Uma das atividades que tem ganhado cada vez popularidade entre os desportistas do país, procurada em particular pelas pessoas que querem iniciar uma atividade física de forma consciente, sem excessos e sem ter que recorrer obrigatoriamente aos aparelhos dos ginásios, é pilates. Esta modalidade é uma excelente solução para todos aqueles desportistas que têm como objetivo aumentar a sua flexibilidade, tonificar o corpo, fortificar ou reabilitar os músculos e aprender a respirar de forma correta.

Pilates engloba concentração, fluidez e movimentação com uma pitada de meditação. Não é uma filosofia de vida, como é caso do yoga, mas um método que engloba uma série de exercícios cujo objetivo é trabalhar o corpo e a mente em simultâneo. Em Pilates, a palavra chave é saúde e esse é sempre o objetivo principal, manter ambos elementos saudáveis e a funcionar em perfeita harmonia. Neste modalidade acredita-se que uma boa capacidade e resistência é o principal aliado no percurso para ter uma vida mais sã, plena e saudável.

Por isso se está interessado em saber mais sobre este tipo de exercício para decidir se começa a ter aulas, continue a ler!

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Origem de pilates

A modalidade de pilates que conhecemos nos dias de hoje é uma continuação do legado do seu criador, Joseph Pilates. Nascido na Alemanha em 1883, Joseph era uma criança com problemas respiratórios crónicos, além de outros problemas de saúde. Numa tentativa de combater a sua condição, começou a aprender sobre a importância da respiração fluída e a influência de um bom condicionamento físico numa vida mais saudável.

mulher com bola
A modalidade foi criada como uma forna de aliar o treino de fitness a exercícios de recuperação que pudessem ser realizados por iniciantes e praticantes com patologias. | Fonte: Pexels.com

Ainda em criança, começou a demonstrar interesse pelo desporto e atividades físicas. Na adolescência, ganhou interessa na medicina natural chinesa, influenciado em grande parte pelo trabalho da mãe como naturopata. Ao longo de sua juventude dedicou-se a praticar diferente tipos de desporto, como mergulho, boxe, ginástica e ski.

Mas a história de pilates começa anos mais tarde, em 1912, quando decide ir viver para Inglaterra e trabalhar como preparador físico. Com o início da Primeira Guerra Mundial, foi confinado para um campo de concentração, onde começou a por em prática todo o seu conhecimento e ideias sobre a importância do condicionamento físico na recuperação e manutenção da saúde. Durante o seu tempo como enfermeiro no campo, ajudou outros presos a recuperar utilizando um método de reabilitação física a que chamava contrologia.

Utilizando as molas das camas dos pacientes, criou aparelhos que utilizavam a resistência das molas para reabilitar e fortificar a musculatura dos pacientes. Esse tipo de aparelhos, bem como os exercícios que lhes recomendava, salvaram a vida de muita gente.

No pós guerra, decide mudar-se para os Estados Unidos. Na viagem conheceu Clara, que mais tarde se torna sua esposa e juntos começaram a trabalhar para difundir pilates como uma ferramenta de reabilitação e condicionamento físico.

Na década de 30, era já um grande sucesso em Nova Iorque, sobretudo entre os dançarinos e ginastas. Grande parte dos praticantes eram artistas de cinema, músicos, lutadores de boxe e atletas de forma geral. Todos tinham o objetivo de melhorar o seu condicionamento, a aparência do corpo e, obviamente, o seu desempenho.

Foram os resultados que conseguiram atingir a praticar pilates que tornaram a modalidade popular, uma vez que não era fácil de perceber que trazia vários benefícios para a saúde.

Maiores benefícios de pilates

A história de pilates é muito interessante e certamente que já ouviu falar da modalidade, mas é provável que não saiba quais são as vantagens que pode trazer na procura de um estilo de vida mais saudável.

crianca e adulto a fazer pilates
Uma aula da modalidade tem tanto efeito como um treino de fitness, quer sejam com acessórios (bola, elásticos, etc.) ou sem, em casa ou no ginásio, com ou sem professor. | Fonte: Pexels.com

Como modalidade, pilates trabalha não só o corpo, mas também a mente e é isso que a torna diferente das restantes atividades semelhantes. Se ambos os elementos trabalharem em conjunto e atingir um equilíbrio, tem muito menos probabilidade de contrair várias doenças. Precisamente por esse motivo, pode beneficiar com aulas de pilates em variadas alturas da vida.

Benefícios para as crianças

É verdade, até as crianças podem ter aulas de pilates. Entre as inúmeras vantagens para as crianças, são alguns exemplos:

  • melhoria do alinhamento postural;
  • melhoria da concentração e aquisição de uma atenção maior para tarefas como os trabalhos de casa ou durante as aulas na escola;
  • melhoria do sono;
  • aumento da simetria corporal, com a realização de exercícios de equilíbrio.

Pilates para adultos

Tanto homens como mulheres adultas podem beneficiar de diversas maneiras com aulas de pilates. Quer seja para fortalecer a musculatura, tonificar, emagrecer aumentar a capacidade de concentração, melhor postura ou até mesmo para diminuir os sintomas da ansiedade e do stress. A verdade é que pilates é um grande aliado para uma vida mais saudável.

Pilates para mulheres grávidas

Esta é uma ótima modalidade para todas as futuras mães, uma vez que com ela trabalha para fortalecer a musculatura, alongar as articulação, bem como aprender a respirar corretamente durante a execução dos exercícios. Isto não só o que facilita a oxigenação do bebé, mas também permite que a mulher se habitue e conecte com as transformações do seu corpo.

E conhecer as técnicas para respirar de forma correta é algo essencial neste fase da vida, porque saber como deve inspirar e expirar pode ser uma grande mais valia no alívio das durante durante a contração e o parto.

Vantagens para os idosos

Além de todas outras faixas etárias, também os idosos podem beneficiar da modalidade. Nesta idade é muito normal haver fraqueza muscular e falta de equilíbrio, que podem causar quedas e lesões graves. Com pilates, tudo isso pode ser evitado, uma vez que os exercícios ajudam a:

  • prevenir lesões;
  • melhorar os reflexos;
  • ganhar mais mobilidade;
  • aumentar a flexibilidade;
  • ter maior perceção dos movimentos;
  • melhorar o equilíbrio.
mulher a alongar num tapete
Todas as faixas etárias beneficiam da modalidade, mesmo os iniciantes, e os professores aconselham quais são os melhores exercícios a realizar durante cada aula. | Fonte: Pexels.com

Além disso, permite também:

  • subir a autoestima;
  • prevenir depressões;
  • manter o peso;
  • fortalecer os músculos das pernas e costas;
  • contribuir no aumento ou manutenção da densidade óssea;
  • ajudar no controlo da diabetes, artrite e outras doenças cardiovasculares.

É importante ter em conta que se quer tirar proveito de todos as vantagens da modalidade, deve sempre ter aulas acompanhado por um professor particular, se for em casa, ou pelos professores do ginásio.

Exercícios básicos do curso de pilates para iniciantes

Sabia que alguns exercícios de pilates podem ser feitos no conforto de sua casa? Sim, sem necessidade de quaisquer equipamentos e sem ter hora marcada. Mas é importante que saiba realizar o exercício com precisão, para garantir que tem os resultados desejados.

O segredo para conseguir ter todas as vantagens da prática de pilates é realizar os exercícios com foco, concentração e atenção.

Alguns exercícios de pilates já devem ser conhecidos dos praticantes de atividade física. A grande diferença está na forma de realizar esse exercício. Em pilates aquilo que conta é a respiração. Deve controlar o fluxo respiratório, respirar com fluidez e garantir que nunca tem a respiração presa.

Estes são exemplos de alguns exercícios de pilates que irá realizar nas aulas:

  • Controlo de equilíbrio – Control balance;
  • Balançar – Rocking;
  • Elevação da perna – Leg pull;
  • Ponte com ombros – Shoulder bridge;
  • Tesoura – Scissors;
  • Pontapé duplo – Double kick;
  • Alongamento da coluna – Spine stretch.

Princípios fundamentais de pilates

O método de pilates tem como base seis princípios fundamentais, que são considerados essenciais para a atividade. Parte do processo de aprendizagem em cada aula passa também por dar a conhecer estes princípios que, não só ajudam na movimentação correta de cada exercício, mas também a entender o porquê da forma como é executado.

mulher no ginasio
Pode optar por fazer exercícios em casa com aulas online ou fazer um aula presencial num ginásio com o apoio de um professor. | Fonte: Pexels.com

São eles:

Respiração

O primeiro e talvez o princípio mais importante de pilates, está relacionado com aprender a respirar de forma correta e coordenada com a movimentação a ser executada. Ou seja, deve acompanhar o exercício e a sua repetição deve ter ser feita ao mesmo tempo que o praticante respira.

Centro ou Power House

Segundo este princípio, todo a movimentação só pode ser feita quando o “centro de força” do corpo estiver ativado, ou seja, toda a parte abdominal, a musculatura responsável pelo suporte da coluna e dos órgãos internos, estiver bem trabalhada.

Concentração

Em pilates é a mente que nos guia. Por isso, é muito importante que haja concentração durante o processo de movimentação e que seja capaz de sentir cada etapa e executá-la corretamente.

Controlo

Este princípio é fundamental para atingir qualidade de movimento, que deve sempre ser feito de forma consciente. É preciso que o praticante se mova com facilidade e tenha um total domínio do seu corpo.

Precisão

Este princípio é essencial para a qualidade do movimento e para garantir que obtém os melhores resultados. É algo que se adquire com o tempo e está diretamente ligado aos outros princípios, principalmente à concentração, que ajuda na perfeição e precisão da execução.

Fluidez

Este último princípio é talvez o mais difícil de alcançar porque é o resultado de todos os outros executados sem erro e deve demorar algum tempo até conseguir lá chegar. Refere-se à maneira como se deve movimentar, de forma coordenada, harmoniosa e contínua, sem movimentos bruscos e sem interrupções entre as repetições.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.