Sente-se stressado com a sua vida quotidiana? Entre as crianças, o trabalho, as tarefas domésticas e todos os inconvenientes que caem sobre a sua rotina sem avisar, sente que já não consegue aguentar tanta carga?

Ao falar disso com os seus familiares ou amigos, alguns aconselharam-no a começar a correr ou a praticar exercício, apesar de não ter um lugar apropriado para o fazer perto de sua casa nem um ginásio onde se poderá inscrever para ser capaz de usufruir de vários tipos de aulas localizadas. Talvez a sua melhor solução será optar por algo como a yoga, já que não precisa de grandes espaços abertos nem de equipamentos caros para poder praticar o seu exercício e libertar a tensão acumulada.

Yoga traz hamornia
O Yoga traz tranquilidade, paz e harmonia. | Fonte: Pixabay

Atualmente existem diversos tipos de aulas de meditação e de yoga, assim, como saberá escolher a aula de yoga que mais se adequa a si?

Descubra todas as disciplinas necessárias para saber tudo sobre yoga aqui!

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Hatha Yoga

Hatha Yoga é a forma mais comum de yoga no ocidente.

Esta modalidade baseia-se numa sequência de posturas realizadas durante cerca de 3 minutos cada, associadas a exercícios de concentração e de respiração.

Poderá pensar que este tipo de desporto não requer qualquer esforço físico, nem que deve ser levado a sério, mas não poderia estar mais enganado! Este tipo de sessões irá testar os seus limites de força e de flexibilidade, de exercício em exercício.

A aula termina sempre com uma última atividade de relaxamento para que consiga sair da sua sessão a sentir-se revigorado.

Relaxe e melhore sua postura e respiração
Com treino, também conseguirá, um dia, aguentar ficar nesta posição sem grande esforço!

Este tipo de yoga tem diferentes níveis à sua disposição, desde o básico ao avançado.

Se praticar com frequência, verá melhorias:

  • Na sua flexibilidade;
  • Na sua concentração;
  • Na sua memória;
  • Na qualidade e duração do seu sono;
  • Na sua ansiedade;
  • Na sua gestão de stress.

Para uma completa imersão nesta nova jornada, descubra também as origens do yoga!

Kripalu Yoga

A Kripalu Yoga tem como base a Hatha Yoga. De igual forma, esta tipologia de yoga também é baseada na respiração, na meditação, no relaxamento, na manutenção da postura e na consciência corporal.

A palavra “kripalu” significa "ser compassivo". Assim, na prática desta modalidade, o foco dos exercícios será procurar a sabedoria interna, incluindo aprender a saber como lidar com as suas emoções, tanto positivas como negativas, e criar um sentimento de compaixão presente na sua vida quotidiana.

Yoga traz energia positivas
O Yoga ajuda a lidar com as energias negativas e a transformá-las em positivas. | Fonte: Pixabay

Se está interessado em desenvolvimento pessoal, este tipo de yoga será, sem dúvida, o mais indicado para si!

Encontre este tipo de sessões na nossa capital em yoga Lisboa.

Kundalini Yoga

Kundalini Yoga concentra-se na harmonia dos centros de energia e no despertar da energia vital.

As suas aulas consistem em exercícios chamados de “kriya”, que significa "estar em movimento", em sânscrito, com base em:

  • Relaxamento;
  • Séries de movimentos progressivos;
  • Respiração;
  • Meditação.

Ao praticar regularmente, terá todas as ferramentas necessárias para lutar contra o stress repetitivo do seu dia a dia, mas também para saber como comunicar de forma mais natural com os seus interlocutores.

Que tal começar a fazer yoga a partir do seu próprio espaço, com as nossas sessões ao domicílio? Não precisará de correr para chegar a tempo de nenhuma aula pois um professor de yoga online pode te ajudar a atingir esse objetivo.

Power Yoga

Power yoga é uma forma recente de yoga.

Como o seu nome sugere, é uma yoga muito dinâmica, baseada na realização de uma sequência de posturas.

O que caracteriza essa yoga, e o que a diferencia das restantes alternativas, é que esta é praticada numa sala aquecida.

Trabalhe em sua flexibilidade física e mental
Aprenda a concentrar-se em si próprio e na sua melhoria interior através de exercícios de relaxamento.

Assim, ela é dirigida principalmente para pessoas com boa condição física. Se tiver problemas cardiovasculares e respiratórios, consulte o seu médico antes de se inscrever numa destas aulas para garantir que não corre qualquer perigo de saúde se desejar experimentar uma destas sessões.

Em todos os casos, o Power Yoga oferece:

  • Melhor condicionamento físico;
  • Tonificação muscular;
  • Melhoria do sistema circulatório;
  • Melhor gestão do stress.
Yoga ajuda a combater o stress
O Yoga ajuda a combater o stress! | Fonte: Pixabay

Encontre as suas aulas ideais na sua área de residência, como em yoga Coimbra ou faça yoga a partir de casa com as nossas alternativas online!

Iyengar Yoga

Iyengar Yoga é outra forma moderna de yoga.

Como todas as outras modalidades de yoga anteriores, esta também é baseada na respiração e em exercícios de postura que devem ser praticados regularmente.

No entanto, aqui, as posturas de yoga serão acompanhadas por adereços, como cordas e cadeiras, por exemplo. Tratam-se de instrumentos destinados a facilitar a aprendizagem deste tipo de exercícios e abrir esta disciplina a novatos.

Sivananda Yoga

Conheça a nova forma de yoga moderna, a Yoga Sivananda.

Esta tipologia aproveita os ensinamentos dos tipos de yoga mais antigos enquanto promove, durante as suas aulas:

  • O pensamento positivo;
  • A meditação;
  • O controlo da sua respiração;
  • O relaxamento.

Assim, essa forma de yoga, tal como a "yoga do riso" baseia-se em em cinco princípios basilares:

    • Uma prática de posturas corretas para o corpo;
    • Uma técnica de respiração apenas para colocar em prática durante a aula;
    • Um relaxamento do corpo e da mente;
    • O estabelecimento do pensamento positivo através da meditação;
    • Uma forma de alimentação que incentiva o vegetarianismo.

    Se gosta de carne e considera que é algo imprescindível para a sua alimentação, não opte por este tipo de yoga. Caso contrário, a sivananda pode realmente ser uma escolha interessante para si. Comece por fazer uma aula de yoga para iniciantes, o que lhe irá permitir conhecer melhor a modalidade.

Yoga e alimentação vegetariana
Já pensou em combinar a alimentação saudável com o Yoga? | Fonte: Pixabay
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Sudarshan Kriya Yoga

Aqui está uma forma de yoga totalmente baseada na respiração. Nesta modalidade não será preciso praticar nenhuma sequência de posições, devendo focar-se unicamente na sua própria respiração.

Deve adotar uma posição única e permanecer dessa forma ao longo da sua aula de Sudarshan Kriya: esta posição, chamada posição do raio, consiste em colocar as suas nádegas nos calcanhares, permanecendo de joelhos dobrados, a coluna reta e com as mãos à frente das coxas, com as palmas viradas para baixo.

Quando já estiver com a postura adequada, é-lhe pedido que respire com os seus ritmos de respiração natural.

O objetivo é criar uma ligação entre o corpo e o espírito, respirando fundo para harmonizar todos os seus ritmos biológicos.

De acordo com os praticantes, este tipo de yoga oferece uma sensação de bem-estar e de harmonia ao conseguir desprender-se das suas más emoções, como a raiva, o stress, a depressão, ajudando-o a libertar-se das suas preocupações quanto à sua rotina e, ainda, a controlar a sua ansiedade.

Descubra também como ocorreu a ocidentalização da yoga!

Yoga Prenatal

Se é um especialista em yoga e está à espera de um filho, não há qualquer problema, já que será possível adaptar os seus exercícios diários de acordo com a sua situação atual.

Porém, geralmente, essa atividade não é recomendada para mulheres grávidas sem experiência prévia e que queiram começar a praticar a modalidade.

Mesmo assim, se quiser começar a fazer yoga, recomendamos que experimente uma aula de yoga pré-natal, ou de yoga para grávidas.

Melhore seu modo de ver o mundo com o relaxamento
Yoga: um modo de vida de relaxamento quotidiano

A yoga pré-natal é muito interessante de se realizar durante a gravidez porque prepara qualquer futura mãe para o parto.

Com ela será capaz de aprender bastantes técnicas úteis para quando chegar o grande dia, tais como:

  • Relaxar;
  • Ficar em contato com o seu corpo e com o do seu filho;
  • Melhorar ou manter a sua flexibilidade;
  • Aprender como poderá controlar a respiração para o dia do seu parto;
  • Lutar contra as suas mudanças de humor;
  • Apreender serenamente o parto e o seu papel como mãe;
  • Lutar contra as dores do corpo relacionadas ao desenvolvimento do bebé, principalmente, aquelas ligadas a dores musculares.

O que é interessante sobre este tipo de aula é que o professor está habituado a ensinar yoga a mulheres grávidas, podendo, portanto, aconselhar qualquer uma de uma forma eficaz, recomendando diferentes exercícios dependendo da sua condição física atual e tendo em mente quais as melhores alternativas, respeitando a sua situação em particular.

Certamente existirão várias alternativas desta metodologia  em yoga Porto.

Yoga Nidra

O outro nome pelo qual a Yoga Nidra é conhecida é "yoga do sono". Assim, já poderá ter uma ideia que este tipo de yoga irá servir para que aprenda a relaxar.

Na verdade, está mais perto da sofrologia do que qualquer outra tipologia de meditação.

Geralmente, este tipo de yoga é feito com o seu aluno deitado, com as costas e as pernas retas e um pouco abertas, ou sentado.

A aula começa com um relaxamento acompanhado de uma respiração profunda, regular e lenta. Isso servirá para ajudá-lo a entrar num estado de sono e de relaxamento muscular.

Com este exercício ficará completamente relaxado, mas continua ciente do que está a acontecer ao seu redor.

Como regra geral, o professor orienta o seu aluno para que este tente visualizar uma cena calma. Isso servirá para ajudá-lo a lutar contra as emoções negativas enraizadas na sua mente.

Poderá usar esta técnica especialmente para:

  • Conseguir adormecer mais facilmente;
  • Ganhar qualidade de sono;
  • Gerir o seu stress e as suas emoções;
  • Ficar mais focado.

Ashtanga Yoga - Raja Yoga

Raja Yoga é o outro nome de Ashtanga (ou Astanga) Yoga.

Em sânscrito, "raja" significa "royal", enquanto "asta" significa "oito" e "anga" "membro".

Só a partir deste cuidadoso nome, poderá adivinhar que esta é uma forma importante de yoga desde a sua evolução ao longo dos anos e até para o praticante mais novato.

Os seus oito pontos focais, como descrito nos Yogas Sutras de Patanjali, são:

  • Yama: a restrição de si mesmo;
  • Niyama: a observância;
  • Asana: a posição do corpo;
  • Pranayama: a respiração;
  • Pratyahara: a transcendência sensorial;
  • Dharana: a concentração;
  • Dhyana: a meditação;
  • Samadhi: a autorrealização.

Esta modalidade é considerada uma das mais completas tipologias deste tipo de desporto, comumente apelidada de "yoga da realização".

Aqui será capaz de encontrar um resumo de todas as formas de yoga dinâmica em num só.

Vinyasa Yoga

A Vinyasa Yoga vem da Ashtanga Yoga. Porém, ao contrário da última, que consiste em executar sempre a mesma série de sequências, a Vinyasa Yoga é mais livre e dinâmica.

Baseada sempre na respiração, esta modalidade está focada em que os seus praticantes consigam deixar que os seus movimentos se sincronizarem com a sua respiração. O sucesso das suas sessões depende essencialmente disso.

Se tem a imagem de uma ginasta estática, deitada no chão, associada a este tipo de desporto, ficará surpreso com esta forma de yoga em especial, por serem aulas muito rítmicas e intensas.

Semelhante a uma coreografia, o aluno executará os diferentes exercícios de uma forma fluida, um após o outro.

Esteja em harmonia com seu físico e suas emoções
Que movimentos será capaz de aprender com o yoga?

Esta tipologia é especialmente popular em pessoas que procuram uma modalidade desportiva capaz de ser praticada dentro de um lugar fechado, e que seja adequada para todas as idades.

Além de esculpir o seu corpo sem lhe provocar dores musculares no dia seguinte, será capaz de eliminar a gordura indesejada enquanto se livra de todos os pensamentos e emoções negativas.

De acordo com especialistas, é necessário ter um bom condicionamento físico para apreciar plenamente uma aula de Vinyasa Yoga.

Anusara Yoga

Outra forma de yoga recentemente criada chama-se Anusara Yoga. Centrada no coração e na audição de si mesmo, esta é uma yoga acessível a todos, independentemente da sua faixa etária.

Da mesma forma que a Vinyasa Yoga, a Anusara Yoga oferece a ligação de vários movimentos em total liberdade. O objetivo? Recuperar a sua autoconfiança e resistência físicas, sendo capaz de executar determinadas posições que antes consideraria impensáveis de serem alcançadas.

Ao usar exercícios de meditação, concentração e respiração, deixará o seu corpo perfeitamente relaxado, ao mesmo tempo que trabalha na melhoria da sua saúde mental.

Neste artigo, apresentamos-lhe as formas mais comuns de yoga no ocidente. Se esta prática desportiva é algo que lhe interessa, não perca mais tempo! Pergunte já onde pode encontrar as aulas de yoga mais perto de si.

O ideal é procurar associações especializadas nas diferentes tipologias para que consiga obter conselhos sobre qual será a modalidade mais aconselhada para si. Os instrutores mais experientes saberão indicar-lhe qual é o tipo de yoga mais adequado para os seus objetivos, para o seu condicionamento físico e para as suas motivações.

No entanto, se quiser fazer um estilo de yoga específico, convidamo-lo a consultar os perfis dos professores de yoga no nosso site. Talvez encontre aqui o instrutor que poderá oferecer-lhe a serenidade desejada, ou que lhe ensine como melhorar a sua postura, a sua respiração, a sua flexibilidade e a sua concentração.

A yoga é, sem dúvida, a atividade física que agrupa o maior número de qualidades para o corpo e para a mente. Realmente, num mundo onde tudo evolui a alta velocidade e é cada vez mais difícil aterrar e concentrar-se em si mesmo e nas suas emoções, a yoga é um oásis de felicidade que pode prevenir e curar muitas doenças modernas, tais como o stress, em primeiro lugar, mas também a fadiga, a raiva ou a preocupação com o futuro.

Sem contar ainda que ajuda também a prevenir várias doenças tanto do foro físico, como psíquico, tais como a depressão, alzheimer e dores no corpo.

Então, precisa de mais razões para começar?

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Procure a ajuda de um professor particular para as aulas de yoga!

Se é alguém sem qualquer tipo de experiência na arte da yoga e da meditação, talvez a melhor solução para dar início ao seu percurso para se tornar numa pessoa mais positiva, relaxada e, acima de tudo, mais saudável através do desenvolvimento destas técnicas espirituais, será ao contratar um mentor para o acompanhar no seu progresso nesta atividade de introspeção individual. Com a sua orientação será capaz de atingir os seus objetivos e ganhar a técnica e confiança necessárias para que depois consiga praticar o que aprendeu nas suas sessões, sem o acompanhamento de terceiros.

Idealmente, ao fim de poucas sessões já deverá ser capaz de se abstrair inteiramente do que o rodeia de forma a concentrar-se na sua própria respiração enquanto medita. No entanto, diferentes pessoas terão evoluções mais ou menos rápidas que outras, claro, já que muito do progresso do aluno estará dependente da sua própria personalidade, estilo de vida e preocupações.

Assim, como poderá escolher o professor de yoga e de meditação mais indicado para si?

Veja mais abaixo algumas das questões mais comuns entre os nossos novos inscritos para que saiba o que deve procurar na nossa vasta oferta por mentores com características e métodos de ensino específicos, compatíveis com as suas motivações e necessidades:

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Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.