Hoje em dia está em voga ter um treinador (ou coach) para cada atividade. Seja para o seu desenvolvimento pessoal, para maximizar o seu negócio, para aprender a cozinhar ou a dançar. Isto porque a palavra «coach» significa treinador.

E esta designação é válida para cada profissional que empresta o seu conhecimento a ensinar ou treinar alguém no sentido da sua melhoria, seja ela pessoal ou profissional.

Um treinador pode desenvolver a sua atividade com um ou mais indivíduos em simultâneo. A maior procura recai sobre os treinadores ligados ao desporto, e em grande parte se deve à utilização da internet.

Esta atividade era até há alguns anos, muito cara e apenas ao alcance de pessoas de elevado estrato social ou celebridades, fazendo com que muita gente considerasse apenas frequentar o ginásio. Felizmente, e porque hoje em dia há inúmeros profissionais devidamente habilitados a exercer esta atividade (basta entrar num ginásio e ver a vasta oferta destes profissionais dentro do espaço, ou mesmo pesquisar online e obter inúmeros resultados), é muito simples conseguir obter um vasto leque de opções, e por valores bem mais razoáveis ao cidadão comum.

Um personal trainer vai ajudar a focar
Quando treinar ao lado de um personal trainer vai ter muito mais foco. | fonte: Pixabay

Sendo tantas as opções, a dificuldade agora pode ser escolher o profissional mais adequado. Mas para isso vamos dar algumas dicas!

Para que preciso de um personal trainer?

Antes de procurar, deve saber em concreto qual a importância deste profissional para quem pretende iniciar a sua prática desportiva. Veja alguns filmes para se inspirar!

A sua função primordial é promover o exercício físico, como forma de bem estar e melhoria de saúde. Deve supervisionar e organizar os programas de exercício físico de acordo com as necessidades que lhe são apresentadas.

Ao ser um serviço personalizado, o personal trainer pode aplicar o seu serviço a qualquer tipo de cliente, seja para alta competição ou mesmo para alguém com necessidades especiais. A sua missão é de garantir a sua motivação e minimizar o seu risco de lesões durante a prática de exercício físico, para que consiga obter os seus resultados desejados.

Este profissional vai estabelecer para si um programa à medida, de forma a cumprir com as suas expectativas, não esquecendo as suas necessidades ou limitações, mas garantindo que estas não constituem um impedimento para si.

É por isso muito importante que mantenha uma conversa aberta com ele, por forma a que as suas expectativas possam ser a base de trabalho deste profissional.

Um personal trainer não lhe permite desistir!
O seu personal trainer vai garantir que consegue alcançar os seus objetivos! | fonte: pixabay

Numa fase inicial é feita uma avaliação física, para verificar a sua condição no que respeita a flexibilidade, resistência e condicionamento. Seguidamente ele fará um determinado plano de treino, realizado de acordo com as suas características individuais e os seus objetivos.

Ele irá motivá-lo do ponto de vista físico, oferecendo-lhe novos exercícios com frequência, sempre adaptados à sua forma física e ao tipo de corpo que deseja obter. Vai também dar-lhe conselhos e dicas muito importantes ao seu ótimo desempenho. esteja sempre com atenção!

O seu personal trainer vai agir como um motivador ao inovar e reformular alguns exercícios ao longo dos treinos, para evitar que se aborreça e desmoralize. Vai transmitir-lhe os valores da disciplina, da superação, da determinação e do foco, que por sua vez serão indispensáveis a tantas outras áreas da sua vida.

Certamente já deve ter ouvido inúmeras vezes, que praticar uma atividade desportiva ajuda a manter a forma física e a melhorar sua qualidade de vida, entretanto para algumas pessoas, manter os níveis de motivação para fazer exercícios com frequência não é uma tarefa tão simples.

Todos temos diferentes níveis de motivação e gosto pela atividade física. A boa notícia é que tudo isto pode ser trabalhado, pelo bem da nossa saúde!

É aí que o personal trainer entra em cena. O acompanhamento de um profissional do desporto é essencial, pois além de auxiliar os alunos a realizarem os exercícios corretamente, ele também dará uma ajuda extra para motivá-los e não os deixar desistir. Por vezes o simples facto de estar ali gerado o compromisso, e de ter uma pessoa à nossa espera é o necessário para não falharmos no treino. Mais ainda quando esta pessoa está a ser paga, pois ninguém quer perder dinheiro certo?

A melhoria da qualidade de vida é inquestionável quando se pratica uma atividade física, a dificuldade maior é manter a motivação para continuar!

Como encontrar o personal trainer certo?

Antes de qualquer outra coisa, deve estabelecer para si mesmo quais os seus objetivos e necessidades. Ao ter este conhecimento, fica mais fácil encontrar um profissional que possa ajudar no percurso para lá chegar.

Após definir o seu objetivo, deve procurar o seu treinador. A maior parte das vezes o que vai ser decisor é a empatia que vai sentir com o profissional, daí ser indispensável pedir uma aula de teste antes de tomar a sua decisão. Aproveite este momento e explore. Exponha tudo o que pretende, as suas limitações e as suas preferências. Aproveite também e saiba mais acerca do profissional.

Pode ser uma escolha com base numa recomendação, pode ser uma sugestão do seu ginásio ou até mesmo uma pesquisa feita online.

Se quiser saber se os ginásios perto de sua casa dispõem deste serviço, pode informar-se junto dos mesmo através de um telefonema ou mesmo online, evitando o transtorno de ter de se deslocar. Alguns destes profissionais oferecem também os seus serviços ao domicílio.

Coloque os olhos no objetivo
Fica mais fácil chegar à meta com ajuda! | fonte: Pixabay

Os valores contudo são bem diferentes, caso pretenda um personal trainer ao domicílio, daquele que pagaria no ambiente de ginásio. Muito embora em casa não disponha de tantos equipamentos como teria no ginásio, o profissional vai ter mais encargos ao ir até si, e isso reflete-se no preço praticado.

Esta solução é ideal para pessoas extremamente ocupadas, que não podem perder muito tempo em deslocações e no trânsito das horas de ponta enquanto vão a caminho do ginásio.

Pode sempre optar por fazer a sua busca por um personal trainer na internet. Vai encontrar alguns profissionais com sites próprios, onde desde logo pode explorar no seu perfil quais os serviços que oferece, a sua qualificação, a experiência e (não menos importante) o preço. Tem ainda em alternativa, plataformas especializadas com múltiplos profissionais, onde pode consultar toda a informação destes treinadores, sendo que:

  • para estarem registados têm de ser profissionais comprovadamente qualificados
  • os preços praticados são mais baixos e a oferta é muito vasta
  • a oferta de serviço é diversificada e personalizada, de acordo com os objetivos  expectativas e perfil do aluno
  • pode afinar o seu critério de pesquisa colocando a localização preferencial, para encontrar os mais próximos de si

Sendo que se trata de algo que tem impacto na sua saúde, deve ser consciente na sua escolha.

Informe-se tanto quanto possível acerca do profissional ainda antes de marcar uma aula. Pode sempre ver as opiniões de outros alunos que já tenham usado o serviço. Esta opção é válida se a sua pesquisa estiver a ser feita em plataformas online.

O mais recomendado é que entre em contato com o profissional e faça algumas perguntas para se assegurar que se trata de um profissional realmente sério e devidamente qualificado.

Escolha com segurança o seu treinador no portal Superprof

Nem sempre foi tão simples conseguir chegar aos profissionais do ensino com tanta facilidade, como é hoje em dia. Eram necessários anúncios de proximidade, nos jornais e nos diversos estabelecimentos de ensino ou de grande afluência de pessoas.

Felizmente, desde 2013, e devido ao impulso da internet, os franceses Wilfried Granier e Yann Leguillon criaram o Superprof, conseguindo assim passar para a esfera digital estes serviços, através da sua startup especializada em aulas particulares e presente já em diversos países.

A ideia é muio simples, conectar professores e alunos de forma simplificada numa plataforma acessível a todos. Esta inovação conquistou rapidamente usuários à escala mundial. Para além de conseguir conectar-se com os melhores professores de Portugal, o processo de inscrição para usufruir deste serviço é muito simplificado para ambos.

Quando cria o seu perfil, o personal trainer pode disponibilizar todos os pormenores relevantes. Desde a sua formação, especialização e experiência. Desta forma o aluno pode sempre aceder a todas as informações importantes e com maior segurança escolher o profissional que será mais adequado à sua necessidade.

O truque é nunca desistir
Seja resiliente e o seu PT vai orientar o seu percurso rumo ao seu objetivo! | fonte: Pixabay

No portal Superprof, consegue encontrar o seu personal trainer online em pouco tempo. Apenas necessita preencher os seus dado pessoais e finalizar o seu registo no site. Deve dar a permissão de pagamento via cartão bancário ou PayPal.

A taxa de inscrição associada é de €19,00 e permite-lhe entrar em contacto com tantos profissionais quanto desejar, pelo período de 30 dias. Este valor será apenas debitado caso um professor aceite o seu pedido de aula. De outra forma não pagará absolutamente nada.

Para que possa encontrar o seu personal trainer, tem apenas de escrever na barra de pesquisa a localização e o tipo de aula que pretende (exemplo: personal trainer Lisboa), e vai rapidamente encontrar os profissionais mais próximos de si!

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Raquel

Apaixonada pela vida, e pela beleza das coisas. Acredito que há sempre espaço para saber mais, e que esse conhecimento a determinada altura nos é muito útil.