Há algum tempo, as turmas de boxe e outros desportos de combate eram constituídas maioritariamente por homens. No entanto, esse cenário tem sofrido modificações e a procura pela boa forma tem levado diversas mulheres a optarem também pelas artes marciais para tonificar o corpo da forma desejada.

Quem já treina boxe conhece bem os benefícios da sua prática. Esta é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a perceção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o desporto exige. Treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece o seu sistema cardiovascular, sem falar da tonificação muscular e da melhoria visível da postura. É um desporto indicado para homens, mulheres e mesmo crianças!

Em 60 minutos de treino, o participante pode queimar entre 500 e 1000 calorias. O treino é intenso e inclui vários exercícios, desde pular à corda, fazer abdominais, dar socos em sacos de pancada, até corrida e exercícios de agilidade. Através de treinos com movimentos repetitivos, o boxe contribui para melhorar a resistência muscular e a velocidade. Outro aspeto positivo e que atrai especialmente as mulheres é a defesa pessoal.

Boxe queima calorias
O treino de boxe é intenso e permite queimar em média 1000 calorias. | Fonte: Pixabay

Pode parecer que os movimentos dos golpes são meramente ensinados para desafiar o próprio corpo, mas o bom domínio das técnicas pode ajudar em possíveis eventualidades. Entretanto, vale ressalvar que as aula de boxe não são ministradas com essa finalidade, mas todos os conhecimentos podem ser utilizados a seu favor. Esses conhecimentos adicionais são muito comuns nas turmas especiais de boxe feminino.

O desporto traz inúmeros outros benefícios para a sua vida, tais como:

  • Melhoria da coordenação motora
  • Redução do stress
  • Melhoria da saúde cardiovascular
  • Aumento da força
  • Melhoria visível da composição corporal
  • Correção e melhoria da postura

Como pode notar, o boxe é um desporto que tem muitos aspetos positivos e tem atraído cada vez mais pessoas em busca de uma atividade física dinâmica. Se é de Lisboa deve estar a perguntar-se onde praticar este desporto na capital de Portugal.

Lisboa é a maior cidade de Portugal. Mundialmente conhecida, a capital é uma cidade moderna e proporciona diversas formas de lazer e cultura aos seus habitantes. Portanto, encontrar um local onde possa praticar boxe não será um problema.

Nós preparamos um artigo com alguns espaços que oferecem aulas de boxe e outras artes marciais em Lisboa, assim como algumas dicas para aprender a lutar boxe na cidade maravilhosa.

Quer saber onde calçar luvas boxe em algumas cidades de Portugal?

Desportos de combate em Lisboa

A maioria dos ginásios de boxe e artes marciais de Lisboa oferecem aulas para todos os níveis, de iniciantes a lutadores profissionais. Uma das características destes estabelecimentos é a descontração e camaradagem entre os alunos e professores.

Além do treino desportivo, a maioria dos inscritos em ginásios de boxe procuram divertir-se através do desporto. Esta é talvez a razão pela qual tantas pessoas procuram o boxe como uma alternativa aos treinos repetitivos e enfadonhos de musculação ou ginástica.

Boxe melhora resistência e física
O boxe melhora a resistência física e a agilidade. | Fonte: Pixabay

Diversas razões podem conduzir alguém às aulas de boxe:

  • Aprender a defender-se
  • Melhorar a sua técnica de combate
  • Preparar-se para uma competição
  • Melhorar o seu condicionamento físico
  • Ganhar força e resistência muscular
  • Evacuar o stress do dia a dia
  • Trabalhar a sua agilidade e flexibilidade

O boxe faz parte da família de desportos de combate usando o pé e/ou o punho para derrotar o seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com suas regras próprias. Assim, podemos distinguir o boxe francês (savate) do boxe inglês (pugilismo), ou ainda do boxe tailandês e do boxe americano. Já o kickboxing refere-se a um grupo de desportos de combate e artes marciais que usam tanto os punhos como os pés. No sentindo amplo do termo, diversas artes marciais podem ser nomeadas de kickboxing.

Normalmente os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo a corpo com o auxílio de patas de ursos. O objetivo das aulas são, geralmente, melhoria do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular, definição muscular e sobretudo, a diversão, ao praticar uma atividade física dinâmica e desafiadora.

A coordenação motora é um aspeto muito importante no boxe. Para iniciantes, coordenar os movimentos dos golpes pode tornar-se desafiador, pois requer prática e aprimoramento da técnica. Por isso, a importância da coordenação, principalmente das mãos, é fundamental para os praticantes aumentarem o seu desempenho e evoluírem na prática do desporto.

Os praticantes de boxe com coordenação motora aprimorada tendem a ter reflexos muito rápidos. Vale também destacar que, pessoas com idades mais avançadas não possuem a mesma coordenação e equilíbrio que possuíam quando eram mais jovens, o que aumenta o risco de quedas. O boxe pode ajudar a melhorar o equilíbrio e ajudar a evitar certas consequências da velhice.

Basicamente, no boxe deve ser capaz de ver o alvo, reagir e acertá-lo. Tudo isto ao mesmo tempo, independentemente se o mesmo está a mover-se ou não! Pode parecer difícil no começo, mas é exatamente a prática regular que contribui para a evolução, melhorando a rapidez, equilíbrio, agilidade e reflexo.

Conheça os melhores locais para entrar num ringue de boxe no Porto!

À procura de um ringue de boxe em Lisboa?

Seria impossível enumerar todos os espaços que oferecem aulas de boxe em Lisboa. Desta forma, selecionamos alguns que podem ajudar a encontrar o que está à procura.

Ginásios boxe de Lisboa
Os ginásios de boxe de Lisboa oferecem aulas para todos os níveis e públicos. | Fonte: Pixabay

Academia Kolmachine

A Academia Kolmachine está centrada em desportos de luta. Sob a supervisão de Pedro Kol, campeão europeu de kickboxing, pode calçar as luvas e descarregar toda a energia acumulada! Existem aulas para iniciantes e avançados! Encontra aulas de kickboxing ou aulas de boxe puro e duro!

Rounds Academy

Localizada em Campo de Ourique, a Rounds Academy convida todos os participantes a subirem ao ringue e a encostarem alguém às cordas. Existem diversas modalidades, desde kickboxing, jiu-jitsu, boxe, pilates, boxe para crianças e até o hiitboxing, um treino de alta intensidade com murros pelo meio.

Lucky's Guest House

Neste espaço, poderá ter aulas privadas de muay thai, dentro de um ringue, numa guesthouse em São João do Estoril. O mestre que está à frente é o Lucky Luke, campeão de boxe, kickboxe e muay thai

Vitória Nobre Arte

No início era apenas um pequeno estúdio em Campolide, mas rapidamente cresceu para um open space na Praça de Espanha. Encontra um ringue onde poderá ter aulas de boxe ou kickboxing. Existem aulas de grupo ou particulares. Encontra ainda um espaço de treino livre com máquinas de cardio, musculação e sacos de boxe. Pode contratar o acompanhamento de um personal trainer.

Estes são apenas algumas das referências que vai encontrar em Lisboa, mas existem muitos mais. O boxe é realmente mais popular do que pode parecer e tem conquistado cada vez mais adeptos.

Os melhores ginásios de boxe do Funchal, estão disponíveis neste artigo!

Desportos de combate com professor particular

Quem mora em Lisboa também pode optar por fazer aulas de boxe com um professor ao domicílio. Treinar com um professor particular traz muitas vantagens.

Por exemplo, se tem um dia preenchido e o tempo livre para praticar desporto é muito pouco, pode optar por um professor ao domicílio. Trata-se da solução que trará maiores benefícios e que se pode ajustar ao seu estilo de vida.

Além de criar um treino que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do desporto, o profissional também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com a sua disponibilidade.

Faça boxe com um professor particular em Coimbra!

Professor particular Boxe
O professor particular poderá ajudar a progredir respeitando as suas dificuldades. | Fonte: Pixabay

Existe uma infinidade de sites onde os professores podem registrar-se e oferecer os seus serviços. Para ter a certeza das competências e seriedade do professor, não hesite em entrar em contacto e marcar uma primeira aula para ter a certeza se é isso mesmo que está à procura. A maioria dos professores de artes marciais oferecem uma primeira aula gratuita, para que o aluno conheça a metodologia e veja se esta se adequa às suas necessidades. Mas, caso não esteja especificado no anúncio, não tenha vergonha de perguntar se existe esta possibilidade.

Mora em Viseu? Veja o nosso artigo sobre aulas de boxe nesta cidade!

Talvez o único inconveniente dos anúncios online seja o pormenor de não podermos verificar as competências e a experiência dos professores. Entretanto, existem plataformas seguras, onde é possível encontrar professores de boxe qualificados.

O Superprof é uma destas plataformas. Um dos diferenciais do site em relação aos outros, é que apenas os anúncios de professores qualificados são publicados. O site possui um sistema de avaliações reais e perfis verificados, garantindo assim a credibilidade dos professores de boxe.

Agora que já sabe onde praticar a "nobre arte" na cidade maravilhosa de Lisboa, não perca mais tempo para descobrir porque este desporto atrai tantos adeptos... Calce finalmente as suas luvas boxe.

Os moradores de Faro, também têm à disposição imensos espaços para treinar boxe.

Precisa de um professor de Boxe ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.