Um estudo indica que 400 mil portugueses sofrem de depressão! E, ainda segundo a OMS, cerca de 3,6% da população sofre de transtornos de ansiedade (o que pode acontecer ao mesmo tempo da depressão).

Os números indicam que os transtornos mentais são um problema real de saúde pública, especialmente quando sabemos que a depressão está fortemente associada ao aumento da mortalidade.

Em Portugal, segundo dados da Direção-geral da Saúde (DGS), as perturbações mentais e do comportamento mantêm um peso significativo no total de anos de vida saudável perdidos e representam 20,55% do total de anos vividos com incapacidade.

O treino desportivo e a atividade física têm efeitos positivos no bem-estar. E, para alguns pacientes, estar acompanhado de um treinador pessoal tem sido o único remédio que os impede de piorar ainda mais os quadros de depressão. Misturar desporto e saúde é sempre uma boa ideia.

Neste artigo apresentamos algumas dicas muito interessantes para controlar melhor essas situações com a prática de exercício. Um profissional com curso de personal trainer ajudará no tratamento.

Personal trainer ajuda a combater depressão
A depressão precisa de ser tratada por uma equipa especializada. | Fonte: Unsplah

Pesquise online personal trainer e descubra as virtudes do desporto regular contra a depressão

Trata-se de um facto! Praticar desportos, até mesmo um pouco de exercício regular pode ajudar a combater a depressão. O desporto age sobre a química do corpo humano, é um poderoso antidepressivo natural e não apresenta efeitos colaterais prejudiciais.

Ter uma atividade física gera benefícios positivos na saúde física e mental da pessoa. A corrida, a prática de ioga, ginástica, musculação ou zumba, deixa o corpo aliviado de tensões e gera maior energia.

O apoio do seu personal trainer no exercício vai ajudar a sentir-se melhor através da libertação de neurotransmissores (mensageiros químicos do cérebro, incluindo a dopamina e serotonina). Estes mensageiros, sem a realização de exercício, existem em doses muito pequenas, em pessoas com depressão. Por isso, deve pesquisar online personal trainer para começar já a combater a sua depressão.

Os neurotransmissores ajudam a regular as emoções e afetam a fisiologia do corpo humano.

Em pacientes com depressão, a melatonina (a chamado hormona do sono) e o metabolismo estão descoordenados.

Os estudos sobre o assunto descobriram que 30 minutos de atividade física única por dia, durante um período de 3 a 5 dias, já pode melhorar os sintomas típicos da depressão.

O desporto apresenta inúmeros benefícios físicos e emocionais:

  • Elimina distúrbios do sono;
  • Elimina transtornos de ansiedade;
  • Aprende a gerir o stress;
  • Excreção de endorfinas, hormonas necessárias para o bom humor;
  • Combate o isolamento social (para o desporto em grupo);
  • Liberta neurotransmissores;
  • Sono melhor, soltando a tensão muscular.

Com o desporto, o corpo e a mente recebem estímulos que vão permitir combater os síndromes de tristeza, ansiedade, irritabilidade, stress, fadiga, raiva e falta de confiança em si.

A realização de alongamentos de manhã e à noite por recomendação do treinador - o personal trainer - e até mesmo alguns exercícios de ioga ou de abdominais e flexões, vão ajudar a sentir-se melhor a médio e longo prazo!

Como é que o desporto no ginásio ou o treino em casa pode combater a depressão e evitar o aumento dos quadros de transtornos mentais?

Muita coisa má pode ser melhorada com musculação, treino cardiovascular, ginástica, corrida ou aeróbica! Logo que o corpo humano se começa a mover, liberta-se das cargas que o atrapalham.

Lembre-se que a depressão é uma doença que precisa de ser acompanhada por uma equipa multidisciplinar. Portanto, não deixe de procurar ajuda de psiquiatras e psicólogos. O exercício será uma indicação de todos!

Modalidades praticadas em grupo
Que tal encontrar um grupo que goste da mesma modalidade? | Fonte: Unsplash

Conheça alguém com formação personal trainer para começar a socializar

A depressão é uma doença perniciosa, porque encoraja a vítima a entrar no mal-estar.

Depois de um longo período de isolamento social, a integração numa associação desportiva ajuda a romper com a depressão.

Não encontrando o fim do seu desconforto, uma pessoa depressiva adquire gradualmente a vergonha de ser "anormal" e pode vir a retirar-se para o isolacionismo - sintoma e consequência da doença.

Para além disso, um fenómeno de evitação e isolamento social pode ocorrer porque o campo das relações sociais está gradualmente a reduzir-se.

Nos casos em que a doença é mais grave, o surgimento de ideias mórbidas aumenta o risco de suicídio, o que deve ser evitado primeiro!

É inegável que o desporto praticado de maneira coletiva reduz consideravelmente o isolamento social.

Durante um desporto em grupo - corrida, aulas de zumba, ginástica em grupo, desportos coletivos, etc. - a pessoa previamente isolada é convidada a partilhar as suas emoções e a motivar-se, o que contribui para a sua autosuperação.

Existem associações que prestam apoio a pessoas deprimidas e aconselham os utentes a exercitar-se com regularidade.

Uma diminuição no desconforto e isolamento pode ser simplesmente fornecida através do apoio de um ente querido no ginásio.

Caso contrário, basta indicar onde e como encontrar um treinador. Um coaching individual ou alguém com formação personal trainer podem desenvolver treinos específicos para as pessoas com depressão e ajudar a superar alguns problemas mentais.

É como uma reintegração social após anos de prisão! A depressão faz com que alguém que se sinta preso ao seu síndrome crie um vínculo social ao conectar-se a uma ou mais pessoas

O humano é um animal social que não pode viver realizado sem estar interconectado com os seus semelhantes. As relações sociais tecidas no ginásio ou com um profissional com formação personal trainer ajudam a combater o síndrome depressivo.

Contrate um personal trainer em casa e aprenda a gerir o stress quotidiano com o desporto

O stress é uma das causas mais comuns de depressão. Stress no trabalho, conflitos familiares, precariedade, desemprego, enfim, tudo marcadores sociais de depressão que o coach desportivo pode atenuar.

Os eventos de vida stressantes e riscos sociais que podem levar a estados depressivos mais graves:

  • A perda do emprego;
  • Frustrações;
  • Traumas;
  • A perda de um ente querido;
  • Conflitos em casa ou no trabalho;
  • Problemas judiciais;
  • Etc.

Profissionais de psicoterapia descobriram que estes fatores - fortemente existentes ​​na sociedade - exacerbam a vulnerabilidade da doença e podem fazer com que a depressão se desenvolva mesmo diante de um evento inicialmente insignificante.

Deste ponto de vista, a atividade física parece ser um bom antídoto.

Por quê?

Porque a prática de uma atividade desportiva regular no ginásio com um treinador desportivo pessoal, pode limitar as consequências físicas da doença. Os quadros iniciais mais comuns da depressão são os seguintes:

  • Álcool, tabaco e medicamentos sem receita médica que podem piorar o risco cardiovascular;
  • Ganho de gordura, sobrepeso e obesidade (o exercício físico pode ser um ótimo remédio para a obesidade);
  • Desnutrição, desordem anoréxica ou desequilíbrio energético;
  • Perda de interesse em coisas anteriormente agradáveis.

Os desportos no ginásio libertam dopamina (a hormona do prazer), adrenalina e endorfina que afetarão o humor da pessoa, reduzirão a ansiedade ou o stress, criarão distração e ajudam no esquecimento de ideias negativas ou na eliminação da tristeza.

Encontre o seu personal trainer em casa e mergulhe em todas as vantagens da prática desportiva.

Se sofre de diabetes, saiba porque deve começar a praticar desporto!

Socializar em grupo no desporto
Exercícios coletivos ajudam muito na socialização. | Fonte: Unsplash

Depois de contratar online personal trainer comece a beneficiar de uma boa dose de endorfina

Como já mencionamos, fazer desporto liberta neurotransmissores e produz hormonas responsáveis pelo bom humor.

Uma deceção no amor, uma música triste, lembranças reminiscentes podem piorar o estado de tristeza. A atividade física libertará as hormonas do bem-estar!

A endorfina é um neurotransmissor criado pela glândula pituitária e age sobre os repetidores de opiáceos, aqueles que regulam precisamente a resposta ao stress, dor e emoções.

Durante a atividade física intensa - desporto, dor, sexo - o cérebro é irrigado por esses neurotransmissores, criando prazer e bem-estar. Já as pessoas deprimidas sofrem uma deficiência desses mensageiros químicos do cérebro, que estão em quantidade insuficiente.

O personal trainer desportivo, além de melhorar a condição física, ajuda o seu cliente a sair um pouco mais da depressão! Poderá contratar online personal trainer para começar já a combater a depressão.

Com o suor e o movimento, o seu corpo oxigenará e evacuará as toxinas, criando um ciclo virtuoso com propriedades terapêuticas bem eficientes e que agem como antidepressivos naturais.

Libertar a tensão muscular e libertar endorfinas através dos desportos também pode ajudar a dormir melhor e reduzir o seu nível de stress.

Descubra se a prática de desporto e hipertensão são compatíveis.

Sem dúvida, que fazer aulas de treino desportivo individual ou em grupo terá um custo significativo. Mas vale a pena pagar o conhecimento de alguém com formação personal trainer para que o seu estado possa ser cada dia melhor, não é mesmo?

Desporto combate a depressão
O desporto ajuda a combater a depressão. | Fonte: Unsplash

Confiança, estilo de vida e prazer: palavras-chave que vai conhecer após contratar alguém com formação personal trainer

Está mais que provado que o desporto ajuda a eliminar o stress. Com um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e o exercício conseguirá tornar-se uma pessoa cada vez mais feliz. O estilo de vida e o desporto são a base para a cura!

É natural que de vez em quando se depare com etapas da vida menos boas! A vida tem a sua dose de infortúnios que vão acontecendo. Mas podemos desde já comprovar que um mínimo de exercícios físicos diários, proporciona uma melhoria do humor e aumento da auto-estima.

E parar temporariamente com a atividade física pode até mesmo provocar um forte retorno de todos os problemas anteriores! Quanto mais praticar desporto, mais o corpo humano irá pedir mais!

Depois de examinar a questão do sofrimento que as variações de humor depressivo podem gerar, verifica-se que os alvos de ação do personal trainer são precisamente os que ajudam a curar qualquer mau estar do corpo e da mente.

O desporto melhora a autoconfiança e ajuda a atrair em si tudo o que é positivo. Com o desporto, não se irá deixar levar pela negatividade. O exercício físico pode ser muito bem complementado também pela meditação!

Quando se tem uma atividade desportiva regular, também se está inclinado a adquirir um estilo de vida melhor. São duas dimensões que andam em paralelo. Irá notar os seguintes benefícios:

  • Melhor nutrição;
  • Melhor recuperação do sono;
  • Aumento dos conhecimentos cognitivos;
  • Melhoria das habilidades motoras;
  • Maior mobilidade.

As hormonas do prazer, como a dopamina e a serotonina, produzidas pela atividade física produzem novamente sensações de prazer nas ações da vida atual.

E, o melhor de tudo, se andar, correr ou alongar-se em casa poderá ter um conjunto de sensações de prazer gratuitamente!

Descubra também como é possível unir desporto e cancro. Saiba quais os benefícios da prática desportiva contra a reincidência.

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Maria

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