Os cursos de cozinha são uma excelente forma de conhecer a gastronomia portuguesa e regional de cada cidade.
Ao conhecer os pratos tipicos de Lisboa, os pratos mais famosos de Viseu ou as iguarias do Funchal, não está só a aprender a cozinhar, está também a compreender e conhecer a história daquela cidade e também de Portugal.
Aprender a cozinhar é uma arte e a arte não pode ser aprendida. O que se pode aprender são as técnicas, como se tornar chefe de cozinha, como empratar, liderar uma equipa e preparar os melhores ingredientes da melhor forma mas, criar pratos fantásticos, receitas deliciosas e pratos belos, só acontecerá com o tempo, ao adquirir a experiência necessária.
Existem ainda os que querem aprender a cozinhar e começam a fazer um curso cozinha, um workshop cozinha temático ou ainda um curso de pastelaria não para ser um chefe de cozinha mas sim para conhecer as receitas de Portugal e cozinhar em casa para amigos e familiares.
Independentemente do motivo ou do que leva alguém a fazer um curso de cozinha, é inegável que o conhecimento e técnicas aprendidas não podem ser substituídas por um livro de receitas!
Veja também como pode aventurar-se nos doces através de um curso de pastelaria!
Curso de cozinha Porto - para cozinhar pratos portugueses tradicionais
O Porto é uma cidade cheia de personalidade e também assim são os pratos tipicos do Porto.
Entre as Tripas à Moda do Porto, a famosa Francesinha, os Rojões à Moda do Porto, o Bacalhau à Gomes de Sá, Papos de Anjo e as famosas Broas cozidas em forno de lenha, o Porto é riquíssimo em gastronomia portuguesa e agrada qualquer palato mais esquisito. Saber como cozinhar arroz é essencial já que este acompanha a maior parte dos pratos portuenses.
O internacionalmente famoso Vinho do Porto é também um dos grandes orgulhos desta cidade pois ele é consumido por todo o mundo e embora alguns só o bebam no Natal, há os que gostam de o apreciar durante todo o ano.

Os mais famosos chefes de cozinha portuenses ganharam já vários prémios, além de Estrelas Michelin nos seus restaurantes e isto demonstra o gosto que os portuenses têm pela gastronomia, seja ela gastronomia portuguesa ou cozinha francesa, no Porto aprecia-se tudo o que é boa comida e de qualidade.
Os cursos de cozinha são também vários e formam futuros chefes de cozinha com boas bases e conhecimentos técnicos de como liderar uma cozinha, como empratar os melhores pratos e claro, como confecionar os melhores pratos do Porto com todos os segredos destas receitas deliciosas desvendados.
Se quer aprender estes segredos, pode ter aulas com um chefe de cozinha profissional e pode encontrá-lo na Superprof. As aulas com os nossos chefes de cozinha no Porto rondam os 16 euros e podemos já adiantar que valem bastante a pena, nem que seja para aprender a cozinhar umas Tripas à Moda do Porto!
Faça ainda um workshop cozinha Porto.
Cursos tecnicos Lisboa para aprender a cozinhar
Lisboa, a capital de Portugal, tem muitos locais onde se pode aprender a cozinhar. A gastronomia de Lisboa é variada e contém pratos típicos de várias regiões mas, os mais famosos são:
- Pastel de Feijão;
- Amendoados;
- Pastéis de Belém;
- Caracóis;
- Ovos Verdes.
A gastronomia portuguesa é recheada de peixes e carne e por isso, os pratos mais conhecidos das restantes cidades de Portugal podem também ser encontradas em Lisboa - encontre cursos tecnicos lisboa de gastronomia.
Os cursos de cozinha em Lisboa podem ser encontrados em vários locais. A Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal tem em Lisboa vários cursos de culinária, formação profissional certificada em cozinha, workshop cozinha temáticos e curso de pastelaria.

Ainda em Lisboa, existem os cursos tecnicos e profissionais e a Escola de Lisboa- Turismo de Portugal, situada em Ourique é uma das escolas de Portugal que mais chefes de cozinha a alcançarem uma Estrela Michelin cria! A formação nesta escola é bastante completa e tem uma mensalidade de 120 euros, como se pode confirmar no site da Escola de Lisboa. Veja os melhor curso de cozinha Lisboa para ti.
Além disso, claro que a aprendizagem online, os programas de culinária e os workshop cozinha são sempre uma excelente forma de conhecer mais sobre a gastronomia de Lisboa e aprender a cozinhar e desenvolver diversos pratos.
Mas, existe ainda a opção de ter aulas de culinária com chefes de cozinha ou de pastelaria profissionais e com experiência. Na Superprof temos dezenas de professores de culinária profissionais e experientes e o valor das aulas ronda uma média de 19 euros sendo que muitos deles oferecem a primeira aula de um curso cozinha gratuitamente.
Curso culinária Braga e as delícias do Minho
A tradição gastronómica de Braga é extremamente rica, com pratos que refletem a história da região e os ingredientes favoritos dos habitantes da cidade.
Vai encontrar pratos típicos portugueses como:
- Bacalhau à Braga;
- Arroz de Pato;
- Papas de Sarrabulho;
- Rojões à Moda do Minho;
- Caldo Verde.
Com tanta diversidade gastronómica, as opções de locais e cursos onde a aprender também teria que ser igualmente variado. E a verdade é que encontra dezenas de cursos de cozinha em Braga, em escola profissionais, workshops e, claro, com um professor particular.
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Braga, por exemplo, possui um curso de Técnico Superior Profissional em Cozinha e Inovação Alimentar onde pode aprender a fazer vários pratos da gastronomia portuguesa com as técnicas culinárias mais avançadas.
Ou pode ainda aprender a cozinhar com um professor bracarense da Superprof, com um dos vários profissionais da região totalmente dispostos a partilhar os seus conhecimentos com todos os alunos interessados e a ensiná-los a fazer todas as melhores receitas!
Funchal - Curso cozinha e ser chefe de cozinha!
O Funchal é caracterizado pelo seu clima tropical e com isto, muitos frutos tropicais nascem na ilha da Madeira destacando a pitanga, o maracujá, a goiaba e o abacate.
Embora seja uma cidade portuguesa e claro, tenha pratos típicos portugueses, não podemos ignorar as variantes dos mesmos pratos e alguns exclusivos nos cursos de culinária do Funchal influenciadas pelos variados frutos que não crescem em Portugal Continental.
O Funchal tem também o famoso Vinho da Madeira e claro, a Poncha que acompanham muitos dos pratos típicos do Funchal como a Espetada Madeirense, o Picadinho, as Lapas e o famoso Bolo do Caco!

Aprender a cozinhar no Funchal é aprender a criar e usar a imaginação. São centenas de pratos que se podem recriar e com a facilidade de ter ingredientes diferentes, as possibilidades de criação de novos pratos são imensas.
Os cursos de culinária no Funchal são importantes pois o turismo é um dos maiores de Portugal. Estima-se que mais de 1 milhão de turistas visita o Funchal anualmente e claro que não é só a gastronomia portuguesa que os chama ao Funchal mas também a beleza natural desta ilha.
No entanto, além das escolas e institutos profissionais que existem para aprender a cozinhar as receitas de Portugal madeirenses, os professores Superprof estão sempre disponíveis para ensinar cada vez mais técnicas e formas novas de cozinhar!
Se quiser aprender como cozinhar quinoa, como cozer a vapor ou até como cozinhar arroz, algumas aulas de culinária poderão ajudar!
Curso de gastronomia em Coimbra
Coimbra dos amores, cidade estudantil e ainda, dona de uma das mais antigas universidades da Europa, a Universidade de Coimbra.
Coimbra, à semelhança de Lisboa, tem vários pratos diferentes e de vários locais como seus pratos típicos, aqui são apreciadas as tapas nas tascas como:
- moelas estufadas;
- pica-pau;
- ossos;
- raia de pitau;
Mas além dos pratos de comida portuguesa, em Coimbra os doces são espetaculares desde Arrufadas até aos Pastéis de Tentugal, os Pastéis de Santa Clara, as Queijadas e até os Biscoitos Académicos. Um curso de pastelaria em Coimbra é bastante rico e um aluno adquire muitos conhecimentos sobre a doçaria regional e portuguesa.
Para fazer um curso de cozinha em Coimbra, poderá procurar no ensino superior ou pode encontrar um professor particular Superprof pelo valor médio de 17 euros por aula. Aprender a cozinhar não é difícil, basta ter vontade, um bom professor que possa fazer de si um chefe de cozinha de sucesso e claro, ingredientes frescos e de qualidade.
Viseu - aprender a cozinhar receitas tradicionais portuguesas num curso de cozinha
Os pratos típicos de Viseu são uns dos mais tradicionais portugueses, os enchidos acompanham sempre as refeições assim como bons vinhos como o Vinho do Dão.
Aqui as carnes fazem o brilharete nos pratos desta comida portuguesa:
- Cabrito Assado;
- Migas à Lagareiro;
- Chanfana;
- Sopa da Beira;
- Enchidos

A gastronomia portuguesa viseense é muito tradicional como já vimos mas, os cursos de cozinha são variados e diversos. Tanto poderá aprender a cozinhar os pratos mais típicos de Portugal e seguir as receitas de Portugal como poderá aprender a cozinhar pratos menos tradicionais tal como cozinhar tofu ou outros ingredientes que não costumam fazer parte dos nossos cardápios tradicionais.
Para aprender a cozinhar os pratos típicos da comida portuguesa que faz sucesso em Viseu, pode encontrar na Superprof os melhores professores de culinária e fazer aulas pelo preço médio de 16 euros.
A doçaria de Viseu é também maravilhosa e vale bem a pena fazer um curso de pastelaria em Viseu só para aprender a fazer Viriatos, o doce mais conhecido de Viseu!
As melhores doçarias portuguesas num curso de culinária em Aveiro
Aveiro tem uma gastronomia única e saborosa, com pratos tradicionais de peixe e marisco frescos. Os seus canais e rias são um elemento essencial da cidade, que está bem representado no tema marítimo de várias iguarias locais, incluindo nos ovos moles, cujos formatos são relacionados com o mar e a pesca, como conchas e peixes.
Também encontra vários pratos salgados como:
- Caldeirada de Enguias;
- Bacalhau à Zé do Pipo;
- Raia Alhada;
- Chanfana.
Ao fazer um curso de cozinha em Aveiro terá a oportunidade de aprender a cozinhar todas estas receitas típicas e muitas mais. A Escola de Hotelaria e Turismo de Aveiro, uma instituição de referência na área da formação hoteleira e de restauração da cidade, possui vários cursos profissionais de cozinha, pastelaria e outras áreas relacionadas.
Mas se quiser aprender a confecionar pratos típicos portugueses de forma mais personalizada, pode procurar por fazer workshops de gastronomias internacionais ou técnicas de culinária específicas. Ou pode simplesmente contactar um professor de cozinha particular da Superprof e decidir em conjunto com o profissional quais são as áreas gastronómicas que quer aprender e o tipo de receitas em que se quer focar. Tudo muito mais simples e focado nos seus objetivos específicos!
Fazer um curso de cozinha para aprender sobre a gastronomia de Faro
Faro destaca-se pelo peixe e marisco presente na sua gastronomia típica. Por ser uma cidade à beira do mar e com acesso a peixe fresco e muito marisco de boa qualidade, estes estão presentes em todos os restaurantes e cafés pela cidade de Faro e também pelo Algarve.
Alguns dos pratos de comida portuguesa em Faro mais conhecidos são:
- Ameijoas na Cataplana;
- Arjamolho;
- Açorda à Algarvia;
- Sopa de Peixe;
- Sopa de Lingueirão;
- Gaspacho.

O medronho, aguardente tradicional acompanha o final de muitas refeições em Faro, é um ótimo digestivo!
Fazer um curso de culinária em Faro é uma oportunidade para saber tudo sobre os peixes mais pescados na região como: Dourada, Atum, Tamboril, Sapateira, Linguado, Ameijoa, entre muitos outros.
Poderá fazer mais que um workshop cozinha temático para aprender a cozinhar arroz, sushi e até descobrir como cozinhar beterraba em Faro. Existem claro escolas de turismo onde pode encontrar diversos cursos de cozinha tal como a Escola De Turismo em Portugal e ainda, ter aulas de culinária com chefes de cozinha e professores Superprof. O valor das aulas com a Superprof em Faro ronda uma média de 19 euros por aula e poderá aprender tudo desde aprender a cozinhar pratos da gastronomia portuguesa até aprender como ser um bom e famoso chefe de cozinha!
Onde aprender tudo sobre a gastronomia portuguesa com um curso de cozinha
Além de tudo que foi apresentado ao longo do artigo, pode conhecer mais sobre a gastronomia portuguesa regional, assistindo a aulas de culinária com chefes de cozinha de cada local online através da Superprof.
Quer aprender a cozinhar uma cataplana de ameijoas mas, mora no Porto? Pode assistir a aulas de cozinha online com um professor de Faro! O valor médio destas aulas é de 10 euros e são centenas de diferentes professores disponíveis.
Cidades de Portugal | Prato Típico | Ingredientes mais usados | Preço curso cozinha |
---|---|---|---|
Porto | Tripas à Moda do Porto | Carnes | 16 euros |
Lisboa | Caracóis | Bacalhau | 19 euros |
Braga | Bacalhau à Braga | Bacalhau | 16 euros |
Funchal | Bolo do Caco | Açúcar | 10 euros |
Coimbra | Pastéis de Santa Clara | Carnes e Peixe | 17 euros |
Viseu | Rancho à Moda de Viseu | Carnes e Enchidos | 16 euros |
Aveiro | Ovos Moles | Peixe e Moluscos | 17 euros |
Faro | Ameijoas na Cataplana | Peixe e Moluscos | 19 euros |
Tempero: Sem condimentos uma boa culinária não existe. Sem o sabor que vem da terra, as tradições de cada povo ficam incompleta. - Anderson D'Moura
Eu gosto muito de cozinhar