"Nós não rimos porque somos felizes, somos felizes porque rimos". Dr. Madan Kataria.

Em 2017, foram registados mais de 5 mil iniciativas desta modalidade em 106 países por todo o mundo. Se ainda não está familiarizado com esta polivalente prática desportiva, saiba que a yoga do riso é prescrita para muitos tipos de utilizações diferentes, tanto a nível terapêutico, como social, empresarial, entre outros.

A yoga do riso nasceu em 1995 e foi criada por Madan Kataria (1955), um clínico geral e terapeuta de Mumbai, na Índia. Ele percebeu que os seus pacientes recuperavam muito mais rápido das suas patologias quando estavam felizes e positivos quanto à sua situação, do que quando se deixavam sucumbir a um humor temperamental e negativista.

Portanto, convencido de que o riso é um bom remédio tanto para a saúde física como mental, Madan decidiu deixar de exercer a sua profissão como médico e fundou o primeiro clube do riso de que há conhecimento, num parque da sua cidade, no dia 13 de março de 1995. Apesar de ter juntado apenas algumas pessoas, Madan veio revolucionar a atitude contemporânea no que diz respeito a este tipo de terapias mais alternativas.

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O riso traz imensos benefícios à saúde. E quando se junta o yoga a estar arte? Nasce a yoga do riso. Tire um curso yoga e veja a sua vida a melhorar! | Fonte: Pexels

No entanto, não foi só na Índia que esta prática se foi tornando relevante, já que se foi espalhando um pouco por todo o globo ao longo dos anos vindouros. No caso português, devido a uma forte publicidade mediática após os anos 2000, a yoga do riso começou a fazer parte das ofertas de várias escolas de cursos livres, bem como de ginásios tradicionais. Acelerando um processo já em andamento, o crescimento explosivo da prática do riso também foi ficando mais acentuado em países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Japão, Austrália, Finlândia, França, por exemplo, e é, hoje em dia, uma prática já bastante reconhecida no meio desportivo.

Mas então, o que é a yoga do riso? Em que condições é que é praticada e para quem é que é dirigida? Estas são apenas alguns exemplos de questões que a Superprof irá responder ao longo deste artigo para que consiga decidir se esta é uma modalidade adequada ao seu perfil e se será algo em que terá vontade de participar.

São vários os benefícios deste desporto, por isso, veja também como é que a yoga pode melhor o seu desempenho na corrida!

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Aulas de yoga: o que é a yoga do riso?

As origens da yoga na Índia são bastante antigas e remontam à filosofia espiritual hindu. Por outro lado, o desenvolvimento e difusão da prática da yoga no ocidente remonta apenas ao início do século XX. Apesar disso, a prática de yoga a partir de casa continua a crescer graças aos muitos benefícios que ela traz aos seus praticantes e aos diferentes tipos de recursos disponíveis online para qualquer que qualquer pessoa seja capaz de os utilizar de forma simples e, por vezes, de maneira completamente gratuita.

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Já pensou no tipo de relaxamento que poderá obter a partir da prática desta modalidade? Os seus benefícios são realmente infindáveis!

Atualmente, existem mais de 22 tipos de yoga, desde a yoga kundalini, yoga iyengar, yoga nidra, hatha yoga, yoga sutra, e muitos outros, entre as quais, a yoga do riso que tem vindo a ganhar cada vez mais relevância para os já praticantes deste tipo de modalidades.

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A origem do conceito: yoga do riso

Fundada pelo terapeuta e médico indiano Madan Kataria em 1995, a yoga do Riso - ou hasya yoga, em sânscrito - tem vindo a criar ondas em todos os continentes há mais de vinte anos. As suas origens indianas e espirituais estão ao serviço do bem-estar e os seus efeitos têm vindo a ser comprovados por diferentes yogis experientes.

Madan observou que "os pacientes que recuperam melhor são os mais felizes" e, para assegurar uma recuperação mais rápida dos mais diferentes tipos de doenças, começou a investigar os vários efeitos positivos que foi conseguindo obter através da prática deste tipo de exercícios nos seus doentes, fundando assim uma nova modalidade de yoga bastante valiosa para o seu bem-estar.

Confrontado com o crescente sucesso do seu clube de riso, este médico parou a sua atividade de medicina para viajar e espalhar a sua filosofia por todo o mundo. Foi assim uma reorientação profissional que funcionou perfeitamente, já que conseguiu continuar a ajudar os seus pacientes com uma terapia inovadora.

Sabe como escolher um bom tapete de yoga para conseguir estar confortável ao longo das suas sessões de treino? Veja aqui como o poderá fazer!

O desenvolvimento da prática da yoga do riso foi tão importante para a sociedade contemporânea que foi instituído um Dia Mundial do Riso, em 1998, e que é agora celebrado em todos os primeiros domingos de maio. No início dos anos 2000, a terapia do riso também se difundiu na imprensa mundial, o que contribuiu bastante para a sua expansão e adoção em variadas iniciativas distintas abertas ao público.

Yoda dos risos tem muito adeptos
Há muitos que são conhecidos os benefícios do yoga. O yoga do riso também tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos! | Fonte: Pexels

Nos Estados Unidos, por exemplo, esta disciplina desfruta de uma forte penetração nos círculos estudantis em Nova York, Minnesota e até na Califórnia. Por sua vez, na Índia, a yoga do riso é ensinada em algumas escolas públicas: o dia começa com dez minutos de riso na parte da manhã, havendo ainda mais 5 minutos de riso na sala de aula no final do dia, o que veio contribuir para uma clara melhoria da atmosfera geral entre alunos e professores, verificando-se também uma taxa de sucesso superior relativamente aos resultados escolares dos diferentes estudantes.

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Yoga do humor: a base do conceito

O princípio desta disciplina é simples e consiste em fazer os praticantes rirem sem recorrer a piadas ou outras tolices, combinando o sorriso com os alongamentos tradicionais da yoga e as suas respetivas técnicas respiratórias, as pranayama. A yoga do riso, quando praticada em grupo, cria um clima de bem-estar de uma forma bastante natural, já que o riso tem um poderoso efeito contagiante. Durante uma sessão de yoga para iniciantes, os alunos irão rir facilmente devido à boa disposição do seu instrutor e em menos de nada irão conseguir ser eles próprios o motivo de tão bom humor.

Caso ainda tenha as suas questões quanto a esta modalidade desportiva, saiba que até mesmo as pessoas mais sombrias e sérias são capazes de sorrir ao longo das suas sessões, habituando-se cada vez mais a esta ideia terapêutica.

Numa primeira sessão é normal que consiga apenas dar uma risada simples, tímida, e, por vezes, até um quanto forçada, mas não se preocupe, pois, com alguma prática, irá conseguir exercitar o seu riso de uma maneira real e verdadeiramente contagiante.

Veja nossa dicas para se tornar um yogi mais saudável e feliz!

A terapia do riso ganha mais adeptos
Praia, sol e férias não são suficientes para ter uma vida feliz. Sorria e verá que tudo à sua volta irá ficar bastante mais agradável!

De facto, os estudos científicos são unânimes no que toca a este tipo de experiências: o riso, é um catalisador para o bem-estar fisiológico e psicológico, pelo que deve ser estimulado sempre que possível.

Descubra aqui a grande história da yoga e aprenda mais sobre esta incrível ferramenta para o seu bem-estar e saúde!

Tenha uma aula de aula de yoga e descubra os benefícios do riso

A prática deste tipo de exercícios ajuda a lutar contra o stresse, a relaxar com a sua combinação com a meditação, a recuperar a sua autoconfiança e ainda a aprender como relaxar o seu corpo em situações de maior tensão.

Atualmente, está cientificamente comprovado que o riso é um excelente exercício para a sua saúde e que 15 minutos de riso são mais eficazes para a melhoria da sua condição física do que se passasse o mesmo tempo a correr. Por isso, nunca reprima o desejo de rir sempre que tiver a oportunidade, já que, ao fazê-lo, irá ter consequências positivas não só para o bom funcionamento do seu coração mas também do seu corpo como um todo.

Os benefícios principais destes exercícios terapêuticos são bastante variados e irão ajudá-lo em várias situações distintas, tais como:

  • Na luta contra doenças cardiovasculares;
  • Na definição dos seus músculos abdominais;
  • Ajudarão a diminuir ou eliminar a dor;
  • Regular o açúcar no sangue;
  • Reduzir a frequência cardíaca.

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Ao rir frequentemente, será mais fácil encontrar um pensamento positivo na sua vida diária. Além disso, ao fazê-lo, estará a explorar uma poderosíssima ferramenta antisstress: o riso diminui o nível de cortisol - a hormona associada ao stresse - contido no sangue, ajudando-o a acalmar-se e a lidar com as questões da vida quotidiana de uma forma mais relaxada e ponderada.

Encare os desafios da vida com mais otimismo
Irá verificar que após as suas sessões do yoga do riso, irá sorrir mais perante a vida e encarar todos os desafios com um maior otimismo! | Fonte: Pexels

A yoga do riso funciona em três níveis distintos: a saúde física, emocional e o seu bem-estar social. Ao ficar menos stressado e ao ter encontrado uma ferramenta que melhora o seu bom humor, qualquer praticante da yoga do riso irá conseguir reagir mais rapidamente aos seus problemas, permanecendo positivo nas mais diferentes circunstâncias. Por isso é importante relembrar que ao praticar yoga para iniciantes irá conseguir mudar o seu humor já que alguns minutos de riso serão suficientes para irrigar as suas endorfinas cerebrais e sentir-se realmente melhor.

Em 2009, o Dr. Servan-Schreiber (1961-2011) escreveu: "No corpo, cada episódio do riso ajuda a circulação da vida: a pressão sanguínea diminui, as artérias do coração facilitam a passagem do sangue e do oxigénio, os dois ramos do sistema nervoso autónomo são reequilibrados e até mesmo as células imunológicas são mais ativas contra vírus ou contra o cancro.". Os neuropeptídeos e as hormonas secretadas no corpo humano ao longo da sua aula de yoga atuam como potentes antidepressivos e terapêuticos preventivos de várias doenças tanto do foro físico como psíquico.

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O bom da meditação é que poderá praticá-la quando e onde quiser, tendo apenas de escolher um lugar calmo para as suas sessões.

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Finalmente, o riso pode aumentar o seu nível de imunoglobulina A, antiviral e anti-infeciosa o que irá ajudá-lo a evitar ser contagiado por gripes, tosses e outras doenças mais graves.

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Yoga para iniciantes: como começar a praticar a yoga do riso?

Apesar dos vários benefícios já mencionado relativamente à prática desta modalidade desportiva, não é um simples sorriso que vai fazer com que se sinta melhor. O fundador desta disciplina lembra que é preciso cerca de 10 a 15 minutos de riso contínuo para obter resultados visíveis no seu corpo.

O riso do seu quotidiano, partilhado com amigos ou familiares, é, muitas vezes, curto demais para observar mudanças na sua disposição, daí haver um interesse particular em se matricular em aulas de yoga do riso para iniciantes. Nestas sessões do curso yoga irá fazer vários exercícios de respiração e de riso durante várias séries e, aos poucos, irá ver pequenas melhorias na sua condição.

E se a solução para o stresse no trabalho fosse rir um pouco mais no seu dia a dia? Na verdade, há vários cientistas e sociólogos que demonstraram que, nos negócios, um yogi do riso tem uma produtividade maior do que os seus colaboradores mais nervosos e pessimistas.

Aprenda tudo o que precisa de saber sobre a prática da yoga do riso?

Esta pode parecer ser uma prática um pouco estranha de exercitar para pessoas inexperientes, no entanto, ao fazer este tipo de exercícios irá perceber rapidamente que irá rir mais francamente e espontaneamente depois de apenas alguns minutos de aula. Não desista de tentar melhorar a sua atitude quanto ao seu dia a dia e continue a frequentar as suas aulas de yoga do riso e verá que no final de algumas sessões irá ser uma pessoa bastante mais equilibrada e feliz. Experimente combinar esta atividade com sessões de meditação para conseguir resultados ainda mais benéficos para a sua saúde como um todo.

Veja o nosso guia para alcançar a consciência plena, para controlar as suas emoções e ainda para garantir o seu bem-estar mental, emocional e físico.

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Praticar yoga desde cedo irá trazer imensos benefícios ao desenvolvimento dos seus mais novos.

Para incorporar o riso na sua rotina diária, experimente ser menos sério e levar a sua vida de uma forma mais descontraída, não se deixando ser consumido por pensamentos negativos e promovendo situações animadoras sempre que possível. A yoga do riso é, portanto, uma vertente da yoga incrivelmente benéfica para todos os tipos de praticantes podendo praticá-la onde e quando quiser, sozinho ou em sessões em grupo.

Aprenda o que signifca Namastê e melhore a sua prática de yoga com um curso yoga!

Conheça as diferentes modalidades de aulas de yoga do riso na Superprof!

São várias as opções que poderá ter em consideração antes de se inscrever em aulas de yoga do riso. Para que escolha a tipologia mais adequada ao seu perfil e às suas metas desportivas, deve ter algumas questões em consideração, tais como: a sua disponibilidade horária, a sua localização geográfica, o regime de aulas mais benéfico para si - podendo escolher metodologias de aulas presenciais, online ou ainda lecionadas ao domicílio, a sua experiência atual com este tipo de práticas alternativas e ainda as suas motivações para começar a praticar este desporto.

Ao ponderar seriamente sobre cada um destes tópicos irá ver que será muito mais fácil escolher um regime de aulas que seja o ideal para si para que consiga manter a sua motivação e assiduidade ao longo das suas sessões.

Para ter uma ideia dos diferentes tipos de iniciativas disponíveis para si, veja a lista abaixo:

  • Escolas privadas de yoga: incrivelmente popularizadas devido à sua forte comunicação mediática, será fácil encontrar ofertas de aulas privadas na sua cidade através de uma simples pesquisa online por este tipo de serviços;
  • Aulas livres lecionadas em ginásios convencionais: é bastante comum que os ginásios comecem a investir no ensino de práticas alternativas como parte das suas ofertas de aulas mais tradicionais, por isso, experimente visitar o ginásio mais perto de sua casa e pergunte se a yoga do riso faz parte do seu programa. Por norma, estas sessões podem ser lecionadas em grupo, ou, caso prefira, de forma individual, podendo contar com a orientação dedicada do seu personal trainer;
  • Sessões ou curso yoga com instrutores particulares da Superprof: se o que realmente procura é um acompanhamento mais personalizado para as suas necessidades em específico, saiba que pode contratar professores especializados nesta técnica desportiva. São várias as plataformas que oferecem este tipo de serviços, entre elas a Superprof, que será uma ótima alternativa se o que deseja for um programa desenhado à sua medida e com a atenção focada nas suas intenções em específico. Inscreva-se num curso yoga!

Qualquer que seja a sua escolha, irá ver que irá conseguir obter resultados positivos ao investir na prática desta modalidade tanto a nível físico como mental, e que será capaz de se tornar numa pessoa mais saudável e feliz em pouco tempo. Para isso, basta começar a praticar a yoga do riso e conseguirá resultados bastante positivos logo a partir da primeira sessão.

Como escolher o seu professor particular de aula de yoga do riso para ter os melhores resultados possíveis?

Se já decidiu que quer experimentar praticar a yoga do riso, nada melhor do que o fazer com alguém que lhe dará um acompanhamento personalizado, tendo em consideração as suas necessidades, e ainda cuja atenção esteja completamente concentrada na sua evolução ao longo das suas sessões. Para isso, nada melhor do que contratar um professor particular para lhe dar a orientação mais adequada para que consiga atingir os seus objetivos de uma forma muito mais rápida e eficaz.

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E que tal contratar um professor da Superprof especializado no yoga do riso? Com um acompanhamento personalizado acabará por evoluir mais depressa! | Fonte: Pexels

A nossa recomendação é que analise qual o tipo de orientação que irá trazer-lhe melhores resultados para depois conseguir visitar a nossa plataforma e fazer a sua escolha quanto ao seu futuro professor de uma forma bastante mais informada e consciente. Quaisquer que sejam as suas necessidades relativamente a este assunto, irá ver que irá encontrar o instrutor ideal para as suas sessões que respeite todas as suas motivações e objetivos.

Como já referimos acima, são várias as questões que deve ponderar antes de tomar a sua decisão final, por isso, não se apresse! Dedique algum tempo à sua pesquisa para que obtenha os melhores resultados possíveis quanto à prática desta modalidade. Os professores da Superprof costumam oferecer a primeira sessão de forma completamente grátis para avaliar se a tipologia de aulas e professor que escolheu foram as mais indicadas para si. Invista num curso yoga na Superprof!

No entanto, se por algum motivo considerar que a sua primeira escolha não foi a mais acertada, não se preocupe, não lhe irão faltar outras opções à sua disposição para que não deixe de praticar esta modalidade.

Quais os benefícios das aulas de yoga do riso com a Superprof?

Como já fomos referindo ao longo deste artigo, são vários os benefícios que pode conseguir como praticante desta modalidade tanto para a sua saúde física como mental. Ao desfrutar de um acompanhamento personalizado na Superprof com um curso yoga irá conseguir melhorar a sua condição atual em menos de nada e evoluir a olhos vistos de sessão em sessão.

Ao investir neste tipo de exercício de uma forma periódica vai conseguir ver melhorias relativamente ao seu sistema imunológico, à sua disposição no dia a dia, terá a capacidade de manter a calma em situações de elevado stress, irá conseguir ter uma atitude mais positiva quanto aos seus problemas e dificuldades diários e conseguirá ainda oxigenar o seu cérebro, o que irá contribuir para uma melhor capacidade cognitiva.

Ainda não está convencido dos benefícios de um curso yoga? Saiba que ao inscrever-se em aulas desta modalidade irá também ser capaz de desenvolver a sua empatia, melhorar a sua capacidade de liderança e, por último, irá ainda conseguir aprender como tornar sentimentos negativos em positivos de uma forma bastante libertadora. Igualmente, irá conseguir melhorar a sua resistência e flexibilidade, ao mesmo tempo que trabalha músculos usualmente não exercitados com os programas habituais de fitness.

Todas estas mais valias irão contribuir para se tornar numa pessoa mais energética e animada, o que fará de si uma incrível companhia para os seus ente queridos com o benefício adicional de se conseguir conhecer melhor a si próprio, ao mesmo tempo que reconhece e controla as suas emoções.

Trata-se realmente de uma prática desportiva que irá mudar completamente a sua vida e a sua forma de ver o mundo, pelo que não deve adiar mais o início do seu curso yoga. Visite agora mesmo a nossa plataforma e tenha a sua primeira aula ainda hoje!

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Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.