O corridinho é considerado uma expressão máxima das danças populares algarvias. Tal como muitas outras danças tradicionais portuguesas, transmite muita da cultura popular portuguesa.

O brilho, a magia e a diversão que os bailarinos conseguem transportar para cima de um palco são de tal modo contagiantes, que o corridinho se tornou bastante famoso e atrai muitos entusiastas das danças tradicionais portuguesas.

Embora, muitas pessoas temam pela extinção deste tipo de cultura mais popular, o certo é que nas novas gerações continua a existir interesse. Daí a procura e a crescente vontade de muitos dançarinos se iniciarem e aprenderem todos os passos do corridinho, que muitas vezes é conhecido por corridinho algarvio, devido à sua expressão e presença no sul de Portugal.

O folclore é algo que movimenta milhares de pessoas todos os anos em Portugal. Imensos ranchos folclóricos de Portugal viagem de norte a sul de país e para fora, enchendo com a sua energia contagiante os palcos. E, sem dúvida, que o corridinho é uma das coreografias representadas em muitos palcos e que atraem imensas pessoas…

Se deseja aprender sobre o corridinho ou o corridinho algarvio e pretende tirar uma aula de dança, continue a acompanhar este artigo que reúne toda a informação que precisa! Não precisa de ter qualquer idade… O importante é que goste imenso e se prepare para divertir muito e contagiar todos ao seu redor!

Pesquise no calendário pelas festas populares
O corridinho tem uma grande expressão no Algarve. Pesquise no calendário pelas principais festas populares e vá ver ao vivo muitas das atuações. | Fonte: Unsplash

Quer conhecer mais sobre as danças tradicionais portuguesas?

Aula de dança: conheça a história do corridinho

Tal como já referido acima, o corridinho é acima de tudo uma dança algarvia, embora também se dance nas regiões do Ribatejo e do Alentejo. Trata-se de uma dança com alguma antiguidade, tendo surgido nos primeiros anos do século XX, que era usada pelo povo para expressar alguns pormenores das danças mais de cidade. Também se trata de uma dança de corte, do homem para a mulher.

O corridinho baila-se ao ritmo da polca-galope. É acompanhado pela concertina e é constituído por duas partes:

  • Corrido
  • Rodado (orientado ao sentido inverso do corrido)

Sempre que a segunda parte da moda é mais mexida, poderá abandonar-se os passos conhecidos e o par passa a rodopiar sempre no mesmo lugar, num passo especial a que se dá o nome de “escovinha”. Neste momento, normalmente a mulher tem a anca levantada até à anca do seu parceiro que a gira sobre si próprio.

Claro que existem sempre variações deste tipo de estrutura coreográfica…

Por vezes, a música vai aumentando de intensidade e de ritmo, obrigando a acelerar os movimentos. São os conhecidos “repicos” que entusiasmam completamente o público.

Os pares vestem-se com o rigor das roupas do campo e da cidade do início do século XX.

Como acabou de comprovar, o corridinho tem muita da história de Portugal e de todos os nossos antepassados. É uma tradição muito importante e representa uma memória viva de muitos hábitos e costumes.

Poderá ainda ir a uma biblioteca pública ou escolar e pesquisar mais sobre a história do corridinho algarvio. Existem imensas publicações detalhadas sobre o assunto. Enriqueça-se de conhecimento!

A dança faz bem a saúde física e mental
Sabia que a dança é responsável por imensos benefícios físicos e mentais? Com a dança irá certamente sentir-se muito mais feliz! | Fonte: Unsplash

Quer aprender mais sobre o bailinho da madeira?

Como é uma aula de dança de corridinho?

A aula de dança do corridinho é excelente para quem deseja praticar algum tipo de exercício físico, já que esta dança é capaz de proporcionar diversos benefícios para o corpo do praticante. Irá beneficiar de uma melhor coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, autoestima, bem-estar e, claro, uma maior socialização. Os benefícios da dança são muitos…

Lembre-se também que estará sempre rodeado de amantes das danças tradicionais portuguesas! E é sempre bom estar perto de pessoas que partilham os mesmos interesses e que vão conseguir compreender toda a paixão e o interesse que sente pelas danças tradicionais portuguesas.

O curso de dança do corridinho é realizado num estúdio - podendo também ser feito através de plataformas, assistindo a aula de dança online - com a ajuda do professor de dança. Esta aula de dança de corridinho pode ser realizada com um professor de particular da Superprof, quando o profissional proporciona atenção total ao aluno de dança. Também existe a opção de realizar uma aula de dança de corridinho no seio de um rancho folclórico. Certamente que estão aulas vão proporcionar uma maior sociabilização e podem ser ainda mais animadas.

Quer descobrir a importância dos ranchos folclóricos em Portugal?

Na aula de dança do corridinho é possível aprender os principais passos da dança, que remetem à vida do povo português. Sempre que aprender toda a técnica do corridinho com o professor de dança, facilmente conseguirá dançar o corridinho e tornar-se um excelente dançarino.

Opções são mesmo o que não faltam para quem pretende aprender mais sobre as danças tradicionais portuguesas. De que está à espera? Dê o primeiro passo!

Pesquise na internet pelo seu professor de dança
Pesquise na internet o professor de dança mais adequado e comece já a ter as suas aulas online de corridinho! | Fonte: Unsplash

Se deseja mergulhar no universo fantástico do fandango, leia o nosso artigo!

Podemos iniciar as aulas de dança de corridinho em qualquer idade?

As pessoas de qualquer idade podem realizar uma aula de corridinho algarvio. Não existe um limite! As aulas de dança estão abertas a crianças, jovens, adultos e idosos.

Porém, vale a pena destacar que é importante realizar exames e ter a autorização de um médico para tirar um curso de dança. Por vezes, poderá ter algum problema cardiovascular ou muscular que impeçam a realização de qualquer tipo de curso de dança. Poderá até ser uma excelente oportunidade para verificar se está tudo bem com a sua saúde. Em caso positivo poderá ir para as suas aulas de corridinho completamente descansado e ultrapassar os seus limites.

Nas aulas de corridinho, o praticante de dança precisa de trabalhar todo o seu corpo. Por isso, se tiver algum problema muscular, poderá desenvolver doenças mais sérias no futuro devido à prática do corridinho algarvio. Portanto, não deixe de realizar os exames médicos antes para depois iniciar o curso e obter uma boa desenvoltura na prática da dança.

O folclore do minho é uma representação das gentes do Norte de Portugal!

Se deseja inscrever a sua criança nas aulas de corridinha, fique desde já a saber que as aulas de dança estão abertas a qualquer idade. Existem alguns cursos de dança direcionados para o público infantil. Por isso, procure por cursos de dança para crianças para inscrever o seu filho. Existem muitos ranchos folclóricos que possuam apenas turmas para os mais novos, com atividades diferenciadas, que vão ajudar as crianças a obterem resultados muito melhores na aprendizagem de dança.

Já para o público adulto, é possível ter aula de dança em instituições de dança ou até mesmo iniciar aula de dança online através de plataformas na internet. Esta última opção é indicada para quem possui uma rotina repleta de atividades, e não possui muito tempo para fazer atividades físicas no dia a dia. Procure o professor ideal de danças tradicionais portuguesas para aprender o corridinho algarvio!

Realize exames médicos antes de iniciar as aulas de dança
Sabia que é muito importante realizar exames médicos antes de iniciar a sua aula de dança? Verifique se está tudo bem com a sua saúde. | Fonte: Unsplash

Tem curiosidade sobre o regadinho?

Tire um curso de dança e aprenda a dançar o corridinho com a Superprof

A ajuda de um professor de dança particular é fundamental para aprender a dançar o corridinho. Por isso, o curso de dança é a melhor opção para se tornar um excelente dançarino de uma das danças tradicionais portuguesas. Esse curso pode ser realizado assistindo às videoaulas através da internet, em estúdios de dança ou em ranchos folclóricos, com o acompanhamento de um professor. Desta forma também é possível aprender não só o corridinho com outras danças tradicionais portuguesas!

O professor de dança vai ensinar todas as técnicas do corridinho, mostrando os principais movimentos a serem realizados pelo dançarino. Em relação aos alunos que possuem mais dificuldade, o professor de dança proporciona maior atenção e proporciona mais auxílio. Já com os alunos avançados, os professores tendem a mostrar os passos mais avançados para irem progredindo na aprendizagem.

Se pretende aprender o corridinho, não perca a oportunidade de iniciar um curso de dança e de se tornar um excelente dançarino! Irá obter muitas mais vantagens do que a mera aprendizagem da técnica. Com o tempo, obterá uma maior qualidade de vida através da exercitação do seu corpo.

De que está à espera para começar a aprender corridinho com a Superprof? Marque já a sua primeira aula!

Sabia que o Vira do Minho é uma das mais antigas danças populares portuguesas?

Precisa de um professor de Dança ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.