Foi-se o tempo em que a prática das artes marciais era exclusividade dos lutadores e desportistas profissionais. Há algum tempo, os desportos de combate, em especial o boxe, vêm sendo inseridos em academias e ginásios. Têm conquistado cada vez mais homens, mulheres e crianças.

Outro aspeto que tem vindo a mudar é a prática exclusiva desta modalidade por homens. Este cenário tem vindo a modificar-se e a procura pela boa forma física tem levado diversas mulheres a optarem também pelas artes marciais para tonificarem o corpo da forma desejada.

Quem já calça luvas boxe com frequência conhece bem os benefícios que este desporto proporciona. Destacamos os seguintes:

  • Um corpo mais forte e tonificado;
  • Aumento da autoconfiança através da perceção corporal;
  • Melhoria significativa da coordenação motora;
  • Equilíbrio emocional através da disciplina que o desporto exige;
  • Melhoria do condicionamento físico;
  • Fortalecimento do sistema cardiovascular;
  • Melhoria visível da postura;
  • Etc;

O treino de boxe é um dos mais intensos e, por isso, um dos mais eficazes na queima de calorias e perda de peso. Em 60 minutos de treino, pode queimar entre 500 e 1000 calorias!

O treino é bem completo e inclui desde pular corda, fazer abdominais, dar socos em sacos de pancada, até corrida e exercícios de agilidade.

Para saber onde praticar desportos de combate nas cidades portuguesas aceda ao nosso artigo!

Entenda como são os combates de boxe e os seus benefícios

Provavelmente já ouviu falar que o boxe faz parte da família de desportos de combate que usam os punhos e/ou os pés para derrotar o seu adversário.

Quer calçar umas luvas boxe em Lisboa?

Boxe instrutor
As aulas de boxe numa academia são sempre acompanhadas por um instrutor.| Fonte: Pixabay

Mas saiba que na realidade, existem diferentes tipos de boxe, cada um com as suas regras próprias. Dessa forma, podemos distinguir:

  • Boxe francês: usa punhos e pés;
  • Boxe inglês: também conhecido como pugilismo e que usa apenas os punhos;

Existe, ainda, o boxe tailandês, que permite golpes usando também os joelhos e cotovelos, e o americano, também chamado de full contact. Já o kickboxing refere-se a um grupo de desportos de combate e artes marciais que usam tanto os punhos como os pés, mas no sentido mais amplo do termo. Diversas artes marciais podem ser nomeadas como kickboxing.

Hoje em dia, a maioria das academias de boxe e artes marciais oferecem aulas para todos os níveis e públicos. Desde iniciantes a lutadores profissionais!

Uma das características destes estabelecimentos é o ambiente descontraído e de camaradagem entre os alunos e professores. Além do treino desportivo, a maioria dos inscritos procuram divertir-se através do desporto. Esta é talvez a razão pela qual tantas pessoas procuram o boxe como uma alternativa aos treinos tradicionais de musculação ou ginástica, que tendem a ser repetitivos e enfadonhos.

Numa aula típica de boxe numa academia, normalmente os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes e não há confronto direto. Entretanto, os participantes podem eventualmente treinar o combate corpo a corpo com a supervisão do professor.

O objetivo das aulas são, geralmente, melhorar o condicionamento físico, a composição corporal, trabalhar os aspetos cardiovasculares, procurar maior definição muscular e sobretudo, divertir-se praticando uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Conheça os melhores locais para dar umas pancadas num saco de boxe no Porto.

Melhor boxe ginásio para treinar em Beja

Beja é uma cidade que oferece inúmeras atrações desportivas e culturais aos seus habitantes. Se mora na cidade não terá dificuldade para encontrar um bom clube de boxe.

Boxe melhora condicionamento físico
O treino de boxe é intenso e ajuda a melhorar o condicionamento físico. | Fonte: Pixabay

A grande maioria das academias de boxe e artes marciais da cidade de Beja oferecem aulas de lutas para todos os níveis, de iniciantes a lutadores profissionais.

TopTeam Beja (Muay Thai kickboxing k1) - AMT BEJA

Os treinos decorrem às 19h30, segunda, terça e quinta nas instalações na Rua Bernardim Ribeiro.

Blive Fitness

Neste ginásio, poderá ter aulas de jiu-jitsu. Poderá ler-se no website: JIU-JITSU

"A arte do jiu-jitsu foi desenvolvida com a filosofia de que se pode superar um adversário mais forte usando apenas técnicas. A eficiência das técnicas do jiu-jitsu foi provada com os desafios realizados pela família Gracie e as primeiras lutas do UFC. Estatisticamente, foi demonstrado que, em situação real, 9 de 10 lutas acabam no chão, onde o jiu-jitsu pode trazer vantagem."

As aulas são para diferentes níveis de iniciação e estão disponíveis à segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado. São orientadas por Jaime Garcês.

Este ginásio refere ainda que jiu-jitsu Brasileiro para as crianças acaba por funcionar quase como uma fórmula mágica, uma vez que desinibe as crianças mais tímidas e acalma as mais agitadas. É uma ótima estratégia anti-bullying e desenvolve princípios como por exemplo: respeito, disciplina, paciência, entre outros. Para os adultos, destaca que irá sentir o que é fazer parte de uma equipa. O treino em si é bastante completo, trabalhando a capacidade cardiovascular, resistência muscular, aumento da coordenação e aperfeiçoamento dos seus reflexos. Após terminar cada treino irá sentir um equilíbrio mental e um alívio de stress nunca antes vivenciado.

Encontre os melhores espaços de Faro para praticar boxe!

Substitua a escola de boxe por um treino com um professor particular

Treinar com um professor particular tem inúmeras vantagens. Para além de montar um treino personalizado que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do desporto, o professor também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com a sua disponibilidade.

Aulas com professor particular
Para os iniciantes, nada melhor do que fazer boxe com um professor particular! | Fonte: Pixabay

Quem mora em Beja também pode optar por fazer aulas de boxe com um professor ao domicílio. Se tem uma rotina corrida e pouco tempo livre para praticar desportos, as aulas particulares podem interessar especialmente. Optar por um professor ao domicílio é a solução mais adequada.

A forma mais rápida e prática de encontra um professor particular de boxe hoje em dia é, com toda certeza, pela internet. Encontra uma grande quantidade de anúncios online em diferentes sites destinados a este fim. Hoje em dia, consegue encontrar através da web o professor ideal em poucos minutos, bastando apenas indicar a sua zona geográfica para ter acesso a todos os profissionais que estão próximos.

Como deve imaginar, existe uma infinidade de sites que oferecem este tipo de serviço. Ao mesmo tempo que isso é algo positivo, pois permite que possa escolher o seu professor perfeito, também pode ser um problema. Com tantas opções, fica cada vez mais difícil ter certeza das competências e seriedade dos professores.

Para assegurar-se de estar a contratar um profissional sério, não hesite em entrar em contato e marcar uma primeira aula para ter certeza se é o que procura. A maioria dos professores de artes marciais oferecem uma primeira aula gratuita, para que o aluno conheça a metodologia e veja se esta se adequa às suas necessidades.

Nós recomendamos que visite a nossa plataforma Superprof e confira as nossas ofertas de aulas de boxe, muay-thai, karaté, judo e muitos outros estilos de lutas.

O diferencial do Superprof é que vai conectar com os melhores professores particulares de boxe de forma prática e segura. Além disso, o Superprof verifica a experiência de todos os professores registados, o que permite estabelecer uma relação de confiança desde o início. Para ter acesso às aulas oferecidas na plataforma, basta fazer a sua inscrição e selecionar a cidade de Beja.

Leia o nosso artigo sobre aulas de boxe com um professor particular em Viseu!

Combates de boxe: diferenças entre boxe francês e boxe inglês

Como mencionamos anteriormente, existem diferentes tipos de boxe e cada um deles possui as suas próprias regras. Podemos distinguir duas grandes categorias de boxe:

  • O boxe tradicional: boxe inglês, boxe francês, boxe americano e boxe tailandês;
  • As atividades derivadas do boxe: geralmente inspiradas do boxe e de diferentes desportos de combate.
Boxe com pés e joelhos
Alguns tipos de boxe permitem golpes com os pés e os joelhos, como o muay-thai, por exemplo. | Fonte: Pixabay

Os estilos mais tradicionais de boxe são:

  • Boxe inglês (pugilismo)
  • Boxe francês (savate)
  • Boxe tailandês (muay thai)
  • Boxe americano (full contact)

Estes estilos são inspirados diretamente por artes marciais ancestrais e antigas técnicas de luta. Talvez as duas modalidades mais conhecidas sejam o boxe francês e o boxe inglês. Mas, o muay-thai também tem ganhado popularidade nos últimos anos.

Sabe quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de boxe tradicionais?

A principal diferença está nas regras e nos golpes permitidos. No boxe inglês usa-se apenas os punhos. Esta é uma atividade interessante para quem deseja trabalhar e tonificar os membros superiores. Ela é derivada do pugilato e do pancrace, artes marciais praticadas na Grécia Antiga.

Saiba tudo sobre as aulas de boxe em Coimbra também!

Já o boxe francês, também conhecido como savate, utiliza tanto os punhos como os pés. Desenvolvido na França, combina elementos de boxe com técnicas de pontapé. Um praticante de savate é chamado savateur e uma praticante de savate é chamada savateuse. Esta técnica de luta foi desenvolvida por marinheiros franceses por volta do século XVIII.

Precisa de um professor de Boxe ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.