A partir de 18 meses, os bebês adoram rabiscar!

Pouco a pouco, seus desenhos evoluem. Essa atividade divertida não é apenas um jogo. É essencial para o despertar e o desenvolvimento da criança.

Em alguns anos, o jovem aprende a desenhar facilmente e dominar o uso de um lápis. O gesto é mais seguro com o passar do tempo!

  • Então, como ajudar os pequenos a progredir no desenho?
  • Por que é importante deixar as crianças desenharem?

Se os livros de colorir são interessantes, nada melhor que uma folha em branco e alguns lápis de cor para despertar os sentidos dos pequeninos.

Mas, na realidade, quais são os benefícios das aulas de desenho para crianças e como desenvolvê-las?

A evolução dos desenhos das crianças

Nos primeiros meses de vida, o bebê se desenvolve muito rapidamente. Seu progresso é surpreendente:

  • firma a cabeça,
  • vira-se
  • senta-se
  • engatinha,
  • levanta-se
  • anda...

Com as mãos também, ele ganha precisão!

Faça um curso de pintura!

Pintura, uma atividade essencial na escolinha
No jardim de infância, o apoio é variado para estimular os pequenos

Ele aprende em seu próprio ritmo a pegar objetos, movê-los, trazê-los para a boca... Até o momento em que seu artista iniciante estiver pronto para segurar um lápis e fazer suas primeiras obras-primas!

Esse passo é essencial para o desenvolvimento da criança.

Entre 12 e 18 meses, o bebê já pode segurar um lápis na mão. E automaticamente, ele começa a rabiscar com o que está em suas mãos... lápis, caneta, giz de cera...

Essa atividade permite que ele desenvolva suas habilidades motoras e, em particular, a gerenciar suas ações, coordenar melhor seus movimentos. Ele explora materiais e faz novas descobertas sensoriais.

A partir dos 2 anos de idade, você pode realmente começar a falar sobre o desenho com a criança!

Ela já não faz rabiscos em forma de espirais. Suas linhas tornam-se mais precisas. Ele começa a ter o hábito de desenhar da esquerda para a direita. Nessa fase, a criança já desenvolveu seus músculos e sua visão. Ele consegue seguir gestos graças à sua visão e antecipar movimentos.

O que não era originalmente um desenho se torna em um com a idade de cerca de 4 anos. É nesse momento que a criança começa a querer representar coisas que ele conhece através de seus desenhos. Ele, então, desenha formas e começa a reproduzir homens. De certa forma, ele desenha um rosto, um retrato, seu auto-retrato.

Durante os anos do jardim de infância, vemos claramente que seus desenhos evoluem. A criança aprende a desenhar personagens de forma mais realista:

Inicialmente, a criança desenha um homem "boneco". Ele o representa com a forma de um círculo,  com pernas e braços. Posteriormente, a criança adiciona uma segundo círculo que simboliza o tronco e alguns detalhes da anatomia do corpo humano. Ele desenha o pescoço, o cabelo, os olhos, a boca, os dedos, os pés, até o umbigo... É apenas por volta dos 6 anos que a criança começa a vestir o homem atraindo roupas.

Esses estágios comuns à grande maioria das crianças mostram que inicialmente eles não desenham o que vêem, mas uma representação do que sabem. É somente crescendo que eles aprendem localizando-se no espaço, especialmente para fazer representações mais realistas.

Antes de 7 anos, os elementos que compõem o desenho podem parecer desproporcionais. A criança ainda não tem a noção de perspectiva. Também é comum que ela desenhe uma casa e veja seus ocupantes, como se as paredes fossem transparentes.

Encontre seu curso de desenho ideal aqui no Superprof!

As virtudes do desenho para as crianças

Você gostaria de saber como acontece uma aula de desenho infantil e possivelmente inscrever o seu em uma oficina?

Coloridos da infância, quem esquece?
O pequeno consegue fazer um sol a partir dos 6 anos de idade, normalmente

O desenho é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento da criança. Suas virtudes são numerosas! Fornecer ao seu filho materiais de desenho apropriados para a sua idade (lápis, pasteis, marcadores, gizes, etc) vai encorajá-lo a aperfeiçoar muitas habilidades.

O desenho é, portanto, uma atividade que promove:

  • Desenvolvimento cognitivo: a criança usa seu conhecimento para fazer desenhos. Essa atividade faz o pequeno cérebro trabalhar e estimula seu senso de observação.
  • Desenvolvimento de coordenação de gestos: ao desenhar formas geométricas, a criança começa a dominar seus gestos. Ele agora desenha linhas horizontais e verticais e para quando o resultado desejado é alcançado. Isso era impossível para os pequeninos que mexem suas mãos sem controlá-las perfeitamente ou ser capaz de respeitar os limites de uma folha em branco.
  • Melhoria das coordenações motoras finas: em seguida, a criança aprende a desenhar elementos cada vez mais detalhados, em superfícies menores. Acabou-se os grandes desenhos. A criança pode se limitar a uma superfície menor e realizar formas mais complicadas.
  • Afirmação de sua personalidade: a criança se expressa através do desenho. Ela se coloca em prova. Ao longo de suas criações você notará muitas variações: traços fortes se ele estiver irritado ou mais leve. Ele também aprende a desenvolver sua paciência a perceber o desenho que ele tem em mente. Às vezes, tem que redobrar esforços e concentração para conseguir isso.
  • Desenvolvimento do seu senso artístico, da sua criatividade: com o desenho, deixe lugar para a imaginação. Não só para representar os personagens e objetos de sua escolha, mas também para verbalizar o que ele conseguiu. Os desenhos das crianças são, portanto, o suporte de histórias incrivelmente ricas. Você já perguntou a uma criança o que ele desenhou? Seu discurso geralmente é inesgotável sobre o assunto. O mesmo desenho pode ter várias interpretações. Essa atividade desenvolve seu lado criativo.
  • Expressão de emoções: o desenho também permite que a criança se expresse de maneira diferente do que pela fala. Suas criações refletem suas emoções e seu estado de espírito. A escolha das cores é particularmente reveladora. O bebê já é um artista que se expressa criando!

Se o desenho é bom para a saúde das crianças, também é um bom caminho para os pais conhecerem melhor seus filhos. Podemos ver como ele se afirma, se ele mostra timidez, se ele tem autoconfiança... E conhecer melhor seus pontos de interesse.

Como incentivar o desenvolvimento da criança através do desenho?

Você disponibilizou para seu filho várias ferramentas e suportes de desenho para estimular sua criatividade?

Isso é muito bom!

Deixe acessível tudo que ele precisa para colorir
Lápis de cor é essencial para o desenvolvimento dos pequenos

É importante que ele possa experimentar diferentes formas de desenho. O desenho é acima de tudo um jogo para a criança. A criança tem mais vontade de jogar, ou desenhar, se você oferece vários tipos de ferramentas para colorir.

Por outro lado, o desenho deve continuar a ser um prazer para ele.

Não o obrigue a desenhar se ele não quiser. Geralmente, as crianças não se cansam de desenhar, mas, caso contrário, não é motivo para se preocupar.

Deixe ele desenhar quando quiser. Da mesma forma, aqui estão alguns erros para não cometer. Evite ser muito exigente:

  • Deixe ele escolher o que ele vai desenhar.
  • Avalie e felicite seu desenho.
  • Escreva seu nome nos desenhos que ele fez.
  • Peça-lhe para explicar o que ele desenhou.

Você verá rapidamente seu progresso e a evolução de seus desenhos!

A pintura é também uma atividade complementar essencial. Verdadeiros pintores , os pequeninos adoram desenhar com pincéis. Eles gostam de aprender a pintar com mãos, estêncis ou ferramentas como espumas.

A modelagem também estimula a criatividade da criança e o ajuda a desenvolver suas habilidades manuais. Você já entendeu: desenhar, pintar ou fazer qualquer tipo de artes plásticas ajuda seu filho a crescer bem.

Descubra também aulas de desenho online!

Bases do desenho para as crianças

Através dos mais variados temas, as crianças podem facilmente aprender os conceitos básicos de desenho e aperfeiçoar sua técnica.

Entre os essenciais, encontramos (de acordo com as idades):

  • Desenho linear: aprenda a desenhar formas, desenhar os contornos de um objeto, respeitar as proporções...
  • Desenho em perspectiva: para passar do desenho em 2D para 3D, o professor de desenho deve transmitir as técnicas essenciais. Esse é um passo essencial para dominar a arte do desenho realista.
  • Técnicas relacionadas a diferentes ferramentas: qual ferramenta para qual suporte? Para que efeito? As aulas de desenho são uma oportunidade para se familiarizar com todos os tipos de ferramentas: tinta acrílica, guache, pintura a óleo, lápis, pastel, caneta, carvão, pedra negra...
  • Os efeitos da estrutura, sombra e luz... Como dar profundidade ao desenho e reproduzir o que vemos? Aprendemos aqui a tocar nos detalhes para fazer reproduções fiéis à realidade, para passar uma emoção ou para valorar um elemento preciso do desenho.
  • Desenho de valores (ou em massas): como jogar nos volumes, os efeitos de luz e fazer aparecer os formulários graças ao contraste assim criado? Uma atividade para cursos avançados que requer uma boa base de desenho.

Assim fica mais fácil desenvolver o seu sentido artístico com o desenho. As oficinas de desenho também são uma oportunidade para aprender sobre a pintura.

Portanto, aprender desenho visa primeiro refinar os recursos, desenvolver um domínio do gesto e adquirir automatismos. Posteriormente, o trabalho se concentra em aspectos técnicos específicos que permitem às crianças descobrir novas facetas da arte do desenho.

Quando começamos a aprender a desenhar, nunca terminamos. Aprendemos novas técnicas, procuramos, vemos o seu estilo evoluir, encontramos novas inspirações... É verdadeiramente uma paixão evolucionária. Sem esquecer de mencionar para os entusiastas que isso pode abrir belas perspectivas de carreira.

Aulas de desenho para crianças

Crianças de 6 a 10 anos não têm as mesmas habilidades de concentração que um adolescente, por exemplo. Também não têm a mesma maturidade e percepção da realidade. Por isso, é importante adaptar o tipo de curso de desenho online, mas também a sua duração.

Em todos os casos, além da técnica, os curso de desenho devem abordar temas relacionados à arte. Esse é realmente o momento perfeito para apresentar crianças a pintores, ilustradores, mas também escultores…

Além das diferentes correntes artísticas!

As aulas grupais são particularmente interessantes para assuntos artísticos. Eles facilitam as trocas, estimulam a criatividade e promovem o desenvolvimento.

Aulas de desenho de 6 a 11 anos

Para os alunos do ensino fundamental, as aulas de desenho costumam ser divididas em várias partes, todas relacionadas ao mesmo tema (um trabalho, uma técnica…). As possibilidades são muitas.

Pequenos gostam muito de imaginar situações e histórias na hora de desenhar

Podemos assim cortar o curso de desenho em vários momentos distintos:

  • Apresentação de um trabalho e discussão sobre suas características,
  • Explicação da técnica para o trabalho e demonstração,
  • Desenho de um tema específico.

Se a essa idade, as obras dos grandes pintores clássicos são difíceis de alcançar com precisão, é muito fácil se inspirar em artistas contemporâneos ou mesmo em arte abstrata. Assim, as crianças podem colorir ou praticar um desenho se inspirando em grandes artistas da arte contemporânea!

Por exemplo: as obras de Keith Haring! Seu lado colorido atrai crianças.

E por que não Matisse?

Então, ensinar a desenhar trabalhos inspirados em pinturas conhecidas como as de Keith Haring pode ser um bom exercício!

Encontre também um bom professor para seu curso de pintura em tela no Superprof!

Natureza morta também é interessante nessa idade

Esse exercício permite que as crianças trabalhem seu sentido de observação. Por isso, escolha objetos simples antes de organizar a aula do mesmo modo: perguntas e trocas, demonstração e prática.

As crianças aprendem a desenhar enquanto se divertem e essas aulas têm a vantagem de estimular sua curiosidade e seu senso de observação.

Sites para ensinar os pequenos a desenhar

Antes de entregar nossa seleção 2.0 de ferramentas para ensinar seu filho a desenhar, é preciso fazer um balanço sobre o uso de telas.

Não há limites para a criatividade dos menores
O bom é que seu filho ou aluno pode desenhar o quanto quiser!

De fato, as recomendações mencionam claramente que seu uso prolongado ou muito jovem não é aconselhável para assegurar o bom desenvolvimento da criança.

Para consumir com moderação, portanto, é melhor respeitar os seguintes conselhos:

  • Antes de 2 anos, as crianças não devem ser expostas a telas
  • Entre 2 e 6 anos de idade, o uso deve ser limitado a uma hora por dia
  • Entre 6 e 12 anos, o limiar de 2 horas diárias não deve ser excedido

De qualquer forma, os tablets e os smartphones não substituem os pais e seu uso pelas crianças deve ser vigiado pelos responsáveis.

É importante notar que é mais adequado usar suportes interativos (tablet, smartphone) com crianças que deixá-los assistir à televisão na frente. Eles permanecem passivos e não estimulam seu raciocínio.

Agora vamos começar a trabalhar e descobrir as ferramentas que você pode usar para ensinar desenho ao seu filho.

Seleção de aplicativo para aprender a desenhar

As ferramentas digitais oferecem uma abordagem alternativa para o desenvolvimento das crianças para colorir, trabalha as coordenações motoras finas e muito mais.

Alguns aplicativos são úteis para ajudar as crianças a aguçar suas linhas ou reproduzir desenhos em padrões.

Outros serão adequados para crianças mais independentes que já estão fazendo desenhos sozinhos.

O lado brincalhão do tablet torna possível entender o desenho de forma diferente e aproveitar uma nova abordagem das artes visuais.

Aqui estão algumas ideias que podem inspirar você de acordo com suas necessidades e a idade da criança:

1 Desenho para crianças (Bini Bambini): simples, divertido e intuitivo, os pequenos vão adorar. Basta escolher um desenho, a linha tracejada aparece na tela. A criança escolhe suas cores e só precisa reutilizar seu dedo nas linhas para fazer o desenho.

O melhor? Quando o desenho é concluído, ele ganha vida. Os pequenos ficarão surpresos ao ver o seu desenho ganhar vida!

2 Kids Doodle-Color and Draw (Doodle Joy Studio): um aplicativo para desenhar com o dedo que oferece excelentes possibilidades. Cores de néon, escovas de diferentes tamanhos, a capacidade de desenhar fotos, seguir modelos... As crianças podem dar asas à imaginação.

A vantagem é que ele pode fazer essa atividade onde e quando quiser
Desenhar é uma atividade muito rica para as crianças

O melhor? A criança pode ver novamente, como um pequeno filme, todos os desenhos que ele fez para realizar seu desenho.

3 Drawnimal (L. Zanotto): original e criativo, esse aplicativo permite que você saia do tablet ou smartphone. As animações incentivam a criança a colocar o tablet em uma folha na qual ele desenha para prolongar a imagem que aparece na tela. Uma vez terminado, o desenho ganha vida. Esse aplicativo explica às crianças como desenhar elementos simples para completar o animal que aparece no tablet. Requer o uso de uma folha e um lápis. Permite trabalhar as habilidades motoras da criança.

O melhor? Com seu lado artístico e brincalhão, o aplicativo tem uma dimensão educacional e a criança também aprende letras!

4 Squiggle Fish (Stripey Design): Trazer vida aos desenhos que você faz no papel é mágico! Com esse aplicativo, tiramos uma foto dos peixes que acabamos de desenhar em uma folha branca e magicamente, ele integra a decoração do aplicativo e ganha vida! Podemos desenhar vários peixes e vê-los evoluir no meio do oceano na tela do tablet.

O melhor? Um aplicativo que mistura realidade e mundo virtual, enquanto permite que a criança realize seus desenhos no papel.

5 DogBiscuit (Tivola): o livro de desenho para colorir com os dedos. É um aplicativo poético que permite que as crianças desenhem facilmente através de modelos, cores de personagens, mas também os deixa brincar com personagens interativos e explorar vários mundos.

O melhor? É um verdadeiro livro de imagens interativas reais com uma história, promovendo a criatividade e a imaginação.

Essa lista, obviamente, não tem nem a metade das opções disponíveis na net. Mas ela mostra quão variadas são as possibilidades.

Para completar a aprendizagem do desenho que levará as crianças pequenas à escrita, os aplicativos gráficos também são interessantes. As crianças praticam para reproduzir curvas, espirais, linhas, círculos...

Os principais sites de desenho para criança

Ao desenhar, a criança aprende a coordenar seus gestos, você sabia? Além de exercitar sua criatividade!

Quer uma atividade que ajuda o crescimento dos pequenos? Colorir!
Desenhar pode parecer difícil no começo, mas se torna um verdadeiro prazer para a criança

A arte de colorir não é tão simples quando se tem mãos pequenas! Mas há ferramentas par ajudar a desenvolvê-las!

Antes de descobrir como acontece uma aula de desenho infantil, por que não começar com umas dicas online?

Se você não quer abusar dos tablets, mas está procurando atividades criativas para promover a aprendizagem de desenho para o seu filho, dê uma olhada na internet. Você pode encontrar os recursos educacionais que estavam faltando para complementar suas aulas.

A vantagem?

Você propõe atividades concretas para seu filho ou aluno. Ele vai aprender a segurar o lápis, fazer linhas em uma folha para poder desenhar.

A gente volta ao básico, inevitável para ensinar bem alguma coisa para as crianças. Ainda estamos longe de tudo se tornar digital, especialmente para aprender a desenhar ou a escrever. O rastreamento com a ponta de um dedo ou com uma caneta não oferece as mesmas sensações que com uma caneta.

Embora os aplicativos e tablets móveis sejam úteis para o desenvolvimento da criança, eles não substituem as atividades manuais.

Alguns sites permitem combinar os dois modos de aprendizagem.

Este é o caso do colorir.com!

Esse site completo oferece muitos desenhos para imprimir. Você encontra não apenas desenhos coloridos, mas também desenhos de todos os temas imagináveis para a criança. Com isso, ela aprende a seguir um caminho para realizar qualquer tipo de desenho. Passo a passo, ela memoriza os gestos e os repete. Suas habilidades para dominar suas características são trabalhadas.

Ao abrir o site no seu tablet, você também pode propor ao seu filho para fazer desenhos online com os dedos, com o mesmo princípio. Posteriormente, uma vez que ele desenvolveu suas habilidades, ele pode fazer seus próprios desenhos reproduzindo o modelo fornecido, o que facilita a memorização. Colorir.com é adequado para crianças de todas as idades. Dependendo do nível e das habilidades, as atividades de desenho são variadas.

Uma vez que a criança aprende o caminho, elas podem praticar seus próprios desenhos. Muitos sites oferecem explicações claras para acompanhar a criança passo a passo em sua abordagem e ajudá-la a fazer um desenho mais realista.

Os desenhos ajudam os pequenos com noções de volume e coordenação motora
Muitos sites oferecem modelos para as crianças colorirem

Então, os desenhos online são uma ótima ajuda para ensinar a desenhar. Com aulas de desenho na net, seu filho será capaz de deixar sua criatividade falar.

Quando a paixão do desenho se desperta, as crianças pedem muito aos pais para desenhar. Se você não é muito bom no desenho, terá dificuldade em responder às solicitações da sua criança. Mãe, desenha um carro para mim? Pai, como posso desenhar uma vaca?...

Viva a internet nesses casos! Confira esses sites que encontraram a resposta para você... E em fotos!

  • Hellokids.com: Modelos para aprender a fazer desenhos simples. Um primeiro passo para que a criança ganhe confiança e aprenda a seu próprio ritmo para desenhar personagens, animais...
  • Desenhos para colorir: Novamente, os desenhos são simples e os modelos são bem feitos. A criança se tornará imbatível e desenhará um pato ou o Papai Noel com perfeição! Os desenhos são baseados em formas simples que são mais fáceis de reproduzir para crianças pequenas.
  • Soloinfantil: desenho online para pequenos desenhistas. O site tem formas complicadas, desenhar em perspectiva, desenhar flores, desenhar animais, brincar na sombra e na luz... Porém, os pais vão encontrar muitos conselhos, dicas para ensinar seu filho a melhorar sua técnica de desenho. Desenhe um personagem, desenhe animais, super-heróis, desenhe um retrato, etc.
  • Se você tem filhos pequenos, você provavelmente também conhece Louie, o desenho animado em que as crianças aprendem a desenhar!

Seus filhos vão gostar de pegar seus lápis de cor para reproduzir os mesmos desenhos!

Acho que agora, você já tem os recursos necessários para ajudar seu filho ou aluno. Então, dê uma olhada nesses e outros sites para ajudá-los nessa missão artística tão prazerosa!

O começo da escrita

O desenho é um passo essencial para o aprendizado futuro da escrita!

Durante as aulas de desenho, desde o maternal, as crianças são apresentadas ao design gráfico. Eles começam a reproduzir linhas, pontos, curvas, ondas, bolas... Todos esses elementos que lhe permitem escrever e formar as letras mais tarde.

No maternal, a criança aprende a reproduzir letras em maiúsculas e a escrever seu primeiro nome.

Na maioria dos casos, ela começa a se familiarizar com a escrita cursiva. Somente no colégio que ela aprofunda suas habilidades de escrita.

Portanto, é importante estar atento ao progresso da criança e ensinar-lhe a manter o lápis corretamente. Desta forma, ele pode adquirir os gestos certos e adotar a postura correta para formar suas primeiras letras.

As letras não são nada mais que um desenho
Desenhar também ajuda os pequenos na hora de escrever

Antes da idade de 6 anos, é inútil forçar a criança a escrever. É somente nessa idade que ela é capaz de realmente segurar um lápis corretamente. Além disso, é necessário respeitar o desejo e a vontade da criança. Alguns pedem para aprender a escrever palavras simples como pai ou mãe. Mas antes do colégio, a principal abordagem para levar naturalmente ao domínio da escrita continua a ser o desenho.

Se com a aprendizagem da leitura, algumas crianças abandonam o desenho, outras mostram um interesse real por esse modo de expressão.

Eles aperfeiçoam suas técnicas de desenho e começam a produzir trabalhos muito mais complexos e realizados.

Aulas de desenho e de pintura podem, então, se tornar uma ótima atividade para estimular o aprendizado das crianças dentro e fora das escolas!

Descubra também ferramentas para curso de desenho online para ensinar as crianças a desenhar!

Procurando por um bom curso de pintura em tela ou então curso de desenho artistico? Encontre no Superprof!

Precisa de um professor de Desenho ?

Gostou deste artigo?

0 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.