Agora que começou a fazer uma atividade desportiva gostava de ver resultados rápidos e eficazes, certo? Ter o apoio de um personal trainer experiente pode ser muito vantajoso, em especial se ainda estiver no princípio do seu treino e ainda não tiver esta rotina como um hábito.

Ao ser supervisionado por um personal trainer, o risco de lesões é amplamente diminuído, uma vez que este está constantemente atento à execução dos movimentos, e vai corrigir sempre que necessário. Adicionalmente vai ajudar a que obtenha resultados na melhoria do seu corpo e mente.

A vantagem principal do treino com um acompanhamento profissional, está no facto de o treino ser inteiramente personalizado a cada indivíduo. O treinador terá em linha de conta as características individuais do seu aluno, os seus objetivos específicos e as suas necessidades únicas.

Neste artigo poderá verificar as diversas áreas de atuação dos profissionais de educação física, e como estes o podem ajudar.

Perder peso com personal trainer

O personal trainer tem a capacidade e o conhecimento necessários para preparar treinos destinados a diferentes objetivos.

Pode orientar a prática desportiva de pessoas individuais ou grupos, e reparar treinos de acordo com diferentes objetivos. pode ainda dar aulas em estabelecimentos de ensino obrigatório, ou até mesmo orientarem desportistas profissionais.

Perder peso com personal trainer
A perda de peso tem muita influência na decisão de iniciar o treino. | fonte: Pixabay

Este profissional conhece perfeitamente o corpo humano e os seus constituintes (desde os músculos, aos tendões e tecidos). No entanto não é especialista em todas as vertentes do desporto. Dificilmente vai encontrar um treinador que seja especializado em Yoga, Zumba e Natação, todas em simultâneo!

Para cada disciplina no ramo desportivo, existem especializações adequadas. Na maior parte das vezes o personal trainer tem conhecimento aprofundado em duas ou três áreas diferentes.

Para quem desejar perder peso, a conjugação perfeita é a prática de exercício físico aliada à alimentação saudável e equilibrada, devidamente adequada às suas necessidades energéticas. Porque será que mesmo sabendo de todos os benefícios de um estilo de vida saudável, a maior parte das pessoas tem tanta dificuldade em traçar metas de emagrecimento e atingir os seus objetivos?

Por mais que pareça complexa, a resposta é bastante simples. Para haver lugar a reeducação alimentar, e assim fazer melhores escolhas no que ingere no seu quotidiano, mantendo-se com motivação para praticar atividade física, precisa de ajuda profissional!

Já deve ter ouvido falar em coach de emagrecimento, uma vez que a atividade está agora a ficar bastante na moda. O que faz este profissional? Um coach de emagrecimento é responsável por mudar comportamentos negativos relacionados com aos seus hábitos alimentares e prática desportiva. A função deste profissional é a de auxiliar o aluno, conferindo-lhe motivação e mostrando-lhe os benefícios no médio e longo prazo desta reeducação de hábitos. Assim, muito mais provavelmente o aluno será capaz de levar o seu plano de emagrecimento até ao fim, e ganhar o gosto por um estilo de vida mais saudável.

A situação ideal é encontrar um personal trainer que tenha a especialização em  emagrecimento. Os benefícios desta junção, são altamente benéficos para ambos, tanto para o aluno quanto para o personal trainer, uma vez que ele poderá acompanhar de perto o desenvolvimento do seu cliente e conseguir ver os resultados com maior precisão, sendo assim possível ir fazendo ajustes de modo a que se adeque a rotina de treinos à realidade do quotidiano do aluno.

Definição muscular com personal trainer

A maior procura de aulas hoje em dia, recai sobre as vertentes de treino funcional e musculação. São ambas atividades excelentes para quem  tem por intenção uma transformação corporal, ganhar força e ter músculos definidos.

Seria muito bom se este caminho de ganhar massa magra e definição muscular fosse fácil, mas não é assim tão simples de conseguir. Infelizmente não é suficiente levantar um peso aqui e outro ali para termos resultados extraordinários. Na verdade é esta crença que leva muita gente a desistir dos ginásios após pouco tempo.

Defina a sua musculatura
A definição muscular é um dos fatores mais predominantes entre desportistas. | fonte: Pixabay

É de extrema importância procurar um personal trainer devidamente capacitado e com uma formação específica, para lhe garantir que consegue realizar os movimentos da maneira mais adequada e assim obter os melhores resultados. O seu corpo vai sentir resultados benéficos amplamente maximizados pela monitorização deste profissional!

O personal trainer pode também ir alterando os exercícios do seu plano de treino com bastante frequência, evitando assim que este se torne aborrecido, ou que os seus músculos  fiquem acostumados ao mesmo tipo de estímulos. Adicionalmente, pode ocorrer não se adaptar a um qualquer tipo de exercício, e o profissional prontamente irá tratar de o alterar para que se torne numa experiência bem mais agradável, e com os mesmos benefícios.

Outra das principais funções de um treinador é a segurança do seu aluno. As correções de níveis de intensidade, intervalos e volume, bem como outras variáveis, vão reduzir o seu risco de lesões, conferindo segurança  e conforto no momento de executar os exercícios.

Tanto no ginásio, como ao domicílio, o seu treinador vai adaptar-se à sua rotina. A personalização do programa de musculação tem a vantagem de oferecer horários dinâmicos exclusivos, de acordo com a disponibilidade de cada um dos seus alunos.

imagine que em determinado dia tem apenas uma hora para dedicar ao treino. O seu personal trainer ao domicílio pode alterar os exercícios, fazendo com que consiga queimar o mesmo número aproximado de calorias, e proporcionar os mesmos benefícios que teria caso pudesse exercitar-se na totalidade do tempo habitual. Desde que com a supervisão certa, irá realizar os movimentos corretos no tempo disponível e com os intervalos mais apropriados.

Recuperar a boa forma com personal trainer

Quando os objetivos do aluno são concretos, o personal trainer é capaz de criar uma estratégia com maior facilidade, tal como retratado nos casos anteriores de perda de peso e definição muscular.

No entanto, existem ainda algumas pessoas completamente alheadas de tudo o que concerne a atividade física e saúde, e nestes casos é necessário mudar completamente de estilo de vida, para recuperar a forma de viver com maior qualidade.

retome a sua boa forma
Muitos desportistas querem apenas melhorar a sua condição de saúde. | fonte: Pixabay

Não é assim tão difícil perder a boa forma física, e pode acontecer com qualquer um, até ao atleta de alto nível. Apenas é necessário que se comece a exagerar nas comidas com elevado teor de açucares e gorduras, deixar de fazer desporto e adotar um estilo de vida mais sedentário.

Ao falarmos de forma física, referimo-nos a muito mais do que a componente estética, como o caso do condicionamento. Este aspeto é extremamente importante para que possamos realizar as tarefas do quotidiano com maior facilidade. O sedentarismo afeta uma grande parte da população mundial, em especial nos países ditos mais desenvolvidos, e pode trazer diversas complicações de saúde.

Andamos cada vez mais a correr no nosso dia a dia, e cheios de trabalho, o que dificulta a motivação para a prática desportiva. É muito difícil manter-se animado e motivado quando se exercita sozinho, sendo por isso absolutamente essencial ter o acompanhamento de um personal trainer. Um profissional da área sabe perfeitamente como lidar com alunos desmoralizados e impulsioná-los a dar o seu melhor sem nunca desistir.

Um outro problema comum é a falta de compromisso com a prática regular de exercício. quando opta por se exercitar por conta própria, como não tem a quem prestar contas ou responsabilização, é muito mais fácil não ir ao ginásio ou mesmo abandonar por completo a prática de exercício físico. Quando se exercita com um personal trainer, mantém um compromisso e tem muito mais dificuldade em falhar ou desistir do seu treino.

Muitos treinadores são especialistas em recuperação da boa forma e condicionamento físico. Sabem exatamente como proceder com alunos sedentários e com falta de gosto pela prática de exercício físico.

Uma outra vantagem na contratação de um personal trainer ao domicílio para conseguir recuperar a sua boa forma, é de este lhe poder oferecer um leque de opções com atividades bastante diversificadas. Seja em sua casa, no ginásio ou ao ar livre, sendo que esta última pode ser a melhor opção por ser das mais estimulantes para o aluno pouco motivado.

Combater a obesidade com personal trainer

Sendo este um tema tão sério, não podíamos deixar de o referir. A obesidade é muito mais que uma simples preocupação estética relacionada com o excesso de peso, é um problema de saúde pública.

Segundo o último relatório Health at a Glance da OCDE, 67,6% da população portuguesa com mais de 15 anos tem excesso de peso ou é obesa. A obesidade é uma doença crónica, e manifesta-se quando há um aumento excessivo das reservas naturais de gordura no corpo, criando severos problemas de saúde e consequente aumento da taxa de mortalidade.

Obesidade ou excesso de peso
Quando existe excesso de peso deve haver um acompanhamento cuidado. | fonte: Pixabay

Ainda que sendo uma condição clínica individual, a obesidade é um sério problema de saúde pública, uma vez que com ela traz bastantes problemas, nomeadamente doenças cardiovasculares, cancro, hepatite, diabetes, apneia do sono e outras mais.

O personal trainer, sendo uma pessoa com um vasto conhecimento académico na área da condição física e com capacidade de atuar em diversos segmentos, está completamente apto para trabalhar com pessoas que sofram de excesso de peso. Nestes casos o objetivo principal é o de recuperar a saúde do aluno, muito além da preocupação de melhorar o aspeto físico do corpo.

Quando se é obeso, a perda de peso é um verdadeiro desafio tanto para o treinador quanto para o aluno, pois quando se tem a perder dezenas de quilos, é necessária muita força de vontade, motivação e dedicação. Com o auxílio do profissional adequado a tarefa fica menos difícil. Veja alguns filmes para se motivar!

O personal trainer é um profissional capacitado para estas tarefas. Ele leva em consideração o seu atual nível de condicionamento físico, bem como o seu estilo de vida e a sua rotina. Através da análise destes parâmetros, vai definir como conduzi-lo aos seus objetivos, sejam eles os de emagrecimento por motivos de saúde ou apenas por estética, ou mesmo a definição muscular.

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Raquel

Apaixonada pela vida, e pela beleza das coisas. Acredito que há sempre espaço para saber mais, e que esse conhecimento a determinada altura nos é muito útil.