Gosta de fazer desporto, de se exercitar, e sempre sonhou em trabalhar nessa área?

Tornar-se personal trainer faz parte dos objetivos que deseja realizar profissionalmente? Saiba que atualmente é possível exercer esta profissão em vários formatos distintos, sendo um setor incrivelmente polivalente e recompensador.

No entanto, antes de começar a obter a sua formação e ajudar os seus alunos a atingirem as suas próprias metas quanto à sua preparação física, existem algumas questões às quais que deve procurar responder.

Por exemplo, sabe qual é a formação necessária e o que precisa de fazer a nível de estudos e formações para entrar neste mercado? Qual é o curso personal trainer que precisa de tirar?

Universidade é fundamental
O personal trainer precisa de uma formação para atuar na sua profissão de forma responsável.

Atualmente, são muitas as pessoas que desejam exercer esta profissão, mas que não sabem exatamente por onde começar. Como o primeiro passo para conseguir atingir um determinado propósito é entender o caminho a ser percorrido até o concretizar, preparamos um guia especial com as medidas necessárias para se tornar num coach desportivo de sucesso.

Tem alguma preferência quanto à sua área de atuação enquanto personal trainer?

Um personal trainer com curso de pt em regime online ou que dê aulas ao domicílio é responsável por desenvolver sessões de treino personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada um dos seus alunos. No entanto, existem também diversas modalidades nas quais se poderá especializar de forma a distinguir-se da sua competição e para conseguir prestar uma formação mais detalhada aos seus clientes que optem por praticar essa mesma modalidade.

Além do mais, um bom personal trainer com curso de pt precisa de ter algumas noções básicas de nutrição já que, embora não esteja autorizado para elaborar uma dieta alimentar para os alunos, deve ser capaz de fornecer dicas para o desenvolvimento de hábitos saudáveis relativamente ao regime alimentar dos seus clientes.

O personal trainer acompanha os alunos em aulas particulares ou em grupo
Um personal trainer é responsável por prestar um acompanhamento pessoal a todos os seus alunos. | Fonte: Pixabay

Como pode ver, um coach desportivo é um profissional bastante versátil que desempenha diversas funções, tais como:

Dar aulas

Ao tornar-se num personal trainer, irá ter diversas opções de lugares onde poderá lecionar as suas aulas. Pode ser contratado para dar acompanhamento a diversos tipos de clientes num ginásio, associar-se a um clube desportivo da sua região ou até deslocar-se a residências e empresas particulares, de acordo com as exigências dos seus alunos e futuros clientes.

Para isso, as sessões que acontecem fora de locais específicos devem ser organizadas tendo em conta diversos fatores que irão influenciar o seu bom funcionamento. O local escolhido deve contar com o espaço necessário para a realização dos diferentes exercícios, sem que isso coloque em risco os seus alunos. Caso não seja possível, tente optar por um local bastante amplo para realizar as suas aulas como um parque ou outro espaço ao ar livre e assim, irá conseguir diminuir a probabilidade de ocorrerem lesões sob a sua supervisão.

Há empresas que oferecem momentos de atividade física aos seus funcionários em horários de intervalo. Nessas ocasiões, são normalmente contratados personal trainers com curso de pt que sejam capazes de dar o acompanhamento necessário para que estas sessões sejam realizadas de forma segura, não pondo em risco a integridade física dos seus colaboradores.

É importante lembrar que a maioria das pessoas que optam por treinar com um profissional personalizado tem resultados positivos. Sendo assim, e com todas as opções que citamos, pode ter a certeza de que trabalho não lhe vai faltar como profissional desta área.

Personal trainer e suas vertentes
O profissional de Educação Física pode dar aulas em vários locais distintos como em ginásios ou até em casa dos seus clientes.

Caso opte por especializar-se numa modalidade específica, pode ainda associar-se a um clube desportivo ou a estúdios focados nessa área de atuação e cumprir os seus objetivos propostos.

Assumir a sua missão

Mais que uma profissão onde se trabalha pelo salário, oferecer aulas de fitness representa um verdadeiro compromisso para muitos profissionais que tiram um curso personal trainer. Para ser bem sucedido, não deve visar somente os lucros, mas também o bem-estar dos seus alunos. Se for um bom mentor, o restante será obtido como consequência de um trabalho bem feito.

Para conseguir ganhar a confiança dos seus clientes deve conversar com os seus potenciais alunos, expondo as suas especializações, a sua linha de trabalho, e alinhar os seus objetivos, sendo sempre transparente e sincero quanto ao que este pode esperar obter dos seus treinos ao longo do seu percurso.

Invista nos estudos de personal trainer
Invista nos seus estudos de personal trainer. Quanta maior for a dedicação, mais resultados irão surgir. Tem uma responsabilidade acrescida já que estará a lidar com a saúde dos seus alunos. | Fonte: Pixabay

Dependendo da modalidade escolhida, pode ser necessário lidar com atletas já experientes ou simplesmente com pessoas que apenas querem adotar um estilo de vida mais saudável. Assim sendo, entender o perfil do seu público alvo é fundamental para o sucesso das suas aulas e da sua profissão, após ter tirado curso personal trainer.

Em qualquer situação, as premissas básicas para se tornar num bom coach desportivo são:

  • Definir metas e caminhos para alcançá-las com cada aluno;
  • Disponibilizar ferramentas de contato online e estar presente ao longo da sua evolução, contribuindo sempre com ferramentas relevantes para o seu percurso pessoal;
  • Nunca deixar de lado os momentos de alongamentos, aquecimentos e relaxamentos em cada aula já que estes são importantes para evitar lesões e dores musculares fortes após o treino;
  • Fazer um acompanhamento personalizado para cada um dos seus alunos, mensurando sempre os seus níveis de progresso de forma a manter os exercícios habituais das suas sessões ou modificá-los para obter melhores resultados;
  • Ter a certeza de ter escolhido a profissão certa, esforçando-se sempre para melhorar como profissional desta área;
  • Manter uma tabela de preços coerente com a sua área de atuação e o seu público. Pondere também oferecer uma aula experimental gratuita para que os seus futuros alunos possam conhecer o seu trabalho antes de tomarem a sua decisão. Esta medida é eficaz e costuma atrair clientes de diversos perfis e aumentar os níveis de satisfação de quem opta por contratá-lo.

Sabe qual a formação necessária para exercer a profissão de personal trainer ao domicilio?

Para chegar aos níveis de especialização que citamos no tópico acima, será necessário tirar um curso personal trainer e dedicar-se aos estudos de diferentes conteúdos formativos:

Valide o seu know-how

A profissão de personal trainer não é reconhecida legalmente na nossa legislação, por isso, não há um curso específico que possa frequentar e sair apto para exercê-la. O que existe são formações que permitem obter o know-how necessário para as obrigações e exigências da profissão.

Antes de tomarem uma decisão quanto à sua jornada pessoal, os seus alunos precisam de conhecer a sua formação e habilidades, já que lhe estarão a confiar parte da sua saúde e dos seus objetivos com o seu corpo. Assuntos como estes costumam ser delicados e, caso algo aconteça de errado, o que está em jogo vai muito além da sua reputação profissional, podendo até ter de lidar com processos judiciais em algumas situações mais complicadas.

Assim, a formação superior em Educação Física é fundamental. Por maior que seja a versatilidade do profissional, ele precisa, obrigatoriamente, de ter um diploma reconhecido no setor da Educação Física. No entanto, ao longo da sua carreira, será ainda necessário frequentar outros cursos de formação para se manter atualizado das novas tendências do mercado do fitness.

Caso a sua intenção seja especializar-se numa certa modalidade, deve procurar realizar cursos específicos sobre o assunto em questão para estar melhor preparado para as diversas tarefas do seu dia a dia como professor desse desporto.

É importante estar sempre a aprender na profissão
Nenhuma carreira termina no momento em que se começa a exercer. Bem pelo contrário! Deve continuar a aprender e a saber cada vez mais sobre a profissão de personal trainer. | Fonte: Pixabay

Obtenha experiência

Embora, teoricamente, a formação em Educação Física seja o único diploma exigido no currículo de um personal trainer, não basta sair da universidade para já estar apto a procurar alunos para atuar na profissão. Uma experiência prévia é sempre bem-vinda, ou até mesmo necessária, para que consiga dar a orientação necessária à evolução dos seus clientes.

Alguns recém-formados optam por trabalhar em escolas tradicionais, como professores de Educação Física e, com isso, ganham uma vivência bastante diversificada na área dos exercícios físicos antes de partir para um ramo mais específico.

Enquanto isso, há aqueles que acabam por ganhar um gosto particular por esta vertente de ensino e optam por participar em concursos a nível nacional para permanecer na área da educação. Para outros, a sua verdadeira vocação está direcionada para o treino personalizado e, para isso, continuam a desenvolver um trabalho de maturação profissional para poderem atuar nessa área. O curso personal trainer poderá ser obtido com a formação em Educação Física.

Licenças e registos profissionais

Além da formação e experiência necessárias para exercer esta profissão, o personal trainer precisa ainda de ser licenciado pelo Conselho de Educação Física da sua região. Como dissemos, não existe nenhum texto legal que regulamente a profissão, mas as suas atividades podem ser consideradas comparáveis às de um professor de Educação Física.

De igual forma, por se tratar de um profissional autónomo, alguns coaches desportivos optam por se registar como trabalhadores independentes para efeitos da Segurança Social e, dessa forma, garantir os seus direitos de trabalho. Outra medida importante a tomar antes de começar a dar os seus treinos será contar com um seguro, apropriado, já que trabalhar com o público pressupõe um risco contínuo de envolver-se em processos judiciais.

Cursos livres

Falamos até agora da formação obrigatória para tornar-se num personal trainer.

No entanto, existem diversos outros cursos livres em que se poderá inscrever para agregar conhecimentos e potencializar a qualidade dos seus serviços prestados enquanto profissional da área do desporto.

Quer ensinar uma modalidade?
O coach desportivo pode especializar-se numa determinada modalidade ou prestar um acompanhamento mais generalizado dependendo das motivações dos seus clientes.

Além da possibilidade de especializar-se numa modalidade, como yoga, pilates ou dança de salão, ainda há a possibilidade de adquirir conhecimentos básicos em nutrição e dietética, ou mesmo em marketing pessoal para comunicar melhor com seus alunos e angariar novos clientes, e desenvolver um currículo profissional muito mais completo e diversificado o que irá permitir que se distinga facilmente da sua concorrência.

Estas medidas, além de ajudar a valorizar o seu trabalho, garantem ainda maiores níveis de satisfação aos seus aluno que, além de se sentirem motivados com os resultados obtidos, poderão ainda indicar os seus serviços aos seus amigos e familiares que também pretendam melhorar a sua forma física.

É importante lembrar que atuar como personal trainer é sinónimo de viver em constante evolução profissional, uma vez que o próprio contato com o universo da profissão leva a especializações e atualizações contínuas para que se mantenha atualizado num ambiente altamente competitivo.

Aprenda a divulgar o seu trabalho como coach esportivo com a ajuda da Superprof!

É possível ter emprego personal trainer sem obter um diploma?

Por esta altura deve-se estar a perguntar se o diploma universitário é o único caminho para se tornar num personal trainer. A resposta mais direta é: teoricamente não.

Como a profissão não é regulamentada, não é possível pressupor um diploma necessário para exercê-la, apesar disso, na prática, não é bem assim que funciona.

Atualmente, só é possível tornar-se num professor particular sem formação em Educação Física se estiver a ponderar lecionar aulas em determinadas modalidades específicas. Certamente que conhece alguém que não é necessariamente do ramo de desporto e que dá aulas de zumba ou de dança, por exemplo.

Não obstante, quando falamos em treinos com pesos, máquinas de exercícios ou até em musculação, o melhor caminho será mesmo formar-se em Educação Física já que atuar nesse mercado sem graduação pode também representar uma barreira adicional já que poderá comprometer a sua credibilidade, podendo ainda correr o risco de sofrer processos e não se conseguir defender caso algo corra mal numa das suas aulas.

Agora já sabe como poderá ser um personal trainer ao domicilio!

É possível ser personal trainer e dar aula de zumba
Sabia que pode ser personal trainer e dar uma aula de zumba, por exemplo? A área do desporto é muito vasta... | Fonte: Pixabay

Além do seu curso pt, o que é irá ser necessário para ser coach desportivo?

Pelas razões que citamos acima, a maioria das pessoas que desejam seguir esta carreira optam pelo caminho da formação universitária para conseguirem ter um diploma no seu currículo que lhes irá atribuir uma certa segurança. Mas será que os conteúdos aprendidos na faculdade são o suficiente para se tornar num bom profissional?

Seja você mesmo
Mais que uma formação, a profissão exige empatia e humanidade pois estará a lidar diretamente com a saúde dos seus clientes.

Atuar como coach desportivo também exige algumas habilidades pessoais, que são uma questão de conduta profissional, tais como:

  • Empatia - será preciso que entenda os anseios e inseguranças dos seus alunos e perceber o porquê de eles procurarem o seu serviço;
  • Simpatia - depois de um dia stressante de trabalho, ninguém merece receber um treinador mau humorado. Trabalhar com o público também pressupõe ter sempre uma postura agradável e animada;
  • Tolerância - nem todas as pessoas têm facilidade para executar corretamente os exercícios, emagrecer ou ganhar massa muscular. Compreenda as suas dificuldades e altere os seus planos de treino conforme for necessário;
  • Positivismo - para motivar os seus alunos, será necessário que acredite no seu trabalho e no seu potencial. Caso contrário, eles poderão ficar bastante desmotivados e, em casos extremos, desistir completamente das suas sessões.
  • Seriedade - ser tolerante não é sinónimo de deixar que cada um faça o que bem entender. Exigir resultados e dedicação também são questões que fazem parte do seu trabalho;
  • Dedicação - oferecer um acompanhamento personalizado fará com que os seus clientes se sintam mais seguros e confiantes ao longo dos seus treinos.

Resumindo, ser personal trainer pressupõe, além de uma boa formação e experiência, uma dose de entrega, altruísmo e dedicação ao outro.

E então? Está mesmo disposto a começar a sua jornada profissional nesta área?

Como é que poderá usar a Superprof para poder exercer o seu curso personal trainer?

Que tal usar a nossa plataforma para angariar novos alunos e dar um acompanhamento personalizado aos seus clientes? Poderá ser um personal trainer ao domicilio!

Através da sua inscrição totalmente grátis no nosso website irá conseguir chegar a um número bastante mais elevado de potenciais alunos, não tendo qualquer tipo de restrições associadas quanto à sua localização geográfica ou instituição de ensino.

De igual forma, poderá prestar uma orientação a diversos tipos de alunos com necessidades e motivações distintas o que irá, sem dúvida, fortalecer a sua formação e enriquecer o seu currículo como profissional desta profissão.

Ao poder ser o seu próprio chefe, poderá também manipular o programa dos seus treinos como achar mais benéfico para o percurso de cada um dos seus alunos, permitindo assim que cada um tenha a orientação mais adequada às suas necessidades e metas desportivas, não tendo a obrigação de seguir a metodologia de ensino rígida dos ginásios tradicionais.

Por outro lado, se é um aluno à procura de um personal trainer ao domicilio para o ajudar a atingir os seus objetivos, saiba que também terá a sua pesquisa bastante mais facilitada ao usar a Superprof. À distância de apenas um clique terá à sua disposição diversos mentores com áreas de atuação e experiências distintas, prontos para o acompanhar e guiá-lo no caminho certo.

Para tomar uma decisão informada, veja mais abaixo algumas das questões mais frequentes dos nossos novos inscritos para esclarecer as suas próprias dúvidas aquando da sua deliberação:

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.