As doenças crónicas são responsáveis por 63% de mortes em todo o mundo. Destacam-se as doenças cardíacas, os acidentes vasculares cerebrais, o cancro, as doenças respiratórias crónicas e diabetes como a primeira causa de mortalidade no mundo.

Estes números da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram, portanto, a elevada taxa de mortalidade que estas doenças provocam nos tempos que correm. Segundo a OMS, em 2008, 29% dos 36 milhões de pessoas que morreram de doenças crónicas no mundo eram mulheres e tinham menos de 60 anos de idade.

A hipertensão arterial, a obesidade e a depressão são outros problemas graves de saúde que se podem acrescentar à lista destas patologias.

Todas estas doenças podem ter um denominador comum: o sedentarismo, ou seja, um estilo de vida com pouca atividade física.

Diversos estudos demonstram que praticar desporto ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolver uma doença neurodegenerativa ou auto-imune. Também previne o aparecimento de doenças cardiovasculares, sanguíneas ou de tecidos. Em suma, sabe-se que o exercício serve para prevenir ou tratar 25 doenças diferentes.

Por isso, a prática de desporto, especialmente com acompanhamento de um personal trainer ao domicilio, pode ser um excelente remédio para prevenir e combater qualquer doença, antes de chegar o momento de precisar de ir a um médico.

O Superprof disponibiliza informação sobre um conjunto de doenças que podem ser prevenidas e combatidas quando somadas a um bom treino desportivo com a orientação de alguém com curso de pt. Não adie mais e comece a investir na criação de uma saúde de ferro com um personal trainer ao domicilio.

Personal trainer é aliado do médico
O personal trainer pode ser um excelente aliado do seu médico. | Fonte: Pixabay

Em caso de hipertensão contrate online personal trainer

A hipertensão arterial é uma doença que afeta perto de 36% de portugueses. É por este motivo que praticar desporto com um personal trainer deve ser uma opção consciente para ajudar a manter o coração saudável.

A pressão muito elevada é responsável por causar hipertensão arterial, uma doença extremamente ameaçadora para a saúde, já que contribui para insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou derrame.

Para esta doença, contribuem as seguintes características:

  • Hereditariedade, para quem carrega nos genes este problema;
  • Estilo de vida pouco saudável, nomeadamente com álcool, tabaco e uma dieta pouco saudável;
  • Falta de exercício físico;

Das diferentes investigações científicas realizadas, existe um ponto em comum: o desporto é essencial na prevenção de doenças cardíacas.

Muita gente pensa que é muito perigoso praticar desporto, quando se sofre de hipertensão. É exatamente o contrário: o treino desportivo previne a aterosclerose nos vasos sanguíneos e trombose, promove a circulação sanguínea, elimina a gordura nos músculos e reduz a pressão arterial.

No entanto, se sofre de hipertensão e vai praticar alguma atividade física para perder peso, deve tomar alguns cuidados básicos:

  • Procure aconselhamento médico;
  • Realize um ecocardiograma;
  • Esteja com atenção à pressão sanguínea e realize regularmente a medição com um monitor de pressão arterial;
  • Não realize atividades desportivas muito agressivas para o sistema cardíaco;
  • Realize entre 3 a 4 sessões de treino desportivo semanalmente;
  • Meça a sua frequência cardíaca durante o exercício com um frequencímetro (linha de base = 180 - idade),
  • Não ignore o aquecimento e o alongamento após a realização das atividades físicas;
  • Mexa-se diariamente: ande, pedale, nade;
  • Realize exercícios respiratórios para evitar isquemia;
  • Insira na sua vida uma dieta alimentar equilibrada.

Pode reparar que muitos desportistas profissionais também sofrem de pressão elevada por fatores hereditários e utilizam o desporto para superarem os seus problemas.

Já comprovou que, se tem a pressão alta, é aconselhável requerer um programa de treino pessoal com o seu personal trainer.

Os benefícios do desporto para a saúde física e mental são já muito conhecidos. E a hipertensão é uma dor indolor que não atinge apenas pessoas obesas ou com excesso de peso. Podemos ostentar orgulhosamente uma barriga lisa na praia e sofrer de hipertensão.

Por outro lado, sabe-se que quem pratica desporto em casa, depois de contratar online personal trainer, irá fortalecer as paredes das válvulas cardíacas e reduzirá significativamente a pressão arterial sistólica.

Fique a saber quais são as atividades mais recomendadas para quem deseja superar a hipertensão:

  • Foque-se nos desportos de resistência;
  • Natação é sempre uma excelente opção;
  • Poderá andar uma hora por dia;
  • Mexa-se;
  • Pedale numa bicicleta;
  • Realize sessões de fitness no ginásio ou em casa.
Deve praticar desporto com acompanhamento adequado
Pratique os exercícios corretos com o acompanhamento de um profissional. | Fonte: Pixabay

Supere a obesidade com apoio de personal trainer outdoor

O excesso de peso afeta 1,4 bilhão de pessoas com 20 anos ou mais em todo o mundo, segundo a OMS. Estima-se que até 2030, vão ser cerca de 3,3 bilhões a sofrer de excesso de peso. Por isso, se pretende queimar a gordura a mais, saiba desde já que poderá optar por aulas de ginástica suaves, bem como seguir uma dieta saudável.

As pessoas com um índice de massa corporal acima de 25 são consideradas com excesso de peso e se tiverem mais de 30, são consideradas obesas. Nada é definitivo na vida e, por isso, a pessoa diagnosticada com obesidade pode superar este problema de saúde e obter um corpo magro e refinado.

Como?

Muito simples: através do desporto, de modo a melhorar a condição física!

O personal trainer outdoor irá adaptar o programa de emagrecimento de acordo com o tipo de corpo, a sua morfologia e os objetivos traçados. Tenha atenção que a perda de peso não precisa de ser imediata!

Mais importante do que ter um corpo perfeito, igual ao de atletas profissionais, é importante que recupere a capacidade física e mental através de um treinador concentrado na sua perda de peso.

Para atingir este objetivo, é importante que siga também um plano alimentar otimizado e que seja capaz de alinhar isso às atividades desportivas. Não interessa o que esteja a praticar. Pode ser natação, aeróbica, zumba, musculação, caminhada, triatlo, etc.

Os benefícios do desporto em relação à obesidade são inúmeros.

Também está provado que a prática desportiva regular é capaz de acabar com as gorduras e alimentar os músculos. Ou seja, será capaz de eliminar a celulite, reduzir as medidas e acelerar a perda de peso.

Não se deixe enganar! Para acabar com a obesidade precisará de muita disciplina e comprometimento. Mas, como em tudo, com determinação, conseguirá alcançar os resultados com rapidez.

Deixamos algumas dicas para ajudar a realizar um treino bem-sucedido:

  • O esforço deve ser adaptado à sua condição física;
  • Lute contra um estilo de vida sedentário, ande diariamente, evite sentar-se quando não é necessário, respire, exercite-se;
  • Faça dois ou três treinos por semana de alguma modalidade específica, como artes marciais ou natação;
  • Tenha uma dieta saudável e equilibrada;
  • Não fume ou beba bebidas alcoólicas.

Tenha atenção ao exagero! Não deve realizar esforços muito intensos ou movimentos bruscos, especialmente se vier de um período de sedentarismo. Os movimentos rápidos podem causar lesões irreversíveis e provocar a morte!

Destes riscos, enumeramos os seguintes:

  • Sofrer um acidente cardiovascular;
  • Desenvolver distúrbios metabólicos e respiratórios;
  • Risco de pressão alta;
  • Dores articulares;
  • Má postura;
  • Magoar-se.

O exercício é importante, mas deve decorrer de um modo regular, de acordo com as capacidades cardíacas e respiratórias da pessoa que sofre de obesidade, e com a supervisão do personal trainer outdoor.

Profissional com curso para personal trainer pode ajudar no combate aos diabetes

Em Portugal, mais de 60 mil casos de diabetes são diagnosticados todos os anos. 

O crescimento dos diabetes é uma tendência mundial. Sabe-se que em 10 anos aumentou 61,8%. Por isso, é muito importante que seja dado a devida atenção a este problema de saúde, praticando atividade física e pensando muito num treino adaptado aos diabetes.

Os diabetes, quando detetados, não devem ser tratados como algo simples. É um problema de saúde grave que exige toda a seriedade. Trata-se de um distúrbio de glicose que resulta de disfunção pancreática na secreção de insulina ou de uma incapacidade da insulina para entrar no tecido muscular (a hormona da glicose no sangue, em seguida, regressa para a corrente sanguínea).

A pessoa portadora de diabetes está, portanto, sujeita a hipoglicemia ou hiperglicemia, pois o corpo humano é incapaz de regular os níveis de glicose no corpo sozinho.

Uma atividade desportiva, praticada com um profissional com curso para personal trainer, vai ajudar a combater os diabetes.

No entanto, antes de arrancar com aulas ou praticar alguma atividade desportiva, deve realizar um check-up com o seu médico para limitar o risco de ocorrência de um acidente vascular cerebral.

O médico irá ajudar também a escolher o ritmo e a intensidade do desporto que deve praticar, para prevenir a hiperglicemia e a hipoglicemia. Também irá orientar no tipo de precauções que deve tomar, como por exemplo, a dose de insulina a injetar.

O exercício físico, quer seja realizado em casa ou no ginásio, permite a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Sabe-se que duas horas depois da realização de um treino, o corpo apresenta muito menos glicose do que meia hora antes de começar a exercitar-se.

Para além disso, ao praticar desporto, seja um treino de cardio, musculação ou uma modalidade, está sempre a prevenir o aparecimento de diabetes.

As gorduras são eliminadas pelo desporto que impede a entrada de glicose nas células e deixa a produção de insulina mais eficiente. Para quem sofre de diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2, os efeitos terapêuticos de tratamento são garantidos.

As pessoas diabéticas devem começar a praticar desportos de baixa intensidade e irem progressivamente para práticas que exijam esforço mais prolongado.

A corrida é um excelente exercício cardio.
A corrida é um excelente exercício cardio. | Fonte: Pixabay

Otimize o tratamento da depressão com um personal trainer outdoor

Se pretende ser mais feliz e otimista, deve começar já a praticar desporto com regularidade.

Sempre que pratica desporto, irá sentir-se logo após o treino com uma sensação de autoconfiança e com melhor saúde a nível mental e físico.

Para além disso, o desporto tem influência na química do corpo e torna-se um grande antidepressivo completamente natural, sem apresentar qualquer efeito colateral.

Com o acompanhamento do seu personal trainer outdoor no seu treino, o seu corpo libertará neurotransmissores, como a endorfina, dopamina, melatonina e serotonina, que são responsáveis pela regulação das emoções, do bem-estar e da felicidade.

Geralmente, quem sofre de depressão apresenta uma quantidade insuficiente dessas hormonas e ao praticar desporto vão estimular a sua produção e assim recuperar algum equilíbrio emocional.

A socialização é outro dos benefícios do desporto, depois de um período de isolamento. Irá conhecer outras pessoas, ganhar mais autoconfiança e assim lidar melhor com os períodos de stress.

Existem muitos níveis de depressão, mas alguns dos portadores são capazes de se isolarem em casa e afastarem-se da vida social. Uma simples caminhada pode revelar-se insuperável para essas pessoas.

Um coaching desportivo também ajuda neste tratamento isento de remédios, ajudando a controlar e combater a depressão. As atividades desportivas libertam o tecido do músculo, aumentam o nível de oxigénio no corpo e criam um equilíbrio eficaz.

O desporto é, por isso, algo que ajuda a combater a depressão e conduz à recuperação da saúde.

Evite medicamentos e trate depressão de um modo natural.
Um personal trainer ajuda a combater a depressão de um modo natural e não medicamentoso. | Fonte: Pixabay

Contrate online personal trainer para prevenir recorrência do cancro

O cancro também pode ser combatido através do desporto. A prática desportiva com regularidade pode contribuir para limitar as reincidências da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante e após o tratamento.

As células regeneram com o desporto. Para além disso, também diminui o crescimento das células cancerígenas que o sistema imunológico não consegue detetar.

O personal trainer também tem um papel crucial no tratamento do cancro! Um plano de treino desportivo personalizado pode ajudar a evitar certas recorrências.

Por isso, saiba que o desporto e a contratação online personal trainer vão ajudar um paciente oncológico em diversos níveis:

  • Diminuir o nível de citocinas no sangue, o que reduz a sensação de fadiga permanente;
  • Impede o aumento do peso, um elemento que contribui para a recorrência;
  • Reduz a destruição dos músculos relacionados com o enfraquecimento da doença.

Diversas investigações científicas, nomeadamente os da Cami Sport and Cancer, especificam os benefícios do desporto contra o cancro.

Um estudo, publicado em 2016, que incidia sobre mulheres com cancro da mama, mostrou que perto de 99% dos pacientes melhoraram a qualidade de vida e bem-estar e 83% descobriram outras oportunidades para curar, reduzindo a fadiga e dor.

O desporto praticado com regularidade apresenta os seguintes benefícios:

  • Diminui o risco de reincidência em 50%;
  • Prepara o corpo para tratamento;
  • Limita complicações pós-operatórias;
  • Luta contra o cansaço;
  • Melhora a taxa de sobrevivência.

Um corpo que esteja a exercitar liberta muitas hormonas, como a dopamina, serotonina e melatonina, que ajudam as células saudáveis ​​a atacarem melhor as células cancerosas.

Não precisa de focar-se em obter um corpo atlético, mas o seu programa de treino irá ajudar a reduzir o cansaço e apoiará nos tratamentos de imunoterapia ou quimioterapia.

Quem pensa que o cancro impede um paciente de praticar um desporto, tem de mudar de mentalidade! Pesquise e conheça melhor o percurso de Lance Armstrong e Eric Abidal nas suas lutas contra esta doença.

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Maria

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