No passado, o boxe era praticado com as mãos nuas e sem nenhuma regra. Muitas vezes o combate só terminava com a morte de um dos lutadores ou competidores!

A prática do pugilismo remonta ao século VIII a.C., na Grécia Antiga.  Nesta época, as únicas regras estabelecidas eram que apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes deveriam proteger as mãos envolvendo os dedos com tiras de couro. Também não existiam categorias baseadas no peso dos atletas. O jogo terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.

Na Inglaterra, por volta dos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas. Estas lutas com as mãos descobertas eram geralmente muito violenta. O boxe acabou por sofrer intensas mudanças em 1867 e novas regras foram formuladas, como a introdução de rounds de 3 minutos (separados por 1 minuto de intervalo) e o uso obrigatório de luvas.

O responsável pela introdução dessas novas regras foi o nobre Marquês de Queensberry, um grande amante de combates que decidiu regulamentar e transformar o boxe num desporto justo e que garantisse a integridade física dos competidores.

Boxe moderno
As Regras do Marquês de Queensberry deram início à base do que hoje se chama de boxe moderno. | Fonte: Pexels

Já a prática do savate (também conhecido como boxe français) surgiu na França no início do século XIX. É um desporto de combate que combina o uso dos punhos (pugilismo, ou boxe inglês) e dos pés. O savate foi desenvolvido por marinheiros franceses por volta da época das colonizações e pelo facto ter sido desenvolvido em alto mar, é uma arte marcial que preza muito o equilíbrio.

Nos dias de hoje, a busca pela boa forma e por um corpo mais harmonioso e forte tem levado homens e mulheres a interessarem-se pelo treino de boxe. Facto é que a maioria das academias oferecem aulas deste desporto e a procura só cresce. Quem já treina boxe conhece bem os benefícios da sua prática e não quer mais parar de praticar.

O boxe é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a percepção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o desporto exige. Treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece o seu sistema cardiovascular. Isto sem falar da tonificação muscular e da melhoria visível da postura.

Mora no Funchal e gostaria de começar a fazer aulas de boxe? Saiba que a cidade oferece diversas opções para a prática deste desporto de combate. Cada vez mais moderna, a cidade oferece aos seus habitantes uma grande variedade de atividades culturais e desportivas. Neste artigo daremos algumas dicas de academias e outras opções para aqueles que desejam aprender a "nobre arte".

E para saber onde praticar desportos de combate nas cidades portuguesas, leia o nosso artigo.

Que benefícios ganha um lutador de boxe?

O boxe faz parte da família de desportos de combate usando o punho e/ou o pé para derrotar o seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com as suas regras próprias. Assim, podemos distinguir o boxe francês (savate) do boxe inglês (pugilismo). Existe, ainda, o boxe tailandês e o americano (também chamado de full contact). Já o kickboxing refere-se a um grupo de desportos de combate e artes marciais que usam tanto os punhos como os pés. No sentindo amplo do termo, diversas artes marciais podem ser nomeadas como kickboxing.

Boxe para adultos e crianças
Os desportos de combate trazem inúmeros benefícios e podem ser praticados por adultos e crianças. | Fonte: Pexels

Vale a pena ressalvar que desportos de combate e artes marciais são dois conceitos diferentes, mesmo que algumas disciplinas sejam classificadas nas duas categorias, e que historicamente as duas noções estejam fortemente vinculadas uma à outra. Uma arte marcial é, por definição, uma "arte de guerra", ou seja, um combate onde tudo é permitido para se defender e derrotar o seu oponente. Já um desporto de combate pode ser praticado em competições e possui regras específicas que garantem a integridade física dos participantes. Desta forma, o desporto de combate afasta-se do combate real. No entanto, a maioria dos desportos de luta são classificados como uma arte marcial.

Veja nosso artigo sobre aulas de boxe no Porto!

A maioria das academias de boxe e artes marciais oferecem aulas para todos os níveis, de iniciantes a lutadores de boxe profissionais. Uma das características destes estabelecimentos é a descontração e camaradagem entre os alunos e professores. Para além do treino desportivo, a maioria dos inscritos em academias de boxe procuram divertir-se através do desporto. Esta é talvez a razão pela qual tantas pessoas procuram o boxe como uma alternativa aos treinos repetitivos e enfadonhos de musculação ou ginástica.

Diversas razões podem levá-lo a procurar por aulas de boxe:

  • Aprender a defender-se
  • Melhorar a sua técnica de combate
  • Preparar-se para uma competição
  • Melhorar o seu condicionamento físico
  • Ganhar força e resistência muscular
  • Evacuar o stress do dia a dia
  • Trabalhar a sua agilidade e flexibilidade

Normalmente, os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo a corpo com a supervisão do professor. O objetivo das aulas são, geralmente, melhoria do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular, definição muscular e sobretudo, divertir-se praticando uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Em 60 minutos de treino o participante pode queimar entre 500 e 1000 calorias. O treino é intenso e inclui desde pular à corda, fazer abdominais, dar socos em sacos de pancada, corrida e exercícios de agilidade. Através de treinos com movimentos repetitivos, o boxe contribui para melhorar a resistência muscular e a velocidade. Outro aspeto positivo e que atrai especialmente as mulheres é a defesa pessoal.

Mesmo que as aulas não sejam ministradas com a finalidade de ensinar o aluno a defender-se, o bom domínio das técnicas pode ajudar em possíveis eventualidades.

Conheça os melhores locais para praticar boxe em Lisboa.

Escolas de boxe no Funchal

O Funchal possui algumas boas escolas de boxe que oferecem boxe, mas também outras artes marciais. Selecionamos alguns espaços onde é possível praticar uma arte marcial e ficar em forma nesta cidade.

Boxe melhora condicionamento físico e muscular
Os objetivos das aulas de boxe são, principalmente, o condicionamento físico e definição muscular. | Fonte: Pexels

Associação Desportiva de Muay Thai da Madeira

A Associação Desportiva de Muay Thai da Madeira sediada no Pavilhão gimnodesportivo de câmara de Lobos, foi fundada a 7 de Fevereiro de 2002 pelo Mestre Ferdinando Abreu, sendo este o responsável pela implementação da arte marcial Tailandesa nesta região. Existem treinos de Muay Thai para todas as faixas etárias, desde crianças, iniciados e avançados.

Ginásio de Judo – Clube Naval da Madeira

No Clube Naval da Madeira poderá realizar aulas de judo. Esta arte marcial, fundada por Jigoro Kano em 1882 no Japão, tem como principais objetivos o fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Ao longo dos anos, o Judo tornou-se um dos desportos mais praticados em todo o mundo, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. As promoções no judo baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos e comportamento em competições.

Estes são apenas dois dos espaços selecionados, mas poderá procurar por mais na região.

Encontre as melhores escolas de boxe de Coimbra aqui!

Como ter aulas particulares de combate de boxe

Treinar com professor particular tem muitas vantagens. Para além de montar um treino personalizado que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do desporto, o professor também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com a sua disponibilidade. Outra vantagem é o preço cobrado pelas aulas. Como existe uma grande procura por aulas de boxe, principalmente nas grandes cidades, os professores são obrigados a nivelar os seus preços com os da concorrência.

Faça boxe com um professor particular em Viseu.

Treinos personalizados
Encontre o seu próprio professor e beneficie de um treino personalizado. | Fonte: Pexels

No Funchal existe uma grande oferta de aulas de boxe ao domicílio e para encontrar um bom professor basta ter acesso à internet. Entretanto, há alguns inconvenientes em “contratar” o seu próprio professor. Um deles é o fato de não podermos verificar as competências e a experiência dos professores, nem sabermos se de facto possuem a respetiva formação. Para resolver este problema, sugerimos que entre em contato com o professor e marque uma primeira aula. Poderá aproveitar esta ocasião para avaliar as competências do professor e para tirar algumas dúvidas.

Se gosta da ideia de poder escolher o seu próprio professor de boxe, vai com certeza gostar de conhecer o portal Superprof! Esta plataforma apresenta os melhores professores particulares de boxe, de forma prática e segura. Além disso, o Superprof verifica a experiência de todos os professores registados, o que permite estabelecer uma relação de confiança desde o início. Para ter acesso às aulas oferecidas na plataforma, basta fazer a sua inscrição e selecionar a cidade do Funchal.

Tem todas as condições para se tornar um verdadeiro lutador de boxe.

Mora em Faro e quer começar a treinar boxe?

Precisa de um professor de Boxe ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.