No início do século XX, o boxe era um desporto praticamente desconhecido em Portugal. Em 1909, realizou-se um combate de boxe que opôs o inglês Drumond ao norte-americano Sam MacVea e isso suscitou o interesse e a curiosidade de todos os adeptos da modalidade.

Este combate gerou uma admiração enorme entre todos e a partir deste momento começaram a surgir vários clubes amadores, como o Ginásio Clube Português, Clube Arte e Sport, Sport Cruz Quebradense, Clube Português de Recreio e Desporto, entre outros.

Em 1914, criou-se a Federação Portuguesa de Boxe (FPB) que teve como primeiro presidente o levantador Manuel da Silveira do Ginásio Clube Português. Desde então que o boxe português teve os seus avanços e recuos e tornou-se num dos desportos de combate preferidos pela maioria.

Boxe surgiu em Portugal
O boxe surgiu em Portugal após o primeiro combate realizado em 1909. | Fonte: Pixabay

No início do século XX, o boxe tornou-se um desporto muito conhecido na Europa e acabou por ser incluído nos Jogos Olímpicos de Saint Lois em 1904. Isto deixou que esta arte marcial acabasse muito conhecida em todo o mundo. O seu crescimento não mais parou e na memória ficaram nomes como Rocky Marciano, Muhammad Ali, Teofilo Stevenson, Joe Frazier, George Foreman, Lennox Lewis, Jeff Fenech, Sugar Ray, entre outras lendas.

Hoje em dia o boxe tornou-se um dos desportos mais procurados por homens e mulheres que desejam manter a forma ou perder peso. De facto, para quem quer perder alguns quilinhos ou definir o corpo, o desporto está entre as melhores opções de atividade física. Como os movimentos são alternados, para dar um soco com a mão direita, precisa de movimentar todo o corpo, desde a ponta do pé esquerdo, passando pelas pernas, a cintura, o abdómen, o peitoral, os braços até à cabeça. Esta alta exigência a cada golpe é a responsável pela alta queima calórica.

O boxe é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a perceção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o desporto exige. Treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece o seu sistema cardiovascular, sem falar da tonificação muscular e da melhoria visível da postura.

Se mora em Coimbra também pode aproveitar todos os benefícios que o treino boxe proporciona à saúde e bem-estar, pois a cidade conta com academias e clubes desportivos que oferecem a modalidade. Continue a ler o nosso artigo e conheça as melhores escolas de boxe para praticar este desporto na linda cidade de Coimbra.

E para saber onde praticar desportos de combate nas cidades portuguesas, aceda ao nosso artigo!

Boxe treino: como é e que cuidados deve ter!

Coordenação motora, força, resistência muscular, agilidade e equilíbrio são algumas das habilidades aperfeiçoadas com a prática do boxe, um desporto tradicionalmente mais comum entre os homens, mas que tem conquistado também cada vez mais mulheres nas academias e centros de lutas espalhados pelo mundo.

Entre um soco e uma esquiva, o corpo movimenta-se fortalecendo a musculatura das coxas, glúteos e pantorrilhas, além de auxiliar na queima de gordura. O boxe também é uma excelente atividade física para pessoas que estão sempre stressadas com o trabalho ou os estudos, pois trata-se de um desporto intenso, o que ajuda a reduzir a tensão do dia a dia.

Boxe ginásio
Apesar do boxe praticado nos ginásios ser uma versão mais "leve" do boxe profissional, as aulas não deixam de ser intensas. | Fonte: Pixabay

As aulas de boxe oferecidas nas academias costumam ser mais "leves" dos que os treinos seguidos por atletas, por exemplo. Trata-se, na verdade, de aulas inspiradas na prática profissional da luta e, portanto, adaptadas à prática do fitness. Os treinos são iniciados com um aquecimento e condicionamento físico, onde são realizados exercícios como alongamentos, flexões de braços, polichinelos, abdominais e saltos com corda.

Após o aquecimento, vem o momento principal da aula, que é dividido em rounds. Em cada round o aluno precisa realizar uma sequência de golpes diferentes. Estas sequências são alternadas com intervalos de descanso. Os movimentos são sempre realizados com foco na técnica e na posição de guarda (defesa) e do sparring, que simula o ataque. Normalmente, esses exercícios são feitos em duplas ou em formato de circuito, com o uso de luvas e aparadores (manoplas).

Seguem alguns cuidados que devem ser tomados pelos participantes na hora de praticar o desporto:

  • Cortar as unhas: unhas longas incomodam e atrapalham na hora de praticar qualquer exercício. No caso do boxe, em especial, pode incomodar na hora de colocar a luva;
  • Higiene dos equipamentos: os alunos devem sempre limpar os seus equipamentos pessoais após o uso para evitar a acumulação de bactérias que podem a vir causar doenças de pele;
  • Beber muita água: Manter o corpo hidratado é importante para que o nosso organismo reaja de maneira correta aos estímulos que estão a ser propostos. A água é responsável por inúmeros processos bioquímicos dentro do nosso corpo;
  • Consultar um médico antes de começar: o aluno deve estar atento para saber se está apto para fazer a atividade que deseja, por isso é necessário consultar o médico antes de começar qualquer tipo de atividade física;
  • Alimentação equilibrada: a alimentação é um dos aspetos mais importantes para quem deseja ter uma vida mais saudável. Para quem pratica desportos ela é ainda mais importante, pois quando ingerimos alimentos de má qualidade, não consumimos todos os nutrientes que o nosso corpo precisa. Isto é uma porta aberta para lesões e patologias.

Conheça os melhores locais para praticar boxe no Porto.

Combates de boxe com professor particular em Coimbra

Assim como noutras cidades portuguesas, em Coimbra é possível fazer aulas de boxe com um professor particular. A forma mais rápida e prática de achar um professor particular hoje em dia é pela Internet. Nos diferentes sites destinados a este fim, pode encontrar o professor de boxe ideal em apenas alguns minutos, bastando apenas indicar a sua zona geográfica para ter acesso a todos os professores localizados na sua cidade.

Mulheres com professor de boxe
Muitas mulheres preferem ter aulas com professor de boxe particular, pois sentem-se mais à vontade para praticar o desporto desta forma. | Fonte: Pixabay

Fazer aulas com um professor de boxe ao domicílio tem inúmeras vantagens como:

  • Aprender boxe com um professor qualificado;
  • Ter um treino boxe personalizado, de acordo com os seus objetivos e nível;
  • Adaptar os horários e dias de aulas de acordo com a sua disponibilidade;
  • Desenvolver as suas habilidades progressivamente;

Se a ideia de poder escolher o seu próprio professor de boxe agrada, não deixe de conferir o site do Superprof! A plataforma apresenta os melhores professores particulares de boxe após alguns cliques. Para ter a certeza das competências e seriedade do professor, o Superprof só publica anúncios de professores qualificados e que têm as respetivas certificações. O site possui, ainda, um sistema de avaliações reais e perfis verificados, garantindo assim a credibilidade dos professores de boxe.

Saiba como contratar um professor particular de boxe em Lisboa.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo e comece a procurar o seu professor ideal hoje mesmo! Poderá já começar a sonhar em participar em combates de boxe.

Faça boxe com um professor particular em Lisboa.

Boxe ginásio em Coimbra

Se mora em Coimbra e deseja começar a fazer aulas de boxe, mas não sabe onde, não desespere! A cidade conta com box ginasio e clubes que oferecem a modalidade para todos os tipos de público. Listamos abaixo academias que oferecem aulas de boxe e outras artes marciais em Coimbra.

Boxe e corpo forte e harmonioso
A prática do boxe permite construir um corpo forte e harmonioso. | Fonte: Pixabay

Nexgym Kickboxing Arena De Coimbra

Localizado em Coimbra, a Nexgym é uma Academia de Desportos de Combate e Artes Marciais. Poderás encontrar as seguintes modalidades disponíveis: kickboxing, karate shotokan e jiu-jitsu brasileiro. Existem diferentes horários que poderá encaixar dentro da sua disponibilidade e rotina.

Escola de Artes Marciais – CoimbraMMA

Esta escola surgiu em 2001 e desde então tem evoluído e incluído várias modalidades. Poderá praticar o jiu-jitsu brasileiro, o jiu-jitsu brasileiro infantil, o muay thai e boxe.

Mora no Funchal? Saiba que também existem espaços para treinar boxe.

Associação Académica de Coimbra – Boxe e Kickboxing

Outra possibilidade a ponderar é conhecer a secção de boxe e kickboxing da Associação Académica de Coimbra. Está aberta a todos os escalões e sexos, tendo uma equipa feminina de considerável número. Disponibiliza a prática das modalidades amadora e olímpica. Este espaço é ainda conhecido por promover uma boa camaradagem entre todos os alunos e ir promovendo alguns eventos.

Encontre as melhores academias de boxe de Viseu!

Basicamente, no boxe deve ser capaz de ver o alvo, reagir a este e acertá-lo. Tudo isto ao mesmo tempo, independentemente se o mesmo se está a mover ou não. Pode parecer difícil no começo, mas é a prática regular que contribui para a evolução do aluno, melhorando rapidez, equilíbrio, agilidade e reflexo.

Então, agora que já sabe onde praticar a “nobre arte” em escolas de boxe de Coimbra, não perca mais tempo e descubra porque este desporto atrai tantos adeptos no mundo todo.

Mora em Faro e quer começar a treinar boxe?

Precisa de um professor de Boxe ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.