Atualmente, os ecrãs estão presentes em todos os momentos da nossa vida diária. Quer se trate do seu computador, telemóvel, tablet, ou televisão, a realidade é que as novas tecnologias abriram o caminho para novas oportunidades em todas as áreas, incluindo a educação.

Antes, para fazer um desenho era necessário ter folhas brancas, lápis ou canetas de cor, e até, em alguns casos, fotos de referência à sua disposição. De igual forma, livros para colorir eram um dos presentes favoritos dos mais novos, mas, hoje em dia, as crianças aprendem a desenhar e a colorir em diferentes tipos de multimédia, muitas vezes dando preferência à vertente digital.

Se este for o seu caso, algo que não lhe irá faltar são inúmeros recursos diferentes para ensinar o seu filho como desenhar e estimular a sua veia artística.

Veja aqui a nossa seleção de aplicações e sites indispensáveis para ensinar o seu filho a desenhar e a colorir e avalie que tipo de plataforma será mais benéfica para a sua aprendizagem.

Use os seus dispositivos móveis para aprender a desenhar

Antes de explorar a nossa seleção de ferramentas para ensinar o seu filho como desenhar, é preciso fazer um balanço sobre o uso de ecrãs e considerar se esta será uma opção saudável e suficientemente pedagógica a utilizar.

Não há limites para a criatividade dos menores
A parte mais positiva deste tipo de atividades didáticas é que o seu filho, ou aluno, pode desenhar sempre que quiser

De facto, as recomendações das diferentes plataformas tecnológicas mencionam claramente que o seu uso prolongado, ou por utilizadores demasiado jovens, não é aconselhável para assegurar o bom desenvolvimento da criança.

No entanto, é possível consumir este tipo de serviços em moderação e, para isso, é melhor respeitar os seguintes conselhos:

  • Antes dos 2 anos, as crianças não devem ser expostas a ecrãs na sua totalidade;
  • Entre os 2 e os 6 anos de idade, o uso deve ser limitado a uma hora por dia;
  • Entre os 6 e os 12 anos, não deve ser excedido o limiar de 2 horas diárias.

De qualquer forma, a utilização de tablets e de smartphones deve ser vigiado pelos seus pais ou responsáveis de forma a garantir que a criança está segura aquando do seu manuseamento e que não excede o limite diário de horas de utilização recomendável para a sua idade. Adicionalmente, é ainda importante referir que é mais adequado usar suportes interativos, como os já referidos tablets e smartphones, do que deixar as suas crianças a ver televisão demasiadas horas seguidas. Com os primeiros dispositivos irá estar a promover materiais lúdicos que implicam a sua manipulação e atenção, enquanto que, ao verem televisão, os seus filhos adotarão uma atitude passiva enquanto veem programas que não estimulam o seu raciocínio.

Vamos então começar por descobrir as ferramentas que pode usar para ensinar desenho ao seu filho ou aos seus alunos mais novos.

Está à procura de um curso de desenho online? Aceda ao portal da Superprof e veja as diferentes opções de professores e de tipologias de aula que teremos à sua disposição.

Os adultos também podem se divertir e desenhar
Quando era criança, tem boas recordações de desenhar? Infelizmente, são muitos os adultos que com o tempo deixam de desenhar. Sabia que poderia ter aulas de desenho e voltar a realizar algo que tanto gosta? | Fonte: Pexels

Seleção de aplicações para aprender a desenhar

As ferramentas digitais oferecem uma abordagem interativa que promove o desenvolvimento das crianças para colorir enquanto trabalha as suas coordenações motoras finas, a sua criatividade e expressão artística. Então, experimente utilizar o seu tablet para praticar desenho e as suas diferentes técnicas com seu filho ou aluno e veja que tipos de resultados será capaz de conseguir com este tipo de estímulo sensorial.

Hoje em dia, não faltam aplicações para promover as mais diferentes atividades didáticas e o desenho é uma das opções mais procuradas já que algumas opções têm um enorme interesse educacional. Então, para ajudá-lo a encontrar algumas alternativas ao papel através da Apple Store ou Google Play, aqui está uma seleção que vale a pena analisar!

Algumas aplicações são bastante úteis para ajudar as crianças a aguçar o seu interesse pelo mundo da arte, melhorando as suas linhas ou a sua reprodução de desenhos em padrões. Outras serão adequadas para crianças mais independentes que já são capazes de fazer desenhos sozinhas, mas que procuram explorar novas técnicas e melhorar as já aprendidas.

O lado interativo do tablet torna possível entender o desenho de forma diferente e aproveitar uma nova abordagem das artes visuais. Por isso, aqui estão algumas ideias que podem inspirá-lo de acordo com a idade da criança e as suas necessidades:

  • Desenho para crianças (Bini Bambini): simples, divertido e intuitivo, os pequenos vão adorar explorar as funcionalidades desta aplicação. Para começar, basta escolher um desenho e a linha tracejada aparecerá na tela. A criança escolhe as suas cores favoritas para começar a desenhar e a pintar e só irá precisar de deslizar o seu dedo nas linhas para fazer o desenho pretendido. A melhor parte é que, quando o desenho é concluído, ele ganha vida e os mais pequenos ficarão surpresos ao ver a sua criação de forma animada;
  • Kids Doodle-Color and Draw (Doodle Joy Studio): trata-se de uma aplicação sobre como desenhar com o dedo que oferece excelentes ferramentas diferentes como a utilização de cores néon, pincéis de diferentes tamanhos, a capacidade de desenhar seguindo fotos de referência ou modelos e muito mais! As crianças podem dar asas à sua imaginação e poderão ver a sua evolução através da visualização de um pequeno filme de todos os desenhos que já fizeram usando esta plataforma;

Quer fazer um curso de pintura? Qualquer que seja a sua idade ou experiência atual nesta área, saiba que temos a solução ideal para si à distância de um simples clique!

A vantagem é que ele pode fazer essa atividade onde e quando quiser
Desenhar é uma atividade muito construtiva para as crianças de todas as faixas etárias
  • Drawnimal (L. Zanotto): original e criativo, esta aplicação permite que o utilizador coloque o seu tablet numa folha na qual ele desenhará para prolongar a imagem que aparece na tela. A mais valia imediata é que esta alternativa explica às crianças como desenhar elementos simples para completar o animal que aparece no tablet, servindo ainda como guia para futuras criações, ao mesmo tempo que treina a sua capacidade criativa e de observação, expressão artística através do uso de uma folha de papel e um lápis, e as habilidades motoras da criança. Com o seu lado artístico e brincalhão, esta opção tem uma dimensão educacional que não deverá ser menosprezada;
  • Squiggle Fish (Stripey Design): trazer vida aos desenhos que faz no papel é algo simplesmente mágico! Com esta aplicação será possível tirar uma foto aos peixes que acabou de desenhar numa folha branca, por exemplo, e, magicamente, eles ganharão vida. Trata-se de uma escolha que mistura a realidade e o mundo virtual, enquanto permite que a criança realize os seus desenhos no papel;
  • DogBiscuit (Tivola): esta escolha pode ser a mais indicada para crianças mais jovens, que ainda não sabem como segurar num lápis, já que se trata de um livro virtual de desenho para colorir com os dedos. É uma aplicação que permite que as crianças desenhem facilmente através de modelos já existentes de personagens conhecidas, enquanto que também os deixa brincar com criaturas interativas e explorar vários mundos. Trata-se de um verdadeiro livro de imagens comunicativas com uma história, promovendo a criatividade e a imaginação do público mais jovem.

Essa lista, obviamente, não representa nem metade das opções disponíveis na net, mas mostra o quão variadas são as possibilidades e as diferentes opções de interação digital que terá à sua disposição depois de uma simples pesquisa. Para completar ainda mais a aprendizagem do desenho, o que usualmente leva a que as crianças pequenas queiram aprender também a escrita, as aplicações gráficas são também uma vertente interessante de explorar. Com a sua utilização, as crianças poderão praticar a reprodução de curvas, espirais, linhas e círculos, que, mais tarde, vão ser movimentos motores bastante valiosos para quando começarem a aprender a escrever na escola.

Confira também as nossa oferta de curso ilustração.

Estimule as crianças a desenhar
Existem muitos métodos e técnicas para ensinar as crianças a desenhar. Estimule este gosto das suas crianças pelo desenho! | Fonte: Pexels

Cursos de desenho: os principais sites de desenho para crianças

Ao descobrir como desenhar, a criança aprende a coordenar os seus gestos para além de exercitar a sua criatividade. Na verdade, a arte de colorir não é algo simples de dominar quando se tem mãos pequenas, no entanto, há inúmeras ferramentas que poderá utilizar com os seus filhos ou alunos para os ajudar a desenvolver o seu talento artístico.

Quer uma atividade que ajuda o crescimento dos pequenos? Colorir!
Aprender a desenhar pode parecer difícil no início, mas, com a prática, pode-se tornar numa atividade de enorme prazer para a criança

Antes de descobrir como acontece uma aula de desenho infantil, porque não começar por explorar e pôr em prática algumas das umas dicas disponíveis em diferentes plataformas online?

Se não quer abusar dos ecrãs mas está à procura de atividades criativas para promover a aprendizagem de desenho ao seu filho, faça uma pesquisa na internet e verá o quão fácil será encontrar os recursos educacionais que estavam em falta para complementar as suas aulas. Ao propor atividades concretas para o seu filho ou aluno, ele vai aprender a segurar o lápis de forma adequada e fazer linhas direitas numa folha para poder desenhar o que tem em mente e dar asas à sua imaginação.

Embora as aplicações e os dispositivos móveis sejam úteis para o desenvolvimento da criança, eles não substituem as atividades manuais e o prazer associado a usar caneta e papel para as suas criações. De forma a que tenha uma aprendizagem mais completa, procure sites como o colorir.com que permitem combinar os dois modos de aprendizagem. Esse site em concreto oferece muitos desenhos para imprimir e colorir à mão, caso seja essa a sua preferência, ao mesmo tempo que também será capaz de fazer desenhos online com os dedos, usando o mesmo princípio.

Posteriormente, uma vez que já foi capaz de desenvolver as suas habilidades, o aluno pode fazer os seus próprios desenhos reproduzindo o modelo fornecido pela plataforma, o que facilita a consolidação da sua técnica de reprodução. O colorir.com é adequado para crianças de todas as idades e, dependendo do seu nível e das suas habilidades atuais, as atividades de desenho propostas são bastante variadas.

Existem ainda muitos outros sites que oferecem explicações claras para acompanhar o seu processo de criação passo a passo e ajudar a criança a fazer um desenho mais realista.

Vive em Lisboa? Saiba onde encontrar um curso de desenho lisboa.

A criatividade presente nos desenhos das crianças pode ser fascinante
Muitos sites oferecem modelos para as crianças colorirem tanto em papel como em formato virtual

Quando a paixão do desenho e das artes plásticas se desperta nas crianças, é muito comum que elas peçam aos seus pais a sua ajuda para aprender desenhar. Se não é muito bom no que toca ao desenho, é natural que tenha alguma dificuldade em responder às solicitações da sua criança.

Nestes casos, viva a internet! Veja aqui algumas sugestões de sites que podem ajudá-lo a dar a orientação necessária aos seus filhos, mesmo se o desenho não for um dos seus pontos fortes:

  • Hellokids.com: nesta plataforma poderá encontrar diversos modelos para aprender a fazer desenhos simples, sendo um primeiro passo importantíssimo para que a criança ganhe confiança e aprender a desenhar ao seu próprio ritmo;
  • Desenhos para colorir: novamente, os desenhos encontrados neste website são bastante simples e fáceis de replicar. A criança irá tornar-se imbatível e irá conseguir desenhar qualquer personagem ou outros desenhos baseados em formas simples que são mais fáceis de imitar caso o público em questão forem crianças pequenas;
  • Soloinfantil: esta plataforma é ideal para os estudantes de desenho um pouco mais avançados que procuram alargar as suas técnicas e explorar como poderão aprender a desenhar em perspetiva, desenhar flores ou animais, brincar com sombra e luz e até aprender como poderão representar algumas figuras humanas. Igualmente valioso, os pais terão à sua disposição muitos conselhos e dicas para ensinar os seus filhos a melhorar as suas técnicas de desenho.

Agora que já tem os recursos necessários para ajudar o seu filho ou os seus alunos a evoluírem ainda mais rápido nas suas sessões de desenho, mãos à obra! Veja como estes sites podem ser realmente valiosos para conseguir obter resultados positivos desde a primeira criação.

Aplicações podem estimular o lado artístico das crianças
Hoje em dia existem muitas aplicações relacionadas com o desenho que são excelentes para estimularem a criatividade das crianças! | Fonte: Pexels

Experimente usar aguarelas nas aulas de desenho e desperte a sua curiosidade!

Se está à procura de um suporte criativo para estimular a imaginação dos seus filhos ou alunos, experimente explorar os benefícios das aguarelas para o seu desenvolvimento artístico, já que esta é uma das opções mais adequadas para públicos mais jovens. Ao ser fácil de manipular, e de lavar caso caia nas roupas dos seus pequenos pintores enquanto pintam, muitos pais e professores do ensino básico utilizam esta ferramenta para criar o primeiro contacto dos seus mais novos com a arte da pintura num ambiente controlado e de fácil manipulação.

Com um pouco de água, um pincel, papel granulado e algumas cores, terá tudo o que precisa para dar início a uma atividade que irá ser, com certeza, bastante divertida para os públicos mais jovens. Este será também um suporte de pintura ideal para as crianças aprenderem sobre a misturas de cores, já que é tão fácil misturar as tintas a serem utilizadas neste formato, formas e texturas, e ainda brincar com pontos de luz e sombras.

Trata-se realmente de uma técnica de pintura bastante completa, já que pode ser utilizada facilmente por qualquer público e ainda servir como uma ponte de ligação entre o conhecimento básico do desenho e o desenvolvimento mais profissional da pintura, ensinando as noções básicas que qualquer artista irá precisar para pintar a acrílico ou a óleo, por exemplo. Quer seja uma criança ainda a aprender os conceitos basilares do mundo da pintura, ou um jovem estudante a estudar desenho, as aguarelas são um material bastante versátil e polivalente para qualquer tipo de estudante, independentemente da sua experiência atual ou motivações de aprendizagem.

Existem muitas formas de estimular a criatividade! Sabia que as mandalas são outra opção muito interessante?

Tenha em mãos os materiais necessários
Deixe o seu filho desenhar à vontade e tenha sempre à sua disposição todos os materiais que são necessários! | Fonte: Pexels

Veja como fazer pinturas com dedos pode despertar a criatividade dos mais novos com um professor desenho

Uma das técnicas mais utilizadas por educadores de infância e professores primários para atrair a atenção dos seus alunos, ensinar-lhes as diferentes cores, as formas e até os números, é através da representação de diferentes objetos através do desenho. Na verdade, muitos dos exercícios de sala de aula destes estudantes mais novos passa pela atividade de desenho ou de colorir diferentes páginas com temáticas relevantes para a aula em questão.

Este tipo de atividade educativa é bastante apreciado pelos diferentes alunos já que lhes permite desenvolver a sua criatividade de forma incrivelmente divertida e sem limites, ao tratar-se de um modelo de criação bastante básico e, portanto, facilmente manipulável, ao mesmo tempo que lhes permite brincar com os materiais disponíveis sem restrições nem receios.

Não havendo o conceito de certo ou errado no que toca à pintura manual, as crianças têm completa liberdade para fazer o tipo de obra que mais lhes agrada, enquanto que têm a oportunidade perfeita para testarem texturas, misturas de cores e sobreposições de formas. Uma mais valia adicional, especialmente para os mais pequenos que não conseguem ainda reproduzir objetos reais nos seus desenhos, é que é bastante fácil fazer criações abstratas belíssimas usando o utensílio mais básico de todos: os nossos dedos.

De certeza que esta será uma atividade que os seus filhos e alunos irão querer repetir sempre que possível, já que, para eles, será realmente prazeroso explorar as diferentes possibilidades artísticas capazes de serem obtidas com esta técnica de pintura.

Como escolher professor desenho mais indicado para a sua jornada artística

Algo que também poderá experimentar fazer se pretender proporcionar um acompanhamento mais dedicado à formação dos seus filhos pelo mundo das artes plásticas será através da sua inscrição em aulas de desenho. São várias as modalidades de sessões que terá à sua disposição independentemente da idade do futuro aluno de desenho, desde centros de cursos livres disponíveis na sua área geográfica a aulas com professores particulares online ou ao domicílio, então, faça um plano cuidado para que consiga obter os melhores resultados possíveis com este investimento, ao mesmo tempo que proporciona uma boa experiência aos seus mais novos.

A nossa recomendação é que tenha uma conversa aberta com o seu filho para perceber se isto é algo que também ele deseja aprender de forma a que toda a aprendizagem seja agradável para o aluno e para que este mantenha a sua motivação para continuar a praticar as diferentes técnicas lecionadas nas suas aulas sem nunca ponderar desistir.

Os tópicos de deverá analisar para garantir um determinado nível de sucesso para as suas aulas de desenho são:

  • Disponibilidade horária: tendo em conta a sua rotina diária, deverá avaliar qual será o melhor horário para as suas aulas de desenho para que não ponha em causa as restantes atividades do seu dia a dia, nem cause demasiado embaraço no seu quotidiano. Procure por uma opção que se encaixe no seu horário sem grandes dificuldades para que não perca a sua motivação de continuar a frequentar as suas aulas;
  • Experiência atual: qualquer que seja o seu à vontade com a área da pintura, será possível encontrar uma opção curricular que lhe dê a orientação que precisa para continuar a evoluir na sua aprendizagem. Assim sendo, tenha em mente que tipo de acompanhamento será mais frutífero para si antes de tomar a sua decisão. Por exemplo, se precisa de um professor em regime presencial por ainda ter algumas dificuldades em aprender a desenhar, deverá ser algo que deve analisar antes de começar o seu percurso curricular para que consiga atingir as suas metas propostas;
  • Motivações e objetivos: para alunos mais jovens este talvez não será um ponto muito relevante de mencionar, mas, se for alguém com já alguns anos de experiência no mundo da arte e está à procura de desenvolver novas técnicas de pintura ou diferentes estilos plásticos, tente optar por um professor que tenha uma especialização nesses mesmos temas para que consiga obter todo o entendimento necessário a continuar a sua aprendizagem nesta área.

Depois de conseguir uma resposta bem formulada para cada um destes tópicos irá ver que a sua seleção por um professor ficará muito mais facilitada e poderá proporcionar ao seu filho o tipo de acompanhamento e atenção que ele realmente precisa para se tornar num verdadeiro artista.

Caso esteja à procura de um professor particular, não deixe de visitar o nosso website pois terá à sua espera uma enorme oferta de docentes de arte dedicados e investidos na formação dos seus alunos, proporcionando-lhes aulas e planos curriculares elaborados à sua medida. Se for essa a sua intenção, inscreva-se como aluno na nossa plataforma, selecione o seu professor favorito e modalidade de aula mais indicada para si. Geralmente, os professores oferecem a primeira aula gratuitamente. Não adie mais o início desta interessantíssima aprendizagem. Encontre o curso de desenho ideal com a Superprof!

Precisa de um professor de Desenho ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.