Mais do que um desporto, a yoga pode ser considerada um estilo de vida, uma verdadeira paixão.  A prova disso é que os modelos para a prática desta atividade têm vindo a mudar com o passar do tempo, tornando-se mais específicos e especializados tendo em consideração as necessidades específicas de cada praticante. Muitos adeptos têm, cada vez mais, abandonado os centros de yoga para desempenhá-la numa espécie de retiro particular ao terem as suas aulas a partir das suas próprias casas ou em qualquer outro espaço privado que lhes permita ter a concentração e o silêncio tão necessários para a prática desta modalidade.

Atualmente, basta um computador, ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet, para que isso se torne possível. Com ou sem professor, pagas ou gratuitas, as famosas aulas de yoga online têm vindo a ganhar espaço na vida das pessoas que pretendem exercitar-se ao mesmo tempo que relaxam depois de um dia stressante de trabalho.

Os benefícios desta prática desportiva são sentidos nas próprias atividades do dia a dia de todos os seus praticantes ao tornarem-se pessoas mais estáveis e calmas capazes de lidar com as suas adversidades de cabeça fria.

O yoga proporciona momentos de relaxamento e deixa as pessoas mais calmas e tranquilas. | Fonte: Pixabay

Deseja tornar-se alguém mais relaxado e positivo? Então, continue a ler e descubra as fórmulas e vantagens em aderir agora mesmo a aulas de yoga pensadas exclusivamente para si.

Aulas de yoga online

Como já deve ter ouvido dizer, a yoga não consiste apenas em manter a postura ereta nem fazer poses de yoga complicadas. Ela envolve uma série de exercícios e um vocabulário totalmente específico para determiná-los, que serão importantes de saber ao longo do seu percurso nesta modalidade. Nas suas aulas vai aprender muito sobre as ásanas (posturas), ou técnicas ancestrais, e pranayama (controlo da respiração).

Uma aula de yoga online pode acontecer de diferentes maneiras:

  • Aulas para iniciantes;
  • Aulas por nível: iniciante, intermédio ou avançado;
  • Aulas para públicos específicos, como grávidas, crianças ou pessoas de terceira idade;
  • Aulas que combinam yoga e meditação.

O princípio básico de uma sessão de yoga é permitir que o corpo e a mente se conectem, para que seja possível alcançar o estado que chamamos de atenção plena. Além disso, não se trata apenas de uma atividade para manter a forma e ter uma disposição mais positiva perante os desafios da sua vida. A yoga também traz outros benefícios a quem se dedica à sua prática como, por exemplo:

  • Diminui o stresse;
  • Ajuda a manter a calma em situações de tensão;
  • Melhora a concentração;
  • Torna o corpo e a mente mais flexíveis e recetíveis a emoções, quer positivas como negativas.
Além de ajudar a ter uma mente tranquila, o yoga proporciona imensos benefícios a saúde. | Fonte: Pixabay

A base da yoga centra-se em atitudes de mudanças comportamentais que passarão a fazer parte da sua vida quotidiana, quer seja no seu trabalho ou mesmo nas suas relações pessoais e, por isso, recomenda-se que seja acompanhado por um instrutor experiente para o guiar nos seus exercícios tanto físicos como mentais.

Porque não ter acesso a tudo isso sem sair de casa, através do seu computador? Há inúmeros tipos de há aulas online de diversos modelos, onde poderá aprender todas as posturas básicas da yoga. Para além disso, existem ainda vídeos mais específicos dos quais poderá usufruir, que ajudam o aluno a desenvolver determinadas técnicas, tais como:

  • Pranayama, focada em exercícios de respiração;
  • Mantra, que é uma espécie de mapa mental das necessidades emocionais de cada um, além de se focar no trabalho energético;
  • Nidra, uma técnica especializada no relaxamento;
  • Yoga Kundalini, uma modalidade que ajuda a energia a fluir através da coluna vertebral para as outras partes do corpo;
  • Iyengar yoga, uma prática que conta com mais de 200 ásanas e 14 pranayamas.

Estes são apenas alguns exemplos de tipologias de yoga entre as quais poderá optar tendo em consideração o seu perfil pessoal, dado que a yoga é composta por milhares de posturas e exercícios diferentes. Para quem deseja aprofundar-se em qualquer que seja a sua modalidade, basta pesquisar nos lugares certos e verá que será fácil arranjar material online que o ajudarão a evoluir.

Com o passar do tempo, perceberá que os seus músculos se tornarão muito mais flexíveis e a sua agilidade e disposição se tornarão também elas melhores.

Comece agora as suas aulas de yoga sem quaisquer dificuldades e aprenda todas as poses de yoga!

Aulas de yoga online gratuitas: os melhores sites que pode utilizar para aprender

A yoga é uma prática que se tem tornado mais democratizada a cada dia: ela já está presente até mesmo no mundo dos negócios, fazendo até parte de retiros de várias empresas de sucesso que adotam a técnica para que os seus colaboradores melhorem a sua qualidade de vida e para promover melhores canais de diálogo e de adaptação entre novos integrantes de equipas empresariais já estabelecidas.

Meditando no trabalho
Algumas empresas adotam a prática de yoga entre os seus funcionários por verem resultados positivos quanto à sua prestação e relação com os seus colegas de trabalho.

Entretanto, se investir nesse tipo de atividades não faz parte da cultura da empresa onde trabalha, não há razão para se sentir frustrado. Um bom site de yoga pode ser o suficiente para iniciar as aulas por si mesmo, sem depender de ninguém mais. Além disso, encontrar a modalidade de yoga adequada ao seu perfil e necessidades pessoais fará com que queira torná-la numa prática regular, o que é sinónimo de incontáveis benefícios para o seu corpo e para a sua mente, entre os quais:

  • Flexibilidade dos músculos e das ideias;
  • Prática de atividade física regular;
  • Músculos mais tonificados;
  • Controlo do stresse e da ansiedade;
  • Concentração aprimorada;
  • Aumento da autoconfiança.
É visível a mudança no corpo e o aumento de músculos com a prática do yoga. | Fonte: Pixabay

Adicionalmente, se quiser ter alguma companhia nas suas sessões, pode ser que conheça alguém que pratica yoga em locais específicos desta modalidade, tais como:

  • Centros de yoga;
  • Estúdios de yoga;
  • Escolas de yoga;
  • Aldeias de yoga;
  • Oficinas de yoga;
  • Casas de yoga;
  • Associações de yoga.

Entretanto, contamos hoje com uma nova modalidade caso as aulas presenciais não sejam as mais indicadas para si. Com os treinamentos praticados à distância todos temos a oportunidade de nos inscrevermos em aulas de yoga pelo computador, tablet ou smartphone. Nesta fácil alternativa é como se o seu professor de yoga pudesse acompanhá-lo a qualquer lugar, dentro do seu bolso.

  • pro.br - site com diversos artigos relacionados à meditação, mantido por professores e entusiastas da prática que se dedicam a dar conselhos quanto à mesma;
  • Yoga em movimento - plataforma construída por diversos professores onde são disponibilizados conteúdos teóricos e algumas aulas online gratuitas;
  • Sociedade brasileira de yoga - além de reunir material online sobre yoga, o site permite ainda que o aluno encontre uma escola perto de si, ou que realize cursos de imersão intensivos;
  • Feliz com você - website dedicado a cursos de meditação que visam promover o bem-estar e a autoestima.
  • Udemy - este serviço online de workshops e aulas virtuais é ideal para quem quer começar a aprender e obter um certificado quanto ao grau de proficiência nesta modalidade. Trata-se de uma plataforma mais indicada para quem quer tornar-se num instrutor de yoga e inserir este saber no seu currículo profissional, mas também é adequada para quem deseja ficar a conhecer o básico desta prática desportiva.
Flutuando após a meditação
Além de uma melhoria quanto ao seu condicionamento físico, o yoga também é benéfico para o seu bem-estar e autoestima.

Além de vídeos gratuitos em diversos canais do Youtube, pode encontrar plataformas de cursos que requerem inscrição e pagamento de taxas mensais ou por hora de sessão. De qualquer forma, vale a pena fazer uma pesquisa na internet para descobrir os melhores canais de informação para se iniciar na yoga.

Algumas pessoas começam a sua prática partir de vídeos que contêm os primeiros passos e, a partir daí, vão conseguindo avançar de nível com o passar do tempo. Com dedicação e força de vontade, é possível alcançar essa evolução de forma totalmente gratuita e a partir da internet.

Aulas de yoga online: prós e contras

Quer se tratem de aulas presenciais ou em regime online, os praticantes da yoga contam com algumas vantagens ao praticarem esta modalidade com frequência. Os benefícios principais costumam ser:

  • Melhoria do seu bem-estar;
  • Melhor equilíbrio;
  • Índice de stresse mais baixo;
  • Melhor controlo das emoções negativas;
  • Aprendizagem de exercícios de respiração benéficos para quem lida com doenças do foro psicológico, como a depressão e a ansiedade.

No entanto, isso não significa necessariamente que qualquer pessoa tem o perfil certo para praticar yoga à distância a partir de vídeos online. Uma das premissas para aderir à sua prática é sentir-se bem em momentos de silêncio e de solidão; lembre-se de que estará sozinho na sua sala de estar, ou em qualquer outro lugar da sua casa, sem ninguém por perto, e que isso não poderá ser considerado um empecilho.

Positivo ou negativo?
Algumas pessoas veem a solidão como um entrave à prática da yoga a partir de sua casa.

Uma outra desvantagem deste tipo de sessões é que também não existe a presença física de alguém experiente para o ajudar a corrigir a sua postura, já que tudo acontece online. De igual forma, uma grande armadilha é acreditar que a sua casa é o único lugar do mundo onde se pode praticar a yoga online, por ser o único lugar onde terá a paz interior necessária a esta modalidade. No entanto, existem muitos outros lugares onde pode desfrutar do silêncio, sem se sentir tão isolado: pode ir a parques da sua cidade ou a qualquer outro local público onde se sinta bem, por exemplo.

Outro ponto importante é cuidar do espaço onde terá as suas aulas. Excesso de objetos espalhados pelo chão, ou uma decoração demasiado distrativa, podem dificultar a sua concentração, já que estará rodeado de estímulos que o podem desviar do objetivo da sessão.

Por fim, os cuidados que deve ter para não perder a sua motivação devem ser redobrados para este tipo de lições. Nem todas as pessoas se animam a praticar determinada atividade sozinhas e poderá precisar de um esforço maior para não desistir e manter o seu entusiasmo quando os exercícios começarem a ser mais exigentes.

Para não se deixar abater por essas questões, pode já começar a colocar em prática um dos princípios da ioga: o do pensamento positivo. Existe uma vertente desta prática, denominada Ayurveda que fala sobre a qualidade de vida que pode ser alcançada a partir de simples exercícios de concentração, de relaxamento e de respiração.

O yoga é uma prática muito comum para quem procura uma melhoria na qualidade de vida. | Fonte: Pixabay

Uma vez inseridos na prática recorrente desta atividade, são raros os alunos que pretendem deixar de frequentar as suas aulas, já que os benefícios desta prática são realmente construtivos.

Há cursos online que permitem aceder a todos os benefícios trazidos pela ioga de forma completamente grátis, mas não pense que por se tratar de conteúdos em formato de vídeos a aprendizagem se tornará monótona. Para além das diversas modalidades disponíveis na rede, ainda há aulas voltadas a determinados grupos de pessoas com necessidades específicas tais como mulheres grávidas, crianças, iniciantes, especialistas, entre outros.

Para fazer a escolha certa, basta observar a metodologia e avaliar a experiência e dedicação do seu futuro professor. Esses agentes certamente terão grandes influências nos seus resultados.

Faça aulas de yoga online com um professor

Se tem inúmeros canais de escolha, como vídeos no Youtube, plataformas especializadas e programas de cursos de ioga à sua disposição, escolher bem o seu professor é um fator primordial para o seu sucesso e motivação.

De facto, além de lhe ensinar corretamente as posturas de yoga, o seu professor poderá levá-lo a outros lugares que permitirão um relaxamento e introspeção mais facilitados, e dar dicas de hábitos saudáveis que complementam a sua prática. Na plataforma Superprof, por exemplo, terá acesso a profissionais que realmente levam o seu trabalho a sério e têm uma boa bagagem de conhecimentos para transmitir aos seus alunos. Existem algumas fórmulas de aula principais entre as quais pode optar:

  • Iniciação à yoga;
  • Estágio em yoga;
  • Aulas dinâmicas;
  • Aula teste;
  • Curso de controlo do stresse e de relaxamento;
  • Aulas particulares;
  • Aulas guiadas;
  • Aulas para tonificar os seus músculos;
  • Movimentos para o alívio de dores crónicas;
  • Treinos que estimulam a concentração e a respiração.
Corpo bem definido
O yoga ajuda a tonificar os músculos e a controlar as suas emoções.

De qualquer maneira, a sequência de exercícios seguida numa aula de ioga é praticamente sempre a mesma, independentemente da sua experiência. Esses treinos focam-se na realização da saudação ao sol, num aquecimento inicial, numa série de posturas que irão ser diferentes consoante o seu nível, terminando em alongamentos e numa sensação de bem-estar e conforto que o invadirá no final das suas sessões.

Durante as sessões online, para além de treinar a prática, também poderá aprender a definição de algumas poses de yoga (ásanas), conhecer os principais chakras, que são pontos por onde a energia flui no nosso corpo, repetir mantras, que consistem em sílabas que, quando ditas continuamente fazem com que o indivíduo entre num estado de meditação, e muitas outras técnicas que irão permitir que tenha truques de relaxamento ao seu dispor de forma imediata para conseguir lidar com os imprevistos do seu dia a dia.

As aulas de yoga permitem ainda que o indivíduo aumente a sua autoconfiança, melhore o seu condicionamento físico e, de certa forma, que encontre a paz interior que tanto procuramos atingir. Tudo isso é possível sem que precise de enfrentar o trânsito ou que perca tempo com grandes deslocamentos desde a sua casa ao centro de yoga mais próximo de si. Poderá ter o acompanhamento de um professor no conforto do seu próprio lar, portanto porque não experimentar?

Se tem dificuldades em concentrar-se em si próprio e na sua respiração aquando dos seus exercícios de relaxamento, a melhor solução para o seu problema será mesmo contratar um mentor que o possa seguir ao longo do seu percurso como praticante de yoga para que consiga ver progressos ao longo das suas sessões e na sua postura perante a sua vida.

Com a Superprof poderá encontrar várias alternativas de professores que melhor se encaixem no seu perfil e que vão ao encontro das suas dificuldades e motivações pessoais. Para saber o que procurar num futuro professor quanto ao conteúdo das suas aulas, veja mais abaixoalgumas das perguntas mais frequentes dos nossos novos utilizadores:

Precisa de um professor de Yoga ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.