A hipertensão arterial é um "assassino silencioso". Dissimulado e indolor, é uma doença crónica que afeta em Portugal cerca de 36% da população adulta e está associada a diversas doenças e situações clínicas, como o AVC, que é uma das principais causas de morte e de incapacidade.

Para além dos fatores de hereditariedade, os maiores responsáveis são o álcool, tabaco, obesidade, stress, sedentarismo, diabetes tipo 1 e tipo 2 e os patógenos que contribuem para causar aterosclerose, ou seja, a obstrução ou mesmo trombose de artérias e vasos sanguíneos.

Fator de risco para doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, a hipertensão não pode ser curada, mas pode ser tratada muito bem.

Mas ainda é difícil detetar, já que não sentimos o músculo cardíaco crescer, perder a eficiência e acabar.

O tratamento da hipertensão arterial, quando diagnosticada, envolve três atores principais:

  • O hipertenso, que deve adotar um estilo de vida melhor (diminuir o consumo de sal e sódio, de álcool, parar de fumar e praticar desportos);
  • O médico, que aconselha o paciente hipertenso, prescreve medicação e fornece acompanhamento regular ao paciente;
  • O personal trainer online que desenvolve um programa de treino desportivo personalizado adaptado ao metabolismo do hipertenso.

É precisamente este último ator que vamos falar neste artigo, bem como o impacto da atividade física no tratamento da hipertensão arterial. Não hesite mais e contrate alguém com cursos de personal trainer.

Se sofre de hipertenção, pratique exercícios adequados
Pratique os exercícios corretos e controle a sua pressão arterial. | Fonte: Unsplash

Um profissional com curso personal trainer online pode ajudar a combater a hipertensão?

Trata-se de uma verdade inegável! A atividade física reduz o risco de contrair doenças cardiovasculares.

Hipertensão: formigueiro, falta de ar, fadiga? Está a sentir alguma destas situações? Então, precisa de consultar um médico com urgência!

Muitos de nós já atingem o "limiar crítico" com a idade entre 30 a 35 anos, mas a energia gasta pelo músculo cardíaco aumenta sistematicamente com a idade.

Praticar atividade física ou desportos como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta tem muitos benefícios para a saúde com riscos muito baixos. O desporto ajuda a evitar que a massa muscular e a capacidade respiratória percam força após os 50 anos de idade! Não existem dúvidas: praticar desportos na sala de ginástica, em casa ou ao ar livre são benéficos em todas as idades.

Um exemplo que mostra como o treino desportivo regular previne a ocorrência de pressão alta: Ed Whitlock, um corredor canadense de 85 anos, conseguiu manter a duração da maratona de Toronto em 3 horas e 56 minutos, aproximadamente o mesmo tempo que um jovem de 30 anos!

Ser sedentário aumenta a oxidação de células viáveis ​​no corpo, causa retração do tecido muscular e promove a inflamação. Por outro lado, a atividade física promove a circulação sanguínea e regula os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.

E, além disso, o coração fica muito menos cansado quando treina regularmente. Portanto, as atividades desportivas contribuem muito para reduzir as doenças cardíacas.

A hipertensão arterial é perigosa para a saúde, pois acarreta riscos de insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e derrame.

Um estudo americano, realizado em 2012 com 6 mil adultos, confirma que o exercício regular reduz o risco de hipertensão. O estudo conclui que indivíduos com história familiar de hipertensão arterial reduziram em 34% o risco de apresentar pressão alta quando se exercitavam regularmente.

A atividade física deve ser suficientemente moderada, sustentada e regular. Sempre com a supervisão de alguém com curso personal trainer online.

Seja para perda de peso, para aliviar o stress, para curar o vício do tabaco, voltar à atividade física ajudará a reduzir a pressão alta, mas resultados significativos só virão depois de pelo menos três semanas de treino desportivo!

Descubra as virtudes do desporto para o controlo da depressão.

Insira o desporto na sua rotina diário o mais cedo possível
É importante praticar desportos desde cedo. | Fonte: Unsplash

Hipertensão: uma pessoa com emprego personal trainer ensinará as precauções a tomar antes de um treino desportivo

Antes de contratar alguém com emprego personal trainer é recomendável realizar um check-up no seu médico. Quem já não fez um teste de pressão no médico?

Porquê?

Porque depois de um longo período de sedentarismo, é preciso que a saúde seja bem avaliada no check-up, especialmente para a pressão alta, condição que é indolor, sorrateira e latente.

Os ataques cardíacos também podem ser silenciosos: os sintomas nem sempre são sentidos. Daí a importância de consultar um médico que medirá a pressão arterial.

Deixamos algumas recomendações a seguir antes de procurar pela experiência de um profissional com emprego personal trainer para criar o seu treino personalizado:

  • Procure orientação médica, para analisar a sua capacidade individual de esforço físico;
  • Realize uma ecocardiografia, ou seja, uma avaliação cardiovascular adaptada ao tipo de desporto que pretende;
  • Meça a pressão sanguínea com um aparelho de pressão arterial uma vez por ano;
  • Evite atividades desportivas muito intensas, rápidas e violentas para o seu corpo;
  • Faça entre 3 a 4 treinos semanais, entre 30 minutos a uma;
  • Escolha um desporto que envolva períodos de esforço e fases de descanso;
  • Meça a sua frequência cardíaca durante o exercício usando um medidor de pulso e fazendo uma pausa se o número estiver muito alto (linha de base = 180 - idade);
  • Não negligencie o aquecimento antes do esforço físico e os alongamentos após a atividade desportiva;
  • Na ausência de uma atividade desportiva contínua ou intensiva, mova-se um pouco a cada dia. Favorecer a caminhada até ao autocarro, as escadas em vez das escadas rolantes, trocar o metro pela bicicleta são exercícios que pode adotar no seu dia a dia;
  • Faça exercícios respiratórios: o desporto reoxigena o corpo e evita a isquemia. A respiração é essencial para a circulação sanguínea e para o preenchimento dos vasos sanguíneos com oxigênio. Inspire e expire cinco segundos de cada vez por cinco minutos;
  • Tenha três refeições equilibradas por dia (frutas e vegetais orgânicos para um programa nutricional saudável);
  • Hidrate abundantemente o seu corpo durante e após o esforço físico, para reabastecer a supressão de água no sangue.

É muito importante considerar a sua saúde como a sua prioridade, pois precisa de se dedicar a isso antes de iniciar, por exemplo, um processo de emagrecimento ou de fortalecimento muscular.

Para ler também: o desporto e o cancro são compatíveis?

Importante que se alimente bem
Tenha uma alimentação regrada e equilibrada. | Fonte: Unsplash

O personal trainer Portugal apresentará as virtudes do desporto quando sofre de hipertensão

Quando tem a pressão alta, pode pensar que praticar desporto não será a melhor ideia porque acelerará muito o ritmo de um coração já ineficiente. Mas a verdade é a oposta, porque a falta de atividade física é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial.

Infelizmente, alguns atletas, mesmo os profissionais, têm a pressão alta: as causas dessa doença também são hereditárias, para aqueles com histórico familiar, e estão fortemente relacionadas com o estilo de vida (consumo de tabaco e álcool). As crianças com pais hipertensos têm duas vezes mais hipóteses de ter pressão alta. O peso da hereditariedade é importante.

Mas como podemos ir contra isso? Ao praticar desporto, para afastar a possibilidades de morte precoce!

A atividade física e o desporto são, portanto, uma boa dupla pela sua saúde, mesmo quando os fatores de família existem!

Com o risco de ser redundante, o desporto é um tratamento natural contra a obesidade e o excesso de peso, ambos fatores de risco para a hipertensão.

Se faz natação, musculação, fitness, caminhadas, ciclismo ou corridas, o desporto queima gordura e acelera a perda de peso, mantendo a massa muscular.

Para além disso, o esforço físico, além de diminuir o açúcar no sangue do corpo e prevenir a diabetes, traz muito oxigênio no sangue e nos músculos. Os riscos de isquemia e deficiência sanguínea são, portanto, reduzidos.

Os desportos de resistência adaptam o sistema cardiovascular, e o esforço alternado com o descanso ajuda a reduzir a pressão arterial.

Muitas vezes pensa-se que recorrer ao treino desportivo serve apenas para afinar a silhueta, emagrecer ou conquistar músculos para o corpo.

Mas, a verdade, é que a atividade física ajuda a fortalecer as paredes das artérias e as válvulas cardíacas.

A prevalência de doença cardiovascular é, portanto, reduzida com o desporto. Existe uma queda de 2 mmHg na pressão arterial sistólica, o que pode reduzir a mortalidade por AVC em 6%!

Não perca mais tempo e contrate um personal trainer Portugal.

A natação é um dos desportos mais completos
Nadar é um ótimo exercício de cardio. | Fonte: Unsplash

Um profissional com curso personal trainer online ajudará a escolher o melhor desporto quando tem pressão alta

Que desporto deve então escolher? Uma caminhada semanal já uma boa atividade física contra a hipertensão!

Se não pudermos eliminar completamente a hipertensão assim que for comprovada, os médicos desportivos e o profissional com curso personal trainer online recomendam a prática de desportos de resistência.

É necessário fugir dos desportos onde é preciso bloquear a respiração, mesmo que de maneira muito curta, pois provocará picos de batimento cardíaco, aceleração das pulsações e, a prazo, riscos para cansar um coração já frágil.

Será melhor escolher um desporto cuja intensidade seja compatível com as suas capacidades respiratórias e o seu sistema circulatório.

Em resultado, é compreensível que uma pessoa hipertensa se sinta melhor nas artes marciais e no atletismo, focando-se nas atividades desportivas que mobilizam esforços mais longos e não intensos:

  • A caminhada rápida;
  • Ténis;
  • Natação;
  • Andar de bicicleta;
  • Yoga;
  • Judo, karaté ou taekwondo, por exemplo.

As pessoas sedentárias e idosas são aconselhadas a caminhar pelo menos 30 minutos por dia. Aqui vão algumas sugestões simples para alcançar esta meta:

  • Ir trabalhar a pé;
  • Descer do autocarro mais cedo do que o habitual;
  • Dar um passeio no bairro;
  • Percorrer com o cão distâncias maiores.

Um bom programa de treino hoje pode prevenir uma embolia pulmonar daqui a dez anos!

Aproveite para perceber também se os desportos são recomendados para pacientes diabéticos.

 

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Maria

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