Houve uma época em que a prática do boxe era algo exclusivo de lutadores e desportistas profissionais. Felizmente que mais recentemente tem vindo a ser inserido em ginásios e conquistado homens, mulheres e crianças.

O boxe faz parte da família de desportos de combate usando o pé e/ou o punho para derrotar o seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com as suas regras próprias. Assim, podemos distinguir o boxe francês (savate) do boxe inglês (derivado do pugilismo), ou ainda do boxe tailandês e do boxe americano. Já o kickboxing refere-se a um grupo de desportos de combate e artes marciais que usam tanto os punhos como os pés. No sentido amplo do termo, as diversas artes marciais podem ser nomeadas como kickboxing.

Segundo Anderson Alex da Silva Corrêa, professor e ex-lutador, os benefícios da prática são inúmeros e quem começa não quer parar mais. Ainda segundo o professor, é muito comum as pessoas procurarem o boxe porque querem aprender a lutar e a saberem defender-se. Mas, apesar do domínio da técnica e dos movimentos ajudarem na defesa pessoal, este não é o único motivo para se interessar por uma aula de boxe.

Melhora coordenação
Além de trabalhar todos os músculos do corpo, o boxe melhora a coordenação motora e a saúde cardiovascular. | Fonte: Pixabay

O desporto traz inúmeros outros benefícios para a sua vida, tais como:

  • Melhoria da coordenação motora;
  • Redução do stress;
  • Saúde cardiovascular;
  • Aumento da força;
  • Melhoria visível da composição corporal;
  • Correção e melhoria da postura;

Para quem deseja perder peso ou definir o corpo, o desporto está entre as melhores opções de atividade física. Os movimentos são alternados, ou seja, para dar um soco com a mão direita, precisa de movimentar todo o corpo, desde a ponta do pé esquerdo, passando pelas pernas, a cintura, o abdómen, o peito, os braços e a cabeça. Esta alta exigência a cada golpe é responsável pela alta queima calórica (cerca de 1000 calorias por aula, em média).

Como pode notar, o boxe é um desporto que tem muitos aspetos positivos e tem atraído cada vez mais pessoas que procuram uma atividade física dinâmica. Se mora no Porto, deve estar a perguntar-se onde pode praticar este desporto!

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal. Tem vindo a conquistar cada vez mais o interesse dos turistas e já ganhou por diversas vezes o selo de melhor cidade para se morar. A influência que exerce a nível nacional e internacional não para de crescer!

Com toda esta diversidade e riqueza, o Porto acaba por apresentar alguma oferta a nível de ginásios onde poderá praticar boxe. Neste artigo, selecionamos alguns ginásios que oferecem aulas de boxe. Para descobrir onde praticar este desporto basta continuar a ler! Está na altura de enfrentar e derrotar o primeiro saco de boxe!

Está à procura de locais para praticar desportos de combate em Lisboa?

Calce a sua primeira luva de boxe no Porto

Sabia que, no passado, o boxe era praticado com as mãos nuas e sem nenhuma regra? E que muitas vezes o combate só terminava com a morte de um dos lutadores ou competidores?

A prática do pugilismo remonta ao século VIII a.C., na Grécia Antiga.  Nesta época as únicas regras estabelecidas eram que apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes deveriam envolver os dedos com tiras de couro. Não existiam categorias baseadas no peso dos atletas. O jogo terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.

Nos séculos XVIII e XIX, quando houve o renascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Estas lutas com as mãos descobertas eram geralmente muito violentas, de modo que o boxe acabou por sofrer intensas mudanças em 1867 e surgiram novas regras, como a introdução de rounds de 3 minutos (separados por 1 minuto de intervalo) e o uso obrigatório de luvas.

Boxe sem luvas
Antes da implementação das regras que conhecemos hoje em dia, o boxe era praticado com as mãos nuas. | Fonte: Pixabay

Em Portugal, o boxe surgiu no início do século XX. No ano de 1909, realizou-se um combate de boxe que opôs o inglês Drumond ao norte-americano Sam MacVea e isso suscitou o interesse e a curiosidade de todos os adeptos da modalidade. O seu aparecimento criou desde logo um fascínio enorme entre os demais e a partir daí criaram-se vários clubes amadores, como o Ginásio Clube Português, Clube Arte e Sport, Sport Cruz Quebradense, Clube Português de Recreio e Desporto, entre outros. A Federação Portuguesa de Boxe (FPB) surgiu em 1914 e teve como primeiro presidente o levantador Manuel da Silveira do Ginásio Clube Português. Desde então que o boxe português teve os seus avanços e recuos e tornou-se num dos desportos de combate preferidos pela maioria.

Recentemente, o boxe, assim como as artes marciais mistas (MMA) foram elevados à categoria de desportos nobres. A popularidade do boxe não pára de crescer e o desporto é hoje uma das atividades físicas mais procuradas por homens e mulheres. Mas, como são as aulas de boxe nos ginásios da cidade do Porto?

A maioria das academias de boxe e artes marciais do Porto oferecem aulas para todos os níveis, de iniciantes a lutadores profissionais. Uma das características destes espaços é a descontração e camaradagem entre os alunos e professores. Além do treino esportivo, a maioria dos inscritos em academias de boxe procuram divertir-se através do desporto. Esta é talvez a razão pela qual tantas pessoas procuram o boxe como uma alternativa aos treinos repetitivos e enfadonhos de musculação ou ginástica.

Normalmente, os alunos usam um saco de boxe para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo a corpo com o auxílio de patas de ursos. O objetivo das aulas são, geralmente, melhoria do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular, definição muscular e sobretudo, divertir-se praticando uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Conheça os melhores locais para praticar boxe no Funchal!

Escola de boxe no Porto: opções não faltam!

O Porto possui uma grande oferta de clubes e ginásios que oferecem aulas de boxe. Seria impossível enumerá-los a todos. Por isso, selecionamos alguns que podem oferecer o que está à procura. Terá todas as condições para se tornar um pugilista.

Aulas de boxe Porto
A maioria dos espaços no Porto oferecem aulas de boxe, tanto para atletas como para iniciantes. | Fonte: Pixabay

Academia 77

Caso queira experimentar uma aula de boxe na Academia 77, no Porto, basta levar roupa confortável. Orientadas pelo professor Ângelo Guedes, poderá receber nesta primeira aula o equipamento necessário. Se gostar e quiser continuar, aí já será necessário comprar luvas, ligaduras e uma boquilha.

Escola de Boxe Luis Saavedra – Ramaldense

Trata-se de uma Escola de Formação, Defesa Pessoal, Manutenção e Competição ao mais alto nível. Fundada em 1979, no recinto desportivo Alberto Araújo - Ramaldense, em 1979, conta com inúmeros títulos regionais, nacionais, Taças de Portugal e medalha de bronze Boxam (segunda competição mais importante, a seguir ao Campeonato da Europa). A continuidade desta escola em muito se deve ao atual treinador Armindo Fontinha, há 35 anos ligado ao boxe.

Academia de Kickboxing Boavista F.C

Orientada para o kickboxing, a Academia de Kickboxing Boavista F.C apresenta aulas de manutenção de competição ou se preferir de personal training. Realizam-se no Estádio do Bessa XXI.

Legion Combat

A Legion Combat é o seu espaço de fitness e desportos de combate. Um ginásio e Academia de Artes Marciais no Porto, com personal trainers e aulas de judo, boxe, kickboxing, self defense (krav maga), tai-chi, e aulas para crianças!

Don Kinguell Academy

Outro espaço de referência na cidade do Porto para se inscrever em aulas de boxe e aprender, divertindo-se.

Mora em Coimbra e quer aprender boxe?

Torne-se um lutador de boxe com um professor particular

Outra opção para quem quer ter aulas de boxe no Porto é contratar os serviços de um professor de boxe ao domicílio. Mas, deve estar a perguntar-se onde encontrar um profissional qualificado e que responda às suas expectativas, não é mesmo?

A forma mais rápida e prática de encontrar um professor particular de boxe atualmente é pela internet. Hoje em dia, eixste uma grande quantidade de anúncios online em diferentes sites destinados a este fim. Neles, consegue encontrar o professor ideal em apenas alguns minutos, bastando apenas indicar a sua zona geográfica para ter acesso a todos os professores que dão aulas perto de si.

Faça boxe com um professor particular em Viseu!

Boxe mulheres
Desporto masculinizado por muitos anos, o boxe atrai cada vez mais mulheres que desejam manter a forma ou aprender maneiras de se defenderem. | Fonte: Pixabay

Praticar o boxe com um professor particular tem muitas vantagens! Se tem uma rotina corrida, por exemplo, com pouco tempo livre para praticar desportos, optar por um professor ao domicílio é a solução mais adaptada. Além de montar um treino que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do desporto, este profissional também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com a sua disponibilidade.

Mora em Faro? Veja as nossas dicas sobre professores particulares!

Se a ideia de poder escolher o seu próprio professor agrada, vai com certeza gostar de conhecer o portal Superprof! Esta plataforma apresenta os melhores professores particulares de forma prática e segura. O processo de inscrição é simples: após preencher os seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. Este pequeno custo permite que entre em contato com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite o seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta. Caso contrário, o Superprof não debita o valor.

Estas foram as nossas dicas para quem mora no Porto e deseja começar a treinar boxe. Lembre-se que o mais importante quando começa uma atividade física é sentir prazer em praticá-la e divertir-se enquanto cuida da saúde e do corpo.

Para quem mora em Beja, também existem diferentes opções para treinar boxe.

Precisa de um professor de Boxe ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.