Em Portugal, mais de 60 mil casos de diabetes são diagnosticados todos os anos.

O excesso de peso, a obesidade, uma dieta pobre, o sedentarismo e a baixa atividade física são os primeiros fatores de risco para esta doença crónica. Portugal regista entre 60 mil a 70 mil novos casos de diabetes todos os anos - a maioria do tipo II - e cerca de 8% da população está registada como tendo a doença.

A diabetes é uma doença de assimilação, utilização e armazenamento de açúcares fornecidos pelos alimentos. Isto resulta num alto nível de glicose no sangue, a chamada hiperglicemia.

Existem dois tipos de diabetes:

  • diabetes tipo 1, chamado diabetes insulino-dependente, que afeta 6% dos pacientes;
  • diabetes tipo 2, que afeta 92% dos pacientes;
  • o terceiro grupo é o da diabetes gestacional, que pode ou não persistir após o parto.

Os efeitos da diabetes, que resulta numa falha de regulação entre a insulina e o glucagon - ambas hormonas que podem reduzir o nível de glicose no sangue – pode, no entanto, ser limitado pelo melhor tratamento não medicamentoso que é a atividade física! Sim, o desporto pode ajudar no combate à diabetes.

Ficou provado que as atividades desportivas ajudam a reduzir o risco de acidentes de saúde, especialmente para pessoas com diabetes, porque os seus vasos sanguíneos são mais frágeis do que as pessoas não doentes.

Neste artigo, o Superprof concentra-se no desporto personalizado e na saúde, procurando saber qual o impacto que o treino desportivo tem sobre a diabetes. Também é importante que comece já a pensar em contratar um profissional com cursos de personal trainer.

Exercícios de baixa intensidade são muito aconselhados
Os exercícios com baixa intensidade são muito indicados pelos profissionais de educação física. | Fonte: Pexels
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Mesmo com personal trainer em casa deve consultar antes o médico se sofre de diabetes

Antes de realizar uma inscrição no ginásio ou encomendar um treino desportivo de sessões em casa, é importante procurar aconselhamento médico.

Porquê?

Por um lado, porque pode pensar que está tudo bem com sua saúde e, sem saber, descobrir que tem uma doença grave e indolor. Nós não sabemos necessariamente que a nossa saúde está ameaçada!

Por isso, é reconfortante realizar um check-up para limitar o risco de acidente vascular cerebral durante o esforço físico.

Em segundo lugar, se já sabe que tem diabetes, uma consulta médica antes de começar um treino desportivo pode determinar qual o melhor desporto para a doença.

O médico poderá ajudar nas seguintes situações:

  • Determinar o ritmo e intensidade do desporto;
  • Evitar episódios de hiperglicemia ou hipoglicemia;
  • Considerar a realização de um teste de stress;
  • Transmitir as precauções que deve tomar;
  • Verificar a ausência de contra-indicações com outros medicamentos prescritos;
  • Mostrar a importância de manter um diário: monitorar o açúcar no sangue, as diferenças na dieta, observar a ocorrência de desconforto, etc.;
  • Ensinar a ajustar a dose de insulina para injetar de acordo com a intensidade da sessão.

A mudança melhorará, inevitavelmente, a condição física e a glicemia da pessoa com diabetes tipo 2.

A vantagem de consultar um médico antes de encontrar o seu treinador desportivo é que, se a pessoa com diabetes tiver uma história familiar, o profissional médico orientará o seu paciente para um tratamento adequado a ser seguido durante o esforço.

Se o desporto é usado como tratamento para o diabetes tipo 2, o ritmo e a intensidade do desporto - dependendo dos níveis de glicose no sangue - devem ser respeitados, assim como o tratamento nutricional e a dosagem dos medicamentos.

O personal trainer em casa e o seu médico devem estar, por isso, sintonizados.

Os alimentos que ingerem podem ajudar a combater os diabetes.
A dieta é parte essencial do seu tratamento de diabetes. | Fonte: Pexels

Depois de contratar personal trainer online Portugal, aprenda algumas dicas antes de praticar desporto

O conselho número um para pessoas com diabetes, embora provavelmente já estejam conscientes, seria monitorizar sistematicamente os níveis de glicose no sangue em jejum durante e após o exercício.

É um pouco como os espelhos no carro que ajudam a evitar qualquer acidente.

Se sofre de diabetes, conheça algumas dicas que deve seguir ao realizar exercícios:

  • Peça conselhos médicos, especialmente se tem sofrido de sedentarismo por um longo tempo;
  • Evite esforços violentos a curto prazo, como correr, andar de bicicleta ou jogar ténis, sem fazer pausas regulares;
  • Tenha no seu bolso um pequeno lanche, para evitar qualquer desconforto ou risco de crise hipoglicémica;
  • Tenha sempre consigo o telemóvel para tirar anotações e manter contato em caso de emergências;
  • Informe a sua família ou qualquer pessoa à sua volta, antes de realizar um exercício físico ao ar livre;
  • Não hesite em partilhar os seus sentimentos com o seu personal trainer online Portugal. Está perante um profissional formado em educação física que conseguirá entender e perceber bem a sua condição de saúde;
  • Tente manter sempre o seu corpo bem hidratado após a realização de uma sessão de treino;
  • Adote um programa de nutrição específico. Procure um bom profissional de nutrição e planeie bem a sua dieta. Conseguir controlar o seu menu diário pode ajudar a criar um estilo de vida saudável.

Se tem diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2, o distúrbio glicémico não deverá ser de modo algum negligenciado e deve medir sempre o seu nível de glicose no sangue.

Descubra também como um personal trainer online Portugal pode ajudar num tratamento de depressão.

Natação fortalece o corpo
Pratique exercícios que fortaleçam o seu corpo. | Fonte: Pexels

Uma pessoa com curso para personal trainer irá mostrar os benefícios do desporto para diabéticos

Alguns distúrbios diabéticos são caracterizados por uma subprodução de insulina segregada pelo pâncreas quando os níveis de glicose aumentam no sangue após uma refeição. Estamos perante uma situação de diabetes tipo 1.

Quando tem diabetes, existem ainda mais motivos para levantar halteres do que quando não é dependente de insulina!

Os diabetes são caracterizados por uma falta de recetores nas membranas celulares. A insulina não entra nos músculos, e acaba por retornar ao sangue, o que leva à existência de muita glicose no sangue. Já mencionamos isso, mas voltamos a reforçar que praticar desportos ajuda muito a regular esta disfunção e a trazer bons níveis de saúde para os praticantes.

O desporto tem um efeito hipoglicémico: o corpo humano tem mais glicose no sangue antes de um treino desportivo de meia hora do que duas horas depois.

Claramente, as atividades desportivas - na sala de ginástica, em casa ou ao ar livre - influenciam a diabetes, já que reduzem o nível de glicose no sangue.

Quem não experimentou sentir um pouco de fome ou bastante sede depois de uma corrida relativamente intensa? Isto acontece porque o pâncreas e o fígado reclamam pela falta de açúcar e água após o esforço!

Seja num treino aeróbico, funcional, de alongamento ou praticando exercícios mais específicos como natação ou zumba, o importante é mover-se sempre para prevenir as complicações da diabetes.

A atividade física ajuda a estimular a entrada de glicose nas células musculares, porque o esforço envolvido aciona o consumo de mais energia. Por isso, as pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 podem reduzir a sua dose na bomba de insulina normal de acordo com as orientações do médico.

Para o diabetes tipo 2, qualquer tipo de desporto, tem benefícios terapêuticos porque torna mais eficiente a produção de insulina.

A prevalência de doenças cardiovasculares, diabetes, cancros (o desporto pode ajudar na remissão?) e obesidade é reduzida para os atletas porque o esforço físico ajuda a criar o tecido muscular enquanto queima as calorias nocivas para o corpo, além de eliminar toxinas.

Entretanto, o sobrepeso ou a obesidade também são fatores agravantes do diabetes: quanto maior a quantidade de gordura no corpo humano, mais o corpo necessita de insulina. Se o pâncreas não produzir insulina suficiente para atender a essa necessidade, a pessoa tem um alto risco de desenvolver diabetes! A gordura nas células impede a entrada de glicose nos músculos.

Qualquer perda de peso, mesmo que limitada, terá um efeito benéfico na prevenção do diabetes, doença muito comum em todo o mundo. Mas o que deve ser feito para perder peso? Já deve saber muito bem qual será a nossa resposta! Ter uma atividade física regular no seu dia a dia!

Para além de limitar os fatores de doenças vasculares, diabéticas e cancerosas, o atleta, que deixou para trás o sedentarismo, refinará ainda mais o seu corpo e ganhará uma sensação de bem-estar proporcionada por um trabalho físico bem feito!

Contrate uma pessoa com curso para personal trainer e comece já a obter uma melhor qualidade de vida.

O ténis é uma modalidade que atrai muitos adeptos
O ténis é uma boa opção para treinar com apoio personalizado. | Fonte: Pexels

Com ajuda de personal trainer em casa saiba que desportos escolher quando tem diabetes

Que tal contratar um personal trainer em casa?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de atividade física é um dos principais fatores de risco para doenças não transmissíveis (DNTs), como doenças cardiovasculares, cancro e diabetes.

A natação prevenirá com segurança um ataque cardíaco, hiperglicemia e também limitará os níveis de colesterol no sangue. É também um ótimo exercício na sua rotina, para além de ajudar muito na sua boa forma (o desporto é um ótimo aliado no combate à obesidade)!

Como já dissemos, as pessoas que sofrem de distúrbios glicémicos devem privilegiar os desportos de baixa intensidade, realizando esforços prolongados e controlados.

Não pratique uma atividade física muito precipitada e impactante. Nada de escaladas, saltos de pára-quedas, BTT radical ou mergulho!

Por outro lado, a pessoa que tem diabetes pode praticar outros tipos de desportos e manter a sua saúde:

  • Correr;
  • Caminhar;
  • Andar de bicicleta;
  • Natação;
  • Patinagem;
  • Ténis de mesa;
  • Ténis (amador, nada de se preparar para uma grande competição!);
  • Desportos coletivos (como futebol, voleibol, andebol, basquetebol, etc.).

No entanto, será muito importante garantir que estabelece metas razoáveis ​​com base no seu metabolismo e no tipo de diabetes que tem.

Finalmente, descubra se o desporto e a hipertensão são compatíveis.

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Maria

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