Já estamos todos fartos de ouvir que o desporto é bom para saúde e que é importante praticar exercício físico regularmente – com a ajuda de um personal trainer, por exemplo – para evitar o excesso de peso, estimular seu corpo e levar uma vida saudável!

Mas também sabemos que quem tem uma rotina diária cansativa e se desdobra em mil para conseguir lidar com trabalho, com o estudo e com a família, muitas vezes deixa o exercício físico para segundo plano...

No entanto, é preciso repensá-lo como uma prioridade, e o seu personal trainer será o primeiro a dizê-lo!

Aliás, se o leitor quiser mudar a sua vida e procurar um profissional com curso de personal trainer, uma das primeiras coisas que sentirá quando começar a treinar é o aumento significativo da sua boa disposição durante as tarefas do quotidiano. Pois é, quem pratica exercício físico – com ou sem a ajuda de um personal trainer – acorda mais bem disposto e, aliás, adormece e dorme melhor.

Outros benefícios palpáveis de praticar exercício são, claro, a queima de gordura e a melhoria generalizada da sua condição física e mental. Sem contar com o facto de melhorar o nosso humor, já que quando fazemos exercício o nosso cérebro liberta substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.

Estará o nosso leitor ainda pouco convencido? Então, saiba mais neste artigo.

Emagrecer um personal trainer de forma saudável

Um profissional de educação física ou um profissional com curso de personal treinar será sempre o seu principal aliado numa jornada rumo a uma vida saudável.

Em primeiro lugar, porque um personal trainer é quem o pode ajudar a perder peso de forma saudável, criando um plano de treino consistente e adaptado a si.

Pois é, o acompanhamento profissional com curso de personal trainer pode fazer toda a diferença, já que ele procurará estabelecer um programa de exercícios ajustados à sua morfologia corporal e, claro, aos seus objetivos.

Aliás, um personal trainer possui conhecimento e experiência para trabalhar as regiões do corpo que costumam acumular mais gordura – como as coxas, os braços e a zona abdominal –, levando-o a fazer exercícios que permitam tonificar os seus músculos e converter a sua massa gorda em massa magra.

Um personal trainer a dar motivação a um rapaz pendurado nas argolas do ginásio.
Treinar com o personal trainer em casa ou no ginásio é o primeiro passo para perder peso e manter a motivação | Fonte: Unsplash

Ademais, este profissional terá em conta o seu nível de destreza e força e orientá-lo-á durante as aulas, adaptando os exercícios ao seu corpo e à sua progressão, ajustando a intensidade das aulas e a sua frequência de acordo com as necessidades do aluno, as suas expetativas, os quilos que quer perder e a sua disponibilidade  — sim, porque poderá optar por ter aulas com um personal trainer no ginásio ou com um personal trainer online!

Contudo, é necessário ter em mente que, para obter resultados permanentes com um personal trainer, é importante adotar os comportamentos corretos e incorporá-los como hábitos diários.

Treinar com um personal trainer pode ajudar-nos a dormir melhor

Muitas pessoas talvez não o saibam, mas há uma relação direta entre a prática de exercício físico e a melhor da qualidade do nosso sono.

Pois é, há quem pense que dormir oito horas por noite é uma “perda de tempo”. No entanto, o sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo, já que, enquanto dormimos, o corpo produz hormonas e substâncias que desempenham papéis vitais. Se eliminarmos esse descanso da nossa rotina, estaremos a comprometer o equilíbrio do nosso corpo.

Mas, afinal, o que é o sono? O estado de sono carateriza-se por um padrão de ondas cerebrais diferente do padrão das ondas do estado de vigília, bem como dos demais estados de consciência. Pode também ser definido como um estado de repouso para o corpo e para a mente, durante o qual a consciência está total ou parcialmente inativa.

No ser humano o sono obedece a um ciclo composto por diferentes fases, que se repetem quatro a cinco vezes por noite. São eles:

  • N1: fase de adormecimento
  • N2: sono leve
  • N3: sono profundo
  • Sono REM

As primeiras três fases são fases de sono NREM (No Rapid Eye Movement) e ocupam cerca de 75% do tempo total do sono. Elas caraterizam-se pela secreção de grandes quantidades da hormona do crescimento, promovendo a síntese proteica e a reparação dos tecidos, o que torna esta fase num período de conservação e recuperação de energia física.

Já na fase de sono REM (Rapid Eye Movement) – a fase durante a qual sonhamos – é feita a integração da atividade quotidiana, isto é, a separação da informação relevante da irrelevante. Esta fase representa 20% a 25% do tempo total do nosso sono e surge em intervalos de 60 a 90 minutos, sendo essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo.

Uma rapariga a espreguiçar-se, na cama.
Fazer exercício com um personal trainer melhora os seus ciclos de sono e ajuda-o a descansar | Fonte: Unsplash

Ora, a melhor forma de garantir que dormimos bem a noite é mantendo-nos ativo durante o dia! Por isso, fazer exercício com um personal trainer outdoor ou em casa ajudá-lo-á a adormecer e a dormir melhor, sobretudo se o treino for cinco a seis horas antes da seu horário de dormir.

Além disso, saiba que os melhores exercícios para o sono são os aeróbicos, já que costumam ser de carga contínua e com uma duração de mais de dez minutos durante os quais o aluno respira mais rápido, aumentando a sua frequência cardíaca.

Desta forma, praticar exercício físico com um personal trainer ajuda-nos a ter um sono repousante e reparador, já que este profissional saberá exatamente que tipo de exercício nos pôr a fazer para, sem esforços violentos, trabalhar o nosso sistema nervoso através de diferentes técnicas de respiração.

O impacto positivo do treino com um personal trainer no seu bem-estar

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a atividade física e o desporto estão altamente relacionados com a nossa saúde física e mental, e as suas consequências positivas são numerosas e concretas: redução do risco do consumo de drogas, tabaco e álcool, aumento da capacidade de resiliência do indivíduo, mudanças nos hábitos alimentares, aumento da qualidade do sono, entre outras.

Com certeza já experimentou aquela espantosa sensação de bem-estar depois de uma hora de corrida ou de uma sessão intensa de treino com o seu personal trainer, por exemplo. De repente, sente-se mais feliz, cheio de energia e pronto para encarar todas as dificuldades!

Ora, logo depois de fazer exercício pode haver uma redução na atividade cortical do cérebro, que está associada ao estado de relaxamento e à diminuição da nossa tensão emocional. E porquê? Porque o exercício promove a libertação de substâncias neurotransmissoras, como a endorfina e a serotonina, que aliviam a ansiedade e o stress, eliminam toxinas do corpo e proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar.

Além disso, está cientificamente provado que a prática regular de exercício físico, mesmo que em sessões de curta duração, não só aumenta a nossa autoestima, mas também desempenha um papel terapêutico muito importante na luta contra um certo número de doenças, tanto psicológicas quanto físicas... Por isso, se sente que o sedentarismo está a levar o melhor de si, procure já um personal trainer que o possa ajudar.

Uma rapariga, na rua, a aproveitar o ar livre.
Fazer exercício físico regular com um personal trainer é a chave para uma vida física e psicologicamente saudável | Fonte: Unsplash

É simples! Basta que entre na plataforma da Superprof e procure um personal trainer na sua cidade, por exemplo: 'personal trainer funchal', 'personal trainer cascais', 'personal trainer lisboa' ou 'personal trainer porto'. Onde quer que esteja, encontrará quem o possa ajudar.

Um personal trainer fá-lo ver a importância de ter uma boa alimentação

O número de pessoas que praticam algum tipo de exercício físico é, como sabemos, cada vez maior. Contudo, também sabemos que não adianta fazer apenas exercício, já que, como lhe dirá o seu personal trainer, uma boa alimentação também é essencial para obter os resultados esperados!

E é aí que um profissional com curso de personal trainer o saberá encaminhar para um nutricionista, cujo trabalho pode fazer toda a diferença no seu estilo de vida...

Para começar, porque um nutricionista tem conhecimentos sobre a composição nutricional dos alimentos e pode fazer uma avaliação do estado nutricional do seu paciente, desenvolvendo e organizando um plano alimentar que melhore a sua saúde e, em alguns casos, o ajude a combater determinadas doenças.

Mas não há segredos ou fórmulas mágicas: combinar o exercício físico acompanhado por um personal trainer com uma dieta  equilibrada e especialmente adaptada às suas necessidades é a forma mais segura de perder gordura e fugir a várias enfermidades.

Mas o nosso leitor sabe como conciliar o exercício físico e a nutrição de forma a obter resultados concretos?

É verdade: potenciar o trabalho que conquista ao lado do seu personal trainer implica fazer uma reeducação alimentar com o seu nutricionista, ou seja, aprender a fazer melhores escolhas alimentares no dia a dia, mantendo-se motivado.

É muito importante que esses dois profissionais – personal trainer e nutricionista – estejam alinhados no que diz respeito à estratégia de emagrecimento mais adequada a cada pessoa. Aliás, porque, mesmo que o aluno ainda não tenha um nutricionista, o seu personal trainer fá-lo-á ver como é a reeducação alimentar é a melhor receita para emagrecer com saúde. E isso passará apenas pela ingestão de alimentos saudáveis em vez de bolos, biscoitos, refrigerantes, sanduíches e alimentos industrializadas.

Encaminhando-o para um nutricionista, o seu personal trainer estará a promover o seu trabalho e a sua saúde, já que um nutricionista mostrar-lhe-á não só quais os alimentos que devem ser evitados ou consumidos, e como ajustar a sua alimentação diária ao seu tipo de treino.

Um prato carregado de alimentos saudáveis: vegetais, abacate, tomates, fruta etc.
Um profissional com curso de personal trainer também o saberá ver a importância da nutrição na sua vida | Fonte: Unsplash

Está pronto para dar o primeiro passo rumo a um estilo de vida saudável? Na Superprof encontrará um personal trainer ao domicilio ou mesmo um personal trainer online. Quer isto dizer que poderá escolher qual o profissional que melhor se ajusta ao seu estilo de vida e, ainda assim, não deixar de parte a ideia de fazer exercício e de se alimentar melhor.

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.