Agora que se comprometeu a começar o seu programa de atividade física, o próximo passo é escolher o ginásio certo, onde se sinta confortável para frequentar regularmente.

Mas quanto custa a mensalidade num ginásio? A resposta para essa pergunta é: depende! Depende do tipo de ginásio que procura, dos serviços oferecidos, da infraestrutura, da localização, etc.

É importante escolher um ginásio com acompanhamento profissional, já que assim é mais fácil levar o seu projeto adiante. Tendo a certeza de ter escolhido o melhor estabelecimento para as suas necessidade, fica um passo mais próximo de realizar os seus objetivos de saúde e de exercícios.

A força dos exercícios físicos
Encontre o ginásio ideal para si| Fonte: pixabay

Um bom ginásio, que conte com profissionais capacitados, que todos os dias prezam por orientar os alunos nos seus treinos, aulas e na execução correta dos exercícios tem um preço que nem sempre é muito acessível. No entanto, é preciso pesar bem os prós e os contras antes de escolher o melhor lugar para se exercitar, porque essa escolha terá um impacto direto na sua saúde e bem estar.

Todo o interesse em iniciar um programa de atividade física está nos benefícios que isso trará para a sua vida. Desta forma, não faz sentido inscrever-se num estabelecimento que não ofereça toda a estrutura necessária.

Fizemos um apanhado com os principais pontos que deve ter em conta na altura de escolher o ginásio ideal para os seus objetivos. Preparamos também uma lista com alguns estabelecimentos que oferecem diferentes preços e serviços em Portugal.

Encontre  mais dicas para iniciar a atividade física.

Como escolher o melhor ginásio?

Emagrecer, ficar com o corpo tonificado, abdómen definido ou reduzir a quantidade de gordura corporal são alguns dos principais objetivos dos homens e mulheres que praticam atividades físicas ou daquelas pessoas que desejam começar a praticar algum tipo de exercício. O lugar ideal para alcançar esses objetivos é, sem dúvida, o ginásio.

Entretanto, há muitas pessoas que acabam por desistir do plano de se exercitar. Desculpas como preguiça, falta de tempo, preços altos e opções pouco atrativas são as mais comuns para deixar de frequentar um ginásio.

Para escolher o melhor ginásio com o melhor preço, leia nosso artigo.

Saiba também se os ginásios low cost valem a pena!

Descubra a sua força
Emagrecimento, definição corporal ou apenas um estilo de vida mais saudável são alguns dos objetivos de quem frequenta o ginásio | Fonte: pixabay

Por esta razão, é muito importante avaliar e considerar diversos aspectos na altura de escolher o ginásio certo. Seguem-se alguns dos principais pontos que deve ter em consideração:

Localização

Muito provavelmente não está disposto a viajar 1h para chegar ao ginásio como faria para ir para o trabalho. Muitos de nós não querem encarar uma hora a mais de trânsito após o trabalho para fazer exercício. É muito melhor inscrever-se num ginásio que seja perto de sua casa ou no caminho do seu trabalho. Desta forma, é mais fácil lembrar-se que tem que fazer exercício de cada vez que passar por perto e não correrá o risco de perder a motivação após algumas semanas.

Valor das mensalidades

Como os valores das mensalidades variam significativamente de um ginásio para outro, é importante comparar os preços. Parte do valor depende da duração do contrato e do que nele está incluído, então tenha isso em mente antes de assinar o que quer que seja. A maioria dos ginásios de hoje em dia tentará fazê-lo comprometer-se o máximo possível, o que pode vir a ser um problema se não se quiser comprometer com um contrato de longo prazo. Saiba que perto do final do verão e do ano novo muitos ginásios fazem promoções. Se possível, tente adiar a assinatura até essa época do ano. Tenha em consideração a estrutura do ginásio e os serviços oferecidos quando comparar os preços e veja qual propõe o melhor custo/benefício.

Vantagens extras

Informe-se se o ginásio em que está interessado oferece algum benefício extra como parte do contrato ou se estes não poderiam estar incluídos na sua mensalidade. Benefícios extras incluem coisas como instrução nutricional, avaliação física, fisioterapia, instalações para cuidados diários, spa, piscina, etc.

Horário de funcionamento

Os ginásios costumam estar abertos em horários variados e isso é algo que não deve deixar de perguntar. Muitas pessoas gostam de fazer exercício no início da manhã, por exemplo. Se tiver uma preferência de horário, deve-se informar se o ginásio está aberto a essa hora. Não se esqueça de verificar também se abre aos feriados e fins de semana.

Personal trainers

Mesmo que a sua rotina de treinos seja satisfatória para o seu nível físico atual, isso pode vir a mudar. É por isso que deve saber se o ginásio em questão oferece uma opção de personal trainer aos seus membros, já que muito provavelmente precisará da ajuda de um. Os PTs devem ser qualificados e formados na área do desporto. Com o intuito de reduzir gastos, muitos ginásios não são exigentes quanto a contratar profissionais realmente qualificados. Fique atento a esse detalhe.

Aulas de grupo

Outro ponto importante a ser considerado é se o ginásio em questão oferece aulas de grupo. É muito recorrente ficar entediado com a rotina dos treinos e participar numa aula de fitness geralmente ajuda a manter-se motivado. Existem várias opções quando se trata de aulas de grupo e pode ter a certeza de que existe uma de que vai gostar. Descubra se as aulas são oferecidas como parte da sua mensalidade ou não, porque não vai querer ser surpreendido com custos adicionais.

Equipamentos

Confirme o tipo de equipamentos disponíveis e também a qualidade que têm. Assegure-se que existem vários halteres disponíveis, se os for utilizar com frequência. Para trabalhar os diferentes grupos musculares irá precisar de ter acesso a diferentes aparelhos. Verifique se o seu ginásio tem equipamentos em quantidade e variedade suficientes. A última coisa que alguém quer é chegar a um ginásio depois do trabalho e descobrir que todos os aparelhos que queria usar estão ocupados!

Política de cancelamento

Este é um ponto extremamente importante. Alguns ginásios dão um reembolso parcial em caso de cancelamento, ou permitem que o cliente transfira a sua inscrição. Existem outros que não oferecem nenhuma das duas opções, por isso deve ter isso bem claro antes de assinar o contrato. A possibilidade de precisar de cancelar o seu contrato existe, por isso deve ter isso em conta juntamente com as restantes observações citadas anteriormente.

Os melhores ginásios com personal trainers de Portugal

Em Portugal existem ginásios em diversas localidades, capazes de proporcionar aos utilizadores o melhor ambiente para a prática de exercícios e ajudá-los a atingir os seus objetivos. Com a adesão feminina cada vez mais forte, os ginásios nas grandes cidades de Portugal, como em Lisboa ou no Porto, oferecem cada vez mais modalidades direcionadas para este público, sem esquecer dos utilizadores habituais, é claro! Já para não falar dos ginásios femininos.

Aulas particulares trazem imensas vantagens
A escolha do ginásio certo permitirá que alcance os seus objetivos com facilidade | Fonte: Pexels
Se está à procura de um ginásio em Portugal, aqui tem uma lista de algumas cadeias por onde pode escolher. Cada uma delas oferece preços e serviços variados.

Solinca

A Solinca Health & Fitness é uma cadeia de ginásios presente em 9 cidades em todo o país. Entre os diferenciais está a infraestrutura moderna, o atendimento, a qualidade dos professores e as modalidades de aulas e treinos oferecidos. Têm uma app que vai consigo para todo o lado, um canal de Youtube que pode usar em casa e vários clubes à sua disposição.

FitnessHut

Os ginásios Fitness Hut estão divididos em 7 áreas distintas com equipamentos de última geração para maximizar a experiência de cada sócio. É considerado um ginásio low cost e as mensalidades começam nos 6,60€ por semana. Dispõem de variadas localizações em todo o país, inclusive algumas em centros comerciais.

Holmes Place

Criado em Londres, chegou a Portugal em 1998, e é hoje em dia um nome de peso no setor de saúde e bem-estar. Com localizações internacionais, dispõe de 100 clubes em dez países. Cada um dos seus clubes tem ginásio, estúdios para aulas de grupo, piscina, jacuzzi, sauna e banho turco. Têm ainda técnicos especializados para serviço de personal training, fisioterapia e nutrição.

Fitness Up

Uma nova cadeia de ginásios low cost que tem dado que falar. Pretende criar uma versão prestige de clubes low cost: ecológicos, energizantes, para iniciantes e para profissionais onde cada um paga apenas aquilo que utiliza. Com mensalidades a partir de 3,90€ por semana (com restrição de horários), tem sido uma opção para muitos amantes de desporto.

Crossfit: a febre do mundo fitness

De certeza que já ouviu falar de alguém que faz crossfit, mas não tem bem a certeza do que é esse tipo de treino, para quem é recomendado ou onde treinar. Criado nos anos 1970 nos Estados Unidos, o crossfit é um treino que cruza vários desportos. É um treino que mistura força atlética, levantamento de peso, ginástica e resistência.

Um treino intenso e que envolve muito cardio
O crossfit é um desporto de alto nível que se tornou famoso entre os amantes de atividades físicas. | Fonte: Unsplash

Trata-se de uma marca registrada internacionalmente por uma empresa norte-americana, a CrossFit Inc, que, por meio de cursos de treino passa os princípios da sua metodologia de trabalho. Nela, são abordados um determinado tipo de condicionamento físico, de acordo com ideias criadas pelo preparador físico Greg Glassman.

O crossfit traz inúmeros benefícios para o corpo e para a saúde, e por prometer uma otimização das capacidades físicas como resistência cardio-respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação e agilidade, acabou por se tornar famoso entre os amantes de atividades intensas no mundo todo.

Mas onde praticar crossfit? Por ser uma marca registrada, apenas os ginásios chamados boxes, que pagam direitos de autor à CrossFit Inc. podem utilizar o nome do treino para as suas aulas. Atualmente, existem em Portugal cerca de 300 locais destinados à prática da modalidade. Para saber onde treinar numa box autorizada, o site da CrossFit Inc. tem um mapa global com todos os locais.

Os valores podem variar muito de acordo com a localidade e popularidade de uma box. Nas grandes capitais a mensalidade custa desde 50€ a 80€.

Precisa de um professor de Personal trainer ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.