A prática de desporto e exercício físico tem inúmeras vantagens e faz parte dos requisitos necessários para ter uma vida mais saudável. É benéfico para bebés, crianças e adultos, mas principalmente no caso dos idosos, algumas horas de prática por semana podem significar um aumento de saúde e de qualidade e tempo de vida.

E entre todas as práticas possíveis, as modalidades aquáticas têm mais vantagem em relação às que são praticadas fora da água. Isto porque os idosos podem beneficiar da falta de impacto que existe na natação e hidroginástica, em comparação a opções como jogging ou musculação, por exemplo.

Ao contrário dos praticantes das outras idades (bebés, crianças, adultos) os idosos que praticam uma atividade física, tem como objetivo principal a preservação das suas capacidades físicas e motoras. O seu único objetivo com a prática de exercício físico é a melhoria da saúde.

E como proporciona vantagens físicas e mentais, a natação e a hidroginástica são duas modalidades muito procuradas pela terceira idade. Ambas são extremamente seguras e, quando acompanhadas por profissionais experientes, não representam qualquer tipo de risco. Se for o seu caso, basta continue a ler para saber as informações mais importantes sobre as aulas de natação.

linhas no fundo da piscina
Existem inúmeros benefícios de nadar, que faça o aperfeiçoamento das suas técnicas em piscinas municipais, num complexo desportivo ou num ginásio. | Fonte: Unsplash.com

Sabe o que precisa de fazer antes de começar a nadar numa aula?

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Cuidados a ter na aula de natação

Uma parte importante de encontrar o tipo de exercício físico ideal inclui também uma análise do ambiente onde irá ter as aulas de hidroginástica e de natação. Deve verificar se estão presentes as condições necessárias para que não hajam riscos associados.

Os pisos molhados à volta das piscinas podem representar um risco de quedas, principalmente para pessoas com dificuldades de mobilidade. Mas mesmo pessoas com todas as capacidades motoras têm vários acidentes na área circundante de uma piscina. É também por esse motivo que é necessário verificar se os professores são profissionais certificados. Também deve investir num par de chinelos com sola antiderrapante como parte do equipamento que vai utilizar na aula, uma vez que ajudam a aumentar a estabilidade no piso molhado perto da piscina.

Antes de começar as aulas, os nadadores da terceira idade devem ter o parecer do seu médico e realizar check-ups regulares, de forma a garantir que tem condições para praticar esta modalidade e que isto não representa um risco para a sua saúde. Este cuidados também é importante para ajudar a prevenir doenças e complicações que podem ocorrer com o passar dos anos.

Além disso, deve começar num ritmo leve, até que desenvolva alguma resistência. A temperatura da água da piscina durante as aulas também deve ser regulada, para que não sofra nenhum choque térmico ao entrar. De forma a manter um estilo de vida saudável, deve manter uma alimentação equilibrada fora das aulas.

Com todas estas dicas, os nadadores da terceira idade podem iniciar a prática e conseguir uma melhoria na sua qualidade de vida. Desde que tenha atenção a estes cuidadosos básicos, poderá colher todas as vantagens de saber nadar. Se já está habituado a fazer natação e quer passar mais tempo na piscina a cuidar do seu corpo e da mente, considere a hidroginástica como forma de completar a sua rotina de atividades físicas na terceira idade.

Benefícios físicos do treino de natação

Independentemente do local onde vá ter as aulas de natação, seja numa piscina municipal, em piscinas do complexo desportivo da sua cidade ou num ginásio, a pratica desta atividade tem inúmeros benefícios para o corpo e as suas funções.

mulher na borda da piscina
As modalidades de foro aquático têm inúmeras vantagens, desde que sejam praticadas com segurança e a técnica seja supervisionada por um professor qualificado. | Fonte: Pexels.com

Sabe quanto lhe pode custar uma aula de natação para idosos?

Melhoria da resistência física

A resistência corporal é o nome da capacidade que o seu corpo tem de reagir aos movimentos que lhe são pedidos no dia a dia e em atividades físicas. Esta capacidade foca-se especificamente no coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos na generalidade.

A natação ajuda a melhorar a capacidade física, uma vez que aumenta a sua resistência e retarda e diminui a sensação de cansaço, aumentando a sua qualidade de vida diária.

Proteção das articulações

A prática de natação não prejudica as articulação, apesar de trabalhar e fortalecer a estrutura de todas as partes do corpo, incluindo membros e costas. Isto acontece porque os movimentos têm menos impacto dentro de água, diminuindo o peso total e evitando uma sobrecarga das articulações.

Quando comparadas com outros desportos, com impacto no solo, a atividade aquática dentro das piscinas são muito mais indicadas para esta faixa etária. As nossas articulações ficam mais frágeis na terceira idade, especialmente as que estão localizadas nos membros inferiores que dificultam a mobilidade.

Melhoria da capacidade respiratória

Uma consequência natural das práticas desportivas é o desenvolvimento da capacidade respiratória, seja em bebés, crianças ou adultos. A natação tem a vantagem de trabalhar a capacidade respiratória num ritmo com menor impacto para o corpo. Por isso, torna-se bastante mais segura para ser praticada por idosos.

Proteção dos ossos

A natação é um ótimo tratamento para pessoas que sofrem de problemas ósseos, como osteoporose, ou para quem quer prevenir essas doenças.

agua da piscina
Os benefícios físicos vão além do aperfeiçoamento da técnica ou do controlo de problemas de equilíbrio e costas. Todos os sistemas e classes do corpo vão ter uma nova educação sobre como funcionar. | Fonte: Pexels.com

Além disso, a prática é fundamental para diminuir os riscos de lesões e fraturas, uma vez que a capacidade de recuperação nesta idade é bastante mais complicada.

Melhoria da coordenação motora

Os benefícios da natação vão para lá do decorrer da aula. Esta atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora e a consciência corporal. A combinação destes fatores com os ossos e as articulações fortalecidos, ajuda o idoso a ter mais equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e de lesões.

Melhoria da capacidade cardiovascular

A prática da natação aumenta a frequência dos batimentos cardíacos e o contato com a água proporciona a dilatação das vias respiratórias. A combinação destes fatores proporciona uma melhoria da capacidade cardíaca e permite evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas ou ajudar a manter essas condições controladas.

Benefícios mentais da natação idosos

A prática de exercício por parte dos idosos traz benefícios que vão além do estado físico, principalmente quando é praticado em grupo. A atividade física também tem efeitos na nossa saúde mental e causa uma melhoria das interações e relações sociais.

Todos estes benefícios psicológicos, como a diminuição da ansiedade, por exemplo, aliado ao aumento da atividade neurológica, estão associados ao aspeto social da prática de atividade física. Ao praticar desporto com frequência, ou seja, pelo menos uma vez por semana, os idosos conseguem manter-se mais ativos e independentes.

Melhoria da capacidade cognitiva

A natação também proporciona uma melhoria da capacidade mental e do raciocínio lógico, aumentando a capacidade de concentração dos nadadores. Desta forma, as doenças cerebrais podem ser mantidas sob controlo ou até mesmo evitadas ou controladas, proporcionando mais qualidade de vida aos nadadores.

Estimulação da interação social

É muito comum os idosos sentirem-se sozinhos ou isolados ou sentirem falta da rotina ativa que mantinham no passado, chegando até mesmo a desenvolver sintomas de depressão. A natação é uma ótima prática para evitar isso, uma vez que também proporciona uma oportunidade de socialização.

pessoas a conversar na piscina
Os benefícios mentais provêm dos contactos que tem em cada aula e durante a semana, proveniente da interação social que tem no desporto aquático em grupo. | Fonte: Pexels.com

A natação proporciona contato com outros participantes das aulas coletivas, além dos professores e instrutores, quer tenha as aulas em piscinas municipais, num complexo desportivo ou num ginásio. E o vínculo com os outros praticantes permanece fora do horário da aula, o que permite criar novas relações e amizades com que podem conviver durante a semana.

Melhoria da autoestima

Um dos benefícios do exercício físico é a melhoria da autoestima e do bom humor. Quando desenvolve um novo hábito, tem uma sensação de conquista e superação. Além disso, a melhoria da autoestima é uma consequência natural do desenvolvimento do aspeto físico, uma vez que a prática regular da natação melhora a postura, controla o peso, dá força e equilíbrio.

Como resultado, os nadadores da terceira idade sentem-se rejuvenescidos e ganham mais autoestima. Ao fortalecer o corpo de forma completa, trabalhando simultaneamente a sua resistência e aspeto físico, os idosos também adquirem uma maior liberdade para as tarefas da sua rotina, o que também ajuda a fortalecer a sua independência.

Diminuição da ansiedade

Ter uma rotina de prática de exercício físico e manter contato constante com outras pessoas durante a semana são ótimas ferramentas contra os sintomas de ansiedade, stress e depressão. Todos estes sintomas podem originar ou piorar várias doenças físicas e mentais e a aula de natação ajuda a combater os seus efeitos nocivos e a prevenir o seu aparecimento.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.