Sabemos que qualquer forma de atividade física moderada ou intensa pode reduzir o stress, já que o exercício tem a capacidade de aumentar a endorfina. Porém, quando estamos à procura de uma nova forma de nos exercitarmos, desejamos algo que proporcione sensação de prazer e benefícios superiores às demais atividades. Queremos sempre algo diferente do que habitualmente já conhecemos.

O boxe é um desporto que permite remodelar o corpo e praticar uma atividade física dinâmica e desafiadora ao mesmo tempo. Além disso, ajuda a libertar o stress do dia a dia através de ataques e golpes de alta intensidade. É interessante como os praticantes descrevem a sensação de libertação durante as aulas de boxe. E também o pós-exercício, já que o corpo liberta endorfinas proporcionando uma sensação de bem-estar e paz. A atenção dedicada à realização dos movimentos possibilita que se desligue da sua rotina e obrigações, promovendo momentos de meditação e até distração. O boxe é por isso ideal para escapar ao seu dia-a-dia e a todos os compromissos envolvidos.

O boxe também ajuda a desenvolver e aumentar a força física. A realização dos socos, chutes e saltos exige uma certa quantidade de força, principalmente por praticantes de nível intermediário e avançado. Durante o combate de boxe, deverá socar ou chutar o saco de treino inúmeras vezes, o que exige não só condicionamento dos seus membros superiores, como também inferiores, aprimorando assim a sua força de forma generalizada.

Bom condicionamento físico e equilíbrio
A realização dos socos, chutes e saltos exige bom condicionamento físico e equilíbrio. | Fonte: Unsplash

Outro grande benefício deste desporto, que tem atraído cada vez mais homens e mulheres, são os efeitos positivos que promove na composição corporal. Além de promover a perda de peso e gordura, a prática regular ajuda a aumentar a quantidade de massa magra. É importante ressalvar que o boxe sozinho não será capaz de promover um alto ganho de músculos, mas combinado com exercícios de musculação e uma alimentação adequada, os benefícios do boxe na hipertrofia são significativos. Nunca deve esquer que uma alimentação regrada e equilibrada chega a ser, muitas vezes, tanto ou mais importante do que a prática do próprio desporto.

Ou seja, o boxe é um dos desportos mais eficientes para a melhoria da composição corporal, pois ao ser combinado corretamente com outros exercícios, pode contribuir para o fortalecimento muscular. Sem contar os benefícios que o desporto traz do ponto de vista mental e psicológico. A prática regular ajuda a desenvolver a memória, a concentração e a capacidade de reflexo, uma vez que é preciso decorar a sequência de golpes, que muitas vezes também é associada a algum tipo de som ou reação.

Como pode notar, o boxe é um desporto que tem muitos aspetos positivos e tem atraído cada vez mais pessoas que procuram uma vida mais saudável. Se mora em Viseu, deve estar a perguntar-se onde praticar este maravilhoso desporto para se tornar um lutador de boxe.

Viseu é uma das principais cidades de Portugal e tem crescido imenso nas mais diversas áreas. O tecido económico empresarial é coeso e a cidade acaba por atrair muitas pessoas que também procuram uma melhor qualidade de vida.

No que diz respeito ao lazer e desporto, a cidade também não deixa a desejar, pois oferece diversas opções de associações, clubes e ginásios. Encontrar aulas de boxe em Viseu também é uma realidade.

Gostaria de saber as melhores opções de aulas de boxe em Lisboa? Continue a ler o nosso artigo e descubra onde praticar este desporto de combate.

E para saber onde praticar desportos de combate nas cidades portugueses, leia o nosso artigo!

Há muito que o pugilismo conquistou as mulheres!

O boxe sempre foi conhecido como um desporto violento e reservado apenas aos homens. No entanto, a perceção em relação a este desporto tem mudado. As aulas de boxe estão a conquistar também o público feminino. As mulheres estão a apostar cada vez mais nesta atividade para queimar calorias e manter o corpo em forma.

Mulheres no Boxe
As mulheres encontraram no boxe uma atividade física dinâmica e completa, que trabalha todo o corpo e combate o stress. | Fonte: Unsplash

Os exercícios do boxe enfatizam os membros superiores - costas, peitoral, ombros, tríceps, abdómen - para aplicar as variações de punchs (socos). Aliás, assim como na prática competitiva, em aula é permitido usar apenas esta região do corpo, diferentemente do muay thai, que permite chutes e joelhadas.

As mulheres ativas, que não gostam de ficar paradas, vão encontrar no boxe a atividade física ideal, pois além de ser uma atividade bastante movimentada e intensa, ajuda a libertar o stresse do dia a dia e melhora o condicionamento físico. Praticar boxe trabalha todo o corpo e traz benefícios como melhoria da resistência muscular localizada e da musculatura lombar, aumento da capacidade cardiorrespiratória e da coordenação motora.

Se tem vontade de fazer aulas de boxe, mas acha que vai ficar com o corpo todo musculoso, não existem motivos para se preocupar! Como já mencionamos anteriormente, o boxe sozinho não é capaz de promover hipertrofia, pois não irá realizar exercícios com pesos. A maioria dos exercícios, na realidade, privilegiam as repetições, o que proporciona ganho de resistência e definição corporal sem trabalhar a hipertrofia, ou seja, sem gerar músculos. O corpo só ganha músculos se o boxe estiver associado à musculação.

O boxe também ajuda na socialização e liberta o stress, através da libertação de hormonas do bem-estar, como a endorfina e a serotonina! O lutador de boxe ainda absorve outros benefícios que podem ser aplicados no seu dia a dia, fora do local de combate de boxe, como autoconfiança, disciplina, respeito das diferenças, perceção do próprio corpo, melhoria da postura, desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento social e emocional.

Conheça os melhores locais para praticar boxe no Porto.

Substitua escola de boxe por aulas particulares em Viseu

Em Viseu há muitos anúncios de aulas de boxe ao domicílio e a forma mais rápida e prática de encontrar um professor particular é pela Internet. Existe hoje em dia uma grande quantidade de anúncios online em diferentes sites destinados a este fim. Neles consegue encontrar o professor ideal em apenas alguns minutos, bastando apenas indicar a sua zona geográfica para ter acesso a todos os professores de boxe nas redondezas.

Faça boxe com um professor particular no Funchal.

Professor ideal boxe
Encontre o seu professor ideal e comece a praticar boxe com um profissional competente. | Fonte: Unsplash

Se a ideia de poder escolher o seu próprio professor agrada, com certeza vai gostar de conhecer o site Superprof! Esta plataforma conecta com os melhores professores particulares de forma prática e segura. O processo de inscrição é simples: após preencher os seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. Poderá depois entrar em contacto com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite o seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta, caso contrário, o Superprof não debita o valor.

Fazer aulas com um professor de boxe particular tem inúmeras vantagens. Destacamos as seguintes:

  • praticar com um professor qualificado;
  • treino personalizado de acordo com os seus objetivos e nível;
  • flexibilidade de horários;
  • possibilidade de desenvolver as suas habilidades progressivamente;
  • etc;

Vale a pena enfatizar que é importante certificar-se das competências do professor antes de realizar a contratação. Para ter certeza da seriedade do professor, não hesite em entrar em contato e marcar uma primeira aula para ter certeza se é mesmo o que procura. Poderá aproveitar esta ocasião para avaliar as competências do professor e para tirar algumas dúvidas.

Escola de boxe em Viseu

Em Viseu, existem algumas boas academias que oferecem aulas de boxe e outras artes marciais. Selecionamos alguns espaços onde é possível praticar boxe e tornar-se um pugilista em Viseu.

Treinos de boxe e musculação
Combinar o boxe com os treinos de musculação gera ótimos resultados para quem procura um corpo mais musculoso. | Fonte: Unsplash

Gymno 3

Localizado em Viseu, este ginásio disponibiliza aulas de kickboxing, orientadas pelo mestre Dino Figueiredo. Para além disso, terá acesso a todo o ginásio para complementar o seu combate de boxe com musculação e aulas de fitness.

Fitness Up

Também a cadeia de ginásios Fitness Up apresenta na sua unidade de Viseu, um mapa de aulas onde poderá participar nas aulas de boxe ou kickboxing.

Associação de Kenpo e Kajukenbo de Viseu – AKKV

Trata-se de uma Academia de Artes Marciais (Defesa Pessoal). Oferecem aulas de Kenpo Karate e Desportos de Combate, como o Kickboxing. Há turmas de Kenpo para crianças dos 4 aos 10 anos, dos 10 aos 14 e adultos. Também existem turmas de Kickboxing mistas. Pode agendar um treino gratuito para conhecer o ambiente.

Encontre as melhores academias de boxe em Coimbra!

Vale a pena lembrar que, para que os resultados e efeitos benéficos do boxe sejam percebidos pelos praticantes, é preciso manter uma frequência nas aulas e uma boa qualidade de vida. O ideal é que o desporto seja praticado de 1 a 5 vezes na semana (preferencialmente 2 vezes), aliado a outro tipo de desporto como musculação, crossfit ou treino funcional.

Tem tudo para se tornar um lutador de boxe em Viseu!

Se mora em Faro, saiba como também se poderá tornar um lutador.

Precisa de um professor de Boxe ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.