Tradicionalmente, o yoga é uma prática individual, onde cada praticante executa as posições e as técnicas de respiração e meditação no seu espaço do tapete. Mas, nos últimos tempo e de forma progressiva, um novo estilo de  yoga tem conquistado vários adeptos que se sentem atraídos pela ideia de tirar proveito de todos os benefícios de yoga em companhia.

Esta modalidade ficou conhecida como yoga em dupla, e é ideal para todos os participantes que procuram uma prática mais descontraída enquanto alcançam uma ligação mais próxima com o seu parceiro. Tal como na prática individual, o objetivo das aulas do yoga para casais é ter inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Desta forma, neste estilo, a atividade é adaptada para ser praticada com duas pessoas, para promover a melhoria dessa ligação.

É por este motivo que todos os casais que procuram um momento de descontração, união e confiança praticam este estilo de yoga. Nesta atividade, cada um dos participantes precisa do outro para executar as posições e posturas e, portanto é importante que haja equilíbrio para que ambos se sintam confortáveis com a prática.

casal a alongar
Existem várias razões porque deve trocar o seu treino da semana por uma opção melhor, que possa ser feita em pares. | Fonte: Pexels.com

Se gostava de começar a ter aulas de yoga com o seu parceiro, continue a ler para saber alguns dos benefícios de realizar esta modalidade em casal, com dois praticantes em simultâneo, e, de forma geral, os benefícios da prática de yoga para todos.

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Razões para fazer aulas yoga em casal

Praticar meditação e estas posições enquanto casal pode ser algo muito vantajoso, uma vez que tem um incentivo extra durante as aulas. Estas são apenas algumas das razões porque pode optar por ter um parceiro consigo em cada aula:

  • estimula a prática: um participante incentiva o outro e auxilia a realizar as posições;
  • aumenta a dificuldade: fazer aulas com outra pessoa permite ter ajuda nas posições que exigem alongamentos ou movimentos mais extremos, que não conseguiria fazer sozinho;
  • fortalece a musculatura: tal como acontece se praticar sozinho, uma aula de yoga em par ajuda a fortalecer os músculos;
  • ajuda no emagrecimento: fazer yoga com um par ajuda a queimar mais calorias, além de diminuir os sintomas de ansiedade, o que permite evitar compulsões alimentares;
  • fortalece a ligação do casal: a interação proporcionada nas aulas a dois é muito benéfica para a relação, uma vez que o trabalho terá ser feito em conjunto;
  • aumenta a flexibilidade: os diferentes tipos de exercícios promovidos em aulas yoga para casais é bastante eficaz a aumentar a flexibilidade dos praticantes, que se esforçam mais do que numa aula individual.
casal a fazer alongamento
Fazer exercício em casal permite descobrir outras práticas para treinar em casa e manter-se ativo e conectado em simultâneo. | Fonte: Pexels.com

Sabia que os idosos também podem beneficiar de uma aula de yoga?

Benefícios de uma aula yoga feita em par

Se já incluí praticas de yoga no seu exercício físico e gostava de incluir o seu parceiro, saiba quais são alguns que seus benefícios para o poder convencer.

Melhoria do estado físico e emocional

Os benefícios de fazer yoga com outra pessoa podem ser bastante surpreendentes. O yoga em par é um exercício de dar e receber, que ajuda a respeitar melhor os seus próprios limites e os da outra pessoa. Nesta modalidade interativa, concentrada e ao mesmo tempo divertida de se relacionar, é possível melhorar a saúde física, mental e emocional. Vai conseguir ter mais saúde enquanto melhora também o estado psicológico.

Intensificação do treino

Praticar yoga é uma maneira segura e eficaz de aumentar a flexibilidade e o equilíbrio e fazê-lo em par permite tornar o treino ainda mais intenso no que diz respeito aos estímulos de força, tração e elasticidade. Ao estimular a consciência corporal de uma maneira diferente do que está habituado permite ampliar os movimentos. É o parceiro que o vai puxar e esticar enquanto mantém as posturas e, em alguns casos, sustentar todo o seu peso em técnicas que exigem força muscular.

Aumento da confiança

Durante as aulas, vão-se desafiar fisicamente e emocionalmente, colocando o corpo nas mãos um do outro. Neste sentido, trabalhar em conjunto eleva a sua capacidade de confiar, visto que dar e receber apoio aproxima as pessoas e as torna mais solidárias. Ao mesmo tempo, vai aprender a tentar coisas novas e a confiar nos outros, incluindo no que diz respeito às suas emoções.

exercicio em casal
Treinar com um parceiro permite criar uma relação mais forte e aumentar a confiança que tem na outra pessoa. | Fonte: Pexels.com

Este controlo é algo muito importante, que também é trabalhado em aulas de yoga para pessoas com necessidades especiais.

Fortalecimento do relacionamento

Se praticar yoga com um parceiro, vai usufruir de efeitos positivos que vão para além do aspeto físico. Os exercícios em conjunto exigem que os casais tenham a atenção concentrada no momento e trabalhem juntos em direção a objetivos comuns. Esta cumplicidade eleva os níveis de confiança e fortalece a comunicação.

Redução da ansiedade e do stress

O yoga ajuda a diminuir os sintomas de stress e a reduzir a ansiedade, mas quando praticado em par, tem um efeito ainda mais alargado. O toque de uma pessoa com a qual estamos conectadas proporciona um alivio imediato desses sintomas. Além disso, o yoga feito em par proporciona vários momentos de leveza e descontração que tornam o treino mais vantajoso.

Exercícios do curso de yoga que podem ser executados por um casal

As aulas de yoga são caracterizadas pela inclusão de vários tipos de exercício, incluindo alongamentos, de respiração ou até mesmo para acalmar a mente, que permite que até as grávidas possam fazer uma aula.

casal em exercício relaxamento
Mesmo tendo o apoio do seu par, deve sempre ter um professor presente para que os possa aconselhar sobre os movimentos que executam. | Fonte: Pexels.com

Estes são alguns exemplos dos que podem ser executados por casais ou duas pessoas em conjunto:

  • Sentados, de costas um para o outro, com as costas numa posição reta, torça o seu tronco para um lado lentamente, regresse à posição inicial e  e faça o mesmo para o outro lado. Se tiver dificuldades em equilibrar, pode colocar no joelho do seu parceiro. Esta posição ajuda a alinhar a postura de ambos os participantes;
  • Sentados um de frente para o outro, ambos os participantes dão as mãos e unem as solas dos pés para que o apoio de um seja o apoio do outro. Esta posição é uma experiência de dependência, onde os participantes demonstram que podem encontrar apoio no outro;
  • Em pé, cada um fica apenas com um pé apoiado no chão e com o outro apoiado na parte interna da sua própria perna. Um dos braços passa por trás das costas para que a sua a mão pegue na mão do parceiro e os troncos de ambos fiquem unidos. Este exercício fortalece o equilíbrio de ambos os parceiros, uma vez que terá que utilizar um lado do corpo para se apoiar no chão, enquanto utiliza o outro;
  • De costas para o outro, ambos posicionam uma perna para frente, com o joelho dobrado, enquanto unem as suas mãos. Essa postura ajuda na expansão energética e permite que o casal ganhe mais força;
  • De costas um para o outro, dobre-se para a frente. O seu parceiro deve fazer o mesmo até que ambos se consigam ver entre os espaços das pernas. Este é um excelente exercício para alongar a zona lombar e para conseguir visualizar o mundo de uma perspetiva diferente, o que é muito importante para qualquer relacionamento;
  • De joelhos, sente-se nos seus pés e incline-se para a frente até chegar com a testa ao chão ou até ficar o mais próximo possível. O seu parceiro deverá fazer o mesmo, ao seu lado. Esta é uma posição de repouso, normalmente executada no final da aula, que tem como objetivo o relaxamento de ambos os participantes enquanto interagem um com o outro, o que torna o momento de descanso mais dinâmico.

Lembramos que, mesmo participando nestas aulas com outra pessoa, deve sempre procurar a ajuda e o apoio de um professor para os executar corretamente.

Na plataforma da Superprof consegue encontrar dezenas de professores particulares proficientes em yoga e que o podem ajudar em diferentes modalidades como Hatha ou Vinyasa, com exercícios que podem auxiliar ao relaxamento e, claro, específicos para fazer em casal. Todos estes professores são qualificados e têm vasta experiência a ensinar as técnicas e posições mais adequadas.

Além disso, com os professores particulares da Superprof têm também a hipótese de escolher o local onde realiza as suas aulas, o que significa que pode fazer yoga sem sair de casa ou até de forma totalmente online. Isso quer dizer que não só pode controlar o conteúdo de cada aula, mas também os dias da semana em que a quer ter. Desta forma, tem a garantia de um apoio personalizado nos dias em que lhe é mais conveniente, tudo com a pessoa de que mais gosta.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.