O yoga tem ganho cada vez mais adeptos e praticantes nos últimos tempos, uma vez que une exercício físico, mental e emocional. O seu principal objetivo é atingir o bem-estar geral, não ter sentimentos negativos e estar em plena tranquilidade.

Como tal, esta atividade não tem qualquer tipo de restrições e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, condição e classe social. A verdade é que qualquer pessoa pode beneficiar deste tipo de práticas e tirar proveito das suas vantagens e de todas as coisas boas que elas oferecem. Os benefícios são inúmeros e variados e não existe qualquer motivo para não poder usufruir deles.

Existem opções para crianças, para a terceira idade, para grávidas, específicas para casais e até mesmo para pessoas com necessidades especiais. Qualquer um de nós pode tentar, basta querer.

Por isso, e para todas as pessoas que estariam interessadas em começar mas não sabem se é possível, escrevemos este artigo. Nele vamos falar de todos os benefícios e vantagens desta atividade e de todas as razões porque deve começar, independentemente das limitações que possa possuir. Lembramos apenas que deve ter sempre o apoio de um professor, principalmente se nunca tiver feito aulas antes e precisar de ajuda para executar os alongamentos e posições corretas.

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Aula yoga adequada para grávidas

Sabemos que existe algum receio em fazer exercício físico ou esforço durante a gravidez, mas a prática de yoga pode ser muito vantajosa. Uma gravidez saudável requer muito controlo emocional por parte das futuras mamãs e fazer yoga pode ser uma enorme ajuda neste processo. Tal como com outros tipos de exercício, o yoga liberta endorfinas na corrente sanguínea, diminuindo o stress e a ansiedade e aumentando a sensação de bem-estar. E tendo em conta que a ansiedade pode ser um grande problema durante a gravidez, ter aulas de yoga pode ser uma ótima solução.

gravida a meditar
Mesmo estando grávida, pode encontrar opções de exercício para fazer alguns dias por semana, sem correr quaisquer tipos de risco e ajudando a sentir-se melhor durante toda esta fase tão importante. | Fonte: Pexels.com

Os exercícios que executam numa aula de yoga, por exigirem bastante concentração e foco na respiração, ajudam a grávida a criar uma melhor ligação ao seu próprio corpo e às mudanças que ocorrem durante esta fase, promovendo um sensação de tranquilidade e bem-estar. Isto é extremamente importante para garantir que a gravidez ocorre sem quais problemas.

Além disso, o yoga também ajuda no alongamento dos músculos e não tem qualquer impacto nas articulações. Isto permite, não só ajudar a recuperar as energias e relaxar, mas também melhorar a circulação e a postura, evitando as dores na zona lombar que são típicas das últimas semanas da gravidez. Cada exercício realizado durante as aulas também ajuda a preparar o corpo da mulher para o parto, com o seu trabalho e foco na respiração e o aumento da flexibilidade da zona das ancas.

Com aulas de yoga específicas para grávidas também tem o apoio do grupo participante, que está a passar pela mesma experiência e com quem pode partilhar informações, esperanças e receios. Desta forma, são inúmeros os benefícios de praticar esta modalidade durante esta fase da vida e as aulas podem proporcionar uma gravidez mais calma e equilibrada.

Curso de yoga para os idosos

O yoga é uma excelente prática para ter durante o avançar da idade, uma vez que nos permite envelhecer de forma saudável. É considerada uma modalidade de baixo impacto e com pouco risco de lesões, mas conjuga vários exercícios de resistência com outros de flexibilidade, tendo assim inúmeros benefícios físicos e mentais para os seus praticantes. Como tal, é um ótimo exercício para todos os idosos.

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Como é uma atividade de baixo impacto e com pouco risco de lesões, proporciona inúmeros benefícios físicos e mentais para os seus praticantes, o que inclui os participantes da terceira idade. | Fonte: Pexels.com

A prática de yoga tem inúmeros benefícios para os idosos, mas existem alguns que são particularmente importantes no que diz respeito à qualidade de vida. O yoga permite fortalecer os músculos e diminuir a incidência dessas fracturas e, portanto é recomendado como opção de atividade física para ajudar no tratamento da osteoporose. Os exercícios de concentração e equilíbrio também contribuem para diminuir o risco de quedas, que são muito frequentes na terceira idade.

Juntamente com os vários benefícios físicos, ter aulas de yoga também tem inúmeros benefícios para a saúde mental dos idosos. O ênfase na meditação característico do yoga ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade, o que também permite diminuir a pressão arterial. Além disso, também causa uma melhoria na nossa capacidade de concentração e fortalece todo o sistema cognitivo, incluindo a nossa memória, que pode ter várias falhas durante a terceira idade.

Devido a todos estes benefícios, as aulas de yoga são cada vez mais recomendadas para os idosos. No entanto, antes de começar a praticar, deve sempre confirmar com o seu médico se tem condições para frequentar as aulas ou se existe alguma limitação sobre os dias por semana que pode fazer uma aula de yoga. É possível que existam alguns movimentos ou posturas que deve evitar é importante que saiba isso antes de começar, para que possa avisar o seu professor de yoga e ele possa adaptar as posições das atividades se isso for necessário.

Aulas yoga para pessoas com necessidades especiais

Os princípios do yoga são extremamente claros quanto à necessidade de conseguir uma união entre o corpo e a mente. Aquilo que é importante para a atividade é o conhecimento e a consciência corporal, de si mesmo e dos seus limites. Por isso, não existem impedimentos para começar a fazer aulas de yoga. Qualquer pessoa, independentemente das suas limitações, pode usufruir dos benefícios da prática e utilizá-los para ter mais qualidade de vida. Desta forma, mesmo as pessoas com necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais podem fazer uma aula.

aluna e professora a praticar yoga
Em certos casos, o apoio de professores particulares é especialmente indicado. Quer pratique num estúdio, em casa ou online, os professores poderão ajudar a realizar os movimentos corretamente. | Fonte: Pexels.com

Através dos movimentos corporais, com as técnicas de meditação e relaxamento, o corpo e a mente entram em sintonia, o que permite eliminar dores, problemas psicológicos e até algumas doenças. Além disso, as pessoas com necessidades especiais têm a oportunidade de fazer exercício físico adequado às suas necessidades, onde trabalham a parte mental juntamente com a física.

Isto quer dizer que fazer uma aula permite um aumento da consciência corporal e de movimento, uma melhoria da circulação sanguínea e da capacidade respiratória, uma melhoria da coordenação motora, postura e força, aumento da autoestima e redução da agressividade, além de proporcionar uma nova perspetiva, o que leva á valorização de cada momento e paz interior.

No entanto, lembramos que o acompanhamento de um professor é sempre importante numa atividade como esta, onde existe o risco de se magoar ou ter alguma lesão por realizar movimentos e posturas de forma incorreta. No caso de pessoas com limitações específicas ou necessidades especiais, esse acompanhamento é especialmente importante. É necessário que tenha um professor durante todo o decorrer da aula, que possa auxiliar na execução de todas as posições e indicar quais são os ajustes necessários.

Yoga em casa ou online para casais

Nos últimos tempo e de forma progressiva, um novo estilo de yoga tem conquistado vários adeptos que se sentem atraídos pela ideia de tirar proveito de todos os seus benefícios mas com companhia. Este estilo é ideal para todos os participantes que o querem praticar de forma mais descontraída enquanto alcançam uma ligação mais próxima com o seu parceiro.

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Fazer exercício em casa permite encontrar uma ligação mais profunda e atingir um nível de conexão que não seria possível com práticas individuais. | Fonte: Pexels.com

É por este motivo que todos os casais que procuram um momento de descontração, união e confiança praticam este estilo. Nesta atividade, cada um dos participantes precisa do outro para executar as posições e, portanto, é importante que haja equilíbrio para que ambos se sintam confortáveis com a prática. Praticar estas posições enquanto casal pode ser algo muito vantajoso, uma vez que tem um incentivo extra durante as aulas.

Os benefícios de fazer yoga com outra pessoa podem ser bastante surpreendentes. Todo este estilo é um exercício de dar e receber, que ajuda a respeitar os seus próprios limites e os da outra pessoa. É interativo, concentrado e ao mesmo tempo divertido, que permite melhorar a saúde física, mental e emocional enquanto trabalha na sua relação.

Mas além de ter um treino mais intensivo, em cada aula os participantes vão-se desafiar fisicamente e emocionalmente, colocando-se nas mãos um do outro. Neste sentido, trabalhar em conjunto eleva a sua capacidade de confiar, o que permite fortalecer o seu relacionamento e a comunicação entre os dois. Além disso, o yoga feito em par proporciona vários momentos de leveza e descontração que tornam o treino mais vantajoso.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.