Agora que o nosso leitor já se comprometeu com dar início ao seu programa de exercício físico, o próximo passo é recuperar a condição física e a boa forma.

Pois é: emagrecer, ficar com os músculos tonificados, ter um abdómen definido ou reduzir a quantidade de massa gorda são alguns dos principais objetivos de homens e mulheres que praticam atividade física ou daquelas pessoas que desejam adotar um estilo de vida mais saudável.

Porém, muito mais que uma questão estética, a perca de peso pode é uma forma de melhorar e tornar a vida de qualquer pessoa saudável, pelo que deve ser a principal motivação de quem procura um personal trainer.

Aliás, a verdade é que o excesso de gordura corporal pode transformar-se num sério problema, causando danos não apenas psicológicos – como a baixa autoestima –, mas também graves problemas físicos, como doenças cardiovasculares e outras enfermidades.

Contudo, é preciso lembrar que magreza não é sinónimo de uma pessoa saudável! Ser-se saudável é ser-se uma pessoa ativa, que pratica desporto ou treina com um personal trainer em casa com regularidade, uma pessoa que dorme um número de horas adequado e que se alimenta bem, independentemente do seu peso!

Outro mito que importa desde já desmistificar é o de que é necessário andar sempre em busca do IMC (Índice de Massa Corporal) ideal. O IMC é extremamente relativo e não tem em conta a sua composição corporal que, como o seu personal trainer decerto lhe explicará, é diferente de pessoa para pessoa. Assim, alguém que faça musculação, por exemplo, pode ter um IMC alto por conta da sua elevada massa muscular, o que não significa que essa pessoa – que treina com frequência – não seja saudável ou precise de emagrecer!

Embora, existam as contas corretas para fazer para descobrir o IMC, que incluem a idade da pessoa e a sua actividade física por semana e desta forma, é possível ter pelo menos uma noção do estado físico, mas, este não deve ser um guia para começar a fazer dieta, deixar de comer ou começar a correr sem observação primeiro de um personal trainer.  Se estiver com demasiado peso, começar a correr pode ser um risco para as articulações dos joelhos!

O que realmente importa é que estejamos bem connosco, nos sintamos felizes e, acima de tudo, saudáveis.

No entanto, para aqueles que precisam de ajuda para isso e que procuram perder alguns quilinhos e melhorar a sua forma física e desempenho desportivo, hoje trazemos-lhes alguns conselhos preciosos para emagrecer com a ajuda de um personal trainer.

Nós prometemos: um personal trainer ajudá-lo-à a perceber tudo sobre a actividade.

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Perder peso com um personal trainer de forma saudável

Para perder peso de forma saudável e relativamente rápida é necessário praticar algum tipo de actividade e, de preferência, optar por treinar com um personal trainer outdoor ou em sua casa.

Com um treino adaptado e consistente, as chances que o nosso leitor tem de alcançar o peso ideal serão maiores e, além disso, isso ajudá-lo-á a manter a forma e a saúde em dia.

No entanto, a maior dificuldade das pessoas que querem perder peso é, depois de o perder, manter. Pois é, quantas pessoas já fizeram dietas "milagrosas" que, de facto, as ajudaram a perder alguns quilos, mas ganharam tudo (e às vezes até mais) nos meses que se seguiram?

Ora a explicação para isso pode estar no facto de que seguir dietas rigorosas ou programas desportivos sem a ajuda de um personal trainer não é a solução para quem não conhece o reino da actividade.

O facto de emagrecer rapidamente com uma dieta maluca é também um factor de desregulação para o organismo e tendo este como que uma "memória", ao perder tempo rapidamente, não há tempo para que este se habitue.

Para que os sistemas comecem a trabalhar para o novo peso, continuando sempre a armazenar as gorduras e calorias que não são queimadas mas, como durante uma dieta estas são ingeridas em menor quantidade, o que na realidade se está a fazer é dar indicação ao corpo de armazenar ainda mais.

No momento em que voltamos a comer normalmente, podemos deduzir o resultado, o peso será ainda superior ao que era inicialmente.

Alguém que faz uma formação de personal trainer saberá os passos a dar e explicar aos seus alunos a que a forma ideal de fazer as coisas e perder peso é realmente com calma e por etapas. Ninguém que perca 30kg em 4 meses vai chegar ao final com os músculos tonificados, pelo contrário, irá estar ainda menos saudável do que no início e a aparência não será tão apelativa quanto gostaria...

Duas pessoas a treinar num ginásio.
Ter um personal trainer adapta o seu treino aos objetivos do aluno | Fonte: Unsplash

Assim, saiba o nosso leitor que o segredo para emagrecer e manter o peso não está nessas dietas que encontramos espalhadas pela internet... Para emagrecer de forma saudável é necessário mudar completamente os seus hábitos alimentares, reeducar o seu organismo e o seu paladar e saber que não serve de nada privar-se de alimentos de que gosta se, à primeira frustração, devorar uma pizza inteira.

É aí que o acompanhamento profissional com curso de personal trainer pode fazer toda a diferença! Um personal trainer sabe como funciona o nosso organismo e reconhece as diferenças entre as diferenças. Por isso, pode estabelecer um programa de exercícios adaptados à morfologia e aos objectivos de cada um dos seus tutorandos. Além disso, um personal trainer estabelecerá um plano de progressão individualizado de acordo com o nível do aluno.

Por fim, um personal trainer poderá ainda dar algumas dicas ou encaminhar o aluno para um profissional da área da nutrição que lhe prepare uma ementa diária personalizada, alinhada com o seu plano de treinos. Conciliar uma boa alimentação com treinos personalizados é a chave para obter melhores resultados.

À medida que os treinos se forem intensificando, irá ter de ter ainda mais cuidado com a alimentação e eventualmente, começar a inserir a suplementação diária, pelo menos de magnésio, cálcio e zinco, que entre tentos outros, são essenciais para quem pratica desporto.

Outra coisa que poderá começar já a fazer e que o personal trainer irá com toda a certeza avisar, é aumentar o consumo de água. A maioria de todos nós não ingere metade dos líquidos que deveria, sabe como descobrir a quantidade de água mínima a ingerir?

Assumindo uma pessoa que pesa 60kg, basta multiplicar o peso por 0,3, ou seja:

60x0,3= 18

1.8L por dia.

Note que, se fizer exercício, deverá ingerir mais do que essa quantidade por dia. Além de necessitarmos de hidratação, a ingestão de água auxilia também no processo de perda de peso e é também um excelente aliado para a retenção de líquidos, que quando presente, dá a ideia de um grande acúmulo de gorduras e inchaço por todas as partes corporais. Maior ingestão de água com a prática e exercícios, ajudará a que as toxinas acumuladas sejam eliminadas pela urina e irá perder alguns quilogramas logo nas primeiras semanas que se deviam apenas a retenção de líquidos!

Além da perda de peso, notará que os níveis de energia e disposição para continuar a treinar vai aumentar.

Porque recorrer aos serviços de um personal trainer?

O papel do personal trainer é orientar o aluno e acompanhá-lo durante as aulas. Ele procederá a uma avaliação e, de seguida, criará treinos adaptados ao nível e aos objectivos desse aluno.

Mas não é só isso! Há inúmeros benefícios em ter um personal trainer por perto para orientar o aluno na perda de peso, sobretudo porque treinar com personal trainer ajudará fortalecerá a sua parte física e psicológica, ajudando-o a manter a motivação.

Pois é, nós sabemos que é difícil fazer exercício sem perder a motivação: todos nós andamos sempre sem tempo, stressados demais e muitas vezes com mau humor. Aliás, muitas pessoas acham que fazer desporto é aborrecido e que o que gostariam mesmo era de comer o que quisessem, sem preocupações.

Mas a verdade é que manter uma dieta a longo prazo e fazer exercício físico requer muita disciplina, dedicação, controlo emocional e uma força de vontade inabalável!

Por isso, um personal trainer ao domicilio ou no ginásio é a resposta. E porquê? Porque um personal trainer tem o conhecimento e a experiência necessária para trabalhar as regiões corporais mais difíceis – aquelas em que costumamos acumular mais gordura – como as coxas, os braços e o abdómen.

Uma personal trainer a dar treino a um rapaz que faz flexões.
Treinar com um personal trainer em casa pode ser a solução para quem tem pouco tempo | Fonte: Unsplash

Um personal trainer saberá exatamente o que fazer para que o novo praticante tonifique os músculos destas zonas, ganhe massa muscular e perca a malfadada massa gorda num processo de perda de peso saudável.

Ademais, alguém com formação de personal trainer será capaz de adaptar os exercícios e a intensidade das suas aulas de acordo com as necessidades do seu pupilo, as suas expetativas, os quilos que deseja perder e, claro, a sua disponibilidade.

Por fim, saiba que a partir do momento do primeiro treino, durante o qual o personal trainer fará um balanço do seu estado de saúde, ele dar-lhe-á conselhos sobre o exercício que deve fazer e sobre a sua alimentação. Além disso, um personal trainer ajudá-lo-á a conhecer os seus ciclos de sono e a descansar melhor.

Resultados permanentes requerem mudanças de rotina e atitudes construtivas. Assim, treinar com um personal trainer é um investimento para melhorar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

Treinar com um personal trainer é apenas para quem quer perder peso?

Quando alguém faz uma formação de personal trainer, esta foca-se essencialmente em como ajudar as pessoas a serem saudáveis através de desporto ou atividades.

Esta recuperação pode ser feita por pessoas que estejam com peso a mais, com peso a menos, ou até pessoas que tenha sofrido lesões musculares ou outras e precisem de recuperação além de sessões de fisioterapia.

Embora a maioria das pessoas que procuram um personal trainer estejam realmente com peso acima da média, existem também as pessoas que não se alimentam devidamente, não praticam nenhum desporto e por algum motivo, têm um metabolismo rápido, o que os leva a serem extremamente magros. Um personal trainer pode ajudar ambos os casos.

Treinar com um personal trainer
Mesmo não sofrendo de excesso de peso, a actividade é essencial, o ser humano não é um ser que deva ser sedentário. | Fonte: Pexels

Temos de parar de pensar que a gordura é equivalente a uma pessoa doente e que uma pessoa magra é saudável, porque embora a gordura esteja sempre associada a várias outras patologias, uma pessoa, apenas por ser magra, pode ser tão ou ainda mais doente do que outra que sofra de obesidade.

Todos estamos habituados a ver imagens de pessoas magras a praticarem actividades mas as pessoas com peso em excesso são as que mais precisam de começar a ter alguma actividade, essencialmente para ser mais saudável. Alguém que viva toda a sua vida com excesso de peso tem uma grande probabilidade de desenvolver várias patologias associadas à obesidade:

  • diabetes;
  • colesterol;
  • doenças cardiovasculares;
  • insuficiência renal;
  • problemas articulares;
  • risco de AVC;
  • morte precoce.
Perder peso de forma saudável com um personal trainer
Começar a praticar é o primeiro passo para uma vida saudável e para isso, deve ser acompanhado de um personal trainer. | Fonte: Pexels

O que leva então as pessoas a ganharem peso em excesso? Por norma, uma pessoa com obesidade tipo I ou tipo II, não ganhou esse peso do dia para a noite. Este é um processo que demora anos e é preciso manter presente que se algo demorou anos a construir, irá demorar também muito tempo a desconstruir, dar um reset ao organismo e ao metabolismo.

Os motivos são vários, mas os mais comuns:

  • sedentarismo;
  • má alimentação;
  • problemas metabólicos;
  • desmotivação;
  • alimentação em excesso;
  • problemas hormonais.

Caso seja um caso de excesso de peso por problemas hormonais, o personal trainer nada poderá fazer, certo?... Errado! A actividade e uma boa alimentação é sempre o primeiro passo, poderá demorar bastante mais tempo a conseguir atingir um objetivo mas, se se transformar numa pessoa ativa, irá ser um auxílio para conseguir tornar-se uma pessoa mais saudável.

Não há qualquer dúvida que fazer actividade de forma regular, nem que seja apenas 2h de exercício intenso por semana, podem fazer uma grande diferença na vivência de alguém e podemos ter a certeza que esta prática aliada a uma alimentação saudável pode salvar vidas.

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Como será uma sessão de treinos com um personal trainer?

Ter peso a mais faz com que as pessoas se retraiam e se acabem por refugiar em ainda mais sedentarismo e em fast-food ou em doces. Tudo o que não deveriam mas, a parte emocional fala mais alto nestes casos.

A única coisa que tem para começar a perder peso é saber que nunca é tarde e qualquer pessoa consegue atingir os objectivos, precisa apenas de um pouco de motivação para consegui-lo e a procura por motivação é o motivo mais normal que leva à procura de um personal trainer.

Treinar para atingir os objetivos
Qualquer que seja o objetivo, um personal trainer pode ajudar a que se torne realidade. | Fonte: Pexels

Na primeira sessão de com um personal trainer, será feita uma avaliação, pesagem, prova de resistência, medição de tensões, eventualmente uma prova de resistência para que o treinador possa avaliar o estado geral do seu novo pupilo.

Depois, será elaborado um plano de treinos, que poderá ser algo assim:

Dia da semanaExercícios com peso corporal/pesosCaminhada/corridaDescansoAlimentação
Segunda-feira45 minutos de exercícios 30 minutos de caminhada8h de sonoseguir o plano alimentar, comer uma banana depois do treino.
Terça-Feira30 minutos de exercícios15 minutos de caminhada8h de sono seguir o plano alimentar e aumentar a ingestão de água, pode iniciar suplementação
Quarta feiradescansodescansodescansoingerir menos calorias do que nos dias de treino
Quinta-feira30 minutos de exercícios de peso corporal+30 com pesos 30 minutos de caminhada8h de sonopoderá ingerir um pouco mais de quantidade mas, de acordo com os alimentos permitidos.
Sexta-feiradescansodescansodescansoseguir o plano e não ultrapassar as calorias permitidas nesse dia
Sábadodescanso1h de corrida8h de sono não ultrapassar as calorias permitidas diárias e manter alimentação cuidada
Domingo1h exercícios com pesosdescanso
8h de sonomanter o plano alimentar

Dependerá sempre do profissional e do caso pessoal de cada pessoa que pratica exercícios. Temos sempre de ter em conta que cada pessoa tem necessidades diferentes e existirão casos em que irá apenas começar com 1h de caminhada por semana, evoluindo depois aos poucos, tudo é relativo!

Alguns profissionais optam por não definir datas com objectivos, pois sabem que se os seus alunos não conseguirem atingir esse objectivo irão desmotivar, enquanto que outros acreditam que essa é a única forma de motivar ainda mais os seus alunos. Dependerá do personal trainer que o acompanhar.

Um plano alimentar será também proposto, e é uma boa ideia comprar uma balança para poder começar a pesar os alimentos antes de os ingerir, para garantir que não ingere nada além do que necessita.

Personal trainer: um professor e um coach de emagrecimento

Não há nenhum segredo nem fórmula mágica: combinar actividade com uma dieta saudável e equilibrada é a forma mais segura de perder gordura. E, claro, isto sem mencionar que a prática de desporto pode prevenir a ocorrência de certas doenças cardiovasculares e tantas outras enfermidades a que o sedentarismo leva.

Mas, afinal, porque é que mesmo conhecendo todos os benefícios de um estilo saudável, a maioria das pessoas ainda tem dificuldade em traçar metas de perda de peso e alcançar objectivos?

É simples: porque reeducar-se no que à alimentação diz respeito, aprender a fazer escolhas melhores na sua rotina diária e manter-se motivado para praticar desporto não é fácil de fazer sem a ajuda de um especialista da área da nutrição e de um com curso de personal trainer.

Alguém que esteja focado no desporto é normalmente formado em Educação Física que pode trabalhar em ginásios ou escolas, tanto como professor quanto como personal trainer, avaliador ou treinador.

Já um coach de perda de peso é responsável por mudar comportamentos e hábitos negativos relacionados à alimentação e à prática de actividade, mas não acompanha o praticante no seu treino. Assim, a sua função é motivar o seu tutorando e mostrar-lhe como pode levar um regime alimentar saudável a longo prazo.

Quer isto dizer que um professor de Educação Física, com especialização somente nessa área, nem sempre saberá como lidar com a faceta comportamental da perda de peso. Da mesma forma que um coach de perda de peso poderá não saber como criar treinos adequados aos alunos, nem quais as posturas adequadas a cada exercícios.

Desta forma, a pessoa deve procurar um personal trainer que, além de lhe dar treinos especializados, seja o seu coach de perda de peso capaz de o fazer levar um plano de perda de peso a bom porto e até de ganhar gosto por um estilo mais saudável.

Os pés de uma pessoa em cima de uma balança.
Um personal trainer é quem o pode ajudar a unir a vertente educacional e nutricional. | Fonte: Unsplash

Nos cursos de personal trainer, a preparação em educação física e a especialização em perda de peso juntam-se. E a junção dessas duas áreas é benéfica tanto para os alunos quanto para o educador.

Uma das principais vantagens para o novo praticante, por exemplo, é a de que não precisará de recorrer a dois profissionais diferentes, poupando tempo e dinheiro. Por outro lado, o personal trainer poderá acompanhar mais de perto o desenvolvimento do seu cliente e conseguir melhores resultados.

Outro benefício de ser acompanhado por um personal trainer é que estes têm um conhecimento bastante vasto sobre nutrição, embora nunca tanto quanto um nutricionista, mas, os seus conselhos devem ser tidos em conta e num plano inicial, podem perfeitamente fazer todo o seguimento ao seu pupilo pois estão preparados e aptos para isso.

Porque é que não é boa ideia fazer dieta sem acompanhamento de um personal trainer?

Além de toda a actividade, é necessário conjugar com uma alimentação equilibrada. Porque é que é sempre má ideia ir à internet procurar dietas loucas que prometem a perda de 10 quilos num mês?

Porque além de não darem resultado, no final, a pessoa vai ganhar ainda mais peso e vai estar ainda menos saudável do que no início desse mês. A restrição alimentar nunca deve ser um plano pois todos precisamos de vitaminas e minerais diariamente, há certas coisas essenciais que o corpo não acumula e devem ser repostos diariamente.

Se a preocupação passa pela ingestão de açúcar e lípidos, poderá imprimir o Descodificador de Rótulos da DGS e guiar-se por aí quando for às compras.

Como aprender a comer de forma saudável com um personal trainer
Comer de forma saudável não é apenas cortar à alimentação e comer vegetais, é necessário o equilíbrio. | Fonte: Pexels

Existem dietas em que se substitui tudo por batidos ou barras energéticas, dietas líquidas, dietas onde só é permitido comer vegetais...

Tudo isto faz um mal tremendo e é um passo no caminho oposto do que se deveria ir, em direção à saúde.

O ideal é seguir os conselhos do personal trainer, que estudou para poder dar os melhores conselhos!

Um personal trainer mostrar-lhe-á a importância da nutrição no processo de emagrecimento

Como já dissemos anteriormente, praticar actividade permite perder peso de forma saudável ou então, aumentar o peso ou a massa magra de forma saudável. No entanto a alimentação é a principal chave para mudar de estilo de vida.

Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente, o nosso organismo tem de receber os alimentos certos – de elevada qualidade nutricional –  no momento certo.

Um personal trainer fará com que o praticante perceba a importância de ser acompanhado por um especialista especializado em nutrição se deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada. Depois de uma primeira avaliação e de alguns exames para verificar se é saudável (ou se tem algum tipo de alergia) um nutricionista realizará uma ementa que contenha a quantidade de calorias correta para o novo desportista.

Além disso, com a ajuda do seu personal trainer, o nutricionista adaptará a alimentação do novo praticante de acordo com os seus objectivos e rotina de treinos. Porque quem pratica actividade com frequência – sobretudo com um personal trainer – ter de prestar especial atenção aos macronutrientes, às proteínas e os hidratos de carbono que consome!

Assim, o consumo calórico de cada pessoa deverá, pois, ser ajustado consoante o tipo de treinos que realiza com o seu personal trainer. Por um lado, se o objetivo é ganhar massa magra, por exemplo, o nutricionista aconselhá-lo-á a aumentar o consumo de proteínas. Por outro lado, se procura perder peso ou apenas melhorar a forma física, o praticante deve saber que o nutricionista aconselhará uma mudança gradual dos seus hábitos alimentares, dizendo-lhe que alimentos consumir e evitar de forma a potenciar o resultado do seu trabalho com o seu personal trainer.

Uma mesa cheia de fruta cortada, iogurtes naturais, café e abacates.
Procura emagrecer e levar uma vida saudável? Um personal trainer fá-lo-á ver a importância da nutrição. | Fonte: Unsplash

Como vê, o desporto aliado a uma alimentação equilibrada são as maiores armas para quem quer perder peso de forma saudável. E nós, aqui na Superprof, esperamos que este artigo ajude o nosso leitor a encontrar os profissionais do desporto que o podem ajudar nesse processo.

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Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.