É um entusiasta de desportos e acabou de se formar como instrutor de educação física? Os primeiros meses logo após o fim da faculdade nem sempre são fáceis. Ansiedade, insegurança, medo de não conseguir trabalhar com aquilo com que sempre sonhou... Mas, saiba desde já que é possível viver da sua paixão, fazer o trabalho que sempre quis e ganhar bem! 

Apesar de todas as incertezas e momentos de desaceleração da economia portuguesa nos últimos meses, o mercado do fitness tem crescido cada vez mais. Os portugueses praticam cada vez mais exercício ao ar livre. Além de ser uma profissão que contribui para a conquista da saúde e qualidade de vida das pessoas, o curso de educação física dá ao profissional a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos e exercer a sua profissão em diversas frentes de trabalho. Enquanto instrutor de educação física, pode atuar em diversos segmentos, seja em ginásios ou escolas, tanto como professor quanto como personal trainer online, avaliador físico ou treinador. 

Esta variedade de oportunidades é importante, pois permite a construção de uma carreira adaptada ao seu perfil e preferências, desde que invista numa boa formação, cursos e especializações. No entanto, para ser um bom instrutor desportivo ou um bom professor de educação física, não é necessário apenas um compromisso com o desporto, mas sobretudo com o outro. É necessário estar preparado para assumir as responsabilidades de ajudar o próximo! 

É preciso também ser apaixonado pela profissão, já que se trata de uma área que requer interesse pelos estudos e curiosidade. A aprendizagem não acaba quando sai da faculdade, pois todos os dias aparece um novo estudo na área da saúde. Enquanto personal trainer online que lida com a saúde e bem-estar de outras pessoas, o instrutor desportivo precisa estar ciente que a ciência faz descobertas que podem mudar completamente o nosso modo de vida todos os dias. 

Neste artigo iremos dar algumas dicas e conselhos para quem deseja tirar cursos de personal trainer e gostaria de saber um pouco mais sobre a profissão. 

Se sempre sonhou em tornar-se um instrutor desportivo, mas ainda está com dúvidas, saiba como dar o primeiro passo. 

Quais as vantagens de ter um emprego personal trainer? 

Em primeiro lugar, é importante definirmos o que faz um personal trainer. De modo geral, podemos dizer que o seu papel é promover a saúde e a capacidade física das pessoas por meio da prática de atividades corporais. Portanto, a tarefa básica referente a essa profissão é a organização e supervisão de programas de exercícios físicos. 

Bem-estar das pessoas
Na qualidade de instrutor de educação física contribui para a saúde e bem-estar das pessoas. | Fonte: Unsplash

Estas atividades são direcionadas ao público de acordo com as necessidades de cada um. Desta forma, o personal trainer tanto pode instruir portadores de deficiências como atletas de ponta, e isso em diferentes modalidades desportivas. Em Portugal, para exercer a profissão é necessário ter uma certificação e formação na área. 

Trabalhar nesta área tem várias vantagens, que vão desde a realização pessoal até às oportunidades de mercado e a possibilidade de obter um bom salário, dependendo dos diferenciais que o profissional oferece. Além disso, estará a contribuir diretamente para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. 

Não há como negar que um dos fatores de grande importância para a longevidade, saúde e qualidade de vida é a prática de exercício físico. Por isso, o profissional da área tem a oportunidade de causar um impacto positivo na vida das pessoas com quem ele trabalha. Pode, por exemplo, ajudar pessoas que sofreram algum tipo de trauma ou acidente a recuperarem os seus movimentos. 

Outras boas razões para ter um emprego personal trainer são: 

  • Ter a oportunidade de ajudar deficientes a desenvolverem novas habilidades; 
  • Preservar a mobilidade de idosos e outros doentes; 
  • Ajudar pessoas a manterem-se saudáveis ao elaborar programas para perda de peso ou condicionamento físico; 
  • Lidar com pessoas diferentes regularmente; 
  • Fazer parte de uma área em constante evolução; 
  • Beneficiar de um mercado que traz muitas oportunidades de trabalho; 
  • Etc. 

Saiba como pode cultivar um estilo de vida saudável ao conquistar um emprego personal trainer. 

Oportunidades de trabalho e carreira como personal trainer Portugal 

Há muitos locais de trabalho que solicitam os serviços de profissionais da área: escolas, clubes, ginásios e ONGs estão entre os principais empregadores. No entanto, também é muito comum a prestação de atendimento individual como personal trainer.

O papel deste profissional é trabalhar com atendimento personalizado, oferecendo aos seus clientes um programa de exercícios físicos de acordo com as necessidades, saúde física e tratamentos de saúde próprios de cada cliente. O número de pessoas que procuram os serviços de um personal trainer Portugal tem crescido nos últimos anos. 

Oportunidades como personal trainer
Os ginásios geralmente oferecem ótimas oportunidades de emprego. | Fonte: Unsplash

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida também teve um crescimento exponencial nas últimas décadas em Portugal. Segundo pesquisas realizadas, o número de praticantes de atividades físicas, independente do local e da forma de execução, aumentou. 

Os locais que oferecem as melhores oportunidades de emprego são os ginásios, no entanto há igualmente a possibilidade de trabalhar de forma autónoma, oferecendo aulas ao domicílio, em empresas, associações, entre outros. Na verdade, o profissional de Educação Física pode desenvolver as suas atividades de forma diversificada e de acordo com a sua qualificação: formação completa em ginástica, instrutor de musculação, professor de pilates, yoga, alongamento, relaxamento, massagens, etc. 

Vale a pena ressaltar que as grandes cidades são os locais com o maior número de oportunidades para personal trainer e personal trainer online. Se dá aulas ao domicílio, é interessante oferecer os seus serviços na cidade que mora e arredores, mas se realmente tem o desejo de desenvolver a sua carreira neste ramo, nós aconselhamos a escolher uma localização em que o potencial consumidor é promissor no que toca a serviços personalizados de atividades físicas. 

Sabia que é possível transformar a sua paixão numa profissão? 

Com curso personal trainer online ofereça serviços diferenciados 

O conhecimento sobre o corpo humano está em constante evolução. Frequentemente, novas descobertas mostram formas mais eficientes para alcançar os resultados desejados. 

Não se trata apenas das novidades relacionadas à área. Um aspeto muito interessante da Educação Física é que ela é um campo de estudo que interage com outros, criando uma rede de conhecimentos extraordinária. Por isso, se quer uma profissão em que é importante aprender a todo o momento, a profissão de personal trainer é a ideal! 

Diferencial do personal trainer
Com o aumento do interesse das pessoas por atividades físicas, o profissional da área precisa de se diferenciar para se destacar. | Fonte: Unsplash

Uma das maiores vantagens de trabalhar numa área que se renova constantemente, é justamente o facto de poder oferecer novos métodos e técnicas diferenciadas ao seu público. Pode, por exemplo, especializar-se em coaching de emagrecimento, uma carreira muito em voga ultimamente. Mas, o que faz exatamente esse profissional? 

O instrutor de emagrecimento é responsável por mudar comportamentos e hábitos negativos relacionados com a alimentação e a prática de exercício físico. A sua função é auxiliar o aluno, motivando-o e mostrando-lhe que essas atividades, assim como a reeducação alimentar, são positivas a longo prazo. Dessa forma, o aluno é capaz de levar o seu plano de emagrecimento adiante e mesmo ganhar gosto por um estilo de vida mais saudável. 

Um profissional de educação física, com especialização somente nessa área, muitas vezes não sabe como lidar com a questão comportamental, que é um aspeto primordial a ser trabalhado, dado que as mudanças físicas só ocorrem quando o aluno se abre a uma mudança de mindset.

Atualmente, muitos instrutores de educação física procuram especializar-se através de cursos ou pós-graduações, para poderem oferecer também os serviços de coach de emagrecimento. A junção dessas duas áreas é benéfica tanto para o aluno quanto para quem tirou o curso personal trainer onlinepois este poderá acompanhar mais de perto o desenvolvimento do seu cliente e conseguir ver os resultados de forma mais precisa, podendo assim fazer ajustes de forma a adequar a rotina de treinos à realidade do quotidiano do seu aluno. 

Que cursos de personal trainer escolher e quais as áreas de atuação? 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as possibilidades de carreira de um profissional licenciado. Além disso, pode ser que também queira saber quais são as oportunidades que cada um dos cursos de personal trainer oferecem. Iremos então explicar as diferenças. 

Várias possibilidades de carreira
O curso de educação física oferece inúmeras possibilidades de carreiras. | Fonte: Unsplash

Em Portugal, regra geral, um curso de educação física tem várias saídas profissionais e cada uma delas permite uma atuação diferente. Alguns exemplos são: 

  • Licenciatura em Educação Física e Desporto: permite dar treinos em ginásios, clubes de ginástica, empresas, hotéis e outros locais.
  • Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário: permite dar aulas em escolas na qualidade de professor de Educação Física;
  • Pós-Graduação em Nutrição no Desporto: neste caso, por mais 1 ano de estudos, o aluno pode consolidar os seus conhecimentos na área do desporto, bem como na área de nutrição, uma mais valia para um profissional desta área.

Portanto, vale a pena refletir bem sobre a área que mais lhe interessa antes de escolher o seu curso. Se tem interesse na área ou já tem alguma formação mas gostaria de ampliar as suas opções de atuação, aqui estão algumas alternativas que o mercado oferece: 

  • Professor de condicionamento físico: atua principalmente em ginásios ou ao domicílio, realizando programas de treino e exercícios físicos;
  • Trabalhar numa área especializada: o profissional do desporto pode especializar-se numa atividade específica como hidroginástica, musculação, aulas de cardio, dança, etc.;
  • Atendimento de grupos especiais: o instrutor de educação física elabora e acompanha atividades direcionadas às necessidades de idosos, gestantes, crianças, deficientes, doentes cardíacos ou outras pessoas com condições de saúde especiais;
  • Ensino em escolas: consiste em dar aulas de Educação Física em alunos da Pré-Escolar, do Ensino Básico e Secundário;
  • Recreação: entretenimento de hóspedes, turistas e clientes em hotéis, resorts, spas ou clubes;
  • Clínicas e hospitais: algumas clínicas e hospitais contratam instrutores para tratar do condicionamento físico dos seus pacientes. Esta é uma modalidade de atendimento relativamente nova, mas em plena ascensão.

Tente sempre algum rigor na sua abordagem e estabeleça uma relação de confiança e troca com os seus alunos. Isto fará com que progrida nos seus métodos e irá abrir ainda mais oportunidades profissionais. 

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.