A presença deste tipo de profissional ao seu lado pode ter imensas vantagens, especialmente se está a começar agora a treinar e ainda não se instalou o hábito.

Para além de minimizar o risco de lesões e de criar o sentimento de comprometimento, o acompanhamento personalizado de um personal trainer pode trazer resultados melhores e mais rápidos. Exercitar-se sob a supervisão de um profissional pode ser também uma excelente solução para aqueles que já tentaram dedicar-se ao desporto, mas acabam sempre por desistir após pouco tempo.

Infelizmente, acontece ainda com muita frequência  o abandono dos treinos ao fim de muito pouco tempo. Para todos os que têm dificuldade em manter a disciplina, o apoio de um personal trainer pode ser essencial para não desanimar. Mais que tudo, o facto de haver um incentivo psicológico e verbal é fundamental para que o aluno sinta que é capaz de superar os seus limites.

Uma outra vantagem de treino com personal trainer é a personalização dos treinos. Sendo que cada aluno tem o seu objetivo e condição física específico, necessita também de um treino exclusivo criado por um profissional devidamente capaz, que escute as suas necessidades, e assim traga mais segurança e otimização do tempo.

Foco e preserverança
O caminho nem sempre é fácil, mas o resultado pode ser glorioso. | fonte: Pixabay

Neste artigo vamos abordar os diferentes resultados e benefícios que podemos esperar quando treinamos com um personal trainer.

Benefícios de ter um personal trainer

Nos últimos anos o conceito de treino personalizado tem vindo a desenvolver-se e a ficar fortemente popularizado (para os amantes de cinema há até alguns filmes que retratam a utilização destes profissionais). Recorrendo a um personal trainer é possível seguir um plano de treino por medida, mais motivador e com resultados bem mais rápidos.

Se há alguns anos atrás, recorrer aos serviços deste tipo de profissionais era algo reservado a uma elite de pessoas, hoje em dia este serviço está a generalizar-se e tem vindo a revelar-se cada vez mais acessível a todas as carteiras.

Há uma grande oferta de serviços de personal trainer nos ginásios, não falando ainda dos imensos anúncios possíveis de encontrar na internet. Ao haver uma concorrência feroz, os profissionais vêem-se na obrigação de ajustar os seus preços por forma a conseguirem ser mais competitivos.

O serviço de personal trainer ao domicílio ou no ginásio, veio para ficar e já conquistou claramente o público.

Quais os fatores que distinguem o treino personalizado de uma aula de grupo? A maior diferença está na planificação personalizada do profissional, com base nas características individuais de cada aluno e nas suas necessidades e objetivos particulares.

Alguns dos maiores benefícios da contratação destes profissionais para que possa conferir de seguida:

Motivação

Com grande frequência verificamos que as pessoas desistem facilmente da atividade física. A ajuda do personal trainer é um fator essencial para a motivação do aluno.

Defina a sua musculatura
A definição muscular é um dos fatores mais predominantes entre desportistas. | fonte: Pixabay

Embora seja um processo psicologicamente longo, é preciso primeiro entender que a saúde deve vir em primeiro lugar. A maior parte das pessoas dá início à prática de exercício físico a pensar apenas na parte estética. A obtenção de uma barriga fibrada, de braços e pernas musculados e uma figura esbelta é o desejo (quase sempre) primário de quem começa a praticar desporto.

A estética no entanto é apenas uma consequência agradável de um estilo de vida saudável, coroando o esforço e determinação aplicado dia após dia. O personal trainer terá uma influência muito positiva no processo de transformação de mentalidade do aluno, sendo por isso um elemento fundamental para que o aluno não desista pelo caminho.

Segurança

A hipótese de contrair alguma lesão ao treinar sob a supervisão de um personal trainer, uma vez que este estará sempre a corrigir e proteger a execução dos movimentos. Decerto já teve vontade de aumentar a intensidade dos exercícios por conta própria, mas sentiu-se inseguro a fazê-lo.

O desporto é benéfico para o nosso corpo, e ajuda o nosso organismo a melhorar o seu funcionamento, contudo se for feito da forma errada e sem objetivos definidos, os resultados vão ser provavelmente opostos ao que desejamos. Se não souber o que está a fazer, a consequência de aumentar a intensidade do seu exercício pode resultar numa lesão. O profissional será a pessoa mais indicada para o orientar na execução, intensidade e peso a aplicar nos exercícios adequados ao seu nível.

Personalização

Cada indivíduo é único, e reage de forma distinta ao mesmo estímulo. Por esta razão, o treino que funciona com outra pessoa, não é necessariamente o melhor para si. Ao ter um plano de treino feito especialmente para si, de forma exclusiva tendo em consideração as suas necessidades individuais, verá resultados melhores e mais rápidos.

Seja para definição muscular, perda de peso ou ganho de massa magra, o trabalho do personal trainer consiste em alinhar os treinos com os resultados que deseja, sempre respeitando os seus limites e o seu nível de preparação.

Melhores resultados

Ao longo de cada treino, uma das principais do personal trainer é corrigir o seu aluno para uma correta execução dos exercícios. Ao exercitar da forma correta, os resultados serão mais eficazes e mais rápidos. Vai obviamente depender também do empenho do aluno em seguir as indicações do profissional, da sua assiduidade e do compromisso em seguir uma alimentação regrada e equilibrada.

Treinos dinâmicos e variados

A facilidade de adaptar o treino por forma a torná-lo interessante é um benefício incrível do treino com personal trainer. Dependendo do objetivo do aluno, o profissional desportivo pode a cada dia elaborar um treino diferente, como corrida, treino funcional ou musculação, entre tantos outros. A variedade de exercícios ajuda muito a quem inicia a prática desportiva e ainda não tem o hábito instalado de praticar desporto de forma regular.

Assim que a condição física vai melhorando, vão sendo intensificados os exercícios a executar, para que o aluno seja capaz de constantemente superar os seus limites.

Paixão pelo desporto e bem estar

Aquilo que mais lhe será transmitido pelo seu personal trainer é certamente a paixão pelo desporto. Quando se faz algo porque se gosta, a tarefa fica muito mais fácil, e o sentimento de obrigação converte-se num agradável momento de prazer.

Das maiores vantagens de treinar com personal trainer ao domicílio, é que além dos seus conhecimentos técnicos, este também lhe transmitirá os valores por trás do desporto, como a disciplina, a determinação, o autoconhecimento, superação, entre outros. Exercitar-se é acima de tudo um ato de amor próprio, sendo que ao fazê-lo está a cuidar não só do seu corpo, como também da sua saúde física e mental.

Corpo e mente sãos
O equilíbrio entre corpo e mente são essenciais ao nosso bem estar. | fonte: Pixabay

Do ponto de vista psicológico e físico, o desporto faz com que entre num ciclo de vida virtuoso, o que significa uma situação ideal onde os bons acontecimentos acontecem repetidamente como que se de um círculo se tratasse, sendo um a causa do outro acontecer, e melhorando sucessivamente. Nada mais do que o oposto de um ciclo vicioso.

Fazer um treino desportivo ajuda o corpo a libertar tensões e toxinas, levando a um estado posterior de relaxamento. A qualidade do seu sono vai melhorar consideravelmente graças a este estado de tranquilidade, que lhe vai permitir dormir bem melhor. Ao ficar com uma boa noite de sono, vai sentir-se com melhor disposição e energia para enfrentar o seu dia, o que contribuirá para o seu bom humor.

O seu treinador não lhe vai permitir perder o foco. Vai ser o impulsionador para que acredite que é capaz de ultrapassar os seus limites, e vai fazer com que se apaixone por este novo estilo de vida. Com o tempo vai dar-se conta dos benefícios proporcionados ao seu corpo e à sua mente.

A determinada altura, estará tão envolvido na obtenção do seu objetivo, que nem vai dar conta da grande mudança ocorrida no seu corpo e na sua mente. Acordar a cada dia com a intenção de fazer a sua rotina de exercícios vai ser tão automático como tantas outras atividades do seu dia a dia.

Fique mais confiante através do desporto

Muitas pessoas recorrem ao desporto como forma de melhorar a sua falta de confiança e baixa autoestima. Ao acreditarem que a mudança na aparência física pode resolver estes problemas, muitas vezes acabam conduzidas a procurar desesperadamente por um padrão de beleza inatingível.

Claramente o desporto ajuda a mudar a estrutura corporal. A musculação, por exemplo, ajuda a melhorar a composição corporal, a definir o músculo e como consequência a ficar com uma estética corporal mais agradável. A verdadeira magia do desporto reside bem além dos resultados físicos, uma vez que desempenha um papel fundamental na melhoria do estado psicológico.

Assim que entendemos a importância de um corpo forte e saudável, o nosso foco altera, e a procura passa a ser pela melhoria constante do estado de saúde, passando a estética para plano secundário, sendo apenas a consequência positiva da benéfica alteração do estilo de vida. Recorrendo ao personal trainer, fica bem mais fácil realmente compreender todos estes aspetos.

Aumento de confiança
Quando vemos os resultados a nossa confiança e motivação dispara. | fonte: Pixabay

Ao praticar atividade física com um personal trainer, ele vai usar de diferentes estratégias para potenciar o seu nível de autoconfiança. Alguns dos aspetos trabalhados e estimulados serão:

  • Melhoria da performance - ao estimular constantemente o seu aluno a progredir, o treinador vai fazendo com que este perceba a sua capacidade de superação. Pouco a pouco, será capaz de executar exercícios cada vez mais exigentes.
  • Percepção corporal e autoestima - pessoas com baixa autoestima tendem a ter uma percepção distorcida do seu corpo. O personal trainer vai trabalhar por forma a valorizar os pontos fortes do seu aluno, mostrado-lhe dia após dia que cada pessoa é única e que não existem corpos perfeitos sendo no entanto possível ir melhorando alguns fatores.
  • Controlo do corpo - com o esforço, o corpo pode mostrar algumas reações tais como tensão muscular, palpitações ou outras dores. Estes acontecimentos podem conduzir o aluno a acreditar que o seu esforço não é suficiente e que não está à altura do desafio. Sendo que se tratam de reações normais do corpo, o personal trainer pode ajudar o aluno a controlá-las através de técnicas posturais e de respiração adequadas.

Adotar um estilo de vida mais saudável vai com certeza ter um impacto muito positivo na sua vida, por isso não hesite e comece hoje mesmo a melhorar o seu estado de bem estar!

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Raquel

Sou Licenciada na área de Sócio Económicas e Redatora de conteúdos originais. Apaixonada pela vida, e pela beleza das coisas. Acredito que há sempre espaço para saber mais, e que esse conhecimento a determinada altura nos é muito útil.