Para obter o corpo desejado e a saúde equilibrada, hoje em dia pode optar por uma de duas soluções: ou vai ao ginásio, ou procura os serviços de um personal trainer (seja presencialmente ou online), para lhe prestar um acompanhamento mais personalizado.

Perante estas opções, qual deve escolher?

Qualquer uma tem muitos benefícios. O importante mesmo é conhecer o seu objetivo e assim mais facilmente consegue perceber qual será mais facilitadora para alcançar o que deseja. Pode até optar por combinar ambas, vai sempre depender do orçamento que tem e do tempo que pode dispensar à atividade.

Nos ginásios os valores são por norma, mais baixos e de valor fixo mensal, tendo usufruto de diversos equipamentos e serviços à sua disposição. Relativamente ao treino personalizado, felizmente é hoje mais acessível a grande parte das carteiras, por estar também mais generalizado na sua prática, inversamente ao que era há alguns anos atrás.

Confie na sua força
Acredite que é capaz. O truque é manter o foco. | fonte: Pixabay

Hoje em dia na maioria dos ginásios tem uma vasta oferta de serviço de personal trainer ao domicílio inclusivamente, além de ter inúmeros anúncios na internet. Há muita concorrência e estes profissionais são obrigados a destacarem-se pela sua experiência e capacidades, mas também pelo preço.

Quais são as competências de um profissional de educação física ou como ser personal trainer?

Uma pessoa formada em educação física, pode fazer bastantes atividades. Nomeadamente como professor em escolas do ensino obrigatório, instrutor em ginásios, treinador de atletas de competição, personal trainer.

A sua principal função enquanto profissional, é personalizar o seu serviço de acordo com as necessidades dos seus clientes, sempre tendo em consideração a saúde e a condição física dos mesmos. A procura por estes profissionais para treino individual personalizado tem vindo a aumentar bastante ao longo dos últimos anos.

A população em geral está mais consciente das questões de saúde e bem estar. Este fator contribui largamente para o crescimento acentuado que se tem vindo a verificar, na procura da atividade física como meio de melhorar a qualidade de vida.

Assim sendo, o personal trainer vai ser o elemento  orientador do aluno, que vai acompanhá-lo a cada atividade física. Inicialmente fará uma avaliação física, e posteriormente vai desenvolver um plano de treino personalizado, inteiramente adaptado ao seu aluno. A atividade deste profissional tem um outro benefício bastante importante. Ao estar presente na execução das atividades, vai orientar o seu treino para uma correta execução dos movimentos, o que conduz a resultados mais rápidos por se fazer uma ótima utilização muscular.

Cada vez mais se verifica profissionais do desporto com especialização em nutrição desportiva, podendo desta forma dar conselhos nutricionais aos seus alunos. Assim sendo fica uma conjugação apropriada a resultados melhorados.

O apoio de um bom profissional é fundamental
Com boas orientações o objetivo fica mais próximo. | fonte: Pixabay

Um profissional de educação física pode desenvolver as seguintes atividades:

  • monitor de ginásio ou personal trainer - trabalhando num ginásio ou prestando serviços ao domicílio, realiza planos de treino e demais exercícios físicos.
  • especialização desportiva - pode ser professor de uma ou mais atividades de grupo, como cardio fitness, hidroginástica, dança, musculação, ...
  • grupos de cuidados especializados - pode ser o caso de optar por prestar serviço a grávidas, idosos, crianças ou mesmo pessoas com mobilidade reduzida.
  • ensino escolar - como professor de educação física no ensino obrigatório
  • atividades recreativas - pode desenvolver atividades de animação em festas ou eventos
  • ramo da saúde - algumas clinicas e hospitais dispõem destes profissionais nos seus serviços para melhorar o condicionamento físico dos seus utentes.

Quais as vantagens do personal trainer ao domicílio?

Ao longo dos últimos anos este conceito tem vindo a ganhar muitos adeptos, o que levado à sua grande expansão. Com este profissional, pode obter resultados mais rápidos, ao treinar sob medida e com fortes doses de motivação. Veja alguns filmes que vão dar-lhe ânimo para continuar no bom caminho!

A sua popularidade cresceu em grande escala. Ao ser um tipo de atendimento tão personalizado e individualizado, o aluno pode ver resultados muito satisfatórios com grande rapidez, por se tratar de um plano único, direcionado e realizado exclusivamente para as suas necessidades.

Aspetos positivos da atividade:

Os horários são bastante flexíveis, uma vez que o treino é individualizado. Aqui é o personal trainer que se adapta ao horário do aluno. Se tiver apenas uma hora para poder treinar, então este profissional vai adaptar o treino para que consiga tirar o máximo de rendimento do seu tempo, ajustando os exercícios do plano.

Dado que os horários não são bloqueadores da prática, por este profissional se adaptar a eles, na sua mente não vai existir a sensação de stress adicional por ter de ir para o ginásio em horas de ponta. Aqui pode ir direto para sua casa e o personal trainer vai ate si!

Um personal trainer vai ajudar a focar
Quando treinar ao lado de um personal trainer vai ter muito mais foco. | fonte: Pixabay

Quando se começa a treinar, a falta de motivação pode ser um fator decisivo para desistir.  O facto de estar acompanhado de um PT, vai agir como motivador e impulsionador da sua performance. Além de que vai ajudar e corrigir os seus exercícios constantemente, para evitar que faça lesões!

Pode contar com 5 benefícios chave ao recorrer a este serviço:

  • motivação - a presença do personal trainer é essencial para um aumento da motivação. Transmitir-lhe este processo de transformação vai influenciá-lo de forma muito positiva.
  • segurança - dificilmente vai ficar com lesões, por estar com supervisão constante e correções posturais quando necessário.
  • exercícios personalizados - o plano de treino é exclusivo de cada aluno. Cada corpo tem as suas especificidades, e ao tê-las em consideração, os resultados serão largamente melhorados.
  • resultados visíveis - ao estar presente na execução dos exercícios e fazendo as correções necessárias à sua execução, a eficácia do treino é aumentada, e os resultados ficam mais rápidos e notórios.
  • diversificação do treino - por se tratar de algo criado de acordo com as características de cada aluno, o profissional tem argumentos para ir dinamizando e alterando o treino, por forma a manter ou melhorar os níveis de resultados e motivação.

Aspetos menos positivos desta atividade:

Contrariamente ao treino num ginásio, onde temos toda uma infraestrutura e diversificação de atividades, num treino ao domicílio existem limitações de acesso a equipamentos. Alguns exercícios necessitam ser adaptados à realidade existente, e outros não podem ser executados.  Naturalmente não é um fator de desistência desta prática, até porque consegue obter resultados extraordinários mesmo sem recorrer a um ginásio!

Tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, a modalidade de treino funcional. O que é isto?  Tem por base a utilização dos movimentos e peso do próprio corpo, através e agachamentos, saltos, e outras formas de sustentação do peso do corpo.

Os praticantes desta forma de exercício conseguem obter flexibilidade, resistência, equilibrio, agilidade e força. Como é dinâmico, tem vindo a ganhar admiradores vindos da musculação, que é por si só, mais aborrecida e repetitiva.

Pode ainda ser majorada com a utilização de alguns acessórios, tais como halteres, cordas de trx, elásticos de resistência ou bolas. É uma forma de treino muito eficaz na obtenção de resultados positivos e relativamente rápidos.

O facto de o preço de um personal trainer ser ligeiramente mais elevado que o custo com a mensalidade de um ginásio, é ainda um fator eliminatório para muita gente. Ainda que mais acessível, continua acima dos valores que algumas pessoas estão dispostas a investir.

Por onde começar o treino
Por vezes o caminho parece difícil, mas com orientação chegamos lá! | fonte: Pixabay

Com a massificação desta atividade e o surgimento de inúmeras plataformas onde podem promover os seus serviços, como é exemplo a Superprof, estes profissionais tendem a baixar os seus preços para serem competitivos junto da sua concorrência.

Quais os aspetos mais favoráveis do treino em ginásio?

Nestes espaços tem acesso a múltiplos serviços e equipamentos. A variedade de aulas é também bastante diversificada.

Convém analisar aqui também quais os seus maiores benefícios, bem como os seus aspetos menos bons.

Aspetos positivos de ir ao ginásio:

Comparativamente ao treino em casa, a vantagem do ginásio é a sua infraestrutura. Aqui tem diversas máquinas e demais equipamentos e acessórios à sua disposição. O investimento por vezes é elevadíssimo em máquinas de última geração. Têm também (por vezes) serviços de spa, massagens, nutrição e serviços cosméticos.

O valor é por norma fixo e mensal. Desde que seja uma pessoa focada e disciplinada, esta pode ser uma boa solução para si. Será capaz de cumprir com o compromisso de ir ao ginásio e assim usufruir de todas as vantagens que este lhe apresenta na sua variedade de produtos e serviços.

Uma outra vantagem a salientar, é a diversidade de aulas em diferentes horários, todos os dias. Aqui pode organizar a sua agenda por forma a frequentar o que for mais interessante e benéfico para si. Se gostar de conhecer novas pessoas, este tipo de espaços é também muito propenso a isso. O espírito de entreajuda e de partilha de compromisso é muito acentuado entre membros.

Aspetos menos positivos do treino em ginásio:

Contrariamente ao treino em casa com personal trainer, a facilidade em deslocar-se ao ginásio pode ser geograficamente mais desafiante. Outro fator é também a hipótese de se sentir com algum constrangimento ao praticar a sua atividade física em frente a outras pessoas. Caso seja uma pessoa tímida, isto pode levar a que facilmente perca a sua motivação e desista de ir treinar.

Se frequentar estes espaços em horas de maior movimento, pode ter alguma dificuldade em obter ajuda dos professores disponíveis em sala. Esta situação pode condicionar o seu treino, pois pode utilizar máquinas ou executar exercícios de forma errada e assim contrair lesões.

Esperamos que estas dicas tenham sido interessantes e possam ajudar. O importante mesmo é que se exercite e escolha a opção que for mais válida para si!

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Raquel

Apaixonada pela vida, e pela beleza das coisas. Acredito que há sempre espaço para saber mais, e que esse conhecimento a determinada altura nos é muito útil.