Definir os músculos, perder peso rapidamente, ter uma barriga lisa, queimar calorias, ter uma vida mais saudável... Estes são apenas alguns dos vários objetivos de quem pratica exercícios físicos. Se o desejo maior é o de emagrecer, então já deve estar ciente que apenas uma dieta não é o suficiente: também deve exercitar-se com frequência.

Muitos tipos de exercícios físicos costuma ser longos, cansativos e, às vezes, até muito restritivos. Atividades como a dança podem, no entanto, revelar-se como boas alternativas para a perda de peso rápida e de maneira divertida. O entusiasmo por esta prática física tem-se tornado cada vez mais difundida ao longo dos anos! Seja através de aula de dança online ou presencias com professores particulares, aula de hip hop, aulas de salsa, aulas de tango, aulas de ballet, aulas de cha cha cha, aulas de bachata, aula de zumba, aula de dança do ventre ou ainda aula de samba ou aula de forró, o que importa é que se comece a tornar uma pessoa mais ativa de maneira agradável e eficaz.

Mas, então, como como adotar a dança como alternativa para emagrecer de maneira eficiente? É exatamente isso veremos de seguida!

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Vamos lá

Queimar calorias a dançar nas aulas de zumba

Para praticar desporto, tonificar os músculos e perder os quilos a mais sem sofrer com programas de emagrecimento, a zumba é a atividade física ideal!

Quer saber como conseguir queimar gorduras dessa maneira? Então confira todas as nossas dicas sobre aulas de dança de zumba para emagrecer!

Como muitos desportos, a zumba é uma dança ideal para perder peso e tonificar os músculos. No entanto, tal como toda a atividade física, é preciso saber como praticá-la corretamente.

Combinando um caráter lúdico e desportivo, podemos aproximar a zumba da aeróbica, pois os gestos estão intimamente ligados à música. Tal “swingue” é exatamente o segredo dessa dança, já que além de tonificar todo o corpo de forma uniforme, ela ainda permite um gasto de energia muito alto num curto espaço de tempo, contribuindo, assim, para a perda rápida de peso.

Uma aula de zumba padrão queima cerca de 500 calorias (claro que tudo depende do comprometimento com a aula dança!). O segredo desta dança em particular é que ela funciona por intervalos ou fração de exercícios. Ou seja, uma aula de zumba oscila entre momentos de calma e momentos muito dinâmicos.

É possível ser personal trainer e dar aula de zumba
Ter aulas de zumba em casa ou com um professor particular é uma boa alternativa para os que não podem ir ao ginásio ou à escola de dança. | Fonte: Pixabay

A zumba é um desporto completo que permite tonificar e obter músculos graças a uma intensa sequência de movimentos. Ou seja, uma ótima forma de fazer uma boa musculação sem precisar de sofrer naqueles aparelhos monótonos das escolas e ginásios!

Para muitos, é praticamente impossível ir às escolas ou academias à hora dos cursos, seja por causa de uma agenda cheia ou pela distância entre trabalho / casa e escola de dança. Se esse é o caso, então existe ainda uma alternativa para que possa começar hoje mesmo a se dedicar às aulas de zumba: optar por seguir aulas dentro da própria casa, através dos meios e ferramentas online!

A facilidade das posturas é um dos motivos pelos quais a zumba pode ser prontamente praticada em casa. Sendo assim, adotar as posições corretas e obedecer às técnicas apresentadas durante as aulas online ou através de vídeo é essencial. Há imensos professores particulares, e milhares deles podem ser encontrado através da plataforma Superprof, onde há perto de 3 mil professores particulares de dança! O preço das aulas é de cerca de 10 euros, dependendo dos estilos pretendidos, assim como a localização e do professor escolhido.

Alguns exercícios básicos de zumba para emagrecer:

  • Afaste os pés um do outros, levante os braços e vire-os sobre a cabeça;
  • Dobre os joelhos e dê pulinhos rápidos para trabalhar as coxas;
  • Com as pernas separadas, abra os braços e traga-os de volta, seguindo o ritmo da música;
  • Lance o braço direito de um lado levantando o pé esquerdo e faça o mesmo com o pé e o braço opostos,
  • Pule sem sair do lugar, cada vez mais rápidos, sempre seguindo o ritmo da música.

Com qual frequência ter aulas de dança para perder peso?

Entre os objetivos que podem ser atingidos com aulas de dança, sejam de salsa, de kizomba, tango ou zumba, encontramos:

  • Emagrecimento;
  • Redução dos quadris;
  • Aumento dos glúteos;
  • Perda de poucos quilos;
  • Construção muscular;
  • Perda de muita gordura;
  • Etc.

Para uma grande perda de peso com as aulas de dança, o ideal seria a adesão a um ritmo de aula com mais de 3 aulas de dança por semana em vez longas sessões de musculação, por exemplo.

Chegue a acordo com o seu tutor e acerte horários
Individual, em dupla, tio ou em grupo, a dança é um óptimo exercício físico para perder peso. | Fonte: Pexels

A dança, seja ela qual for, aulas de salsa, hip hop, cha cha cha, dança contemporânea, ballet tango, kizomba, zumba, jazz, além de ser uma atividade física de verdade, também é um hobby, um prazer. A escolha de praticá-la para emagrecer é uma ideia muito boa. O periodicidade com a qual as aulas são feitas deve ser levada em conta, já que deverá ser um pouco mais alta do que as idas à sala de musculação no ginásio. Em suma, quanto mais frequentes forem as aulas de dança, maior será a perda de peso.

A dança é uma prática que requer muita paixão, além de técnicas específicas para cada modalidade. Uma dança clássica como o ballet exige muito mais rigor do que uma zumba, por exemplo. Esta última tendo muito mais chances de ser mais divertida e mais focada no treino aeróbico e cardiovascular. Motivar-se a perder peso também significa saber escolher a dança certa para conseguir alcançar seus objetivos.

Quantas calorias se pode perder nas aulas de dança?

Refeições equilibradas e não necessariamente restritivas são a chave para emagrecer mantendo a saúde, pois não ter que passar fome também é muito importante!

Em média, a dança é capaz de gerar um gasto calórico de 200 a 600 calorias em 1 hora de prática. Tal quantidade é super relevante, especialmente quando começamos uma aula de dança sabendo que perderemos no mínimo 300 calorias numa única aula! A motivação diante desses números é muito importante para quem antes se encontrava desmotivado a fazer outros tipos de exercícios físicos como a musculação.

Um ponto importante que não deve ser negligenciado durante as aulas de dança é a regularidade das aulas, e não importa se são aulas de salsa, hip hop, cha cha cha, contemporânea, ballet, tango kizomba, zumba, jazz, bachata, ou danças latinas, todas estas devem ser treinadas com uma certa frequência, e há imensa facilidade já que as há em todas as cidades de Portugal e ainda se podem assistir a aulas com professores particulares online!

Além disso, existem ainda algumas apps que podem ajudar a aprender a dançar, como a Pocket Salsa, por exemplo!

Os pés de uma pessoa em cima de uma balança.
Como perder peso e gastar calorias nas aulas de dança? | Fonte: Unsplash

O número de calorias que se perde durante uma aula de dança bem executada varia de acordo com o tipo de dança praticada. Se lançar em uma dança latina por uma hora faz perder muito mais peso do que se movimentar timidamente ao som de uma música mexida.

Em média, a dança de salão mais lenta gasta entre 150 e 220 calorias, enquanto a mais rápida queima entre 250 e 320 calorias por hora. Se o seu objetivo é perder calorias rapidamente, então é melhor optar por uma dança mais enérgica como Zumba, Kizomba ou Quick Step.

Há dois elementos essenciais para perder calorias ao colocar as coreografias de dança em prática: treinos e dieta equilibrada.

Praticar desporto pode queimar calorias, esculpir o corpo e aumentar seu metabolismo, mas se o desporto é o único elemento na equação, não terá sucesso.

Nas aulas de dança todos os músculos podem ser trabalhados

Mesmo que a dança, em geral, não seja muito exigente para os músculos da parte superior do corpo, podemos notar que algumas partes podem acabar sendo bem trabalhadas, como as costas e os abdominais. Dançar acaba por resultar na definição dos músculos abdominais. Isso porque são eles que possibilitam a flexão e a rotação do tronco, um recurso indispensável para qualquer tipo de dança!

Quanto aos ombros, pouco esforço é exigido destes, assim como dos braços e antebraços durante a maioria dos estilos de dança, o que resulta numa utilização branda dos músculos presentes nessas partes do corpo. No entanto, algumas categorias precisam de braços fortes, tais como o break dance ou hip hop.

Se decidir dedicar-se a alguns desses ritmos durante as aulas, então poderá trabalhar com mais intensidade essas três partes superiores do corpo. Mas, há outros estilos de dança que ajudam a fortalecer imenso, como: salsa, hip hop, cha cha cha, dança contemporânea, ballet, tango, zumba, kizomba, danças latinas, entre várias outras! Convém sempre que estes estilos de dança sejam praticados com um professor particular a acompanhar, para garantir que não há nenhum erro ou lesão.

Rapaz a saltar
O hip hop é um dos estilos de dança que trabalha mais músculos do corpo! | Fonte: Unsplash

A dança em geral trabalha principalmente a parte inferior do corpo, ou seja, os glúteos, as coxas e as panturrilhas!

  • Glúteos: são a primeira área a obter massa muscular durante a dança. Estes também são chamados de músculos glúteos, isto é, na interseção dos membros inferiores e do tronco. Estes são os músculos mais volumosos e mais poderosos do corpo. Em particular, eles tornam possível melhorar a mobilidade das coxas e manter a pélvis na posição correta.
  • Quadríceps: facilitam a flexão das coxas com o quadril. Eles são também a extensão da perna na coxa.
  • Isquiotibiais: os músculos da parte de trás da coxa. Eles são utilizados na hora de flexionar a perna corretamente e também estão presentes na extensão da perna na coxa.
  • Panturrilhas: ou tríceps sural, elas estão localizadas na parte de trás da perna. Esses são os músculos que permitem a extensão do pé na perna, muitas vezes essencial para muitas danças.

Aprender a dançar é uma das melhores formas de perder peso e ganhar saúde, mudar o estilo de vida e ser feliz de uma forma muito rápida e divertida!

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Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.