Pilates é um método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates há cerca de 100 anos. Mesmo sendo uma criança com vários problemas de saúde, Joseph interessou-se desde cedo pelo desporto e pela atividade física. Este interesse pelo exercício, tornou-o um desportista de alto nível e permitiu o desenvolvimento de uma crença de que o condicionamento físico é a base para um vida mais saudável. Esta ideia levou ao desenvolvimento do conjunto de técnicas que hoje conhecemos como pilates.

A origem de pilates remete à procura de saúde e de qualidade de vida. Enquanto estava num campo de concentração, Joseph começou a desenvolver um método que o ajudava a manter a saúde dos seus colegas e, mais tarde, dos seus pacientes.

A verdade é que sempre acreditou que a sua recuperação rápida estava ligada à prática regular de vários exercícios físicos. O pilates é fruto do seu conhecimento sobre movimento, contrologia (uma metodologia que alia o controlo do corpo a respirar de forma correta), condicionamento físico e resistência muscular. Parcialmente baseada no yoga, os fundamentos e bases da modalidade também incluem alguns conhecimentos de mergulho, ski, ginástica e boxe.

Embora tenha evoluído ao longo dos anos, os princípios fundamentais da modalidade são a sua essência e ainda são seguidos hoje em dia pelos praticantes no mundo todo.

tres alunas em aula pilates
A modalidade tem alguns princípios base que são utilizados em cada aula. | Fonte: Pexels.com

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O que é pilates?

Pilates é um treino que engloba força, alongamentos, concentração, respiração e consciência corporal. Tem como príncipio base a contrologia, um tipo de condicionamento que visa alcançar controlo e equilíbrio entre o corpo e a mente. De forma simplificada, a capacidade de se concentrar na atividade em questão, mas tendo noção do que está a fazer e a sua movimentação.

Contrologia foi o nome inicial dado ao método de reabilitação e desenvolvimento físico. Para realizar qualquer um dos exercícios base da modalidade, é necessário ter controlo do tronco e das extremidades, para que possa completar toda a movimentação de forma segura e estável.

A fluidez, outro princípio do pilates, dita o ritmo e a qualidade do exercício. Através dela, tenta-se criar um padrão de movimentação que seja fluído e elegante, sem ter movimentos mecânicos associados.

A grande diferença da modalidade é a coordenação física que o professor de pilates demonstra durante as aulas, utilizando a musculatura mais próxima das articulações e realizando os exercícios sem causar lesões ou desgaste. Nessas aulas vai trabalhar os grandes grupos musculares, para que os consiga definir e tonificar, mas também aprender a alongar, melhorar a postura e outros resultados físicos vantajosos inerentes à prática.

Pilates tem como objetivo trabalhar o corpo como um todo, de forma a ter saúde, elegância e uma melhor qualidade de vida. É, por isso, não só um tipo de treino mais saudável, mas também uma forma de tratamento de patologias musculares ou das articulações, permitindo a alívio gradual da dor e ajudando a prevenir o aparecimento de novas crises.

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Os princípios do curso de pilates e a sua importância

Tal como mencionamos anteriormente, a contrologia tem como objetivo o controlo consciente de toda a movimentação do corpo. Para isso, aplicam-se todos os princípios da modalidade, que são baseados em fundamentos anatómicos, fisiológicos e cinesiológicos. Estes 6 princípios são conhecidos como: Concentração, Controlo, Precisão, Centro, Respiração e Fluidez.

pessoa a fazer alongamento
Além do treino de fitness, pilates tem inúmeras vantagens na nossa qualidade de vida. | Fonte: Pexels.com
  1. Concentração – o objetivo deste princípio é a concentração total na movimentação que está a realizar, de forma a garantir que é desempenhada com a maior eficácia possível;
  2. Controlo – este princípio tem como objetivo obter o controlo total da movimentação, para que se possa movimentar de forma harmoniosa e concentrar-se totalmente no exercício, de forma a melhorar a coordenação motora e evitar contrações musculares desnecessárias;
  3. Precisão – fundamental para a qualidade do movimento e para o realinhamento postural, tendo como objetivo o controlo do equilíbrio entre as diferentes musculaturas que está a trabalhar nos exercícios;
  4. Centro – mais conhecido como power house, é o foco de todos os exercícios da modalidade, um vez que o fortalecimento desta musculatura traz estabilidade ao tronco e um alinhamento com menos gasto energético durante a movimentação;
  5. Respiração – este é um dos fatores principais da modalidade e é trabalhado desde o inicio. É o necessário que saiba respirar corretamente e que o faça sempre de forma sincronizada com a realização dos exercícios;
  6. Fluidez – o objetivo deste princípio é trazer leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não exista demasiado esforço nem no início nem no fim de qualquer exercício.

Estes princípios são algumas das razões porque pilates é um grande aliado na procura de uma vida saudável e porque é recomendado por tantos médicos, principalmente a pessoas com patologias musculares ou problemas respiratórios.

Além disso, sendo um tipo de exercício, fazer pilates estimula a produção de dopamina e serotonina, que são as hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Isto quer dizer, que além de todas as vantagens em termos médicos, ter aulas da modalidade também pode influenciar a parte emocional do praticante, aliviando sintomas de ansiedade, depressão, stress e outros.

Os benefícios do pilates na nossa saúde

Seria impossível mencionarmos todas as vantagens de praticar pilates de forma assídua, uma vez que são inúmeras e variadas. Desde vantagens a nível de fortalecimento da musculatura, a combate e prevenção de patologias ou até mesmo a nível mental e emocional. Nunca seriamos capazes de as enumerar todas, mas seguem-se alguns exemplos dos mais importantes:

  • aumenta a resistência física e mental;
  • aumenta a flexibilidade;
  • corrige problemas de postura;
  • melhora a capacidade de concentração;
  • tonifica a musculatura;
  • melhora a coordenação motora;
  • ajuda a proteger as articulações;
  • alivia dores musculares;
  • ajuda a aumentar a capacidade respiratória;
  • ajuda a prevenir a osteoporose;
  • promove o relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
  • elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
  • melhora a postura e a resistência muscular;
  • ajuda na perca e manutenção de peso;
  • fortalece a musculatura abdominal;
  • promove o equilíbrio de todas as funções corporais.

Pilates não trabalha apenas os aspetos físicos e corporais, como a tonificação da musculatura, a postura ou a capacidade de resistência, mas também desenvolve a parte mental e emocional dos praticantes, quanto aprendem a respirar corretamente e fazem exercícios de alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o stress.

maos a apertar sapatilhas
Praticar a modalidade é a melhor forma de fazer um treino completo e libertar todas as frustrações do dia a dia. | Fonte: Pexels.com

O objetivo da modalidade é ter um corpo e mente sãos, que funcionem em perfeita sintonia e levem a uma vida mais plena, centrada, equilibrada e sem quaisquer doenças. Tal como no yoga, em pilates aprende a respirar corretamente para controlar a mente e ter um bom poder de concentração, com motivação necessária para realizar os exercícios de forma coerente. Na verdade, ter aulas de pilates é optar por uma vida mais saudável.

Quem beneficia de ter aulas de pilates?

Se ainda tem dúvidas sobre quem é que pode beneficiar de ter aulas desta modalidade, a resposta é muito simples: todos! Crianças, adultos, idosos, pessoas com problemas físicos, atletas, grávidas, etc. Pilates é uma atividade que tem vantagens em qualquer fase da vida.

Vantagens para as crianças

A verdade é que, atualmente, as crianças já não fazem a mesma quantidade de exercício que antigamente. Já não existe o mesmo tipo de ambiente na rua que permita brincar cá fora até tarde e com a proliferação dos videojogos e outros tipos de entretenimento, têm, na sua generalidade, uma vida mais sedentária. Mas fazer pilates pode ajudar até nos casos mais extremos. Todos os exercícios que ensinam a respirar, a alongar e a ser mais flexíveis podem ser adaptados para as crianças, tornando-as mais ativas fisicamente, mais saudáveis e menos sedentárias.

mae e filha a fazer pilates
Estes exercícios podem ser feitos por iniciantes ou crianças, num estúdio ou em casa, com ou sem um professor ou aparelhos. | Fonte: Pexels.com

Dentro dos inúmeros benefícios para as crianças, são alguns exemplos:

  • melhoria do alinhamento postural das crianças;
  • melhoria da concentração e aquisição de uma atenção maior para tarefas como os trabalhos de casa ou durante as aulas na escola;
  • melhoria do sono;
  • aumento da simetria corporal, com a realização de exercícios de equilíbrio;
  • aumento da flexibilidade, aumento da amplitude da movimentação e maior agilidade na realização outras atividades.

Vantagens para os idosos

Queremos acabar com esse mito que de as pessoas com mais idade não podem realizar atividades físicas. Aliás, é muito importante que há medida que a idade vá avançando, as pessoas se mantenham ativas e pilates é uma ótima opção.

Nesta faixa etária, pilates é indicado para ajudar a aliviar dores físicas e tratar problemas ósseos e das articulações, mas também é uma ótima forma de promover o bem-estar, aumentar a autoestima e dar mais motivação para o dia a dia.

Com idade mais avançada e o deterioramento da musculatura é mais fácil existirem quedas frequentes e falta de equilíbrio. Na aula de pilates trabalha-se para que a musculatura ganhe mais resistência, o que permite reduzir a quantidade de quedas e de lesões que ocorrem.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.