Agora que o nosso leitor já se comprometeu com dar início ao seu programa de exercício físico, o próximo passo é recuperar a condição física e a boa forma.

Pois é: emagrecer, ficar com o corpo tonificado, ter um abdómen definido ou reduzir a quantidade de massa gorda são alguns dos principais objetivos de homens e mulheres que praticam atividade física ou daquelas pessoas que desejam adotar um estilo de vida mais saudável.

Porém, muito mais que uma questão estética, a perca de peso pode é uma forma de melhorar a saúde de qualquer pessoa, pelo que deve ser a principal motivação de quem procura um personal trainer.

Aliás, a verdade é que o excesso de gordura corporal pode transformar-se num sério problema, causando danos não apenas psicológicos – como a baixa autoestima –, mas também graves problemas físicos, como doenças cardiovasculares e outras enfermidades.

Contudo, é preciso lembrar que magreza não é sinónimo de saúde! Ser-se saudável é ser-se uma pessoa ativa, que pratica desporto ou treina com um personal trainer em casa com regularidade, uma pessoa que dorme um número de horas adequado e que se alimenta bem, independentemente do seu peso!

Outro mito que importa desde já desmistificar é o de que é necessário andar sempre em busca do IMC (Índice de Massa Corporal) ideal. O IMC é extremamente relativo e não tem em conta a sua composição corporal que, como o seu personal trainer decerto lhe explicará, é diferente de pessoa para pessoa. Assim, alguém que faça musculação, por exemplo, pode ter um IMC alto por conta da sua elevada massa muscular, o que não significa que essa pessoa – que treina com frequência – não seja saudável ou precise de emagrecer!

O que realmente importa é que estejamos bem connosco, nos sintamos felizes e, acima de tudo, saudáveis.

No entanto, para aqueles que precisam de ajuda para isso e que procuram perder alguns quilinhos e melhorar a sua forma física e desemprenho desportivo, hoje trazemos-lhes alguns conselhos preciosos para emagrecer com a ajuda de um personal trainer.

Nós prometemos: um personal trainer ajudá-lo-à a perceber tudo sobre a atividade física.

Perder peso com um personal trainer de forma saudável

Para perder peso de forma saudável e relativamente rápida é necessário praticar algum tipo de atividade física e, de preferência, optar por treinar com um personal trainer outdoor ou em sua casa.

Com um treino adaptado e consistente, as chances que o nosso leitor tem de alcançar o peso ideal serão maiores e, além disso, isso ajudá-lo-á a manter a forma e a saúde em dia.

Duas pessoas a treinar num ginásio.
Ter um personal trainer adapta o seu treino aos objetivos do aluno | Fonte: Unsplash

No entanto, a maior dificuldade das pessoas que querem perder peso é, depois de o perder, manter o novo corpo. Pois é, quantas pessoas já fizeram dietas "milagrosas" que, de facto, as ajudaram a perder alguns quilos, mas ganharam tudo (e às vezes até mais) nos meses que se seguiram?

Ora a explicação para isso pode estar no facto de que seguir dietas rigorosas ou programas desportivos sem a ajuda de um profissional com curso de personal trainer não é a solução para quem não conhece o reino da atividade física.

Assim, saiba o nosso leitor que o segredo para emagrecer e manter o peso não está nessas dietas que encontramos espalhadas pela internet... Para emagrecer de forma saudável é necessário mudar completamente os seus hábitos alimentares, reeducar o seu organismo e o seu paladar e saber que não serve de nada privar-se de alimentos de que gosta se, à primeira frustração, devorar uma pizza inteira.

É aí que o acompanhamento profissional com curso de personal trainer pode fazer toda a diferença! Um personal trainer sabe como funciona o nosso organismo e reconhece as diferenças entre as diferenças. Por isso, pode estabelecer um programa de exercícios adaptados à morfologia e aos objetivos de cada um dos seus tutorandos. Além disso, um personal trainer estabelecerá um plano de progressão individualizado de acordo com o nível do aluno.

Por fim, um personal trainer poderá ainda dar algumas dicas ou encaminhar o aluno para um profissional da área da nutrição que lhe prepare uma ementa diária personalizada, alinhada com o seu plano de treino. Conciliar uma boa alimentação com o treino personalizado é a chaves para obter melhores resultados.

Porque recorrer aos serviços de um personal trainer?

O papel do personal trainer é orientar o aluno e acompanhá-lo durante as aulas. Ele procederá a uma avaliação física e, de seguida, criará um treino adaptado ao nível e aos objetivos desse aluno.

Mas não é só isso! Há inúmeros benefícios em ter um personal trainer por perto para orientar o aluno na perda de peso, sobretudo porque treinar com personal trainer ajudará fortalecerá a sua saúde física e psicológica, ajudando-o a manter a motivação.

Pois é, nós sabemos que é difícil fazer exercício físico sem perder a motivação: todos nós andamos sempre sem tempo, stressados demais e muitas vezes com mau humor. Aliás, muitas pessoas acham que fazer desporto é aborrecido e que o que gostariam mesmo era de comer o que quisessem, sem preocupações.

Mas a verdade é que manter uma dieta a longo prazo e fazer exercício físico requer muita disciplina, dedicação, controlo emocional e uma força de vontade inabalável!

Por isso, um personal trainer ao domicilio ou no ginásio é a resposta. E porquê? Porque um personal trainer tem o conhecimento e a experiência necessária para trabalhar as regiões corporais mais difíceis – aquelas em que costumamos acumular mais gordura – como as coxas, os braços e o abdómen.

Uma personal trainer a dar treino a um rapaz que faz flexões.
Treinar com um personal trainer em casa pode ser a solução para quem tem pouco tempo | Fonte: Unsplash

Um personal trainer saberá exatamente o que fazer para que o aluno tonifique os músculos destas zonas, ganhe massa muscular e perca a malfadada massa gorda num processo de emagrecimento saudável.

Ademais, um profissional com curso de personal trainer será capaz de adaptar os exercícios e a intensidade das suas aulas de acordo com as necessidades do aluno, as suas expetativas, os quilos que deseja perder e, claro, a sua disponibilidade.

Por fim, saiba que a partir dos resultados do primeiro treino, durante o qual o personal trainer fará um balanço do seu estado de saúde, ele dar-lhe-á conselhos sobre o exercício físico que deve fazer e sobre a sua alimentação. Além disso, um personal trainer ajudá-lo-á a conhecer os seus ciclos de sono e a descansar melhor.

Resultados permanentes requerem mudanças de rotina e atitudes construtivas. Assim, treinar com um personal trainer é um investimento para melhorar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

Personal trainer: um professor e um coach de emagrecimento

Não há nenhum segredo nem fórmula mágica: combinar exercício físico com uma dieta saudável e equilibrada é a forma mais segura de perder gordura. E, claro, isto sem mencionar que a prática de desporto pode prevenir a ocorrência de certas doenças cardiovasculares e tantas outras enfermidades a que o sedentarismo leva.

Mas, afinal, porque é que mesmo conhecendo todos os benefícios de um estilo de vida saudável, a maioria das pessoas ainda tem dificuldade em traçar metas de emagrecimento e alcançar objetivos?

É simples: porque reeducar-se no que à alimentação diz respeito, aprender a fazer escolhas melhores na sua rotina diária e manter-se motivado para praticar exercício físico não é fácil de fazer sem a ajuda de um profissional da nutrição e de um profissional com curso de personal trainer.

O profissional focado no desporto é normalmente um profissional formado em Educação Física que pode trabalhar em ginásios ou escolas, tanto como professor quanto como personal trainer, avaliador físico ou treinador.

Já um coach de emagrecimento é responsável por mudar comportamentos e hábitos negativos relacionados à alimentação e à prática de exercício físico, mas não acompanha o aluno no seu treino. Assim, a sua função é motivar o seu tutorando e mostrar-lhe como pode levar um regime alimentar saudável a longo prazo.

Quer isto dizer que um profissional de Educação Física, com especialização somente nessa área, nem sempre saberá como lidar com a faceta comportamental do emagrecimento. Da mesma forma que um coach de emagrecimento poderá não saber como criar um treino adequado ao aluno, nem quais as posturas adequadas a cada exercício.

Desta forma, o aluno deve procurar um personal trainer que, além de lhe dar um treino especializado, seja o seu coach de emagrecimento capaz de o fazer levar um plano de emagrecimento a bom porto e até de ganhar gosto por um estilo de vida mais saudável.

Os pés de uma pessoa em cima de uma balança.
Um profissional com um curso de personal trainer é quem o pode ajudar a unir a vertente educacional e nutricional do emagrecimento | Fonte: Unsplash

Nos cursos de personal trainer, a preparação em educação física e a especialização em emagrecimento juntam-se. E a junção dessas duas áreas é benéfica tanto para o aluno quanto para o educador.

Uma das principais vantagens para o aluno, por exemplo, é a de que não precisará de recorrer a dois profissionais diferentes, poupando tempo e dinheiro. Por outro lado, o personal trainer poderá acompanhar mais de perto o desenvolvimento do seu cliente e conseguir melhores resultados.

Um personal trainer mostrar-lhe-á a importância da nutrição no processo de emagrecimento

Como já dissemos anteriormente, praticar exercício físico permite perder peso de forma saudável. No entanto a alimentação é a principal chave para mudar de estilo de vida.

Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente, o nosso organismo precisa de receber os alimentos certos – de elevada qualidade nutricional –  no momento certo.

Um personal trainer fará com que o aluno perceba a importância de ser acompanhado por profissional especializado em nutrição se deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada. Depois de uma primeira avaliação e de alguns exames para verificar se sua saúde está em ordem (ou se tem algum tipo de alergia) um nutricionista realizará uma ementa que contenha a quantidade de calorias correta para o corpo do aluno.

Além disso, com a ajuda do seu personal trainer, o nutricionista adaptará a alimentação do aluno de acordo com os seus objetivos e rotina de treino. Porque quem pratica exercício físico com frequência – sobretudo com um personal trainer – precisa de prestar especial atenção aos macronutrientes, às proteínas e os hidratos de carbono que consome!

Assim, o consumo calórico de cada pessoa deverá, pois, ser ajustado consoante o tipo de treino que realiza com o seu personal trainer. Por um lado, se o objetivo é ganhar massa magra, por exemplo, o nutricionista aconselhá-lo-á a aumentar o consumo de proteínas. Por outro lado, se procura perder peso ou apenas melhorar a forma física, o aluno deve saber que o nutricionista aconselhará uma mudança gradual dos seus hábitos alimentares, dizendo-lhe que alimentos consumir e evitar de forma a potenciar os resultados do seu trabalho com o seu personal trainer.

Uma mesa cheia de fruta cortada, iogurtes naturais, café e abacates.
Procura emagrecer e levar uma vida saudável? Um personal trainer fá-lo-á ver a importância da nutrição. | Fonte: Unsplash

Como vê, o desporto aliado a uma alimentação equilibrada são as maiores armas para quem quer perder peso de forma saudável. E nós, aqui na Superprof, esperamos que este artigo ajude o nosso leitor a encontrar os profissionais do desporto e saúde que o podem ajudar nesse processo.

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.