Todos conhecemos grandes filmes de desporto que nos marcaram, e que povoam o imaginário popular. Aqui há personagens que jamais esqueceremos, mas não são apenas os desportistas que nos emocionam!

Os personal trainers têm também um lugar de grande destaque no cinema. Todos recordamos com carinho o Mestre Miyagi do épico filme Karaté Kid (1984), considerado um clássico do cinema pela geração dos anos 80.

Tanto o desporto como o cinema ocuparam desde cedo os lugares de destaque nos meios de comunicação, especialmente no meio televisivo. Ambos são dos mais procurados para entretenimento, não só nos espaços específicos de cada um (estádios e salas de cinema) como também nos média em geral.

Se tal como nós é uma pessoa apreciadora deste tipo de histórias inspiradoras de superação, continue neste artigo e veja as nossas sugestões de filmes de culto, para lhe aguçar a vontade de treinar!

Rocky

Não há como fugir a este clássico quando falamos de filmes acerca de desporto. Como é possível esquecer Rocky Balboa, personagem que fez parte da infância e adolescência de toda uma geração? Desde o seu primeiro lançamento em 1976 como Rocky - Um Lutador (escrito e protagonizado por Sylvester Stallone), até ao seu último lançamento em 2016 com Creed: O Legado de Rocky Balboa, esta saga ofereceu aos seus fãs de desporto (sobretudo boxe), 7 filmes ao longo de 40 anos.

Com todos os seus filmes aclamados pela crítica, esta saga é quase um filme obrigatório para todos os amantes de boxe, mas consegue ir ainda mais além e chegar a mais audiências pela personagem comovente de Rocky, capaz de inspirar todos.

Se estiver na posição de treinador, e tiver como objetivo conduzir os seus alunos à superação dos seus limites, ao fazê-los perceber o seu potencial e habilidades, fazendo com que progridam cada vez mais, certamente que este é o clássico filme indispensável para si.

Aumente a sua massa
Trabalhe os seus músculos com as indicações de um personal trainer. | fonte: Pixabay

Rocky é pugilista e vive em Filadélfia (a cidade mais populada do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América), e num acaso acaba por entrar numa luta para disputar o campeonato mundial de pesos pesados. Aplicando uma disciplina e dedicação extremas, inicia a sua jornada de treinos para se preparar para o dia em que vai ter de aguentar 15 rondas (na época era o número típico de rondas de boxe) contra o seu adversário.

Este filme é uma inspiração incrível para todos os que tem um desejo, sabem qual é a sua meta, mas sentem-se desanimados pelo caminho. Rocky Balboa mostra que podemos alcançar o que desejamos, desde que acreditemos e treinemos muito para tal.

Million Dollar Baby

Tal como Rocky, o filme  de 2004 Million Dollar Baby, dirigido por Clint Eastwood, aborda a temática do boxe. Indicado para sete categorias, conseguiu obter quatro prémios. Ganhou os óscares como melhor filme, melhor diretor e melhor atriz, devido à inesquecível e brilhante atuação de Hillary Swank. Conseguiu ainda um outro óscar para melhor ator secundário, pela interpretação de Morgan Freeman.

O personagem de Frankie (interpretado por Clint Eastwood), um solitário afastado da sua filha e dono de um ginásio, tem muita dificuldade nas relações humanas. Tem um único amigo, Scrap (interpretado por Morgan Freeman), que é o cuidador daquele espaço, tendo sido em tempos áureos um lutador de boxe. Entra então em cena a personagem de Maggie Fitzgerald (brilhantemente interpretada por Hillary Swank). Uma rapariga que nunca teve muito na vida, com muita humildade, mas que tem plena noção do que quer e a determinação e garra necessárias para lutar pelos seus objetivos.

Tal como Rocky, o filme retrata o boxe no seu lado mais sombrio: a pobreza que muitos lutadores enfrentam até conseguirem reconhecimento, a solidão que vivem no seu dia a dia de lutas, e a devoção com que se entregam a este desporto extremamente difícil e por vezes ingrato. Este filme consegue transmitir uma belíssima mensagem motivacional, e prova que quando se acredita, é possível alcançar objetivos sem nunca desistir.

Coach Carter

É provável que não conheça este filme, a menos que seja aficionado de basquetebol. Mas este filme lançado em 2005 (dirigido por Thomas Carter) é um filme de culto.

Baseado na história real de Ken Carter (treinador de basquetebol de uma escola em Richmond, na Califórnia), que chegou às manchetes de jornal em 1999 após completar uma série de jogos invicto.

Confie na sua força
Acredite que é capaz. O truque é manter o foco. | fonte: Pixabay

O enredo deste filme vai além da história do treinador que leva a sua equipa à vitória. Aborda o empenho e a dedicação deste treinador para transformar os resultados destes jovens muitas vezes marginalizados, nesta escola de subúrbio em que a maioria dos alunos é muito pobre e negra. Ainda assim mostra que é possível realizar feitos incríveis apensar da pobreza e das dificuldades.

O treinador Ken Carter usa diferentes estratégias para levar os seus alunos a perceberem as suas próprias capacidades tanto no jogo, como na sala de aula. Valendo-se da paixão deles, cria contratos onde estipula que para que continuem a praticar basquetebol, terão de comprometer-se a apresentar resultados escolares extraordinários.

Este filme retrata um treinador muito exigente e rígido, no entanto nunca é severo ou perde a fé nos seus alunos. São na verdade condições essenciais a uma boa performance profissional nesta área. Muito embora provavelmente não seja comum fazer-se contratos deste tipo, a mensagem transmitida é muito clara. Na vida é necessário compromisso e disciplina.

Duelo de Titãs

Num ambiente de clara segregação nos Estados unidos da América, Harman Boone (interpretado por Denzel Washington) é um treinador que trava uma batalha para tentar unir jogadores norte americanos de futebol, tanto brancos como negros.

Passado na escola T. C. Williams, em Alexandria ( uma pequena cidade do estado de Virgínia nos Estados Unidos da América), este filme gira em torno das tensões raciais da equipa de futebol desta escola. É feito com base em eventos reais ocorridos em 1971, quando os Titãs ganharam o campeonato estadual.

Coloque os olhos no objetivo
Fica mais fácil chegar à meta com ajuda! | fonte: Pixabay

A nomeação de Harman Boone para técnico da equipa de futebol americano da escola, causa muita discórdia e animosidades em toda a cidade. Desde alunos a professores e pais, ninguém consegue compreender como um negro ficou com o lugar de um branco. Este treinador não se deixa intimidar, e faz tudo ao seu alcance para que os jogadores formem uma equipa unida.

Infelizmente ainda  muito presente nos nossos dias, este filme demonstra o racismo presente no desporto. Mas leva-nos para os valores muito fortes que se fazem sentir no meio desportivo, tais como o espírito de equipa, o respeito entre colegas e o trabalho em conjunto. Está muito bem retratado neste filme o papel fundamental que um treinador desempenha no grau de bem estar e clima de confiança de um aluno.

Monneyball - Jogada de Risco

O filme de 2011 relata a história real de como a pequena equipa Oakland Athletics surpreendeu o mundo do baseball, e como desde esse momento muitas outras equipas da Major League Baseball decidiram adotar a sua estratégia de jogo.

Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), recebe a missão de comandar uma equipa com muito fracos recursos financeiros, sem que a sua prestação no campeonato seja vergonhosa. Este líder consegue levar a equipa de Oakland Athletics até ao título de campeã da liga.

Para isto, ele decide colocar em prática uma estratégia inovadora. Toma a decisão de contratar um perito em estatística na montagem da equipa. O técnico, naturalmente bom com os números, aprendeu tudo acerca das regras do jogo para poder desenvolver relatórios de análise de performance. Todos os passos da equipa tinham como base as análises daqueles números.

O truque é nunca desistir
Seja resiliente e o seu PT vai orientar o seu percurso rumo ao seu objetivo! | fonte: Pixabay

Claro que um treinador deve ter muitas outras habilidades para além de conseguir uma equipa com talento. Deve ser um profissional dedicado, persistente e saber lidar com as emoções. O personagem de Billy tinha uma visão bastante realista e acreditava genuinamente que o trabalho ia dar um resultado positivo. Para ele tratava-se de mais do que apenas «não passar vergonha», tratava-se de obter um resultado vitorioso.

A importância da estratégia no desporto não deve ser subestimada. É esta técnica que vai permitir  traçar metas e obter resultados satisfatórios. O profissional tem de saber lidar com muitas vertentes, tanto as numéricas, quanto as anatómicas ou de relações humanas.

Um Domingo Qualquer

Interpretado por Al Pacino em 1999 (e com a realização de Oliver Stone), Tony d'Amato é um treinador da velha guarda, incapaz de saber lidar com jogadores indisciplinados e com algum desinteresse no cenário de futebol atual.

Tudo começa com a lesão do quarterback da equipa Miami Sharks, que é rapidamente substituído por um jovem jogador desconhecido interpretado por Jamie Foxx. Neste filme o foco recai sobre as dificuldades de um treinador, perante atletas indisciplinados e desinteressados em escutar os seus conselhos.

A cena mais clássica deste filme é a do famoso discurso do treinador antes do jogo mais importante. Estes quatro minutos de oratória, revelam toda a retórica deste profissional, na sua missão de levar a sua equipa rumo ao objetivo.

Conhecia estes filmes? Apreciou esta seleção? Conheça ou reveja estes clássicos e permita que o inspirem a procurar pelo seu treinador, ou pelo menos desfrute de um bom momento de lazer!

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Raquel

Apaixonada pela vida, e pela beleza das coisas. Acredito que há sempre espaço para saber mais, e que esse conhecimento a determinada altura nos é muito útil.