Segundo a OMS, a obesidade ou excesso de peso é definida como "uma acumulação anormal e excessiva de gordura no corpo que pode representar um risco para a saúde". Portugal ocupa o quarto lugar dos países da OCDE com população mais obesa.

E sabemos que a obesidade contribui para o risco de desenvolver patologias como diabetes, cancro ou doenças cardiovasculares. Para além de ser um perigo para a vida, a obesidade também se torna uma desvantagem física e psicológica.

Está provado que recorrer à prática desportiva representa uma maneira de entrar em forma, perder peso, desenhar o seu corpo e adquirir uma figura esbelta.

O desporto não faz perder peso apenas, mas envolve também um gasto energético significativo que queima as demais calorias acumuladas, elimina as toxinas e refina a sua silhueta.

Ter uma atividade física regular é, portanto, o complemento essencial de um estilo de vida saudável e uma perda de peso bem-sucedida e sustentável.

Então, como pode uma pessoa superar a obesidade? Muito simples! Basta contratar um treinador desportivo em casa, o chamado “personal trainer”. Trata-se de um verdadeiro profissional contratado para acabar com o excesso de peso dos seus clientes. Poderá contratar este personal trainer online.

Neste artigo, indicamos alguns aspetos importantes para superar a obesidade. Mas, sempre lembrando, que a saúde vem em primeiro lugar!

Correr faz bem à sua saúde
Correr é um excelente exercício aeróbico para a sua rotina desportiva. | Fonte: Pexels
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Combater a obesidade com personal trainer Portugal

O número de pessoas afetadas pela obesidade em Portugal está a aumentar constantemente. Mas antes de entrar nas estatísticas, vamos definir do que estamos a falar. Existe o excesso de peso, a obesidade e a obesidade mórbida.

Para poder avaliar o estado de saúde física dos pacientes, os médicos usam o Índice de Massa Corporal (IMC), que se refere à relação entre a massa corporal total e a altura ao quadrado.

Segundo a classificação da OMS, um IMC entre 25 e 30 indica que a pessoa está acima do peso. Entre 30 e 35, ela é moderadamente obesa. A obesidade é alta entre 35 e 40. Finalmente, para um IMC superior a 40, a obesidade é chamada de mórbida.

Uma pesquisa que avaliou adultos, mostra que o excesso de peso atinge 57,7% dos homens e 50,5% das mulheres. A obesidade está presente entre 19,6% das mulheres e 18,9% dos homens

A obesidade está relacionada, em parte, com o desequilíbrio energético criado entre as calorias consumidas e as gastas. A massa corporal aumenta à medida que a pessoa consome muitos alimentos sem praticar qualquer atividade física.

Mas a obesidade também pode ter origem genética, hormonal ou mesmo hereditária.

O último relatório Health at a Glance da OCDE indica que 67,6% da população portuguesa acima dos 15 anos tem excesso de peso ou é obesa.

Um personal trainer Portugal estará sempre atento ao seu IMC e irá avisar quando superar os 30. Isto irá evitar doenças cardiovasculares, diabetes, certos cancros e distúrbios musculoesqueléticos, como tendinite, lombalgia e fraturas por stress.

Natação ajuda a queimar calorias e a emagrecer
A natação pode ajudar na luta contra o excesso de peso. | Fonte: Pexels

Com personal trainer ao domicilio descobrirá as virtudes do desporto

Não importa! A pessoa que foi diagnosticada como obesa pode superar a sua obesidade. Não é necessariamente um mal intransponível.

Como poderá isso ser possível? Muito simples: basta melhorar a sua condição física!  Deste modo, o paciente também manterá a sua motivação e trabalhará regularmente para fortalecer seu corpo.

O programa de emagrecimento deve ser adaptado aos objetivos a serem atingidos e à morfologia de cada um. Daí o interesse de ter um coaching personalizado.

Também será necessário pedir uma opinião médica. O médico também será capaz de detetar qual o melhor desporto a praticar ou mesmo a evitar, dependendo do estado de saúde do paciente.

A perda de peso através do desporto não significa que irá esculpir o corpo para se equiparar a atletas de alto nível! Irá sim beneficiar de um programa feito sob medida por um experiente treinador e contando com o apoio médico e nutricional.

Iniciar uma atividade, por exemplo, encorajará o corpo a gastar o seu excedente de energia acumulado anteriormente. Estima-se que a energia gasta todos os dias por uma pessoa aumente em 30% se a prática do desporto for regular.

Deixamos aqui algumas das vantagens provocadas pela prática de uma atividade física:

  • Queima calorias;
  • Movimenta os músculos;
  • Ajuda a erradicar a celulite;
  • Elimina toxinas;
  • Tonifica o  corpo;
  • Melhora a sua condição física;
  • Recupera saúde;
  • Esculpe a sua silhueta;
  • Ganho de mobilidade;
  • Recupera a forma física (não ficará sem fôlego e aumentará o seu desempenho);
  • Aumenta o seu capital de saúde: um atleta está, teoricamente, em melhor forma do que uma pessoa obesa;
  • Ganha mais autoconfiança;
  • Mantém um peso estável.

Sim, mas então deve estar a perguntar-se que desporto praticar? Aqui estão algumas atividades desportivas que levam à perda de peso:

  • Andar e caminhar para construir o seu corpo sem muito stress;
  • Movimentar-se para ganhar resistência;
  • Dançar ou nadar para refinar todo o corpo;
  • Exercícios de ginástica localizados;
  • Aulas de fitness, como zumba e jump;
  • Saltar à corda.

O desporto é uma terapia muito boa contra a obesidade porque a gordura em excesso é queimada e os músculos são mais fortalecidos. Também o sistema imunológico ganha maior resistência.

Mas atenção! O desporto não é tudo! O treino de emagrecimento também deve atuar no nível nutricional e levar a adotar uma dieta saudável e equilibrada. E isso vale para os exames controlados e remédios sempre que necessário.

Adquirir um índice de massa corporal "normal", ou mesmo tornar-se magro através de uma atividade física regular com o seu personal trainer ao domicilio, aumentará consideravelmente a sensação de bem-estar à medida que os esforços e objetivos forem alcançados.

Pedalar para o trabalho é uma excelente maneira de realizar exercício
Que tal pedalar para o trabalho em vez de usar o carro? | Fonte: Pexels

Passos para superar a obesidade com personal trainer outdoor

Como lutar contra a sua obesidade para entrar em forma e ter uma figura esbelta através do desporto?

Que tal pensarmos em cinco etapas que vão ser trabalhadas em conjunto com o seu personal trainer outdoor?

É das pessoas que costuma acordar tarde ao domingo de manhã? Então está na altura de se mexer e começar a praticar algumas atividades!

Adapte o esforço à sua condição física

É claro que para conseguir alcançar resultados significativos em termos de perda de peso deve estabelecer objetivos razoáveis. É melhor desacelerar no esforço físico e não forçar muito quando as dificuldades são sentidas num exercício de fitness, abdominais, glúteos ou tonificação muscular.

É natural que uma pessoa obesa pretenda emagrecer rapidamente e, portanto, redobre os seus esforços para alcançar esta meta. Mas se o seu corpo não estiver à altura do treino, o esforço em excesso pode causar dor nas articulações ou até mesmo lesões graves.

O coaching personalizado é usado para isto mesmo: adaptar o seu esforço gradualmente e ir estabelecendo novas metas à medida que vai evoluindo.

Lute contra um estilo de vida sedentário

Sair do sedentarismo é a chave para um programa de treino de emagrecimento bem-sucedido.

Existem pequenas rotinas que pode criar no seu dia-a-dia para ajudar a combater o sedentarismo. Sempre que possível, tente caminhar ou pedalar em vez de usar o carro ou o transporte público. Isto permite que possa ir construindo a sua resistência de um modo suave e gradual. Se trabalhar a uma distância suportável do trabalho, vá a pé! O mesmo se aplica para ir ao supermercado, passear, etc.

Fique desde já a saber que caminhar é uma atividade fácil que queima até 350 calorias por hora, enquanto a imobilidade só queima 100 calorias!

Esta atividade é três vezes mais eficaz do que um estilo de vida sedentário! Portanto, é recomendável começar com pelo menos meia hora de caminhada por dia. Depois, pode aumentar para uma hora por dia de caminhada a um ritmo constante.

O gasto energético de ficar parado é estimado em apenas 100 calorias por hora. Por isso, tem de trabalhar os músculos para transformar a celulite ou gordura numa massa muscular!

Desportos de duas a três vezes por semana

Se o treino desportivo no ginásio é importante devido ao apoio personalizado que oferece, pode ser muito benéfico praticar um desporto em paralelo uma ou duas vezes por semana.

Por exemplo, artes marciais ou natação são desportos muito completos que podem fortalecer todo o corpo.

Para refinar a sua silhueta enquanto se exercita para queimar a gordura, pode praticar uma série de outros desportos, como a dança, a corrida alternada de velocidade, a saltar à corda, a natação, a bicicleta, a elíptica, a escada, o remo e o treino com pesos.

Já na academia são também muitas as opções de aulas para perder peso com o seu personal trainer. Tem desde a hidroginástica, zumba, step, cycling, pilates, entre outros.

Saiba desde já que o desporto é muito importante no tratamento da depressão!

Adote uma dieta saudável, saudável e equilibrada

É quase óbvio, mas sabemos que devemos parar com o fast food se tivermos uma tendência a engordar. Na verdade, nós devemos mesmo banir este tipo de alimentação se formos magros...

É importante adotar uma nutrição variada, saudável e equilibrada para voltar à forma.

Concentre-se em escolher alimentos pouco processados e mais naturais. Procure um bom nutricionista e converse sobre os seus objetivos.

O coaching personalizado é projetado para auxiliar a gastar com qualidade as boas calorias e nutrientes que foram ingeridos.

IMPORTANTE: não esqueça de se hidratar durante todo o dia para promover a criação de tecido muscular e irrigar o cérebro.

Evite álcool e aperitivos pesados entre as refeições

O álcool é conhecido por ser muito calórico. As bebidas alcoólicas são obtidas por fermentação ou por destilação de açúcares de sumos de frutas ou cereais. E o abuso de bebidas alcoólicas é perigoso para a saúde.

E agora é a hora de compensar os aperitivos carregados com sais e alimentos gordurosos (especialmente biscoitos) e álcool com atividade física e copos de água!

E um bom personal trainer certamente que irá aconselhar a encontrar uma boa dieta! Devemos adotar uma alimentação limpa e rica em bons nutrientes.

Os alimentos ultraprocessados, em geral, são saturados com açúcares! Por isso, são muito calóricos e sem qualidade para nosso corpo.

Diete e desporto devem combinar!
Dê a devida atenção também à dieta! | Fonte: Pexels

Contrate personal trainer ao domicilio e adapte lentamente o nível de exercícios

Quando se é sedentário há muito tempo e não se queima calorias suficientes, o corpo pode não estar apto a praticar um desporto. O corpo humano não é uma máquina!

A pessoa obesa que de repente começa a praticar um desporto intensivo pode estar exposta a riscos de doenças graves que podem causar a morte. Naturalmente, não existe necessidade de fazer falsas suposições! A atividade desportiva será sempre benéfica, mas deve ser realizada de forma razoável e de acordo com a capacidade cardíaca e respiratória da pessoa obesa.

Portanto, cuidado com o treino desportivo muito repentino, muito intenso e muito abrupto para um corpo já abusado. Deve começar devagar e com cuidado, sem nunca negligenciar o aquecimento.

Enumeramos alguns dos riscos que uma pessoa pode sofrer com um treino desportivo não adequado:

  • Ter um acidente cardiovascular;
  • Desenvolver distúrbios metabólicos e respiratórios;
  • Risco de hipertensão arterial;
  • Ter dores articulares;
  • Adotar más posturas;
  • Magoar-se;
  • Ter uma lesão muscular.

O excesso de peso e a obesidade resultam na saturação de gordura no corpo. Isso coloca o coração, os músculos e as articulações sob forte pressão e estes três órgãos permitem o desempenho físico.

O aumento do trabalho cardíaco e o aumento das gorduras circulantes no sangue aumentam o risco de aterosclerose, uma das principais causas de doença cardiovascular.

Por isso, cuidado no esforço e não hesite em procurar o conselho de um médico no tratamento da obesidade.

Aproveite também para ler como o exercício pode ser importante na prevenção e tratamento do cancro.

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Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.