Desde que a preocupação com a saúde e aparência física começou a tornar-se mais popular, a profissão de personal trainer veio a solidificar-se como um ramo de atuação profissional bastante atraente para muitas pessoas que procuram firmar a sua carreira nesta área em pleno século XXI. Afinal, o que pode ser mais estimulante do que ajudar outras pessoas a conquistar o seu corpo ideal, melhorando a sua autoestima e ainda os seus padrões de saúde?

O facto deste assunto estar cada vez mais em alta em diferentes plataformas mediáticas com a aparência de profissionais de desporto em diferentes programas de televisão, na internet, em revistas e até em variadas plataformas de redes sociais, o curso de personal trainer tem ganho cada vez mais adeptos em todo o mundo cuja motivação é precisamente ajudar os seus alunos a atingir os seus objetivos relativamente à sua forma física.

Se tivermos em conta que é exatamente essa a questão que, de facto, leva muitas pessoas a contratar um personal trainer em casa para as suas rotinas de treino pessoais, é fácil concluir que tanto a demanda quanto a oferta de personal trainers só tenderá a crescer cada vez mais.

Mas será que o salário desta profissão é realmente condizente com tanto "glamour" associado ao seu trabalho glorificado pelos tão populares influencers da nossa geração? Afinal, quanto ganha um professor em portugal?

Como é a vida de um personal trainer?

Para começar, é preciso entender como é a rotina de um personal trainer antes de decidir optar por exercer esta profissão. Atualmente, muitas pessoas invejam a sua autonomia e liberdade, já que, como coach desportivo, terá a vantagem de não ficar "preso" a um único ambiente de trabalho pois terá a possibilidade de lecionar as suas aulas ao domicílio dos seus atletas, em regime online, em ginásios, ou até mesmo em parques populares da sua zona geográfica; tudo dependerá da sua disponibilidade e preferência pessoal.

A rotina do coach esportivo
Para muitos, ser personal trainer é sinónimo de autonomia e liberdade profissional.

Aqueles que tiveram a coragem de revolucionar as suas carreiras e tentar oferecer algo novo nesta área certamente colhem hoje os louros dessa escolha já que são muitos os benefícios de exercer esta profissão.

Para ter sucesso enquanto personal trainer é também necessário manter uma boa condição física, o que consequentemente lhe permitirá mudar os seus hábitos e tornar-se numa pessoa mais saudável, por exemplo. Apesar disso, embora vejam na profissão a possibilidade de levar a vida que tanto sonham, muitos desportistas acabam por recuar na sua decisão de se tornarem professores da sua modalidade diante das dificuldades monetárias que poderão surgir no início da sua nova carreira.

No entanto, é importante lembrar que todas as carreiras têm os seus percalços, principalmente se considerarmos a fase inicial em que o personal trainer ainda não conseguiu manter um rendimento estável ou ainda está à procura dos seus primeiros alunos. Não desmotive, por isso, quando souber quanto ganha um professor em Portugal no início da carreira.

Salário personal trainer em Portugal
Quer saber quanto ganha um personal trainer em Portugal? Não é possível dar um valor final porque depende de vários fatores. Mas com o tempo e a evolução da sua carreira, poderá ganhar uma quantia significativa. | Fonte: Pixabay

Além da paixão pela profissão, o que leva muitos a optarem por se tornarem treinadores particulares, é a liberdade de poderem criar os próprios horários de trabalho consoante a sua disponibilidade e estilo de ensino, a possibilidade de conhecer novas pessoas a cada semana e a emoção de lidar com os mais variados públicos que acaba por seduzir muitos novos treinadores a optarem por tirar um curso pt.

Ao trabalhar numa escola pública ou ginásio, o personal trainer certamente cumpriria um horário fixo, cruzar-se-ia com as mesmas pessoas todos os dias e não teria muita liberdade para propor inovações quanto aos conteúdos programáticos abordados ou quanto aos seus próprios treinos. Uma mais valia adicional em tirar um curso personal trainer é também os diferentes benefícios que poderá levar às pessoas que decidem contratá-lo. Um personal trainer poderá ajudar os seus alunos a:

  • Ganhar uma melhor resistência física;
  • Emagrecer os quilos indesejados;
  • Tonificar os seus músculos;
  • Preparar-se para competições desportivas e maratonas;
  • Controlar problemas de saúde adotando um estilo de vida mais saudável e ativo.

Ao trabalhar diretamente com o aluno, o personal trainer ao domicilio poderá focar-se nas suas necessidades e anseios em particular, mantendo-o motivado e realizando ajustes aos seus treinos sempre que tal for necessário, para que as expectativas se mantenham alinhadas.

Mas antes de pensarmos num salário em concreto, precisamos ainda de esclarecer uma questão bastante comum de quem está a pensar em tornar-se num personal trainer: como é que realmente trabalha um profissional deste ramo? A sua preocupação não deve cingir-se apenas ao ordenado de um personal trainer em Portugal!

Um personal trainer também deve ter noção de nutrição
Ao ser um personal trainer também é importante que tenha algumas noções de nutrição para dar o melhor aconselhamento possível aos seus alunos. Invista em cursos regulares para ir aumentando as suas áreas de conhecimento. | Fonte: Pixabay

Resumindo, um treinador de qualquer modalidade desempenha duas funções distintas: a de coach e a de desportista. Vamos ver então algumas das características desta profissão com maior atenção:

Aspetos desportivos

Sob este ponto de vista, um personal trainer curso que ofereça treinos personalizados deve:

  • Preparar exercícios da modalidade escolhida, desenhados especificamente para cada um dos seus alunos inscritos;
  • Recomendá-los a manter os seus exames médicos de rotina em dia, criarem hábitos saudáveis e evitarem vícios como o tabaco ou o álcool;
  • Aconselhar os seus alunos a experimentarem determinados acessórios que auxiliem a prática dos seus exercícios de forma a evitar potenciais lesões;
  • Acompanhar o seu desempenho e identificar os pontos que necessitam de ser ajustados.

Aspetos biológicos

A verdade é que não basta conhecer as principais técnicas de exercícios utilizados na sua modalidade para elaborar um programa de treino adequado; o personal trainer também precisa de ter alguns conhecimentos biológicos sobre o corpo humano e as suas capacidades físicas tendo em conta as várias limitações e particularidades do organismo humano antes de elaborar a sua rotina de exercícios, já que também faz parte das suas funções garantir a segurança e proteger os seus alunos de lesões.

Além disso, terá também a função de motivar os seus atletas a adotar hábitos alimentares mais saudáveis que serão indispensáveis para a melhoria da sua condição física. Para isso ele irá precisar de saber quais são os alimentos indicados para o ajudar no ganho de massa muscular e para o aumento da sua força física.

Esporte e alimentação
O personal trainer precisa de possuir alguns conhecimentos de nutrição para ter as credenciais necessárias para dar dicas mais indicadas quanto à alimentação dos seus alunos.

Sabe como divulgar o seu trabalho como coach desportivo e encontrar novos alunos que procuram o seu tipo de serviços para reforçarem as suas sessões de treino? A Superprof pode ajudá-lo!

Aspetos psicológicos e emocionais

Por fim, não é só de técnica desportiva que vive um personal trainer. Ele não pode simplesmente elaborar um plano de exercícios tendo apenas em conta as metodologias de ensino que aprendeu na universidade.

Prestar um trabalho personalizado e de acordo com os objetivos específicos do seu aluno vai muito além disso; o profissional deverá também atuar como orientador no que toca aos aspetos psicológicos e emocionais que podem vir à superfície aquando dos seus treinos físicos.

Um bom treinador particular precisa de ser capaz de transmitir ao seu aluno a energia da motivação e da vontade de obter resultados dos seus treinos. Isso irá gerar dedicação e entrega, o que por sua vez irá resultar no aluno a frequentar as suas aulas mais assiduamente, o que certamente potencializará os resultados esperados.

A definição de metas em trabalho conjunto com o seu aluno faz com que ele se sinta ainda mais motivado a atingir cada conquista, pois irá sentir que tem um papel ativo na missão de concretizar os seus objetivos pessoais. Não obstante, é preciso atentar que essas metas devem ser plausíveis e alcançáveis a curto prazo: na verdade é muitas vezes preferível fracionar uma meta maior em pequenas partes e proporcionar ao aluno uma sensação única aquando da conquista de cada etapa, do que optar por definir uma expectativa demasiado otimista para a sua condição física atual para que o aluno não deixe de ter vontade de continuar a esforçar-se e a melhorar.

É importante para o profissional ter uma boa empatia com as pessoas
Para ser um personal trainer de sucesso, é importante que seja capaz de gerar uma boa relação de empatia com as pessoas. | Fonte: Pixabay

Em resumo, todos os personal trainers desempenham um pouco o papel de um psicólogo e esse é precisamente um dos aspetos que torna a profissão tão fascinante.

Quanto custa contratar um personal trainer para os seus treinos pessoais?

Agora que já conheceu um pouco mais sobre as tarefas de um profissional com curso personal trainer, que tal descobrir quanto ganha um personal trainer em Portugal?

A melhor resposta para essa questão é: depende! Atualmente, podemos conceber várias estimativas para diferentes tipos de valores, mas a verdade é que não temos como afirmar, exatamente, qual é o ordenado de um personal trainer em Portugal, já que isso está diretamente ligado ao tipo de acompanhamento personalizado que irá oferecer a cada um dos seus alunos. Trata-se de uma questão que também envolve outros aspetos, como público, localização, regime de sessões, e ainda número de aulas que for capaz de lecionar por semana.

Normalmente, um personal trainer ao domicilio implica uma recompensa maior do que exercer as suas funções num ginásio, por exemplo. Por isso, antes de decidir que tipologia de treinos é que resultará melhor para si enquanto professor de desporto, terá de decidir que ambiente é que lhe irá ser mais favorável para dar o acompanhamento necessário aos seus alunos da forma mais produtiva e segura possível, tendo em atenção cada uma das suas particularidades. E, claro, elevar a media salarial personal trainer Portugal!

Variáveis de salário
É possível estimar a media salarial personal trainer Portugal, mas será impossível dizer com precisão quanto ganha um personal trainer em particular.

Qual é a media salarial personal trainer Portugal?

É claro que a Superprof não é a única plataforma disponível para promover o encontro entre professores e alunos, quer em regime presencial, quer online. Hoje em dia, existem diversas ferramentas online que permitem essa interação e que promovem diferentes cursos das mais variadas disciplinas e áreas do saber, incluindo desporto.

É por isso que podemos dizer que, graças à tecnologia, ficou mais fácil encontrar professores dedicados a prestar uma orientação personalizada aos seus alunos por um valor previamente negociado que seja benéfico para ambas as partes.

Assim, antes de decidir tirar um curso de pt para exercer esta profissão, fantasiando com um salário exorbitante, é importante alinhar as suas expectativas salariais com a realidade. Assim como em todas as profissões, o personal trainer também encontrará algumas dificuldades pelo seu caminho profissional.

Depois de delinear o preço que irá cobrar pelas suas sessões de treino deve responder à seguinte pergunta: para que lado pende a balança; será que se trata de uma opção de carreira capaz de lhe dar a estabilidade monetária que procura alcançar?

Essa resposta é inteiramente pessoal, já que cada pessoa possui as suas prioridades e pontos de vista relativamente à sua vida profissional, mas veja a seguir alguns tópicos relevantes de considerar antes de se decidir:

Variáveis de perfil

Se começarmos a analisar qualquer uma das plataformas de aulas particulares, é provável que nos deparemos com uma disparidade de valores para a mesma modalidade consoante os diferentes personal trainers que publicitam os seus serviços no website.

A primeira explicação para essas diferenças monetárias tem a ver com aspetos geográficos. O valor de um personal trainer ao domicilio será certamente diferente do valor que irá pedir para as suas aulas na modalidade online. De forma semelhante, a qualificação do profissional é outro fator que pesa na altura de definir o valor que este irá receber por cada sessão de treino.

Faça treinos ao ar livre
Se investir numa carreira de personal trainer ao domicilio, poderá até marcar alguns treinos ao ar livre com o seu aluno. Diversifique os espaços para tirar alguma monotonia aos treinos. | Fonte: Pixabay

Se possuir certificações, diplomas ou cursos de especialização, é natural que cobre mais pelos seus treinos do que um colega que tenha menos experiência na área. É por isso que, à medida que desejar obter um salário melhor, também deve procurar continuar a sua formação para que essa mudança de patamar aconteça de forma natural e apropriada.

Muitas vezes pagar por um curso que lhe confira uma certificação não deve ser visto como um custo, mas sim como um investimento a longo curto prazo que lhe trará a possibilidade de potencializar os seus ganhos. Eles serão também mais um motivo a mais para que os seus alunos confiem no seu trabalho, escolhendo as suas sessões em detrimento das da sua competição, e optem por continuar com os seus serviços.

À medida que as pessoas forem alcançando os resultados esperados com a sua orientação, o profissional tende a atrair mais alunos dedicados a obter melhores resultados já que a qualidade das suas aulas será reconhecida pelos diferentes praticantes. E obviamente que isso se irá traduzir no aumentos do personal trainer preços.

Outros aspectos da profissão

Embora o salário pareça atrativo, é importante não negligenciar outros aspectos da profissão. Para quem é profissional liberal, convém trabalhar como MEI e pagar os tributos devidos da modalidade.

Além disso, a profissão demanda algumas responsabilidades e muita disciplina. Esse aspecto deve ficar bem claro para quem pensa em construir uma carreira como personal trainer.

O lado B da profissão

Definir os preços de personal trainer justos às suas aulas depende apenas de si, apesar disso, é importante que não se deixe levar apenas pela sua ambição monetária e fazê-lo de forma deliberada para que não deixe de respeitar as possibilidades monetárias do seu público alvo e orçamento dos seus atuais alunos.

De igual forma, por não haver um limite quanto às horas de trabalho semanais nem horários estáticos nesta profissão enquanto trabalhador independente, alguns profissionais acabam por assumir uma grande carga de trabalho que resulta em stress, cansaço e consideráveis quebras quanto à qualidade do seu trabalho, por isso tente manter um equilíbrio entre a sua vida profissional e o seu tempo de descanso.

Conheça seus limites
Além do salário, é importante pensar também no seu bem-estar e na qualidade do seu trabalho para que realmente tenha sucesso nesta profissão.

Também é importante ter em mente que, por melhor que seja o seu salário hoje, tudo pode mudar na próxima semana consoante a flutuação que tiver no que toca ao número de aulas prestadas no mesmo espaço de tempo e isso irá implicar uma grande disciplina financeira para conseguir-se manter em equilíbrio.

Se deseja tornar-se num personal trainer realizado, deve fazer uma reflexão profunda e colocar todos os aspetos que falamos acima sob atenta observação.

Encontre um bom personal trainer online na Superprof! Qualquer que seja a sua localização geográfica teremos treinadores especializados na sua atividade desportiva de norte a sul do país.

Quais as principais vantagens de tirar um curso de personal trainer?

Caso precise de uma motivação extra para mudar de carreira e finalmente priorizar os seus sonhos enquanto personal trainer, saiba que são muitos os benefícios desta profissão em vários aspetos da sua vida, quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

Como profissional, poderá ter a gratificação de ajudar os seus alunos a melhorar a sua autoestima e saúde física, ao mesmo tempo que melhora a sua própria condição. Ao optar por seguir esta carreira irá ter de prestar uma enorme atenção à sua rotina de prática desportiva e alimentação, já que será o modelo de exemplo mais direto para os seus alunos, servindo como motivação sempre que eles perderem o incentivo necessário para continuar com algum exercício em concreto, ou com o seu curso de desporto por completo.

Não menos importante, como personal trainer terá a oportunidade de desenvolver e alargar os seus contactos no mundo do desporto, quer com novos alunos, quer com colegas da profissão, que o ajudarão a manter-se sempre atual enquanto professor de uma determinada modalidade, podendo vir até a conseguir fazer parte do grupo de treinadores de atletas de alto sucesso em competições do desporto em questão podendo elevar a sua profissão a uma escala ainda mais competitiva e recompensadora.

Se está realmente a considerar especializar-se enquanto desportista e deseja oferecer os seus conselhos a eventuais alunos, saiba que a sua vida irá melhorar em vários aspetos distintos e não só a nível profissional.

Se é personal trainer descubra como utilizar a Superprof para encontrar os seus alunos!

Se é alguém zue está a começar a sua carreira enquanto personal trainer e deseja publicitar os seus serviços numa plataforma especializada em unir alunos aos mentores mais indicados às suas necessidades, a Superprof será a opção ideal para si.

Para começar é bem simples, só precisa de se registar no nosso website enquanto professor, preencher o seu perfil e escrever um anúncio sobre as suas sessões de treino e verá que em menos de nada receberá a primeira mensagem de um aluno interessado.

São muitos os benefícios de utilizar esta alternativa, principalmente se estiver ainda a dar os primeiros passos enquanto profissional desta área:

  • não terá qualquer restrição quanto à sua área geográfica de atuação, podendo dar aulas a alunos de qualquer cidade;
  • terá a liberdade de escolher a sua metodologia de ensino, desde sessões presenciais, online e prestadas ao domicílio;
  • poderá definir os seus horários de trabalho conforme lhe for mais conveniente, otimizando assim o seu tempo disponível;
  • terá a liberdade de ser você mesmo quem decide o preço cobrado por cada aula lecionada;

O profissional que desejar registrar-se na nossa plataforma não terá qualquer custo ao fazê-lo, e ainda tem a vantagem de poder ampliar os seus horizontes e ser encontrado por alunos que jamais saberiam do seu trabalho por outras vias publicitárias mais tradicionais.

Todas estas mais valias farão com que seja possível prestar um acompanhamento mais personalizável a cada um dos seus alunos, podendo levar as suas preferências quanto às suas sessões de treino em mente, o tipo de exercícios que forem mais benéficos para os seus objetivos, e ainda fazer ajustes ao seu preçário conforme o orçamento disponível de cada um dos seus atletas.

Como aluno, o que deverá procurar em alguém com curso personal trainer?

Se, por outro lado, é alguém à procura de contratar um personal trainer ao domicilio que o acompanhe ao longo da sua jornada de fitness, saiba que também pode utilizar o nosso motor de buscas para encontrar a solução mais adequada às suas metas de exercício físico.

Independentemente do seu desporto de eleição, tempo disponível, modalidade de aulas preferida e disponibilidade monetária, verá que irá conseguir encontrar a solução mais indicada para si ao fazer uma pesquisa pela nossa seleção.

Antes de tomar a sua decisão relativamente ao personal trainer mais indicado para o seu perfil, a nossa recomendação é que faça uma pequena lista de pontos chave que procura para o seu caso em particular, pois assim terá uma maior probabilidade de conseguir manter a sua motivação ao longo das suas aulas e alcançar o sucesso.

Tente responder às seguintes perguntas para começar a filtrar as suas opções: qual será a sua disponibilidade? Que modalidade de sessões será a mais indicada para si? Que modalidade desportiva gostaria de praticar? Qual a periodicidade que deseja para as suas sessões? Depois de responder a estes pontos irá ver que será muito mais fácil fazer uma escolha consciente e responsável que reflita as suas motivações e que lhe permita obter o tipo de orientação que tanto precisa para atingir os seus objetivos.

Por último, tente avaliar qual será o preço que conseguirá pagar por cada sessão. Informe-se sobre os preços de personal trainer. A verdade é que cada professor irá cobrar valores diferentes pelo seu tempo consoante as especificações que os seus alunos desejarem obter do seu acompanhamento, por isso, não deixe de fazer um rascunho quanto ao montante que terá disponível para cada treino.

Como referência, o valor médio praticado pelos nossos personal trainers ronda os 12€ por hora de sessão.

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

2,75/5 - 4 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.