existem aulas de dança a par e individual, animações e espetáculos para eventos, workshops de grupo e aulas de dança para noivos e casamentos.

Quer aprender a dançar Bachata, Salsa, Kizomba e Chá-chá-chá? Nesta escola encontrará várias turmas de iniciação e destinam-se a pessoas que nunca dançaram ou têm pouca experiência em Ritmos Afro-Latinos.

Estas são apenas algumas das nossas recomendações de escolas conceituadas e com peso. Na maioria destes espaços, poderá frequentar a primeira aula gratuitamente para ver se gosta do ambiente e do método de ensino. Por isso, não tem desculpa para ligar já para a escola que mais interesse despertou.

Com um professor, um método de estudo e muita motivação, rapidamente alcançará os resultados que tanto deseja.

Que tal conhecer outros espaços para aprender a dançar no Funchal?

Como dançar em Coimbra com aulas particulares

Mora em Viseu e está à procura de uma escola de dança?

Estilo de dança ideal e seja livre e feliz
Descubra o seu estilo de dança ideal e seja livre e feliz! Fonte: Pixabay

Para aprender a dançar à la carte, contratar um professor particular também é uma boa solução. Pode progredir rapidamente e beneficiar de um acompanhamento personalizado para aperfeiçoar a sua técnica em dança.

Como pode encontrar um professor para aula de zumba, ballet ou outra dança?

  • Em sites especializados: como o Superprof, é claro. Pode escolher o professor particular que melhor atenda às suas expectativas. No Superprof, em Coimbra, encontra vários professores de dança que oferecem aulas personalizadas com um valor acessível, dependendo do perfil, do seu nível e do tipo de dança.
  • Poderá procurar por anúncios em escolas de dança, universidade e estúdios. Existem muitos estudantes de dança que dão aulas particulares com preços muito acessíveis.
  • Algumas escolas de dança também oferecem aulas particulares e não apenas aulas em grupo. Os valores devem ser observados caso a caso e variam de acordo com a estrutura. Esta pode ser uma boa maneira de treinar uma coreografia específica, preparar-se para uma apresentação, ou simplesmente aprender a dançar mais rápido.

Dança para crianças, iniciação em dança, aulas para adolescentes, dança tradicional ou folclórica, oficina de salsa, aulas de rock n' roll, rock acrobático, samba, tango, forró ou sapateado... Coimbra possui estruturas funcionais para aprender a dançar todos os estilos. Todas as nossas dicas vão ajudar a encontrar o que mais se ajusta ao seu perfil e objetivos traçados.

Tal como referimos, não hesite em fazer uma aula teste antes de se comprometer! A primeira aula geralmente é gratuita. Agora, sabe como dançar em Coimbra!

Existem também muitos professores de dança em Faro.

Precisa de um professor de Dança ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.