Pilates está cada vez mais conhecido e, nos dias de hoje, é praticado por centenas de pessoas pelo mundo fora. Em Portugal, tem ganho muita popularidade e conquista cada vez mais praticantes. É uma modalidade composta por um conjunto de técnicas que se baseiam em princípios estabelecidos pelo seu criador e que tem em conta o aspeto físico e mental. Em pilates, o objetivo é encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Inspirado pelo yoga e outras atividades semelhantes, pilates é uma modalidade completa e eficaz na manutenção do bem-estar geral.

Foi desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial. O seu criador era apaixonado pelo desporto e um grande desportista, que se dedicava desde criança ao conhecimento de técnicas de condicionamento físico. Em criança, sofria de algumas patologias respiratórias e, por isso, dedicava parte do seu tempo a tentar perceber como podia melhorar.

Foi aprendendo técnicas respiratórias que o ajudavam a respirar melhor e praticava exercícios específicos ao ar livre, numa tentativa de aumentar a sua qualidade de vida. Á medida que foi crescendo, começou a aprender mais sobre anatomia e medicina tradicional chinesa, o que o levou a descobrir e praticar uma variedade de atividades desportivas como o boxe, o kung fu, a ginástica, o mergulho e o yoga.

Todas essas práticas e conhecimentos foram essenciais para que, mais tarde, conseguisse criar um novo método de reabilitação e condicionamento físico, que conhecemos nos dias de hoje como a modalidade de pilates.

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Efeitos de praticar pilates em casa ou num estúdio

Para aquelas pessoas que não tem qualquer tipo de conhecimento sobre a história de pilates, os efeitos da modalidade podem não ser evidentes. Até é provável que se questionem sobre as razões de optar por pilates em vez de yoga ou outras atividades físicas. A resposta está na história da criação da modalidade.

alongamento no chao
Quer seja realizada em casa ou num estúdio, a atividade tem inúmeros efeitos em geral. | Fonte: Pexels.com

Enquanto estava isolado num campo de concentração, obrigado a assumir as funções como enfermeiro, o criador da modalidade utilizou esta oportunidade para testar as suas teorias sobre a recuperação muscular. Utilizava as molas das camas dos pacientes para construir aparelho, onde a tirava proveito da sua resistência para realizar exercícios de reabilitação. Foi graça à sua astúcia e a todo o conhecimento que tinha aglomerado até aí, que muitos dos presos e pacientes foram capazes de recuperar.

À medida que se apercebia de melhorias, o criador aumentava o grau de dificuldade dos exercícios para que os pacientes conseguissem aumentar a força e flexibilidade, e ficassem capazes não só de trabalhar os corpos, mas também a mente. Parte desse trabalho passava por aprender a respirar corretamente, algo que considerava ser um dos princípios fundamentais para que a técnica fosse eficaz.

Foi o sucesso desta experiência, que permitiu que se criassem as bases do conceito de um sistema integrado e abrangente de exercício físico, inicialmente conhecido como contrologia, um tipo de condicionamento que se baseava no controlo mental da musculatura. Praticamente todos os pacientes que completaram os exercícios propostos por Joseph manterem-se saudáveis até o final das suas sentenças, mesmo tendo sido expostos à epidemia de doenças que se manifestou naquela época.

Este sucesso levou a que pilates passasse a ser uma das atividades físicas mais procuradas pelo público em geral, uma vez que há uma crescente procura por atividades que permitam fortificar, reabilitar e condicionar a musculatura e atingir um estilo de vida mais saudável.

Nos dias de hoje, tanto os benefícios como os efeitos de pilates são reconhecidos pela medicina moderna, e a prática é já vista como um componente ativo para a manutenção da saúde física e mental.

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Manter uma vida ativa e saudável passa também pelo treino muscular e outros exercícios físicos. | Fonte: Pexels.com

Saiba todas as informações necessárias para começar a fazer pilares já hoje.

Ficar em forma e ter saúde

O objetivo de pilates, sempre foi a saúde do praticante, tanto a física como a mental. Na sua criação, foram definidos os objetivos fundamentais de atingir uma musculatura forte, resistente e saudável, com equilíbrio físico e mental.

A realização de cada exercício proposto pelo método de pilates exige um grande poder de concentração e ter uma respiração controlada e condicionada durante a execução de cada etapa do exercício ajuda a cumprir estes objetivo. Assim, a mente e o corpo trabalham em conjunto e de forma equilibrada para manutenção da saúde física e mental do praticante.

Em pilates é essencial respeitar o limite de cada praticante. Cada pessoa tem uma série de exercícios para realizar no decorrer da aula, que são ajustados à sua necessidade. Não se resume a repetir os exercícios de forma aleatória, cada praticante aprende as bases e os princípios de pilates antes de iniciar a prática, para que possa saber como respeitar os limites do seu corpo e trabalhá-lo de forma consciente.

Este ganho de conscientização não é possível durante a realização de outras atividades físicas, como no treino de fitness no ginásio, por exemplo, que pode só resultar em cansaço, dores musculares e muitas vezes alguns acidentes e lesões que só agravam com o tempo. Tudo isto vai contra os princípios de pilates, cujos exercícios devem ser realizados com atenção, foco, respeito pelos limites do corpo e dos princípios da modalidade.

Se tiver condições de o fazer, pode ter aulas de pilates em casa, mas deve sempre garantir que tem a presença de um professor da modalidade, de forma a garantir que obtém todas as vantagens que a atividade lhe pode proporcionar. Um professor particular será o aliado ideal neste percurso.

Os benefícios do pilates para o corpo e mente

Se chegou até aqui, certamente que já percebeu que pilates traz inúmeros benefícios para a saúde. Quer seja com exercícios para iniciantes que podem ser feitos em casa sem assistência, ou com exercícios mais elaborados e efetuados com a ajuda de aparelhos, o método de pilates tem aspetos positivos em todas as suas modalidades.

mulher a alongar os bracos
O estado mental também é uma das principais preocupações dos praticantes da modalidade. | Fonte: Pexels.com

Estes são apenas alguns dos motivos porque deve começar a fazer pilates o mais cedo possível.

Melhoria da capacidade de concentração

Durante a aula de pilates vai ser necessário que esteja bastante atento às instruções do professor. Em cada um dos movimentos propostos, vai ser convidado a perceber como cada uma das posturas afeta o seu próprio corpo. Por isso, é importante que se mantenha atento e tenha consciência de todas as partes integrantes, para realizar a movimentação completa com a maior eficiência possível.

Fortalecimento do corpo e da mente

No pilates, o praticante usa a força do próprio corpo durante a realização dos exercícios. Para tal, é necessário manter o foco e concentração, o que exige um trabalho ativo do cérebro e ajuda a desenvolver as capacidades mentais e físicas em simultâneo.

Melhoria da postura

Um dos objetivos principais da atividade física é melhorar a postura, através do fortalecimento dos músculos centrais (músculos abdominais, da região lombar, pélvica e ancas). Isto permite ter uma maior consciência do alinhamento corporal durante o dia a dia. Uma postura mais adequada contribui para a redução de certas doenças, entre as quais as dores nas costas, nos ombros e no pescoço.

Melhoria do equilíbrio

À medida em que vamos envelhecendo, é normal perdermos parte do nosso equilíbrio. Quando isso acontece, algumas das nossas atividades diárias mais básicas são afetadas. Os exercícios de pilates realizados tanto no solo como nos aparelhos fortalecem o corpo e ajudam a manter o equilíbrio e uma boa postura, deixando-o mais flexível e menos vulnerável.

Princípios base do curso de pilates

Em pilates existem seis princípios básicos que, além de serem essenciais para a execução correta da modalidade, também a distinguem das outras atividades semelhantes, como é o caso do yoga.

alongar numa aula de pilates
São os seus fundamentos base que distinguem esta modalidade de tantas outras muito semelhantes. | Fonte: Pexels.com

São esses princípios:

Centro

De uma forma simplificada, este princípio está relacionado com o fortalecimento da musculatura central e a capacidade de se movimentar a partir dela.

Concentração

A concentração consiste em focar toda a sua atenção mental numa determinada ação, objetivo, atividade ou objeto.

Controlo

Este princípio refere-se à capacidade de controlar todos os grupos musculares para que os consiga trabalhar, cada um por si e ao mesmo tempo, nos movimentos pelos quais são responsáveis.

Fluidez

Se procurar pela definição de fluidez no dicionário, vai encontrar "suavidade, tranquilidade, organização". Em pilates, o seu objetivo é de ter um movimento correto e elegante durante o treino.

Precisão

Qualquer exercício em pilates tem uma forma estruturada e previamente estabelecida de ser executado. A precisão está ligada à qualidade e à execução correta de cada movimento.

Respiração

Este é o princípio chave para a boa execução de todos os movimentos e a única forma de garantir que tira todo o proveito das aulas. Aliado a todos os outros princípios, é essencial que saiba respirar de forma correta e que o faça de forma consciente e concentrada.

Ainda não está bem convencido sobre as inúmeras vantagens de ter aulas de pilates? Fale com um dos nossos professores de pilates que encontra na nossa plataforma e dê as boas-vindas a uma vida mais saudável!

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.