Tomou a decisão de finalmente iniciar a sua atividade desportiva, de melhorar a sua saúde, de se sentir melhor com o seu corpo. É uma grande vitória só por si! Agora deve pensar se o ideal é inscrever-se num ginásio, ou recorrer a uma ajuda mais adaptada recorrendo a um profissional dedicado inteiramente a si, que pode até ser um personal trainer ao domicílio!

Há inúmeras opções de aulas de grupo, além do típico treino com pesos e máquinas. O difícil mesmo é escolher em consciência qual será o melhor para o seu caso. Mas felizmente estamos aqui para ajudar a esclarecer alguns pontos essenciais que vão facilitar a sua decisão.

Iniciar a mudança de mentalidade

O simples facto de recorrer a um personal trainer para o seu treino, já vai ser impulsionador da sua motivação. No início é difícil criar o hábito de treinar, e ao gerar o compromisso com o profissional, mais fácil fica não falhar. Além disso, este vai ser o seu melhor aliado, porque vai ter como objetivo melhorar a sua performance e obter o melhor rendimento do seu esforço com o fim de lhe dar o cumprimento dos objetivos que traçou.

Ao estar lado a lado com um profissional vai também diminuir significativamente o seu risco de lesões, e encurtar o tempo de treino, sendo este mais eficaz. É altamente recomendado às pessoas com tendência a desistir do treino ao final de pouco tempo, ou que apenas não apreciam exercitar-se mas têm consciência que a saúde beneficia desta prática.

A grande maioria no entanto, dedica-se ao desporto por questões meramente estéticas. A vontade de ter a barriga lisa, as pernas definidas, os braços afinados. Mas este aspeto visível é apenas a ponta do icebergue.

A real diferença é a nível da sua saúde. Esta vai ser a maior beneficiada com o seu esforço dia após dia, e vai sentir melhorias no seu estado de espírito, bem como naturalmente as diferenças no seu corpo, o que vai melhorar consideravelmente a sua sensação de bem estar e felicidade.

O apoio de um bom profissional é fundamental
Com boas orientações o objetivo fica mais próximo. | fonte: Pixabay

É essencial o papel do personal trainer nesta transformação pessoal. Vai ser o elemento que além do corpo, vai conduzir a sua mente a um estado de motivação absolutamente essencial ao cumprimento dos seus objetivos. Mas como faz isto? Simples, vai conseguir transmitir-lhe através da sua paixão, que tudo fica mais fácil quando compreendemos o que fazemos. Vai explicar-lhe o propósito de cada exercício, vai explicar-lhe cada técnica e em como esta vai trazer benefícios ao seu treino, e vai transmitir-lhe tantos outros conhecimentos que farão sentido para si, e agirão como impulsionadores da sua vontade de prosseguir com os treinos.

Vai fazer com que compreenda os valores do desporto e o que estes podem fazer pelo seu dia a dia, tal como a disciplina, a superação, o foco, a determinação. Estes são valores que transversalmente são aplicáveis à sua vida e vão melhorar a sua performance em tudo que os aplique.

Cada objetivo tem o seu treinador

Tal como na medicina existe o médico de clínica geral, que tem competência transversal e conhece um pouco de tudo na medicina, recorrendo aos profissionais especializados quando o caso requer um tratamento específico, o mesmo sucede no campo do desporto.

Os profissionais desportivos estão aptos a prestar apoio de acordo com os diferentes objetivos dos seus alunos, e com toda a competência para tal. Estudaram o corpo humano e o seu comportamento. Sabem com detalhe o que sucede com cada músculo ou tendão. No entanto existem as especialidades, e aqui deve ver qual será o treinador mais bem adaptado à atividade que lhe interessa, caso esta seja algo mais específico (como por exemplo o yoga, o boxe ou mesmo o fisioculturismo).

Para cada objetivo, deve ser traçado o plano adaptado.

Quero definir os meus músculos

Um dos objetivos mais difíceis de obter, devido ao esforço que requer. É muitas vezes o motivo de desistência dos treinos, devido à impaciência pela revelação dos resultados.

Aqui e necessário ganhar a chamada "massa magra". Mas o que é isto? É o somatório das massas constituintes do nosso organismo, nomeadamente líquidos corporais, órgãos vitais, ossos, tendões, músculos e ligamentos. Resumidamente, se não é gordura, é massa magra!

Um personal trainer não lhe permite desistir!
O seu personal trainer vai garantir que consegue alcançar os seus objetivos! ! fonte: Pixabay

Uma vez que a massa muscular está incluída nesta chamada massa magra, queremos vê-la aumentada, e é este o foco de trabalho da definição muscular.

É fundamental recorrer a um personal trainer para este objetivo, pois será quem mais facilmente pode ajudar a que esta difícil tarefa seja cumprida. Vai garantir que cada músculo é trabalhado da forma adequada, que os exercícios são bem executados, evitando a lesão, e que os treinos são adaptados para não se tornarem repetitivos e aborrecidos, e assim evitar a desistência precoce.

Quero perder peso

Aqui é absolutamente essencial combinar a prática de atividade desportiva com a alimentação equilibrada. Felizmente, há agora uma nova tendência ao surgimento de profissionais de desporto, devidamente capacitados para este apoio mais transversal.

Há personal trainers que estão habilitados a prestar-lhe um serviço que alia a prática de exercício físico bem adaptado a si, e consequentemente investem na mudança de comportamentos e hábitos negativos relacionados com a sua alimentação. A sua capacidade de aceitar esta ajuda vai ser fator decisivo para o sucesso! No longo prazo devem ser adquiridos bons hábitos alimentares, e eliminados os que vão sabotar a obtenção do seu objetivo.

Se conseguir manter-se nesta rota de sucesso, vai rapidamente verificar as mudanças no seu corpo e na sua mente, sentindo vontade de continuar em vez de desistir! E o seu personal trainer vai estar sempre ao seu lado com orientações válidas, que vão guiar a sua viagem até à sua meta final com muita motivação.

Vai beneficiar com o recurso a consultas de nutrição!

Preciso perder peso, por questões de saúde

Em todo o mundo dito mais industrializado e cosmopolita, vemos uma tendência para a obesidade. Curiosamente é nesse mesmo ambiente que as pessoas mais se importam com a sua imagem, e onde o excesso de peso é mais ativamente alvo de combate pelas mais diversas formas.

Se virmos a nossa realidade com mais atenção, e de acordo com os dados da OCDE, em Portugal, cerca de 67,6% da população acima dos 15 anos, tem excesso de peso. A questão estética aqui passa para segundo plano. A real preocupação é com o facto de a saúde ser afetada com esta realidade. Os principais fatores de risco são a propensão a problemas de ordem cardiovascular, respiratória, diversas formas de cancro e diabetes.

O foco do personal trainer aqui será muito além da estética. Vai ter um foco absoluto em melhorar a sua condição de saúde, conferindo qualidade e bem estar a um corpo que tem vindo a ser alvo de agressões. E pode ser bastante desafiante conseguir levar esta tarefa adiante. Por vezes há hábitos e comportamentos muito enraizados que condicionam todo o esforço necessário. Escute o seu treinador, confie na sua capacidade de resiliência, e permita-se a melhorar a sua vida!

Vou para o ginásio ou contrato um PT?

Qualquer alternativa é válida, desde que se torne uma pessoa ativa! Em todo o caso, deve considerar alguns fatores.

Se pretende ser uma pessoa ativa, sem nenhum objetivo de maior, ir ao ginásio é suficiente e tem diversas opções que lhe vão permitir praticar a sua atividade favorita e sentir-se bem consigo.

Caso pretenda algum objetivo mais específico, vai sempre conseguir obter melhores resultados com a orientação de um profissional qualificado.

Outra situação a ter em consideração é o valor até onde está com disposição de investir. Deverá avaliar o custo-benefício da sua decisão. Por vezes gastar mais dinheiro num curto espaço de tempo, custa menos que gastar pouco dinheiro ao longo de muito tempo. Vai sempre depender do seu objetivo final.

Treinar no ginásio

Aqui tem um sem fim de atividades, equipamentos e profissionais. Por vezes pode ainda beneficiar de alguns extras como piscina, spa, estética e outros mais.

Use todos os equipamentos adequados!
Use sempre equipamentos adequados à sua prática desportiva. | fonte: Pixabay

Tem tantas opções que o difícil mesmo é escolher o que quer fazer! Mas a variedade de opções é aliciante, porque lhe permite diversificar e assim manter a sua motivação tanto quanto possível para regressar de novo. Outro fator de relevo é o preço. Por regra o valor é fixo, e inclui o acesso a todos os serviços disponíveis no ginásio, sem compromissos e na sua ordem de tempo e vontade.

Personal trainer ao domicílio

No conforto do seu lar, pode beneficiar de todo o conhecimento de um profissional devidamente qualificado, que vai escutar com toda a atenção as suas pretensões e criar um plano para que atinja o seu objetivo, da forma mais eficaz.

Este tipo de treino é altamente motivador e os resultados ficam evidentes num espaço de tempo bastante reduzido. É um treino elaborado com base nas suas características únicas, e adaptado ao que deseja obter como resultado final. Como este profissional está sempre consigo a cada treino, pode ir adaptando alguns exercícios por forma a melhorar a sua performance, ou apenas para evitar que se aborreça, substituindo-os por outros.

Em todo o caso, o que vai acontecer é que os resultados serão bem mais rápidos do que poderia antecipar, e a sua motivação para continuar vai disparar ao ver o seu reflexo no espelho dia após dia.

Naturalmente o valor desta atividade é diferente da convencional mensalidade de ginásio, mas deve sempre avaliar, conforme referido antes, qual o custo-benefício no seu caso em particular.

Que critérios avalio para escolher o meu treinador

Deve considerar sempre os seus objetivos como o foco principal.

Ao procurar por um personal trainer online, vai ter acesso ao perfil de cada um dos profissionais. Vai poder ver a sua educação, a experiência, bem como as áreas de especialização que desenvolveu ao longo da sua carreira. Aqui fica para si mais claro escolher o profissional que vai de encontro ao que pretende atingir.

Pesquise online pelo seu treinador
Quando necessitar, pode procurar online pelo personal trainer que melhor se adapta a si. | fonte: Pixabay

Outro fator a considerar pode ser o preço, que vai variar de acordo com diversos fatores, nomeadamente a sua experiência, as suas habilitações e especializações, e os resultados comprovados que conseguiu.

Como selecionar um personal trainer online?

Tal como em qualquer pesquisa, para encontrar o seu treinador, deve colocar os critérios que procura.

Normalmente vai iniciar por pesquisar pelo seu local de residência. Por exemplo, irá colocar no motor de busca "personal trainer Porto" ou "personal trainer Lisboa", e assim sucessivamente. Dos resultados obtidos, terá uma lista de profissionais por proximidade que poderá explorar de acordo com outros critérios que entenda relevantes.

Poderá aplicar o critério de preços e verificar os valores praticados entre eles, colocando o filtro "personal trainer preços" ou até mesmo "quanto custa um personal trainer".

Pode ainda pesquisar de acordo com a formação e especialização de cada profissional por forma a melhor satisfazer a sua necessidade de atingir determinado foco desportivo, como por exemplo "personal trainer karaté", para encontrar o seu Mr. Miyagi.

As hipóteses são inúmeras e na verdade vai apenas depender da sua vontade para encontrar o treinador mais adequado a si. Pesquise, explore e contacte. Quem sabe este não é o seu ano de mudança!

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Raquel

Apaixonada pela vida, e pela beleza das coisas. Acredito que há sempre espaço para saber mais, e que esse conhecimento a determinada altura nos é muito útil.