O boxe faz parte da família de desportos de combate que usam o punho e/ou o pé para derrotar o seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com as suas regras próprias.

Assim, podemos distinguir o boxe francês (savate), que utiliza os punhos e os pés, do boxe inglês (pugilismo), onde é permitido apenas o uso dos punhos. Existe, ainda, o boxe tailandês, no qual é permitido golpes como socos, chutes e joelhadas. Já o chamado kickboxing refere-se a um grupo de desportos de combate e artes marciais que usam tanto os punhos como os pés. No sentindo amplo do termo, diversas artes marciais podem ser nomeadas como kickboxing.

Há algum tempo atrás as turmas de boxe e outros desportos de combate eram constituídas na maior parte por homens. No entanto, esse cenário tem vindo a modificar-se e a busca pela boa forma física tem levado diversas mulheres a também optarem pelas artes marciais para tonificarem o corpo da forma desejada.

A maioria das escolas de boxe e artes marciais oferecem aulas para todos os níveis, de iniciantes a lutadores profissionais. Uma das características destes estabelecimentos é a descontração e convivialidade entre o jovem lutador de boxe e professores. Além do treino desportivo, a maioria dos inscritos em academias de boxe procuram divertir-se através do desporto. Esta é talvez a razão pela qual tantas pessoas procuram o boxe como uma alternativa aos treinos repetitivos e enfadonhos de musculação ou ginástica.

Nível dificuldade boxe
O nível de dificuldade pode variar de uma modalidade de boxe para outra, mas de forma geral qualquer pessoa é capaz de seguir os treinos. | Fonte: Pixabay

Já parou para imaginar como é uma aula de boxe? Na realidade, as aulas das escolas de boxe são uma variante mais "leve" do boxe profissional.  Normalmente, os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes. Um jovem lutador de boxe também pode treinar o combate corpo a corpo com a supervisão do professor. O objetivo das aulas é, geralmente, melhoria do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular, definição muscular e, sobretudo, divertir-se praticando uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Se ainda não entendeu porque tantas pessoas procuram por uma escola de boxe hoje em dia, saiba que existem diversos motivos que podem levar alguém a querer praticar este desporto, nomeadamente:

  • Aprender a defender-se;
  • Melhorar a técnica de combate;
  • Preparar-se para uma competição;
  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Ganhar força e resistência muscular;
  • Libertar o stress do dia a dia;
  • Trabalhar a agilidade e flexibilidade.

A coordenação motora é outro aspeto que pode ser trabalhado e melhorado através do boxe. Para iniciantes, coordenar os movimentos dos golpes pode ser muito desafiador, pois requer prática e aprimoramento da técnica. Por isso, a importância da coordenação, principalmente das mãos, é fundamental para os praticantes aumentarem o seu desempenho e evoluírem na prática do desporto.

Os praticantes de boxe com coordenação motora aprimorada tendem a ter reflexos muito rápidos. Também vale a pena destacar que, pessoas com idades mais avançadas não possuem a mesma coordenação e equilíbrio que possuíam quando eram mais jovens, o que aumenta o risco de quedas. O boxe pode ajudar a melhorar o equilíbrio e contribuir para evitar certas consequências da velhice.

Em Faro, assim como em outras cidades portuguesas, o desporto já se enraizou entre os que procuram um estilo de vida mais saudável e mais bem-estar. Continue a ler o nosso artigo para saber onde praticar boxe em Faro.

E para saber onde praticar desportos de combate nas cidades portuguesas, aceda ao nosso artigo!

A evolução do pugilismo em Portugal

No início do século XX, o pugilismo era já um desporto muito conhecido na Europa. A sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Saint Lois em 1904, fez com que esta arte marcial ficasse conhecida em todo o mundo. Desde então que o seu crescimento não mais parou e na memória de todos ficaram nomes como Rocky Marciano, Muhammad Ali, Teofilo Stevenson, Joe Frazier, George Foreman, Lennox Lewis, Jeff Fenech, Sugar Ray, entre outras lendas.

Boxe cria longas amizades
O boxe é excelente para criar boas realações de amizade para a vida. | Fonte: Pixabay

Também em Portugal, o pugilismo apareceu no início do século XX. No ano de 1909, realizou-se um combate de boxe que opôs o inglês Drumond ao norte-americano Sam MacVea e isso suscitou o interesse e a curiosidade de todos os adeptos da modalidade. Depressa começaram a surgir vários clubes amadores e em 1914, surgiu a Federação Portuguesa de Boxe (FPB). Desde então que o boxe, se vem tornando um dos desportos mais populares.

Hoje em dia, o pugilismo é um dos desportos mais procurados por quem deseja perder uns quilinhos a mais ou remodelar o corpo. Além disso, existem outros motivos para aprender boxe. Ele ajuda, por exemplo, a libertar o stress do dia a dia através de ataques e golpes de alta intensidade. É interessante como os praticantes descrevem a sensação de libertação durante as aulas. A atenção dedicada à realização dos movimentos possibilita que se desligue da sua rotina e obrigações, promovendo momentos de meditação ou até de distração.

O boxe também ajuda a desenvolver e aumentar a força física. A realização dos socos, chutes e saltos exige uma certa quantidade de força, principalmente por praticantes de nível intermediário e avançado. Durante o treino de boxe, deverá socar ou chutar o saco de treino inúmeras vezes, o que exige não só condicionamento dos seus membros superiores, como também inferiores, aprimorando assim a sua força de forma generalizada.

Conheça os melhores locais para praticar boxe em no Porto!

Combate boxe: academias e clubes em Faro

Faro é uma cidade moderna que oferece aos seus habitantes diversas formas de lazer, cultura e desporto. Como em outras cidades portuguesas, praticar boxe em Faro é muito fácil, pois existem diversos clubes e academias que oferecem a modalidade aos seus praticantes. Listamos algumas academias onde é possível aprender a "nobre arte" em Faro.

Estruturas preparadas para artes marciais
Algumas academias especializadas oferecem uma estrutura totalmente pensada para a prática de artes marciais. | Fonte: Pixabay

Arena Faro

O clube dispõe de 500m2 dedicados à prática sustentada e acompanhada de Desportos de Combate. Dispões de 4 áreas para aulas de grupo, uma dedicada aos treinos dos mais pequenos e ainda uma área para trabalho cardio e força. O praticante pode optar por frequentar aulas de grupo que decorrem em horários específicos durante do dia. No entanto, dispõe também de um horário de funcionamento alargado, no qual poderá estabelecer o seu próprio horário semanalmente, assim como dispor de acompanhamento personalizado, caso pretenda. Nesta academia, poderá encontrar aulas de boxe e kickboxing.

Clube de Artes Marciais de Albufeira

Localizada no distrito de Faro, o Clube de Artes Marciais de Albufeira surgiu em 2008. A sua sede é em Albufeira, e patrocina várias modalidades como os Pilates, Aulas Privadas de Fitness, Powerplate, Tai chi, Qi Gong (Chi Gong), Sanda & Qinda, Kungfu Shaolin, Karate-do Shuito-Ryu Kofukan, Full-Contacto, Kickboxing, Light-Contacto, Semi-Contacto, Defesa-Pessoal e Massagem Shiatsu. Outra possibilidade que tem nesta área para se especializar em alguma arte marcial.

O objetivo das aulas são o trabalho de condicionamento físico, a agilidade, o equilíbrio e a melhoria da postura e coordenação motora através da realização dos movimentos do boxe. As aulas são destinadas a pessoas de todas as idades e níveis.

Encontre aqui as melhores academias de boxe de Lisboa!

Substitua o boxe ginásio por um professor particular em Faro

Quem já treina boxe conhece bem os benefícios da sua prática. Esta é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a perceção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o desporto exige. Treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece o seu sistema cardiovascular, sem falar da tonificação muscular e da melhoria visível da postura.

Faça boxe com um professor particular em Coimbra.

Professor particular
Ao optar por um professor particular, economiza tempo, pois poderá escolher os seus dias e horários de treino. | Fonte: Pixabay

Mas, já pensou em treinar com um professor particular? Praticar o boxe com um professor ao domicílio tem muitas vantagens. Se tem uma rotina corrida, por exemplo, com pouco tempo livre para praticar desportos, esta pode ser a melhor solução. Além de montar um treino que corresponde aos seus objetivos e nível de prática do desporto, o professor também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com a sua disponibilidade.

A forma mais simples e prática de encontrar um professor particular é pela internet. Em Faro, existem muitos anúncios de aulas de boxe ao domicílio e pode encontrá-los em diferentes sites, como no Superprof, por exemplo. Esta plataforma realiza a conexão com os melhores professores particulares de boxe em apenas alguns cliques. Para ter certeza das competências e seriedade do professor, o Superprof só publica anúncios de professores qualificados e que têm os respetivos registos. O site possui, ainda, um sistema de avaliações reais e perfis verificados, garantindo assim a credibilidade dos professores de boxe.

Leia também o nosso artigo sobre aulas de boxe em Viseu!

Como pode notar, o boxe é um desporto que tem muitos aspetos positivos. Então, não perca mais tempo e faça a sua matrícula numa escola de boxe ou entre em contacto com um professor particular para desfrutar dos inúmeros benefícios que este desporto pode proporcionar à sua saúde.

Precisa de um professor de Boxe ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.