Nos últimos anos, a profissão de coaching explodiu em todo o mundo! Embora já exista desde os anos 50 e 60 nos Estados Unidos, a sua recente expansão faz algum sentido, já que, muitos perceberam a necessidade de combinar corpo e mente para manter a motivação e otimizar o desempenho.

O PT ajuda e acompanha-o no desenvolvimento das suas habilidades físicas e mentais, para obter melhores resultados a longo prazo.

A prática de desporto com um personal trainer não exclui momentos difíceis, mas estar acompanhado aumenta as hipóteses de uma atividade recorrente e duradoura.

Para aqueles que querem emagrecer com segurança, com um resultado consistente e estável a longo prazo, aqui estão as nossas dicas para um acompanhamento sereno com um nutricionista aliado ao seu personal trainer.

Planear as aulas com os alunos
O personal trainer e o nutricionista criam um plano adaptado em conjunto| Fonte: Pixabay

Porquê escolher um PT?

Tomar a decisão de escolher um coach desportivo é comprometer-se com um suporte personalizado e adaptado. Se escolher receber o personal trainer em casa, as sessões serão mais caras, mas ele apenas terá olhos para si.

E essa é a primeira vantagem: ao contrário das aulas em grupo, nas quais a mesma série de exercícios é ensinada a todos, o personal trainer adapta-se a si, às suas necessidades e ao seu passado desportivo.

Ter um horário exclusivo em casa também permite conforto e economização de tempo: ele vai a sua casa e evita ginásios lotados já antes das 8 da manhã ou depois das 19 horas!

Apenas tem que empurrar alguns móveis e a sua sala de estar é transformada num ginásio equipado. O seu PT é responsável por trazer o equipamento necessário e a única coisa que tem que fazer é virar a torneira no chuveiro quando a sessão terminar, sem ter que carregar toda a sua parafernália.

Outro ponto importante: trabalha com segurança.

É graças ao seu conhecimento nos campos da saúde e, especialmente, as boas posturas a serem tomadas durante a atividade física que o seu personal trainer ajuda na sua abordagem. Na verdade, ele continua a ser um profissional de desporto e diz-lhe que coisas fazer e não fazer. Por exemplo:

  • Se a sua sessão incluir abdominais, evite colocar os pés sob os móveis, com as pernas esticadas: essa é a melhor maneira de magoar as costas. Um PT também fará com que trabalhe abdominais com segurança.
  • Por outro lado, se faz cardio, não hesite em praticar também alguns exercícios de musculação ou treino funcional para proteger o seu corpo do impacto. Descubra como ganhar músculos com segurança.

O conselho que recebe do seu treinador é importante e especializado, essa é a grande vantagem de escolher um bom personal trainer.

Finalmente, o personal trainer deve ser uma fonte de motivação. Ao concentrar-se apenas em si, irá dar-lhe o melhor conselho para alcançar o seu objetivo e, especialmente, para que este dure por muito tempo. Também pode definir novas metas de acordo com o seu progresso e a evolução das suas necessidades:

  • Trabalhe algumas partes do seu corpo em particular, como as costas, os braços, os glúteos, as coxas.
  • Após emagrecimento, passe para ganho de massa muscular, condicionamento físico, definição muscular, etc.

Tudo depende da sua dedicação e tempo disponível para alcançar cada um dos objetivos.

Todas as atividades beneficial do alongamento
Terá todo o apoio para realizar os exercício corretamente e com a postura adequada | Fonte: pixabay

Como encontrar um personal trainer

Este primeiro passo é o mais importante! Deve escolher um bom treinador, reconhecido pelos seus serviços , com quem terá um bom entendimento, permitindo que trabalhe de forma sustentável, segura e com confiança.

  • Primeiro, escolha o tipo de professor de desporto que mais gosta, baseado nas especialidades dele e no que quer praticar. É um desporto específico, musculação, treinamento funcional? Pesquise sobre um personal trainer online e não deixe de conversar muito (aproveite a aula experimental que quase todos oferecem gratuitamente!)
  • Verifique se possui o curso e a certificação adequada. Isso é muito importe e deve ser uma exigência quando estiver à procura de um personal trainer na sua cidade, seja em Lisboa ou no Porto. Assim como o seu nutricionista deverá ser certificado da mesma maneira.
  • Ofereça-lhe um primeiro desafio. Desta forma, verá se é um verdadeiro profissional, com a capacidade de realizar uma avaliação completa, de acordo com suas necessidades.
  • Quando tiver feito a sua escolha, a primeira sessão poderá começar. No final, tenha uma boa conversa com o seu PT e reajuste as atividades, se necessário.

Um bom personal trainer deve ser um professor atento, compreensivo e paciente . Ele está lá para o motivar e ajudá-lo a alcançar os seus objetivos, mesmo em tempos difíceis. Fazer preparação física para uma competição, por exemplo!

Encontre estas qualidades no seu PT e a aposta já está quase ganha!

Reduza a sua cintura com atividade física
Siga o plano de alimentação para emagrecer com saúde| Fonte: pixabay

Amplie os seus resultados contando também com um nutricionista

O objetivo do seu treino com um personal trainer não deve ser apenas a perda de peso, mas sim um reequilíbrio em busca de saúde. E o papel do seu nutricionista é certamente fazer com que pratique os bons hábitos que deve ter em relação à sua dieta.

Os objetivos de um acompanhamento nutricional personalizado:

  • Reequilíbrio de alimentos
  • Perda de peso a longo prazo
  • Gestão de emoções e stress
  • Acompanhamento no programa de emagrecimento, tanto no corpo como na mente.

O seu especialista em nutrição deve estar particularmente interessado naquilo que come e em que períodos. Deve ensiná-lo a respeitar o seu corpo através de uma dieta e atividade regular. Terá os melhores conselhos para uma dieta mais saudável, adaptada ao seu plano de treino, para evitar uma pressão arterial alta e o desconforto. A combinação desporto e dieta é ideal.

Lembre-se que os profissionais de Educação Física e Nutrição possuem especialidades complementares, porém diferentes. Procure sempre um especialista.

Como funciona um treino personalizado

Na sua primeira reunião, o personal treinar terá feito um diagnóstico seu e de suas necessidades, como:

  • os desportos já praticados;
  • as suas atividades desportivas atuais;
  • os desportos que prefere e os que odeia;
  • o seu histórico médico;
  • o seu estilo de vida;
  • e a dieta prescrita pelo nutricionista.

É um balanço necessário para a construção de planos de alimentação e treino, focados no seu desenvolvimento pessoal com o avançar das sessões. Conhecendo a sua dieta, poderá fazer as melhores adaptações entre o que ingere e o que pratica, assim como o contrário é possível: sabendo quais os exercícios que faz (de maneira global), o seu nutricionista prepara os melhores alimentos para a sua alimentação.

No início e no final de cada sessão, o personal trainer deve ser capaz de adaptar os seus planos a si, ao seu estado físico e à sua saúde. Se num dia estiver mais cansado que no outro, o seu PT terá que reajustar a sessão. Além disso, se progredir mais rápido do que o esperado, o coach poderá fornecer novas metas. Portanto, é de acordo com o dia anterior que o próximo é preparado.

Ele pode completar as suas sessões dando-lhe exercícios para fazer em casa, para continuar os seus novos hábitos a longo prazo. Assim, progride passo a passo, no seu próprio ritmo, com apoio sólido às suas ações.

O treinador também é um grande trunfo no seu desenvolvimento físico: ele conhece os movimentos certos e as boas posturas a adotar e é um guia real durante as suas atividades. Deve certificar-se regularmente da sua postura geral e da sua saúde, a fim de evitar lesões ou perda de dieta. Por isso é que é tão importante encontrar o melhor profissional.

O PT cuida da sua segurança e é uma soma incrível ao seu nutricionista, juntos são capazes de lhe fornecer os melhores conselhos para manter um peso ideal duradouro.

Uma alimentação equilibrada para um treino equilibrado
Apenas um especialista lhe pode dar os melhores conselhos alimentares| Fonte: Unsplash

Como manter o ritmo após o final das aulas de treino

Terminou as suas sessões com o PT. Este não é o momento para relaxar! Continue com a boa rotina, há mais para fazer do que apenas aquelas aulas pontuais com o seu personal trainer!

De facto, uma das principais tarefas do seu treino pessoal, além de acelerar a perda de peso, é dar todos os passos  para manter um ritmo saudável e possível de ser mantido a longo prazo. Por mais que tenha uma ideia do que quer alcançar num primeiro momento, não pode considerar apenas um treino, a prática de um exercício ou uma marca na balança o suficiente para haver sucesso na sua jornada. Pense na sua vida como um todo: esse é apenas um passo!

Graças aos programas personalizados de desporto criados durante as sessões de treino e as suas consultas com o seu nutricionista, pode atingir o seu objetivo. Agora não tem escolha a não ser aplicar as recomendações do seu coach na sua vida diária.

É claro que esse plano é muito mais leve depois de alcançar um objetivo, para que possa equilibrar a sua vida quotidiana com os seus treinos, aproveitando o seu metabolismo acelerado, mas é importante que seja capaz de manter o mesmo foco. Não deixe que os seus esforços anteriores sejam em vão e mantenha o que conquistou e aprendeu.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.