Está cansado de se exercitar, monitorizar a sua dieta e não ver resultados? Mudar uma e outra vez sem ter a menor ideia do que lhe agrada e de como pode conquistar o corpo dos seus sonhos?

Que tal tentar um treino desportivo criado especialmente para si? Musculação pode parecer chato, mas é extremamente eficiente e pode ser bem melhor quando tem o acompanhamento direto de um profissional de educação física especialista em atendimento personalizado.

Esta abordagem tornou-se cada vez mais frequente nos últimos anos: até mesmo atletas de alto nível colocam os seus conhecimentos e habilidades à sua disposição para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos, com acompanhamento personalizado e um programa adaptado.

Vamos entender um pouco melhor como este tipo de treino pode ser a sua melhor opção, tendo com um professor só para si!

Uma personal trainer a dar treino a um rapaz que faz flexões.
Treinar com um personal trainer garante-lhe um apoio personalizado| Fonte: Unsplash

Invista no treino desportivo

A musculação, como qualquer outro desporto, requer muita motivação. É difícil encontrar coragem para ir ao ginásio, treinar sozinho ou ter um programa criado por si mesmo.

A motivação pode diminuir muito rapidamente quando está sozinho e como ainda é feito mais esforço para compensar as sessões perdidas, não obtém resultados e fica ainda mais desanimado. Começa assim um círculo vicioso!

É nesse momento que profissionais de desporto podem intervir. Escolher um personal trainer tem vários benefícios.

Primeiro de tudo, garante a sua motivação. Ainda é difícil encontrar a força para ir sozinho ao ginásio, imaginar um plano de treino e, especialmente, manter o ritmo durante todo o ano.

O papel do PT é trazer essas coisas até si. Quando tiver uma sessão com ele não pode voltar atrás. Além disso, se escolher ter um personal trainer ao domicílio é provável que vá para sua casa. Já não tem desculpas!

Ele vai acompanhá-lo na sua abordagem e leva-o a superar-se a si mesmo. Adote os melhores movimentos e posturas de musculação graças ao seu personal trainer!

Além da questão da motivação, o treino também permite acompanhamento personalizado e adaptado. Não vão haver mais aulas  de grupo sem sentido no ginásio ou no parque! De facto, é tudo preparado de acordo com os seus objetivos e especialmente de acordo com seu passado desportivo. Só sabendo disso é que o PT estabelecerá um um plano de treino (e se puder contar também com o apoio de um nutricionista, o seu resultado será bem mais rápido!).

Ele conhece todos os movimentos adaptados à musculação e dá-lhe os melhores conselhos para se desenvolver com segurança: este é certamente o ponto mais importante na escolha de um personal trainer para apoio no ganho de massa muscular.

O seu PT deve ter recebido treino especializado para praticar esta profissão. Se está à procura de um personal trainer no Porto, por exemplo, é importante que ele tenha o CAE de personal trainer e esteja certificado para exercer a profissão.

Além do diploma e reconhecimento profissional, é importante que tenha uma boa didática e uma capacidade de se comunicar bem desenvolvida, já que vai lidar com pessoas que muitas vezes são sedentárias e não têm tanta facilidade em realizar os movimentos com perfeição.

Com fortes habilidades no campo da saúde e, especialmente, o conhecimento das posturas certas a adotar durante o exercício, o seu personal trainer coloca as hipóteses do seu lado para um bom treino e resultados a longo prazo.

Não desista dos seus objetivos
O seu personal trainer é a melhor pessoa para o orientar nos exercícios| Fonte: Unsplash

Escolha o seu especialista em desporto para ganhar músculos

Primeiro precisa encontrar o professor de desporto que irá ajudá-lo a alcançar o seu objetivo e a melhorar o seu desempenho. Um bom personal trainer deve ser formado, mas também deve ter qualidades pessoais para o bom andamento do treino. Deve ser receptivo, tranquilo, dedicado e paciente .

  • Há multidões de PTs: personal trainer em casa, no ginásio, personal trainer online... Cabe-lhe a si escolher qual deles está mais próximo das suas necessidades, possibilidades e agenda.
  • Quando tiver feito a sua escolha, ofereça-lhe um desafio. Durante esta primeira reunião, ele deve ser capaz de entender quais são os seus objetivos e, assim, estabelecer um relatório completo de acordo com as suas necessidades.
  • Tenha a certeza de que ele é capacitado para realizar esse treino e que, portanto, pode fornecer todos os elementos possíveis para um exercício de qualidade com segurança.
  • No primeiro treino e no final de cada sessão, o seu personal trainer deve fazer um ponto de revisão da sessão de musculação e ajustar os seus exercícios de acordo com seu progresso, o seu estado físico e mental. É importante que o seu treinador seja receptivo: ele deve, em todos os momentos, se adaptar a si.
  • Se decidir trabalhar com um PT durante apenas um curto prazo para perceber que caminho deve fazer e segui-lo sozinho, ele deve aconselhá-lo sobre os próximos exercícios e relatar as sessões em conjunto: que músculos desenvolver, que posturas ter, etc.

Um bom personal trainer ajuda-o e aconselha-o para ganhar massa muscular em segurança.

Exercícios fitness e desportivos
Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, contrate um personal trainer| Fonte: pixabay.com

Os objetivos das suas sessões de treino personalizado

Quer desenvolver a sua massa muscular? Mas este aspecto não é o único a ter em conta!

Um bom professor de desporto deve trabalhar todas as formas que promovem o crescimento muscular. Deve estabelecer um plano de treino, mas também uma rotina saudável.

Os três objetivos a ter para uma boa preparação física são:

  • Crescimento muscular, corpo ou peso: o seu PT estabelecerá um plano de treino com pesos de acordo com as suas necessidades. Pode ser composto por exercícios para peitorais, abdominal, tonificação muscular, etc. A proporção e a sequência dependem dos objetivos que definiu com ele.
  • O estabelecimento das bases de uma nutrição correta. Sem dúvida, o ganho de massa muscular não é feito sem uma dieta eficaz e o programa de nutrição não pode deixar de compreender alguns pontos como multiplicação de refeições, escolha de gorduras boas, ingestão de proteínas, vegetais, água e refeição pós-treino.
  • O descanso! Esta é uma parte integrante do bom funcionamento do seu treino.Os seus músculos estão tensos e exigem relaxamento e pausa.

Como funciona uma aula de musculação com personal trainer

Durante a sua primeira sessão, o seu PT definirá os objetivos a serem alcançados através de um diagnóstico baseado nos desportos que já praticou, o seu histórico de condição física, estilo de vida e dieta.

Terá então que criar um plano de treino que deve respeitar para encorajar a sua transformação física - por isso, não deixe de avaliar bem e procurar o melhor especialista que encaixe na sua rotina e bolso.

Ele também é capaz de redefinir os seus objetivos no início e no final da sessão, dependendo do seu progresso, do seu tempo e da sua condição física. As sessões podem ser revistas como e quando for necessário. O seu papel como personal trainer tem todo o valor, uma vez que se adapta a si e às suas necessidades, e o aconselha durante todo o período de ganho de massa muscular.

O PT não deve ignorar os movimentos e posturas necessários para um treino seguro: deve reconhecer que é um tempo precioso para o ajudar durante os seus exercícios.

Também acontece com muita frequência que o personal trainer, após a sessão finalizada, lhe dê exercícios para fazer sozinho em casa, para continuar o treino a longo prazo . Vai aconselhá-lo sobre as horas do dia em que o desporto pode ser favorável e sobre os bons hábitos a adotar para o seu progresso na musculação, exercícios de cardio e até algumas dicas de nutrição.

Mantenha uma atividade física regular
Realize cada exercício da maneira correta com o apoio de um profisisonal. | Fonte: pixabay.com

É caro ter um personal trainer?

É verdade que usar um preparador físico é mais caro do que treinar sozinho. Mas entenda que para ter melhores resultados a longo prazo, é melhor falar com um profissional que irá guiá-lo na sua trajetória.

  • Se optar por conversar com um PT no seu ginásio:

Isso pode ser tanto um benefício como uma desvantagem, uma vez que você paga uma mensalidade no ginásio, bem como as sessões com um personal trainer. A partir de 40€ por mês, em geral, já pode desfrutar das instalações da sala de musculação e aulas em grupo. Mas se o seu único objetivo for a preparação física com um PT, a conta pode ser pesada, já que normalmente é pago à parte desse valor.

  • Se optar por um personal trainer ao domicílio:

O preço depende, necessariamente, dos PTs e das suas fórmulas. Mas, em média, conte com 20€ a sessão. Pode ou não ter os acessórios para o seu bodybuilding em casa (tapetes, pesos, bolas), mas em geral, o treinador planeia o seu treino com objetos do quotidiano ou leva-os ele mesmo.

A maior parte dos treinos em casa também proporcionam a possibilidade de fazer sessões em grupo: o PT chega a sua casa, com vários dos seus entes queridos ou vizinhos e  só precisa de adicionar um taxa extra para cada pessoa adicional. Uma sessão pode, portanto, voltar a 15€, 20€, dependendo do número de pessoas presentes.

  • Se optar por um professor que trabalhe de maneira remota:

Pensando no preço, esta continua a ser a solução mais interessante. Dependendo da duração do seu contrato, 3 meses, 6 meses ou 1 ano, os preços podem variar entre 30€ e 60€ por mês. Embora interessante financeiramente, esta solução só é adequada a pessoas altamente motivadas, capazes de realizar as sessões sozinhas e passar ao PT os feedbacks corretos e dentro dos prazos.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.