Hoje em dia não é segredo para ninguém que a prática frequente de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde. O desporto melhora não apenas a condição física, mas também a saúde mental, uma vez que proporciona um impacto positivo na autoestima e na imagem que temos de nós mesmos.

No entanto, antes de começar a praticar uma atividade física é indispensável procurar ajuda de um profissional qualificado na área do desporto. Não é raro vermos pessoas a realizar exercícios de forma totalmente incorreta, seja no ginásio ou em vídeos que circulam pela internet. A má execução de um movimento, assim como uma postura incorreta podem causar sérios danos à saúde.

A força necessária para elevar o corpo
Além de ajudar a manter a forma, a prática frequente de desporto proporciona bem estar| Fonte: Unsplash

Por isso a importância de recorrer aos conselhos de um personal trainer não deve ser negligenciada. Muitos ginásios oferecem este serviço incluído no valor da mensalidade. Para quem está à procura um personal trainer, é necessário desembolsar um pouco mais, mas com o crescimento da procura nos últimos anos, os serviços deste profissional estão cada vez mais acessíveis. O interesse maior de recorrer aos serviços de um personal trainer é o facto de que ele poderá realizar um plano de treino personalizado, de acordo com os seus objetivos.

Descubra mais dicas para iniciar um plano de treino.

Outra opção para manter a forma e a saúde em dia são as aulas de grupo, oferecidas pela maioria - para não dizer todos - os ginásios. Dadas por um PT qualificado e formado na área, esta é uma excelente opção para quem não pretende gastar muito. O que deve ter em mente é que independentemente da fórmula escolhida - personal trainer ou aulas de grupo - praticar desporto pode ajudar em variados aspetos:

  • Melhoria da autoestima e ganho de confiança em si mesmo;
  • Melhoria da coordenação motora;
  • Tonificação dos músculos;
  • Perda de gordura;
  • Ganho de massa magra;
  • Eliminação de toxinas, etc.

Saiba também que muitos ginásios oferecem, além das aulas de grupo e com personal trainer, serviços variados como: massagem, sauna, nutricionista, yoga, entre outros. Preparamos um artigo com tudo o que precisa de saber para começar a praticar uma atividade física e ter uma vida mais leve e saudável. Ficou curioso? Então continue a ler!

Aprenda a comer melhor e e de forma mais saudável

Praticar atividades físicas implica necessariamente mudar os hábitos alimentares. A alimentação é o aspeto mais importante para quem está à procura de perder peso ou apenas ter uma vida mais saudável. Também é indispensável na prevenção de doenças e na recuperação do corpo após um esforço físico.

A roda dos alimentos com exercício físico
Uma boa alimentação é a base de uma vida mais saudável. | Fonte: Unsplash

Não precisa necessariamente de ser um atleta para se preocupar com o que vai comer antes e depois dos exercícios. O nosso corpo consome energia na forma de calorias o dia todo, inclusive quando estamos a dormir. Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente, o nosso organismo precisa de receber os alimentos certos, no momento certo. Ou seja, alimentos de alta qualidade nutricional, que trarão todos os nutrientes e vitaminas necessários.

Alguns ginásios hoje em dia oferecem aos seus clientes os serviços de um nutricionista. Esse serviço pode estar incluído no valor da sua mensalidade ou ser cobrado à parte. A verdade é que um profissional especializado em nutrição poderá orientar e ajudar a ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Para quem pratica atividades físicas com frequência, é importante dar uma atenção especial aos macronutrientes como as proteínas e os carboidratos. Isso porque, neste caso, o consumo calórico será maior e o seu corpo irá precisar destes nutrientes em maior quantidade para manter a energia e recuperar do esforço.

Além das carnes, encontra uma grande quantidade de proteína em alimentos como: lentilha, feijão, quinoa, amêndoas e outras oleaginosas, spirulina, tofu, etc.

Aulas de grupo ajudam a manter a motivação

Quer o seu objetivo seja ganho de força, aumento de massa magra, perda de peso, tonificação dos músculos ou melhoria da flexibilidade corporal, a variedade de aulas oferecidas em ginásios e por personal trainers ao domicílio é grande. Com certeza que vai encontrar uma que lhe agrade e que corresponda aos seus objetivos.

A vantagem de fazer aulas de grupo é que normalmente sente-se mais motivado. Com o passar do tempo muitas pessoas tendem a se dedicar menos ao desporto, seja por falta de tempo, por cansaço ou simplesmente por falta de interesse. Quando pratica uma atividade física com outras pessoas, sente-se desafiado a continuar e mostrar ao grupo que também é capaz. Além disso, esta pode ser uma oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novos amigos.

Aulas em grupo aumentam a sua motivação
Os ginásios oferecem uma variedade infinita de aulas de grupo.| Fonte: Unsplash

As aulas em grupo mais procuradas são geralmente aquelas que permitem definir a silhueta através de exercícios variados e dinâmicos. A empresa Les Mills, criada por uma família de atletas neozelandeses, é hoje uma das maiores empresas especializadas em fitness. As modalidades desenvolvidas por eles estão presentes em inúmeros ginásios pelo mundo. Uma das diferenças das aulas é que são todas acompanhadas por música e seguem uma coreografia que alterna diferentes exercícios. Entre as aulas oferecidas, as mais populares são:

  • Body Step: como o nome indica, a principal característica desta aula é o uso do step, um tipo de degrau com altura ajustável e no qual o aluno sobe e desce ao ritmo da música, de acordo com as orientações do personal trainer. Este é um curso ideal para desenvolver a coordenação, a respiração e o sentido de ritmo;
  • Low Impact Aerobic: neste caso não há uso de nenhum acessório. Tudo acontece no chão e, portanto, sem risco de lesão ou entorse. Trata-se de uma aula de cardiotraining, excelente para quem procura um bom gasto calórico, e que solicita os músculos da parte superior e inferior do corpo. É altamente indicado para pessoas com excesso de peso, que sofrem de problemas nas articulações ou idosos, porque tal como o próprio nome sugere, é um exercício com pouco impacto. Ideal para melhorar a resistência física, ganhar músculos e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular;
  • High Impact Aerobic: ideal para quem gosta de exercícios mais intensos e tem boa resistência física. Ajuda a definir a silhueta de forma mais rápida e a melhorar a atividade cardiovascular;
  • Body Combat: este método é inspirado nos movimentos de diferentes artes marciais, como karaté, boxe ou taekwondo. Apresenta-se como uma coreografia - como a maioria das modalidades desportivas desenvolvidas pelo grupo Les Mills - e intercala exercícios de cardiotraining com exercícios para definição muscular. O Body Combat é excelente para quem procura mais definição e gosta de trabalhar o sistema circulatório ao mesmo tempo;
  • Body Pump: aula mais voltada para a definição muscular e tonificação do corpo. Durante a aula são usadas barras com pesos e halteres. Se quer ter um corpo mais definido, mas detesta fazer musculação por achar a atividade entediante, saiba que o Body Pump é muito mais dinâmico e permite obter resultados num intervalo de tempo relativamente curto;
  • Body Balance: exercícios inspirados no Yoga para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Esta aula utiliza métodos de relaxamento como Tai Chi, Yoga ou Pilates, e alterna exercícios de respiração, definição muscular, equilíbrio e alongamento.

A maioria dos ginásios propõem aulas de grupo. Para escolher o melhor ginásio com o melhor preço, leia o nosso artigo.

Saiba também se os ginásios low cost valem a pena!

Personal trainer individual e personalizado

Muito procuradas hoje em dia, as aulas individuais permitem um acompanhamento real da evolução do aluno, além de oferecer estratégias personalizadas e, consequentemente mais adaptadas a cada objetivo.

Os ginásios costumam oferecer este tipo de serviço a quem procura um acompanhamento individualizado, no entanto, este costuma ter um custo adicional além do valor da mensalidade. Então, tenha em mente que no final das contas o valor mensal que gastará pode acabar por ser bem pesado.

Outra opção é procurar os serviços de um personal trainer online! Diferente do primeiro caso, onde todas as aulas acontecem no ginásio, se preferir poderá ter as suas aulas em casa, nos dias e horários mais adaptados à sua agenda. O personal trainer estabelecerá um plano de progressão individualizado de acordo com o nível e objetivo da pessoa. Também poderá orientar o aluno sobre como ter um estilo de vida mais saudável.

Apesar do custo mais elevado, esta é a melhor fórmula para alcançar os seus objetivos de forma eficaz (perda de peso, aumento de músculos, melhoria do funcionamento do sistema cardiovascular, comer melhor, etc.).

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Corrida em grupo ao ar livre

Muitas vezes achamos que apenas as aulas específicas de ginástica, musculação, step, crossfit, entre tantas outras são eficazes para atingir os nossos objetivos, mas muitas vezes esquecemo-nos de que correr é um ótimo exercício cardiovascular, além de ser gratuito!

O atletismo é uma fonte de energia e de um treino completo
A corrida é um desporto completo: trabalha o corpo inteiro| Fonte: Unsplash

A corrida é um desporto completo: trabalha o corpo todo e ajuda a manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Correr ao ar livre não só ajuda a manter a forma e a ter um estilo de vida mais ativo, mas também ajuda a libertar o stress, eliminar toxinas e manter o sistema cardiovascular a funcionar corretamente. A corrida em grupo permite que corra num ritmo lento e por mais tempo, contribuindo assim para aumentar a sua capacidade respiratória e a resistência.

O nosso conselho é que comece com pequenas distâncias. Por exemplo, na primeira semana pode correr 20 minutos. Na segunda, corra 30 minutos e vá aumentando gradualmente o ritmo. Assim deixa o corpo habituar-se e evita o risco de lesões. E não se esqueça: é fundamental aquecer sempre antes de um treino e fazer alongamentos depois, além de beber muita água para reidratar o corpo!

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.