Tocar piano: o essencial para os iniciantes

Antes de ingressar num curso de piano em Lisboa – ou de procurar ter aulas de piano em Coimbra ou ainda de saber como ingressar num curso de música na cidade do Porto –, todos os alunos se devem informar sobre os meandros deste instrumento e, claro, sobre o que é preciso para aprender a tocar piano.

Para começar é absolutamente fundamental saber que o piano é um instrumento musical de cordas percursivas e que, por ser um dos instrumentos mais versáteis, é também bastante recomendado para quem quer começar a aprender música do zero.

Mas quer o estudante queira vir a ser um mestre do piano — e, quem sabe, seguir para o ensino superior em música e tornar-se num grande pianista portugues – quer queira apenas aprender os acordes de piano mais básicos, o certo é que para aprender a tocar piano do zero é indispensável que o aluno:

  • tenha presente o mínimo de teoria musical e que conheça todas as notas musicais, as escalas e os acordes necessários para ler qualquer pauta musical;
  • conheça o aspeto do teclado do piano e saiba encontrar nele essas mesmas notas musicais;
  • faça alguns exercícios básicos para dominar as teclas do piano, o que o fará ganhar destreza e coordenação ao teclado;
  • saiba o quão importante é ter uma postura correcta quando estiver sentado ao piano e não só tocá-lo com brio, mas também sem provocar lesões musculares difíceis de curar;
  • aprenda a ler pautas musicais porque, caso contrário, nunca poderá tocar grandes peças ao piano – a nossa memória não chegaria para isso!

Além de tudo isto, também é muito importante que, se o aluno pretende aprender piano pela primeira vez, encontre inspiração e motivação.

Por isso, antes de se pôr já à procura das melhores escolas ou professores para aprender a tocar piano, porque não analisar muito bem os programas musicais da cidade e, quem sabe, assistir a alguns concertos na Fundação Calouste Gulbenkian, na Culturgest, ou até na Aula Magna (no edifício da reitoria da Universidade de Lisboa). Em Lisboa o que não faltam são opções para estar em contacto com a música e com o compasso musical do piano. Basta pesquisar.

Um homem ao piano, num palco, acompanhado por uma audiência.
Lisboa está repleta de palcos para maravilhosos concertos de piano | Fonte: Unsplash

Depois, a Superprof aconselha o aluno a listar as peças de piano que mais gostou de ver interpretadas durante essa sua prospeção inspiradora, e que as coloque por ordem de dificuldade. Por fim, basta dizer para si mesmo que, um dia, as vai saber tocar a todas!

Como aprender piano online?

Como deixámos claro na secção anterior deste artigo, há muitas coisas para as quais o aluno interessado em aprender piano deve estar atento. Entre elas estão a necessidade de conhecer alguma teoria musical (das notas musicais às escalas no teclado de um piano), a prática de uma boa postura ao piano, a importância de praticar a coordenação e até a inspiração necessária para aprender música mais facilmente.

Assim, outra das nossas dicas para quem deseje aprender a tocar piano de forma mais ou menos profissional é que compreenda que – apesar do acompanhamento de um professor (particular ou não) ser absolutamente essencial para os que querem aprofundar os meandros de tocar este instrumento – há muita coisa que o aluno pode aprender sozinho.

Então, como ser um autodidata e fazer de tudo para aprender a ler partituras de piano para iniciantes?

O truque está em reconhecer as capacidades da ferramenta de informação mais completa do mundo: a Internet.

Uma rapariga sentada na cama, em frente ao seu computador portátil.
É possível começar por aprender as notas musicais e os principais acordes piano online | Fonte: Unsplash

Sim, um aluno autodidata pode perfeitamente começar a aprender piano online e, só depois, prosseguir para o estudo acompanhado por um professor. Assim, com a ajuda da Internet qualquer estudante pode:

  • saber tudo sobre a história do piano;
  • compreender a diferença entre um piano de cauda e um piano vertical ou um piano acústico e um teclado elétrico;
  • encontrar vídeos para aprender o básico sobre as notas musicais;
  • assistir a tutoriais que se foquem na identificação dos acordes de piano mais simples;
  • aceder a sites e vídeos que disponibilizem – ou até ensinem a ler e tocar –  partituras de piano para iniciantes;
  • aceder a sites onde treinar, virtualmente, as notas musicais de piano ao teclado do seu computador;
  • etc.

Como o estudante verá, o que não faltam são opções para aprender piano sozinho. Contudo, a Superprof dá particular destaque aos inúmeros vídeos disponíveis gratuitamente no www.youtube.com (basta fazer uma pesquisa por "notas musicais no piano para iniciantes") e ao site www.virtualpiano.net, onde o aluno poderá tocar piano online com um teclado virtual de 61 teclas associado ao teclado do seu computador.

Depois de experimentar estas opções e de aceder a todo o material disponível online, o aluno já não entrará a pés juntos nas aulas de piano e aprenderá com mais facilidade tudo o que lhe for ensinado! E mesmo que seja um estudante de piano de um nível mais avançado, na Internet não lhe faltarão bons materiais para continuar a aprender piano sozinho!

Aulas de piano particulares em Lisboa

Bem informado o aluno – e talvez até já com algumas noções básicas sobre como ler uma pauta musical e sentar-se ao piano – agora sim, é tempo de escolher a via a seguir na sua formação de piano e, quem sabe, investir um pouco mais do que tempo na mesma...

Sendo Lisboa a capital portuguesa, é só natural que o aluno encontre inúmeras escolas privadas onde pode investir na aprendizagem do piano e optar entre aulas de grupo ou aulas privadas, de manhã, à tarde ou ao início da noite, comprando aulas individuais ou pacotes de aulas. Sim, e muitas dessas escolas espalhadas pela cidade têm formações continuadas e protocolos de preparação para as provas de ingresso no ensino superior de música.

Entre várias outras, o aluno que pretenda aprender piano em Lisboa pode escolher fazê-lo em escolas como:

  • a Lusomusic
  • a Academia do Som
  • o Lugar da Música
  • o Atelier da Música

E tantas outras...

Contudo, como em qualquer capital, em Lisboa o aluno pode até sentir que tem demasiadas opções à sua disposição, o que dificultará a sua escolha. Além disso, e porque Lisboa – apesar de costeira – não é uma cidade onde o aluno possa aprender piano com a calma algarvia ou a tocar piano com a inspiração marítima de que beneficia o arquipélago da Madeira, quem deseje aprender a tocar piano numa escola em Lisboa terá também de superar a concorrência e de fazer de tudo para levar o seu ambiente competitivo a melhor e para captar a atenção do seu professor.

Por isso, quer o estudante esteja mais virados para aprender piano de forma relativamente autónoma, quer queira progredir neste instrumento sem pressão e com um método de aprendizagem totalmente direcionado para os seus objetivos, a Superprof aconselha o investimento em aulas de piano com um professor particular.

Uma rapariga toca um piano azul, na rua.
A espontaneidade também se aprende e com um professor particular pode-se aprender a tocar piano em qualquer lugar | Fonte: Unsplash

Sim, com um professor de piano particular o aluno é quem decide como abordar o teclado e, sobretudo, é quem define se está a aprender piano por puro deleite e diversão ou se quer ser um grande pianista e precisa de praticar imenso e ter a teoria na ponta da língua antes de se fazer a uma prova de ingresso no ensino superior.

Assim, é também o aluno quem decide:

  • se quer um professor com formação profissional e artística em ensino do piano – carregado de conhecimento e de experiência;
  • se quer um professor jovem, estudante de piano – que esteja próximo das dificuldades dos alunos;
  • se prefere ser ensinado por um músico autodidata – que também lhe ensine a arte de ser autónomo;
  • os horários e a frequência com que pretende ter aulas de piano;
  • que pautas musicais gostaria de estabelecer como objetivos para cada fase da sua aprendizagem;
  • se deseja começar por uma aprendizagem teórica seguida de exercícios práticos ou se quer alternar, em todas as aulas, entre a teoria musical e a os exercícios ao piano em todas as aulas;
  • etc.

Tudo está sob o seu controlo! E muito se enganam os leitores que pensem que as aulas de piano particulares da Superprof estão disponíveis apenas para Lisboa. Não, um aluno que queira aprender piano mais perto da cidade de Viseu, por exemplo, também poderá encontrar um professor particular mais próximo de si e até disposto a deslocar-se à residência do aluno.

Aprender a tocar piano e seguir para o ensino superior em música

Se, porventura, o estudante deseja tornar-se num grande pianista portugues ou mesmo um professor de piano como os que teve e tanto admira, então é necessário que se prepare para ingressar no ensino superior de música!

Em Lisboa, a escola conhecida por mais bem preparar os alunos para a vida na arte da música – e, consequentemente, para a arte de tocar piano – é a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Aqui, os alunos poderão aprender piano, ingressando numa licenciatura em Música que tem por objetivo formar músicos profissionais altamente habilitados, ao mesmo tempo que desenvolve diversas atividades artísticas e culturais adaptadas aos contextos de cada região e ao mercado da produção musical.

Além disso, o plano curricular da ESML visa assegurar a versatilidade dos seus alunos, garantindo-lhes uma sólida formação técnico-artística, bem com uma formação cultural muito diversificada, o que permite prepará-los para o mundo do mercado de trabalho artístico – que está em constante evolução.

Fotografia a preto e branco de um homem a tocar piano na rua.
As aulas particulares e o ensino superior são a chave para quem queira aprender piano e tornar-se um grande pianista | Fonte: VisualHunt

Assim, o estudante que venha aprender piano na ESML sairá desta escola com um amplo conhecimento teórico de música, com um talento performativo 'afinado' e com um conjunto de competências genéricas que poderão fazer dele um pianista brilhante – apto a tocar nas melhores orquestras; um profissional conhecedor dos melhores instrumentos – pronto para abrir uma boa loja de música; ou um professor de piano – desejoso de trabalhar com a Superprof!

Sim, as aulas de piano particulares e o ingresso no ensino superior de música são o caminho certo para quem quer ser um mestre do piano. Mas se o aluno não viver em Lisboa, não é razão para desanimar: a Superprof conta-lhe onde e como aprender piano por Portugal fora!

Precisa de um professor de Piano ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Marta

Sou, desde sempre, uma ávida leitora, com o coração apontado para a escrita, e uma bibliófila incurável, com um fraquinho por arquivos e espólios. Hoje, trabalho como revisora, editora e produtora de texto freelancer e sou colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.