O nosso leitor costuma dormir bem? Ou, por outro lado, tem dificuldade em sair da cama todas as manhãs? Se uma noite mal dormida significa um dia inteiro de cansaço e de falta de energia, imagine as consequências que não terão várias noites em claro...

Na verdade, a insónia é um problema que afeta não só a sua saúde física, mas também a sua saúde mental, podendo até ser causa de depressão em alguns casos.

Contudo, e embora muitas pessoas talvez não o saibam, há uma estreita relação entre a prática de exercício físico e a qualidade do nosso sono. Aliás, praticar exercício físico com um personal trainer ou por conta própria é uma das atitudes que mais contribui para uma boa noite de sono, ajudando qualquer pessoa a dormir as oito horas de que o corpo precisa para recuperar energias.

E porquê? Porque o sono é essencial para o bom processamento das funções fisiológicas e psicológicas do nosso organismo. O seu personal trainer explicar-lhe-á: enquanto dormimos, o nosso corpo produz hormonas e substâncias que desempenham papéis vitais no funcionamento do organismo e, portanto, eliminar esse descanso da nossa rotina compromete totalmente o equilíbrio do nosso corpo!

No entanto, os distúrbios do sono são cada vez mais frequentes. Com o ritmo da rotina de trabalho, o stress profissional, a ansiedade, as preocupações familiares, as tensões entre amigos e tantos outros fatores, nem sempre é fácil ter um sono reparador.

Mas esqueçamos a ideia de que dormir oito horas é uma "perda de tempo". Pensemos, antes, em como vamos estar em muito melhor forma se dormirmos bem e tivermos energia suficiente.

Aliás, porque existem não só várias dicas que podemos seguir para ter uma boa noite de sono, mas também porque há pelo menos um remédio natural que está ao alcance de todos e que ajuda a driblar os problemas relacionados com a insónia: fazer desporto e exercício físico.

E se não souber o que fazer, não se preocupe. Procure um profissional com curso de personal trainer que lhe explique todos os benefícios que o exercício físico tem na sua vida e no seu ciclo de sono.

Uma rapariga, tapada por uma manta azul, a dormir no sofá.
Ter um personal trainer pode ajudar o aluno a combater as insónias que tanto o atormentam | Fonte: Pixabay

O que lhe dirá um personal trainer sobre o seu ciclo do sono

Antes de mais, é necessário que entendemos exatamente como funciona o nosso sono.

Ora, em primeiro lugar, saiba-se que passamos 1/3 da nossa vida a dormir, mas que o nosso sono não é linear. No ser humano o sono obedece a um ciclo composto por diferentes fases que se repetem quatro a cinco vezes por noite.

Já o estado de sono – dir-lhe-á o seu personal trainer – é caraterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão de ondas do estado de vigília (isto é, quando está desperto), bem como dos demais estados de consciência. Pode também ser definido como um estado de repouso para o corpo e para a mente durante o qual a consciência está total ou parcialmente inativa.

As principais fases do sono são:

  • N1: fase de adormecimento
  • N2: fase de sono leve
  • N3: fase de sono profundo
  • REM: fase de sono paradoxal

Adormecimento (N1)

A fase N1 começa com a sonolência e dura aproximadamente cinco minutos. O seu personal trainer explicar-lhe-á que, nesta fase, o corpo começa a relaxar, a respiração desacelera, a consciência diminui e, por vezes, os seus músculos sofrem pequenas contrações involuntárias.

Aqui, predominam os pensamentos incertos e a pessoa pode ser acordada facilmente.

Sono leve (N2)

Nesta fase ainda não estamos em sono profundo, pelo que ainda podemos acordar facilmente com qualquer barulho ou luz.

Aqui, os movimentos dos olhos e dos músculos diminuem e a atividade cerebral desacelera novamente.

Sono profundo (N3)

Nesta fase, estamos completamente isolados do mundo externo e é muito difícil acordar.

O seu personal trainer explicar-lhe-á a importância desta fase, lembrando que é nela que recuperamos totalmente da fadiga física e do nervosismo acumulado durante o dia.

Saiba ainda que esta fase começa por durar cerca de quinze a vinte minutos, a que se seguem quarenta minutos de sono profundo.

Se escolher treinar com um personal trainer notará que recuperará muito mais facilmente durante o sono, já que o exercício físico o deixa mais cansado, obrigando o seu corpo a fazê-lo entrar num sono reparador.

Uma rapariga, na cama, a espreguiçar-se depois de acordar.
Um personal trainer fará com que o aluno compreenda a importância das várias fases de sono para um descanso reparador | Fonte: Unsplash

Sono paradoxal (REM)

Durante a fase do sono paradoxal a pessoa mostra sinais de vigília (mimetismo facial, respiração irregular, frequência cardíaca alta, movimento ocular muito ativo – chamado REM ou Rapid Eye Movement) ao mesmo tempo que está em sono profundo.

É durante essa fase que sonhamos e que é feita a integração da atividade quotidiana, isto é, é a fase em que o nosso cérebro filtra a informação importante e a separa da irrelevante. Além disso, importa saber que esta fase representa 20% a 25% do tempo total do nosso sono e que é essencial para o nosso bem-estar físico e psicológico.

Ademais, o seu personal trainer saberá que a qualidade do seu pode ser regulada por regulação homeostática – que nos diz que a capacidade de adormecer aumenta com a privação de sono – ou por regulação circadiana – que nos diz que dormimos melhor de noite do que de dia, já que é o contraste entre a claridade e a escuridão que sincroniza o nosso relógio biológico e as quantidades de melatonina (a hormona do sono) que o nosso cérebro segrega.

Como é que treinar com um personal trainer melhora a sua qualidade do sono?

A melhor forma (e provavelmente a mais saudável) de dormir bem é manter-se ativo durante o dia e fazer exercício físico.

De acordo com alguns estudos, entre 20 e 30 minutos de exercício físico por dia são o suficiente para dormir melhor e manter uma boa condição física. Contudo, o mais indicado é praticar desporto ou treinar com um personal trainer outdoor ou em casa durante o dia, cinco a seis horas antes do horário a que o aluno habitualmente se deita, já que fazer exercício mesmo antes de ir dormir pode comprometer a fase de adormecimento.

Ora, o sono é um processo que visa reparar e aliviar as pressões e tensões às quais o nosso corpo é submetido ao longo do dia. Ademais, um personal trainer saberá dizer-lhe como e porque é que todo o tipo de exercício físico – seja musculação, alongamento, abdominais – causam traumatismos no seu corpo e, por isso, exigem que tempo de recuperação.

Em todo o caso, os melhores exercícios para o sono são os exercícios aeróbicos (exercícios de cardiorespiratórios), já que correspondem a atividades contínuas com duração de mais de dez minutos que farão com que o aluno respire mais rápido, aumentando a sua frequência cardíaca.

Além disso, estes exercícios também facilitam o emagrecimento e, nesse caso, um personal trainer certamente que os incluirá no seu plano de treino. Saiba como perder peso de forma saudável com o seu personal trainer.

Mas quando um profissional com curso de personal trainer lhe fala em atividades aeróbicas refere-se a quê? A atividades como:

  • corridas de longa distância;
  • caminhadas rápidas;
  • ciclismo;
  • natação;
  • artes marciais;
  • aulas de step;
  • aulas de dança;

Cada uma dessas atividades desportivas concentra-se, principalmente, na respiração, o que ajudará a aumentar a sua frequência cardíaca e, portanto, a quantidade de oxigénio no seu sangue e a sua capacidade pulmonar.

Uma rapariga a correr e a ouvir música numa zona verde.
Treinar com um personal trainer outdoor é o primeiro passo para compreender a importância dos exercícios aeróbicos | Fonte: Pixabay

Ora, como lhe dirá o seu personal trainer, apesar de difíceis, este tipo de exercícios são essenciais para dormir melhor e para ter um sono reparador, uma vez que trabalham o corpo sem esforços violentos e exercitam o seu sistema nervoso.

Além disso, este tipo de exercício físico proporciona uma enorme sensação de relaxamento.

Ter um personal trainer e optar por uma vida mais saudável

Nunca é fácil dar início a uma vida ativa e à atividade desportiva, sobretudo porque, muitas vezes, nos falta motivação.

Para que os efeitos positivos do exercício físico sejam sentidos rapidamente e para que ganhemos gosto por um estilo de vida saudável, o melhor é recorrer aos serviços de um profissional do desporto com curso de personal trainer.

Geralmente, depois de um primeiro treino, um personal trainer considerará todas as suas expetativas e tentará adequar o seu treino ao estilo de vida que o aluno leva e ao ritmo da sua rotina. Assim, a partir dessa primeira avaliação o personal trainer preparará uma série de aulas e exercícios personalizados que estarão totalmente alinhados com os objetivos do seu tutorando.

Ademais, com um personal trainer em casa ou no ginásio, o aluno pode seguir um plano de progressão adequado a si e, claro, com o acompanhamento constante deste profissional. Aliás, neste regime de treino todas as aulas são monitorizadas pelo profissional com curso de personal trainer, o que significa que terá um preparador físico só para si.

Além disso, um personal trainer poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a importância da alimentação para um estilo de vida mais saudável.

Por isso, é claro que ter um personal trainer ao domicilio envolve um certo investimento financeiro da parte do aluno, mas as vantagens que ele trará à sua vida certamente valerão a pena.

Sobre ter um personal trainer: algumas considerações científicas

Um estudo realizado em 2007 pela Universidade de Stanford (nos Estados Unidos) mostrou que o desporto e a prática de exercício físico (com ou sem o acompanhamento de um personal trainer) são essenciais para o sono e que, consequentemente, um desportista que dorme melhor tem um melhor desempenho físico.

Mas a verdade é que o sono tem uma grande influência no nosso desempenho desportivo, mas também na forma como encaramos as diversas atividades da nossa rotina. Por um lado, um atleta profissional procura sempre superar os seus limites, seja num treino com o seu personal trainer ou durante uma competição. Por outro lado, mesmo que não sejamos atletas profissionais, um dos principais objetivos de quem faz exercício físico deve sempre ser aumentar a sua resistência ou, simplesmente, obter melhores resultados.

Quatro raparigas numa aula de ioga e alongamentos.
Qualquer que seja a intensidade do exercício que pratica, um personal trainer ajudará o aluno a treinar e a relaxar | Fonte: Pixabay

A conclusão é simples: depois de uma noite de sono de oito horas, a performance desportiva de um atleta atinge o auge do seu desempenho e, por outro lado, dado que o corpo explora as suas capacidades ao máximo, consegue adormecer mais rápido, dormindo mais e melhor.

E o mesmo acontecerá com qualquer um de nós se treinarmos com um profissional com curso de personal trainer que saiba exatamente como nos fazer utilizar todas as nossas forças.

Por fim, é não só importante que todos saibamos que treinar com um personal trainer é meio caminho andado para ter uma melhor performance desportiva e um sono mais reparador, mas também que treinar com um personal trainer é o primeiro passo para ter uma vida física e psicologicamente mais saudável.

Está convencido? Então, conheça todos os benefícios que o desporto e o exercício físico com um personal trainer podem trazer para a sua vida.

Na Superprof basta pesquisar palavras-chave como 'personal trainer lisboa', 'personal trainer porto', 'personal trainer coimbra' ou 'personal trainer braga' e, onde quer que viva, o aluno poderá, hoje mesmo, encontrar um personal trainer qualificado e próximo de si.

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.