Capítulos
Quantas vezes já ouviu, de pessoas próximas, que gostariam de ter músculos bem tonificados, sem precisar de praticar exercício? Parece que o que muita gente deseja é uma fórmula mágica, que garanta um corpo de atleta, sem esforço.
Porém, muitas dessas pessoas não são necessariamente preguiçosas, elas apenas não encontraram a motivação necessária para começar os treinos.
Por outro lado, há aqueles que desejam tanto praticar exercício que acabam por fazê-lo por si mesmos, sem supervisão. Aventuram-se a correr em parques, ou até mesmo a levantar pesos em casa. No entanto, essas são as pessoas que se encontram mais expostas a lesões e acidentes. E sabemos que as lesões são muito comuns!

Para esses dois grupos de pessoas, um coach desportivo é a solução. Um profissional do ramo é capaz de estimular a motivação necessária para que o aluno encontre uma atividade que, além dos resultados, também traga prazer.
Para quem pratica exercício sem supervisão, o personal trainer pode orientar sobre os melhores métodos, adaptar o treino para resultados mais rápidos e ainda atenuar o risco de lesões por práticas e posturas erradas.
Por estas e outras razões, o melhor personal trainer é aquele que sente entusiasmo pelo ofício e consegue transmitir isso aos alunos. Se, muitas vezes, é difícil treinar depois de um dia de trabalho, um instrutor desanimado só contribui para essa dificuldade.
Isto porque o treinador é muito mais do que um mero "programador de exercícios". Precisa de estabelecer vínculos de comunicação consigo, ser paciente, encorajar a superar os seus limites, manter a motivação e inspirar pelo exemplo.
Deve ter um estilo de vida saudável e acreditar no seu trabalho. Caso contrário, por que é que o cliente haveria de acreditar?
Além disso, deve garantir a sua segurança durante os treinos. Os equipamentos usados devem estar em bom estado e quaisquer erros devem ser corrigidos imediatamente.
Como encontrar o treino ideal com personal trainer Portugal?
Está à procura de um personal trainer?
Se tudo o que quer é um treino que combine com o seu perfil, o personal trainer Portugal é o melhor caminho. Isto porque o programa desenvolvido é totalmente personalizado. Caso ganhe gosto pela modalidade escolhida, ela pode tornar-se parte da sua rotina, para a vida.
Além disso, treinar com um profissional particular permite que se esforce para ter mais disciplina do que num ginásio. O coach não vai concordar de imediato em suspender a aula apenas porque está a chover, ou porque não lhe apetece treinar.
Dessa forma, cria-se uma rotina que se acostuma a seguir até que se torne parte do seu dia-a-dia.
Entretanto, para garantir ainda mais a segurança nos treinos, é importante procurar um médico antes de começar. Fazer exames de rotina e verificar as condições cardiovasculares do seu organismo é fundamental para evitar outro tipo de ocorrência: os males cardíacos.
Mesmo que tome todas estas medidas, nos primeiros treinos ainda é possível que sinta um certo desconforto. Afinal, trata-se de algo novo na sua vida que, assim como qualquer mudança, exige um período de adaptação. Os resultados também começarão a aparecer depois de um tempo, subtilmente ao princípio.
Se for o caso, pode conversar com o seu coach, que lhe mostrará a situação de um ponto de vista técnico, com uma pitada de humanidade. Com essa visão, torna-se mais fácil manter-se perseverante.
Outra vantagem do treino personalizado é o local. Pode combinar com o seu treinador para que as sessões sejam realizadas num ginásio, num estúdio, na piscina, no parque ou até mesmo na sua própria casa. Tudo depende do espaço e da modalidade adotada.

Com o passar do tempo, perceberá também que se vai adaptando ao profissional, e vice-versa. O personal trainer começará a entender as suas preferências quanto aos locais e às prioridades, e vai trabalhar, de certa forma, com base nisso.
Isso acontece porque vão tornar-se aliados para o alcance de objetivos comuns: os resultados, a segurança e o bem-estar durante os treinos.
Profissional com curso personal trainer online ajudará a criar uma boa relação
Embora muitas pessoas sejam adeptas da máxima de que devemos separar os aspetos pessoais dos profissionais, o seu relacionamento com profissional com curso personal trainer online deve ser bom. Não adianta dizer que isso não faz a diferença, pois trata-se de uma pessoa que passará a fazer parte da sua rotina.
É claro que não precisam de tornar-se "melhores amigos". Mas manter uma relação de afeto, respeito e empatia é fundamental para um rendimento satisfatório. Além disso, deve conversar com o instrutor sempre que sentir que alguma mudança é necessária.
Na maioria das vezes, é possível alinhar essa questão. Também não se esqueça de que é livre para procurar outro profissional, caso não haja outra solução.
Apesar dessa cumplicidade, a relação de trabalho, o cumprimento de horários e o comprometimento devem ser respeitados. Há pessoas que se tornam tão amigas do personal trainer que se sentem no direito de não levar o trabalho a sério ou de cancelar as aulas 5 minutos antes do horário em que deveriam começar.
Agir assim é um erro que também prejudica o seu treino, em larga escala. O ideal é manter o equilíbrio.
Por outro lado, o treinador também deve entender esses limites. A função é garantir que os seus resultados são alcançados com segurança. O personal trainer tem uma grande responsabilidade sobre si, que está a confiar ao profissional uma parte tão importante da sua saúde.
Normalmente, o tratamento oferecido por parte do profissional não é padrão. Isso acontece porque, além da diferença de objetivos, cada pessoa tem as suas próprias necessidades sociais e emocionais. Mas tenha a certeza de uma coisa: um bom profissional tratará sempre todos os alunos com cordialidade e respeito, sem distinção.
Ambas as partes devem esforçar-se para que não existam mal-entendidos e interpretações erradas, seja no âmbito pessoal ou no profissional. Dessa forma, a harmonia será mais um combustível para o sucesso da parceria!
Instrutor com emprego personal trainer terá de ser responsável
Como dissemos acima, o seu personal trainer é, de certa forma, responsável por si. Deve certificar-se de que o ambiente e as suas condições de saúde não representam um risco diante da atividade que será praticada.
Normalmente tem noções de primeiros socorros e abordará também as precauções necessárias para garantir a segurança.
Se os exercícios forem praticados, por exemplo, na sala de estar da sua casa, o personal trainer vai verificar se não há nenhum objeto por perto que possa provocar um acidente. Caso haja, retirá-lo do local ou estar com atenção durante os exercícios é de importância fundamental.
Os acessórios usados também precisam de ser feitos de material adequado e estar em boas condições de uso.
Além disso, é importante que mantenha a limpeza do local. Líquidos derramados ou resíduos de vidro também podem tornar-se agentes perigosíssimos durante a prática de exercício.

Quando os treinos são ao ar livre, por exemplo, as condições climáticas devem ser observadas, de modo a procurar alternativas. Não há motivação que resista a um treino debaixo de chuva.
Além disso, pode escorregar no chão molhado e cair. O risco de se magoar seriamente numa situação como essa é grande, o que, além de obrigar ao afastamento dos treinos por um período, abalaria ainda a sua relação de confiança com o instrutor. É por isso que o profissional deve evitar esse tipo de exposição.
Como evitar magoar-se nos treinos com ajuda do personal trainer online
Embora não seja possível, por mais cuidado que ambas as partes tenham, isentar-se totalmente dos riscos, há algumas medidas que ajudam a evitar ferimentos quando pratica exercício.
Para entender melhor, listamos abaixo algumas delas:
- Embora o conforto do lar o faça parecer o melhor lugar do mundo, o local dos treinos deve ser escolhido com base na segurança. Não hesite em optar por outro local se perceber que o espaço é pequeno demais ou se houver algo na sua casa que possa constituir um risco;
- Respeite sempre os seus limites quanto à saúde e ao condicionamento;
- Estabeleça uma relação de confiança com o profissional escolhido;
- Nunca deixe de fazer o aquecimento no início da sessão;
- Esteja consciente dos riscos que não podem ser eliminados, por muito pequenos que sejam;
- Tenha atenção a si e aos sinais do seu corpo;
- Respeite as regras de segurança e as orientações para a correta realização dos exercícios;
- Certifique-se de que o profissional tem a formação necessária para exercer a profissão e que os equipamentos seguem as normas e os padrões de segurança;
- Avalie, junto do profissional, os seus níveis de evolução. Qualquer desejo de mudança de foco deve ser discutido com o personal trainer online;
- Aliado aos exercícios, adote um estilo de vida mais saudável. Manter uma alimentação equilibrada e evitar álcool, cigarros e drogas são medidas que ajudam a dar disposição para os treinos e a prevenir o surgimento de doenças que mudariam todo o cenário.

Um bom instrutor sabe de tudo isso e poderá providenciar orientação para que também tome consciência.
Apesar de todas essas responsabilidades que cabem ao profissional, não há motivos para ter medo de contratá-lo. Com uma boa conversa inicial e algumas questões, poderá certificar-se de que o coach possui toda a preparação necessária.
Os profissionais da plataforma Superprof, por exemplo, são todos certificados e experientes na área e podem proporcionar-lhe resultados rápidos, sem abrir mão da segurança. Que tal começar a procurar agora mesmo?
A plataforma que conecta profes particulares e alunos